A indústria paranaense acumulou um crescimento de 4,2% de janeiro a novembro de 2024, índice acima da média nacional, que registrou aumento de 3,2% no mesmo período. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (14) na Pesquisa Industrial Mensal (PIM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A indústria nacional está 1,8% acima do seu nível pré-pandemia. O resultado do Paraná é o segundo melhor do Sul, atrás de Santa Catarina, com 7,3% de crescimento, e à frente do Rio Grande do Sul, que registrou 0,3% no mesmo período. A PIM produz indicadores de curto prazo sobre o comportamento do produto real das indústrias extrativas e de transformação. O Paraná registrou dados positivos também em outros recortes. Na comparação entre novembro de 2023 e o mesmo mês de 2024, o resultado foi de 4,9%, quase três vezes maior que a média nacional, de 1,7%. Novamente o resultado foi o segundo melhor do Sul, com Santa Catarina em primeiro, com 7,1%, e o Rio Grande do Sul em terceiro, com 1,3%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, entre dezembro de 2023 e novembro de 2024, o resultado paranaense foi de 3,8%, 0,8 ponto percentual acima da média nacional, de 3%. Na passagem do mês de outubro para novembro de 2024, a indústria paranaense seguiu a tendência nacional, em que nove das 15 Unidades da Federação que integram a pesquisa tiveram recuo. O índice paranaense foi de -1,8%. SEGMENTOS – Entre os setores que mais cresceram no acumulado de janeiro a novembro de 2024 no Paraná estão a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com 38,8%, fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias e fabricação de móveis, ambos com 13,4%. A fabricação de produtos de madeira vem na sequência, com 12,4%, seguida pela fabricação de bebidas, com 11,6%. O Paraná lidera os avanços nacionais em fabricação de bebidas, produtos de madeira e máquinas, aparelhos e materiais elétricos. Na fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias, o resultado de 13,4% é o terceiro melhor do Brasil, atrás de Goiás (64,8%) e Rio de Janeiro (15,5%). Já no acumulado dos últimos dozes meses, as principais altas foram em máquinas, aparelhos e materiais elétricos (36%), produtos de madeira (14%), móveis (12,2%), bebidas (12,1%), produtos de metal (4,9%), produtos de borracha e material plástico (2,3%) e produtos químicos (1,2%). Os dados completos da Pesquisa Industrial Mensal Regional estão no sistema Sidra, o banco de dados do IBGE.
CONSEG de Carambeí realiza primeira reunião ordinária de 2025
Na tarde da última segunda-feira (13), os membros natos, a diretoria e os voluntários do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Carambeí reuniram-se para a primeira reunião ordinária do ano. O encontro abordou assuntos relevantes para a segurança e o desenvolvimento local. Entre os destaques da pauta estavam o projeto de estruturação do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), o edital da Receita Federal para captação de recursos e a organização de uma reunião com a comunidade sobre prevenção a golpes de estelionato. Os debates reforçam o compromisso do CONSEG em promover ações preventivas e fortalecer a segurança pública no município, contando com a parceria da comunidade e das autoridades locais.
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 34 milhões
As seis dezenas do concurso 2.815 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo. O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 34 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
Nova escola do Boqueirão será inaugurada em fevereiro
Após décadas dividindo espaço com o Colégio Cívico-Militar Eurico Batista Rosas, os alunos do Bairro Boqueirão iniciarão o ano letivo de 2025 em um novo prédio exclusivo e totalmente modernizado. Sob a gestão da prefeita Elisangela Pedroso, a nova escola se destaca como uma das principais conquistas na área da educação em Carambeí, proporcionando ambientes amplos e adequados para estudo, esporte e lazer. Com 3.228,08m² de área construída, a unidade escolar oferece uma infraestrutura completa: 12 salas de aula espaçosas, biblioteca, laboratório, refeitório, cozinha equipada, banheiros com acessibilidade, quadra de esportes coberta, pátio, e piso tátil para facilitar a circulação. A escola, que já recebeu 370 carteiras e 12 mesas com cadeiras, terá o restante dos móveis e quadros negros entregues nas próximas semanas. “Até o dia 5 de fevereiro, o novo prédio estará totalmente organizado para receber nossos alunos e professores. Estamos trabalhando com dedicação para garantir esse marco na educação de Carambeí”, afirmou o secretário de Educação, Inácio Povaz. Além de atender cerca de 300 estudantes do Infantil IV ao quinto ano, a nova estrutura tem capacidade para abrigar até 600 alunos, beneficiando diretamente as comunidades do Bairro Boqueirão, incluindo as Vilas Mariane, Campo Belo, Nossa Senhora Aparecida, Lajeado, Cassandoca e Santa Rosa. A prefeita Elisangela Pedroso destacou a relevância da obra: “Essa escola representa um novo capítulo para a educação do município. Garantir um espaço próprio e moderno para as crianças do Boqueirão é mais um compromisso cumprido com a nossa cidade. Seguiremos avançando para oferecer oportunidades melhores às nossas famílias.” A entrega da nova escola reflete o compromisso da administração municipal em investir na educação e no bem-estar da comunidade.
Lula sanciona lei que restringe uso de celular em escolas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (13) o Projeto de Lei 104/2015, que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, sobretudo telefones celulares, nas salas de aula de escolas públicas e privadas do ensino básico em todo o país. Um decreto do presidente, que sairá em até 30 dias, vai regulamentar a nova legislação, para que passe valer para o início do ano letivo, em fevereiro. O projeto de lei foi aprovado no fim do ano passado pelo Congresso Nacional. “Essa sanção aqui significa o reconhecimento do trabalho de todas as pessoas sérias que cuidam da educação, de todas as pessoas que querem cuidar das crianças e adolescentes desse país”, afirmou o presidente, que fez questão de elogiar o trabalho dos parlamentares que aprovaram a medida. “Imagina uma professora dando aula e, quando ela olha para os alunos, está cada um olhando para o celular, um tá na China, outro tá na Suécia, outro tá no Japão, outro está em outro estado conversando com gente que não tem nada a ver com a aula que ela está recebendo. A gente precisa voltar a permitir que o humanismo não seja trocado por algoritmo”, enfatizou Lula ao comentar sobre a nova lei. Países como França, Espanha, Grécia, Dinamarca, Itália e Holanda já adotam legislações que restringem uso de celular em escolas. Apoiado pelo governo federal e por especialistas, o projeto alcançou um amplo consenso no Legislativo, unindo governistas e oposicionistas. “Não dá para um aluno estar na sala de aula, no Tiktok, na rede social, quando o professor está dando aula. Toda vez que um aluno recebe uma notificação, é como se ele saísse da sala de aula. Toda vez que ele recebe uma notificação quando ele está numa roda de conversa, é como se a gente perdesse a atenção dele”, afirmou o secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, que é deputado federal licenciado e autor do projeto na Câmara. Ele classificou o projeto como uma das principais vitórias do século na educação brasileira. O que diz a lei De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, a lei restringe o uso em sala de aula e nos intervalos, para fins pessoais, mas há exceções, como o uso para finalidade pedagógica, sob supervisão dos professores, ou em casos de pessoas que necessitem de apoio do aparelho para acessibilidade tecnológica ou por alguma necessidade de saúde. “Nós não somos contra acesso a tecnologias, até porque não há mais retorno no mundo de hoje. Mas nós queremos que essa tecnologia, essa ferramenta, seja utilizada de forma adequada e, principalmente, nas faixas [etárias] importantes da vida das crianças e adolescentes”, afirmou o ministro, que alertou sobre o uso cada vez mais precoce e prolongado do celular por crianças. “Estamos fazendo uma ação na escola, mas é importante conscientizar os pais de limitar e controlar o uso desses aparelhos fora de sala de aula, fora da escola”, acrescentou Camilo Santana. O ministro pediu engajamento das famílias e das comunidades escolares para fazer valer a nova lei. A secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, que coordena a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), afirmou que o colegiado vai publicar orientação para as redes públicas e privadas. “O Conselho Nacional de Educação vai fazer uma resolução que oriente as redes, as escolas, de como fazer isso sem parecer uma opressão”, disse. O MEC também deve publicar guias com orientações para as escolas de todo o país.
Pai e filho morrem em grave acidente entre carro e moto no PR
Um pai e seu filho morreram após um grave acidente envolvendo um carro e a moto em que eles estavam. A criança tinha apenas 11 anos. Pai e filho morrem em acidente O caso aconteceu por volta das 21h15 do último domingo (12), no km 373 da BR-272, entre Campo Mourão e Farol, no Paraná. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu após um veículo Volkswagen Gol tentar realizar uma ultrapassagem e bater de frente com a moto em que o pai e o filho estavam. O condutor da moto, um homem de 35 anos, e seu filho, uma criança de 11 anos, que estava na garupa, não resistiram aos ferimentos e morreram no local. No Gol haviam três pessoas que sofreram apenas ferimentos leves. A Polícia Rodoviária Federal confirmou que o motorista do veículo tentou realizar a ultrapassagem em local permitido. O teste do bafômetro não indicou a presença de álcool no sangue do rapaz. A PRF reforçou o alerta para que os condutores redobrem a atenção quando forem executar ultrapassagens. As colisões frontais têm sido a principal causa de mortes nas rodovias federais do estado do Paraná.
Passeio de trem do Paraná é eleito um dos melhores do mundo por editora britânica
O passeio de trem pela Serra do Mar, ligando Curitiba a Morretes, no Litoral, foi eleito como um dos melhores do mundo. A indicação foi feita pelo portal britânico Lonely Planet, considerado a maior editora de guias de viagem do mundo. O roteiro foi incluído na publicação de 2025 da “Amazing Train Journeys”, que destaca as 60 melhores e inesquecíveis viagens de trem ao redor do planeta, com base em avaliações de especialistas de diversos países. O passeio paranaense é o único brasileiro da lista. Operado pela Serra Verde Express, o trajeto de trem ligando a capital ao Litoral foi reconhecido como o 14º melhor passeio ferroviário do planeta. A publicação exalta jornadas sobre trilhos únicas, com destaque ao turismo ferroviário, quando a experiência vai além do deslocamento. A escolha foi feita por mais de 200 especialistas do setor, de diversas partes do planeta. Para o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, o reconhecimento é mais uma oportunidade para divulgar os atrativos turísticos do Estado ao público estrangeiro. “Essa repercussão é extremamente positiva ao turismo do Estado, porque apresenta os nossos atrativos em outros mercados que buscamos nos inserir, como a Europa. O passeio de trem da Serra Verde Express é um verdadeiro case de sucesso, mostrando o Estado como uma referência turística no Brasil, unindo a setor público com a iniciativa privada”, disse. “Sentimos orgulho em ver esse produto tão especial, o trem Curitiba-Morretes, sendo posicionado em uma prateleira mais alta do mercado do turismo. Esse ranking passou por cerca de 200 especialistas do setor, de diferentes partes do mundo. Ou seja, é um sinal extremamente positivo, que mostra como nossos atrativos e destinos têm visibilidade no Exterior, tanto por sua beleza ou experiência única, quanto por seu atendimento qualificado de turistas”, completou o secretário. PASSEIO – Com cerca de 4 horas de duração, o trem percorre 65 quilômetros e passa por 41 pontes, dezenas de pontilhões, 13 túneis, penhascos e cachoeiras, tudo em meio à maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil. Ele se destaca também pelas opções variadas de vagões, alguns com foco na experiência e no conforto, enquanto outros se propõe a contar um pouco mais da história acerca da ferrovia. A viagem é uma verdadeira volta ao passado. Todo o percurso é feito pela ferrovia Paranaguá-Curitiba, que tem mais de 135 anos. Ela foi inaugurada em 1884 com a presença da princesa Isabel. O ponto alto do passeio, que mais chama atenção de turistas, é a passagem pela ponte metálica São João, construída na Bélgica e montada no local. Ela tem 112 mestros de extensão, 70 m de vão-livre e 55 m de altura, onde é possível contemplar toda a beleza da Mata Atlântica preservada. OPERADORA – Eleito um dos melhores passeios de trem do mundo pelos jornais The Guardian e The Wall Street Journal, o trajeto operado Serra Verde Express recebe uma média de 250 mil turistas por ano, sendo quase 10% deles estrangeiros. “Estamos muito orgulhosos de estar no top 15 melhores do mundo, em uma lista tão prestigiada. Reconhecimentos como esse nos motivam para continuar inovando e promovendo esse passeio, que é realmente indescritível. Todo mundo tem que fazer pelo menos uma vez na vida”, afirma Adonai Arruda, diretor-geral da Serra Verde Express. Atualmente, a Serra Verde Express conta com categorias de luxo, boutique e econômicas, com vagões que oferecem diferentes experiências aos turistas. Confira AQUI.
EJA: inscrições para exames online de certificação começam nesta segunda-feira
Começaram nesta segunda-feira (13) as inscrições para quem deseja fazer os exames da Educação de Jovens e Adultos (EJA) online para certificação dos componentes curriculares e áreas do conhecimento dos ensinos Fundamental e Médio. O prazo segue até 21 de janeiro. Neste período, os interessados devem procurar a escola estadual mais próxima, portando documento oficial com foto. Para se inscrever para os exames do Ensino Médio é preciso ter 18 anos completos. Já os alunos que farão exames do Ensino Fundamental devem ter 15 anos completos. As provas serão aplicadas entre 17 de fevereiro e 24 de abril, de forma presencial, na mesma instituição de ensino na qual o aluno realizou sua inscrição. O exame online, no computador da instituição. O aluno deve se inscrever apenas nos componentes curriculares ou nos módulos (semestres) que precisa para concluir o ensino. A divulgação do resultado final está prevista para 8 de maio. Para conferir o edital completo e os conteúdos cobrados nos exames clique AQUI. EJA – A rede estadual conta com mais de 250 escolas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o Paraná. No primeiro semestre de 2024 foram atendidos mais de 35 mil estudantes. Ofertada gratuitamente, tanto na modalidade presencial quanto híbrida, desde 2010 a EJA passou a funcionar também por meio da Ação Pedagógica Descentralizada (Aped) em quase todos os municípios do Paraná. As instituições estaduais de ensino com oferta da modalidade propiciam a conclusão em dois anos do Ensino Fundamental Fase II (6º ao 9º ano), para pessoas a partir de 15 anos, e do Ensino Médio em um ano e meio para pessoas a partir dos 18 anos.
Matheus & Kauan agitam 88 mil pessoas no encerramento do 1º fim de semana do Verão Maior
O primeiro fim de semana de shows do Verão Maior Paraná encerrou neste domingo (12) com grande estilo, com a dupla sertaneja Matheus & Kauan reunindo 88 mil pessoas em Matinhos. Os cinco espetáculos deste fim de semana, que contou ainda com apresentações de Péricles, Jota Quest e Loubet, somaram um público de 303 mil pessoas curtindo o Litoral paranaense. Até o final da temporada, as Arenas Verão Maior em Matinhos e Pontal do Paraná vão receber 33 shows de grandes nomes da música nacional. Serão sete fins de semana seguidos de programação, que segue até o dia 22 de fevereiro. Os irmãos goianos Matheus & Kauan se sentiram em casa tocando no Litoral do Paraná, já que costumam gravar seus DVDs na praia, inclusive o último, “Praiou”, lançado em 2024. Em Matinhos, eles agitaram o público com sucessos como “O Nosso Santo Bateu” e “Decide Aí”, além de músicas novas que estão entrando no repertório, incluindo “Triplex” e “Cronômetro”. “É uma alegria estar aqui num domingão à tarde, é a nossa cara, porque temos três DVDs gravados na praia. O Verão Maior tem tudo a ver com a gente, por isso ficamos honrados em participar de um projeto tão incrível”, disse Matheus. “Trouxemos várias músicas novas para apresentar para a galera, para fazer um show bem para cima, que todo mundo curte”, completou Kauan. Na plateia, pessoas de todas as idades cantaram com a dupla, muitos deles com faixas na cabeça com o nome dos dois irmãos. É o caso de Hilary Weng, de 14 anos, que é fã da dupla desde os cinco. “Cheguei às 13h para pegar um bom lugar, porque Matheus & Kauan merecem. É muito incrível, estava muito ansiosa para vir, é um show nota 10”, disse. Morador de Matinhos, o construtor José Glenilson Moreira não perde os shows do Verão Maior, que ele disse estar movimentando a cidade. “Não perdemos um show, estamos sempre aqui curtindo. Uma oportunidade dessas que o governo está dando para nós é única, então tem que aproveitar”, afirmou. “O que está sendo feito para o povo daqui não é pouco, com as obras e os shows, é tudo maravilhoso. O movimento na cidade está muito grande, o que é muito bom para a gente, para o comércio, um trabalho que está dando resultado”. Os primos Fernando Cardoso Almeida, Eduarda Casagrande Waterkemper e Mateus Casagrande Waterkemper conseguiram se encontrar com a dupla no camarim, o que tornou o show ainda mais especial para eles. “A gente é muito fã, gosta muito deles e se sentiu muito feliz. Foi uma experiência única e uma ansiedade muito grande. Está tudo perfeito, um espaço bem preparado e com bastante gente”, contou Fernanda, de 17 anos.
Com destaque para indústria, Agências do Trabalhador têm 17,3 mil vagas de emprego
As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam o ano com a oferta de 17.371 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 4.930 oportunidades. Na sequência, aparecem as de supervisor de exploração agrícola, com 673 vagas, operador de caixa, com 448, e abatedor, com 384 oportunidades. A Região de Cascavel conta com o maior volume de postos de trabalho disponíveis (3.530). São 862 vagas para auxiliar de linha de produção, 258 para abatedor, 149 para operador de caixa, e 113 para servente de obras. A Grande Curitiba aparece em seguida (3.147), com 494 oportunidades para alimentador de linha de produção, 189 para faxineiro, 1188 para operador de caixa e 118 para atendente de lojas e mercados. Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 40 vagas para profissionais com ensino superior e técnico em diversas áreas, com destaque para as funções de consultor de vendas (cursando técnico em vendas ou áreas afins), com 8 vagas; vendedor interno (cursando técnico em vendas ou áreas afins), com 3 vagas; auxiliar administrativo (cursando técnico em administração ou áreas afins), com 2 vagas; e auxiliar financeiro (superior completo ou cursando superior em contabilidade, administração ou áreas afins), com 2 vagas. Nas demais regionais do Interior são destaques Londrina (2.647), Campo Mourão (1.766), Foz do Iguaçu (1.259) e Umuarama (1.259). Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são supervisor de exploração agrícola, com 673 vagas, alimentador de linha de produção, com 554, faxineiro, com 97, e expedidor de mercadorias, com 85 oportunidades. Na Região de Campo Mourão, há oferta de emprego para as funções de alimentador de linha de produção, com 555 oportunidades, trabalhador volante da agricultura, com 265, magarefe, com 210, e abatedor, com 55. Em Foz do Iguaçu, os destaques são para alimentador de linha de produção (509), repositor de mercadorias (102), operador de caixa (74) e atendente de lojas e mercados (63) . Na Região de Umuarama, são ofertadas 306 vagas para alimentador de linha de produção, 101 para trabalhador volante da agricultura, 85 para auxiliar administrativo e 71 para abatedor. ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado.O agendamento deve ser feito AQUI.