Foi com profunda emoção que familiares, amigos, fãs e colegas de grupo se despediram de Gildinho, líder e fundador do grupo Os Monarcas, no sepultamento realizado no Cemitério Pio XII. O artista, reconhecido como uma lenda da música tradicionalista gaúcha, marcou gerações ao levar a essência do Rio Grande do Sul para os palcos de todo o Brasil e além. A cerimônia, carregada de sentimentos de gratidão e saudade, reuniu admiradores que vieram prestar suas últimas homenagens. Gildinho dedicou sua vida a valorizar as raízes e tradições gaúchas, inspirando milhões com sua humildade e paixão. Na região dos Campos Gerais, ele e Os Monarcas realizaram grandes bailes em cidades como Ponta Grossa e Castro, deixando marcas inesquecíveis na memória cultural local. “Sua presença era sinônimo de festa e de amor às tradições”. O legado de Gildinho transcende sua obra musical, sendo uma referência para o tradicionalismo. Suas canções e contribuições para a cultura seguirão vivas, inspirando novas gerações. Gildinho será lembrado não apenas como um ícone da música gaúcha, mas como um símbolo de compromisso com as raízes culturais. Que descanse em paz, com a certeza de que sua história é eterna. Fotos: Rádio Campinas – 1460 AM
Loubet leva 19 mil pessoas à Arena Verão Maior de Pontal do Paraná
Ritmo mais presente na playlist do Verão Maior Paraná, o sertanejo fez sua estreia nos palcos na temporada do Litoral neste sábado (11). O cantor Loubet levou 19 mil pessoas à arena montada no Centro de Eventos Marisol, em Pontal do Paraná, para cantar junto seus sucessos, que viralizaram nas redes sociais e têm milhões de visualizações no YouTube, como “Muié Braba” e “Made in Roça”. Em Matinhos, Péricles repetiu a dose da noite anterior com grandes clássicos do samba e do pagode, reunindo um público de 78 mil pessoas. O sambista abriu a programação do Verão Maior na sexta-feira (10), quando tocou em Pontal, enquanto a banda mineira Jota Quest levantou o público em Matinhos. Nascido em Bela Vista, no interior do Mato Grosso do Sul, Loubet começou a carreira no Paraná, fazendo seu primeiro show na cidade de Colorado, no Norte do Estado. O artista também viveu por dois anos no Estado e gravou em Curitiba, em 2023, o DVD comemorativo pelos seus 10 anos de estrada. Apesar da extensa relação com o Paraná, é a primeira vez que o músico se apresenta no Litoral, dizendo estar feliz por fazer parte da programação do Verão Maior. “Eu tenho uma eterna gratidão pelo Paraná, que foi muito importante desde o início da minha carreira, toquei muitas vezes no Estado, mas a primeira vez aqui no Litoral. Espero que o público tenha aproveitado bastante”, disse. “É um estado que eu gosto, que eu considero minha segunda casa e onde tenho vários amigos. Tenho muita gratidão pelo Paraná, que abraçou minha carreira desde o início”, salientou o cantor. “E um evento como este é bacana demais, ainda mais numa época como esta. É começo de ano, momento em que as pessoas esperam um ano bem mais feliz, um ano diferente, de prosperidade e felicidade. E quando o governo realiza um evento como este traz alegria para a galera”. Moradora de Curitiba, a microempresária Paula Moser tem casa no balneário Marissol e aproveita a proximidade da Arena Verão Maior para não perder um show. “Eu já chego bem cedo para garantir um lugar bem em frente ao palco, para ver o show de perto e ainda pegar uma lembrancinha do artista. Sempre levo para casa uma baqueta do baterista, uma palheta do guitarrista”, contou. “Os shows têm sido muito bons. A gente não tem visto briga, é tudo bem organizado, bem limpinho, com uma estrutura bem bacana. E ainda está movimentando bastante o balneário, trouxe bastante gente, o comércio cresceu bastante, está trazendo bastante empreendimentos”, afirmou. O militar da reserva Luiz Nerez de Carvalho mora em Pontal do Paraná há quatro anos e também aprova a iniciativa do Governo do Estado para promover o turismo no Litoral. “É um evento que anima o povo, e o pessoal precisa disso. Principalmente os turistas, que trazem recursos para cá e movimentam o comércio em geral”, disse. “E a estrutura aqui é chique demais, chique no último”. Ele também citou as obras do Governo do Estado para melhorar a infraestrutura do Litoral, como o projeto de revitalização da Orla de Pontal do Paraná, que está em processo de licitação. “A revitalização da orla vai melhorar muito a qualidade das praias e valorizar a região. Espero que fique pronta logo”, disse. O motorista de aplicativo Edson da Costa levou a família para passar o fim de semana na praia e resolveram aproveitar a música. “Fiquei sabendo hoje do show, mas já vim cedo para pegar um lugarzinho bom. Minha família toda está aqui para curtir o show”, contou. “Parabéns para o Governo do Paraná, é uma boa iniciativa para trazer o pessoal e mostrar o nosso Litoral do Paraná. Está um espetáculo”.
Hotel no centro de Carambeí é alvo de furto na manhã de domingo
Um furto foi registrado na manhã deste domingo (12), por volta das 07h20, em um hotel localizado na Rua Ouro Preto, no centro de Carambeí. A ação foi flagrada pelas câmeras de segurança do estabelecimento. Segundo informações apuradas pelo portal Carambeí News, o autor do crime subtraiu uma quantia em dinheiro e um celular da marca Samsung, de uso interno do hotel. As imagens do circuito de segurança já foram entregues à Polícia Militar, que realiza diligências na tentativa de identificar e localizar o responsável pelo crime. O caso segue sob investigação, e novas informações poderão ser divulgadas em breve.
Péricles levanta um público de 78 mil pessoas em Matinhos no Verão Maior Paraná
O segundo dia de shows do Verão Maior Paraná reuniu um público de 78 mil pessoas no Pico de Matinhos, neste sábado (11), para a segunda apresentação do cantor Péricles nesta temporada. No repertório, muitos hits de samba e pagode fizeram o “mar” de gente que lotou a estrutura montada pelo Governo do Paraná não ficar parado durante as quase duas horas de show. Nem a chuva fina desanimou o público que cantou em coro durante toda a apresentação. Na noite anterior, Péricles já havia encantado 27 mil pessoas no palco de Pontal do Paraná, abrindo a temporada de shows do Verão Maior Paraná ao lado da banda Jota Quest, que levou 91 mil pessoas para as areias de Matinhos. “Eu me senti em casa ontem e hoje com muito mais gente, e gente de todo o País, o que aumenta a responsabilidade e o friozinho na barriga. A estrutura está sensacional, como o Paraná merece”, disse Péricles empolgado. Mesmo com quase 30 anos de carreira, 26 deles no Exaltasamba e 13 como cantor solo, o músico garante que é justamente o frio na barriga que o faz melhorar. “É o que move a gente essa emoção, essa vontade de fazer bem, fazer direito, fazer para o próximo, fazer música”, afirmou. E teve de tudo: sambinha, sucessos do passado, “Stand By Me” e “Até Que Durou”, entoada a plenos pulmões pela multidão. Entre o público que acompanhou a apresentação de sábado, a emoção era evidente. “Desde que começaram a anunciar os shows, eu sabia que hoje eu estaria aqui. Péricles não é úsica, é sentimento. Cheguei às 16h, deu para aproveitar a praia, me arrumei no banheiro mesmo”, conta a fã Taykisa Ruanna Duarte, de 22 anos. Ela reconhece que o show gratuito atrai pessoas de todos os lugares. “Em Curitiba os shows são na maioria pagos e assim é importante porque todo mundo consegue aproveitar, até pessoas de outros países”, acredita. Outro ansioso pela apresentação era Henrique Virmond, estudante de 15 anos, que veio de Guarapuava com a mãe. “Desde os 12 anos minha mãe me apresentou o pagode e eu gostei do Péricles. Eu fiquei sabendo quando as aulas acabaram e fiquei muito animado”, conta. Chegar cedo e garantir lugar no “gargarejo” rendeu mais um presente: os dois fãs foram escolhidos entre o público para conhecerem e tirarem fotos com Péricles. E fechando o primeiro fim de semana de shows, neste domingo (12), a dupla sertaneja Matheus & Kauan sobe ao palco de Matinhos a partir das 17h. Grandes sucessos como “Expectativa x Realidade” e “Não Existe Despedida Pra Quem Ama” prometem embalar uma multidão, com grande expectativa de público. AGENDA – No próximo fim de semana, o Verão Maior Paraná continua a partir de sexta-feira (17), com o cantor Gustavo Mioto se apresentando em Matinhos, enquanto a dupla Guilherme & Santiago sobe ao palco em Pontal do Paraná. Já no sábado (18), Guilherme & Santiago se apresentam em Matinhos e o grupo Sambô promete animar o público de Pontal do Paraná. Serviço: 12 de janeiro (domingo), às 17h Matinhos: Matheus & Kauan 17 de janeiro (sexta-feira), às 22h Matinhos: Gustavo Mioto Pontal do Paraná: Guilherme & Santiago 18 de janeiro (sábado), às 22h Matinhos: Guilherme & Santiago Pontal do Paraná: Sambô
Morre Gildinho, líder do grupo Os Monarcas, aos 82 anos
Nésio Alves Corrêa, conhecido como Gildinho, fundador e líder do grupo “Os Monarcas”, morreu neste sábado (11), às 17h15, aos 82 anos. O músico, que completaria 83 anos em uma semana, enfrentava uma batalha de duas décadas contra o câncer, desde que descobriu um tumor na tireoide. Internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, desde 20 de novembro, Gildinho foi diagnosticado com um novo tumor, desta vez na próstata, além de enfrentar dores ósseas e sangramentos. Reconhecido como um dos maiores nomes da música tradicionalista gaúcha, Gildinho fundou “Os Monarcas” em 1972, liderando o grupo em uma trajetória de sucesso com 50 discos gravados, dez deles premiados com discos de ouro. Entre os prêmios recebidos, estão o extinto Prêmio Sharp e quatro edições do Prêmio Açorianos. Gildinho também foi patrono da Semana Farroupilha e recebeu homenagens como o Troféu Guri e a Medalha do Mérito Farroupilha da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O velório do artista será realizado neste domingo (12) no CTG Sentinela da Querência, em Erechim, onde admiradores e familiares poderão prestar suas últimas homenagens ao “taura da moda antiga”. Seu legado permanece vivo como símbolo da cultura e da tradição gaúcha.
Mega-Sena pode pagar R$ 16 milhões neste sábado
O sorteio deste sábado (11) da Mega-Sena está marcado para as 20h, e o prêmio acumulado no Concurso 2814 chega a R$ 16 milhões. Para ganhar esse valor, o apostador precisa acertar as seis dezenas premiadas. No último concurso foram sorteados os números 10, 21, 32, 38, 51 e 58, mas nenhum apostador acertou os seis. Apesar disso, 26 apostadores acertaram cinco números, o que rendeu um prêmio de R$ 82.554,02 por aposta. Os 2.312 jogadores que ganharam com quatro números receberam R$ 1.326,25 cada. Para concorrer, é necessário pagar ao menos R$ 5, valor correspondente a uma aposta de seis números. As chances de vencer com essa aposta são de uma em mais de 50 milhões.
Jota Quest reúne 91 mil pessoas no primeiro dia do Verão Maior Paraná em Matinhos
O show do Jota Quest abriu em grande estilo o primeiro dia de apresentações do Verão Maior Paraná, reunindo cerca de 91 mil pessoas e um mar de gente na praia de Matinhos, na noite de sexta-feira (10). No palco montado perto do Pico de Matinhos, a banda mineira embalou o público com grandes sucessos de seus 25 anos de carreira, como “Fácil”, “Dias Melhores” e “Amor Maior”. Além de abrir o calendário de shows do Verão Maior, a apresentação em Matinhos também marcou a celebração de 25 anos da banda. “Hoje encerramos a turnê de 25 anos do Jota Quest. Não sabíamos exatamente o que nos esperava, e aí começamos a ver ao longo dessa semana o tamanho da estrutura, transmissão para todo o Brasil. Ganhamos um presente, abrir o verão de vocês”, disse o vocalista Rogério Flausino. Ele também comemorou a volta ao Paraná e elogiou a estrutura da programação do Verão Maior. “O Paraná é, sem dúvida, o estado onde mais tocamos. Estamos felizes, começando o ano com essa estrutura maravilhosa. O que vocês montaram aqui é realmente ‘fora da casinha’”, brincou. Entre os fãs presentes, a emoção era visível, sem importar a distância que vieram para acompanhar os ídolos. “Eu aproveitei que era ‘meio’ perto da minha cidade e me programei, prolonguei as férias e cheguei aqui as 11h da manhã, para aproveitar a passagem de som”, contou Danieli Pierozan, 44 anos, moradora de Cascavel (a 625 quilômetros do palco do Verão Maior Paraná), e uma das fundadoras do fã-clube “Amor Eterno. “Aproveitei que era na praia e de graça e vim ao primeiro show deles. O ano e a vida vão começar diferente”. Já a técnica de enfermagem Ana dos Santos veio com as amigas e ficou encantada com a estrutura, a segurança e o impacto da apresentação na cidade. “Vim com as minhas amigas, pedi folga no trabalho. E foi tudo perfeito, com muita segurança”, disse. Além da segurança reforçada, que garantiu tranquilidade para moradores e turistas, o show também foi marcado pela emoção no espaço PCD, reservado para cadeirantes e pessoas com dificuldade de mobilidade, que conseguiram ver a apresentação em um local reservado. O show também marcou a estreia das transmissões ao vivo para todo o Brasil. A abertura da temporada de apresentações foi transmitida pelo SBT. Neste sábado quem transmite a emoção das praias para todo o Brasil é a Band. A TV Paraná Turismo e a TVCI também transmitem os shows. PONTAL DO PARANÁ – Além de Matinhos, o público de Pontal do Paraná caiu no samba com o cantor Péricles, que abriu as apresentações do Verão Maior Paraná na cidade. Cerca de 27 mil pessoas cantaram junto com o sambista os sucessos do Exaltasamba, da carreira solo do cantor e também grandes clássicos do gênero. Os shows em Pontal acontecem no Centro de Eventos Marissol.
KNN Idiomas promove primeira Colônia de Férias com atividades interativas e diversão garantida
A KNN Idiomas, reconhecida pelo ensino dinâmico e envolvente de novos idiomas, anuncia sua primeira Colônia de Férias, que promete transformar as tardes de 20 a 24 de janeiro em momentos de aprendizado, diversão e interação. O evento será aberto ao público e, além das aulas práticas de idiomas, contará com uma programação variada. Crianças poderão participar de atividades com profissionais de yoga, jiu-jitsu, acrobacia, malabares e pintura facial. Outro destaque serão as cooking classes, nas quais os pequenos terão a oportunidade de preparar lanches enquanto aprendem sobre novas culturas e sabores. “Nosso objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor, onde as crianças possam aprender e se divertir ao mesmo tempo. Tudo foi pensado com muito cuidado para oferecer uma experiência única”, explica a organização da KNN Idiomas. A colônia também contará com lanches prontos todos os dias, garantindo a energia necessária para todas as atividades. As vagas são limitadas, e os interessados podem garantir a participação pelos números (42) 99995-1426 ou (42) 9959-2625. A KNN reforça que não é necessário ser aluno da instituição para participar do evento. “Queremos que todos tenham a chance de aproveitar essas férias de forma especial”, concluem os organizadores. Se você está buscando uma programação divertida e educativa para as férias escolares, essa é a oportunidade perfeita.
Funerária Carambeí inaugura novo espaço para melhor atender a comunidade
A Funerária Carambeí, que há mais de duas décadas presta serviços à comunidade local, inicia 2025 com uma importante novidade: um novo espaço amplo, moderno e pensado para acolher famílias em momentos de luto. A mudança mantém a funerária no mesmo endereço, agora em um prédio localizado mais ao fundo do terreno. O novo ambiente inclui uma capela totalmente renovada, projetada para cerimônias de despedida, e um escritório equipado para oferecer atendimento eficiente e humanizado. “Nosso compromisso sempre foi com o bem-estar de nossos associados e com o acolhimento das famílias em momentos delicados. Esse novo espaço reflete nosso respeito e cuidado com a comunidade”, destacou Priscilla Swyston, CEO da Funerária Carambeí. Desde 2001, a instituição se dedica a estar ao lado dos carambeienses nos momentos mais difíceis, reafirmando sua missão de prestar um serviço digno e respeitoso. Para mais informações, a Funerária Carambeí convida a comunidade a conhecer o novo espaço.
Boletim agropecuário mostra transição entre as safras de grãos e batata no Paraná
O primeiro Boletim de Conjuntura Agropecuária do ano, preparado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), mostra como a primeira safra das culturas de milho, soja, feijão e batata caminham para o fim, dando espaço para a segunda safra que já iniciou. Entre os grãos, os destaques nesse período são o milho e o feijão de segunda safra, que já tiveram seus plantios iniciados e devem ocupar uma área de 2,5 milhões e 381 mil hectares, respectivamente, com o total de 32 mil hectares já plantados. Os plantios de feijão estão 6% efetuados e mais concentrados em sucessão às áreas colhidas para produção de silagem, e as áreas de milho encontram-se com quase 1% semeadas e sucedem áreas da primeira safra de feijão. A evolução do plantio deve ocorrer com o avanço da colheita da soja que ocupa 5,7 milhões de hectares (ou 93% da área dedicada a grãos na primeira safra) e que, por enquanto, encontra-se com menos de 1% colhido e 12% em maturação. O agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho, explica que a colheita da soja pode avançar significativamente ainda neste mês. “Com o passar dos dias agora em janeiro, a gente deve evoluir na colheita da soja. E se voltar a chover, esses trabalhos devem se acelerar e podem ter um bom desempenho no Paraná”, afirma. A primeira safra da batata também caminha para o fim. Com 16,9 mil hectares, se encontra totalmente plantada e com 60% desta superfície já colhida, o que corresponde a 10,1 mil hectares. Com a grande oferta e com o cenário atual, a tendência é de diminuição nos preços. A segunda safra vem ganhando espaço. Da área de 11,2 mil hectares estimada para o plantio da segunda safra da batata, 39% já estão no solo, equivalendo a 4,4 mil hectares. TRIGO – Segundo o boletim, as últimas áreas colhidas de trigo apresentaram bom desempenho, fazendo a estimativa de produção aumentar de 2,31 milhões de toneladas para 2,36 milhões. Apesar disso, a produção de 2024 é 38% inferior ao potencial das lavouras (3,8 milhões) e 36% inferior à produção obtida em 2023 (3,6 milhões). LEITE – 2024 fechou o ano com o preço pago ao produtor de leite por litro posto na indústria em queda. Pesquisas do Deral apontam o litro comercializado em R$ 2,83. No entanto, mesmo com essa diminuição, a média mensal de dezembro ainda foi a terceira mais alta do ano, que foi marcado por muitas adversidades climáticas generalizadas que impactaram nos preços. FRUTAS – O documento também apresentas os Dados das Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro/AGROSTAT sobre frutas, que apontam que, no viés da exportação, houve uma variação positiva de 2% em relação aos numerários transacionados em 2024, que representa US$ 1,377 bilhão vendidos contra US$ 1,349 bilhão em 2023. No entanto, os volumes negociados em 2024 foram menores do que o ano anterior, representando 1,094 milhão de toneladas no ano passado contra 1,108 milhão de toneladas em 2023, apontando um aumento no valor das frutas nacionais.