Há 25 anos, o carioca Francisco Bastos de Miranda percebeu a importância dos sólidos na melhor remuneração do leite. Em uma época que não se tratava disso como fator para elevação dos ganhos, mas que já começava a se pensar na Europa, Miranda apostou e se especializou em produzir um leite com ampla capacidade de gordura e proteína, um diferencial que, anos depois, se confirmou para a elevação da rentabilidade na fazenda. A propriedade do cooperado da Frísia, o Sítio do Urso, está localizada em Carambeí (PR) e tem um rebanho somente da raça jersey, com 1,2 mil animais, sendo 600 em lactação. “Naquele momento isso era uma coisa incipiente, mas que viria com força no futuro, e a raça que coloca mais sólidos no leite é a jersey”, conta Miranda. No Rio de Janeiro, ele já tinha experiência com um rebanho pequeno, de cerca de 30 vacas jersey, ou seja, já conhecia e gostava da raça devido a várias características, como eficiência, melhor retorno ao criador e ótima adaptação às condições climáticas locais. “Na época, tivemos a sorte de uma oportunidade de compra de um plantel de jersey de um criador dos Campos Gerais, com genética voltada para produção”, destaca. Atualmente, os animais dos 41 hectares da propriedade produzem 18,5 mil litros de leite por dia, com uma produtividade média diária que varia de 30 a 32 litros por cabeça, tudo com altos índices de sólidos. Apesar desses números elevados, o Sítio do Urso tem outra característica que se sobressai: ter a melhor remuneração de todo o sistema Pool do Leite. O pool é uma entidade idealizada pelas cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal para captar e mediar as relações entre produtores e indústrias do sistema de intercooperação, organizando os processos de pagamento e logística de coleta. Tripé fundamental Para Francisco Miranda, os resultados alcançados têm como base um tripé fundamental, que orienta a forma de realizar a criação dos animais. Manejo, nutrição e genética, juntos, são a resposta para os índices obtidos pelos jerseys na propriedade. “Como estamos criando há 25 anos, a parte genética nós viemos trazendo, com a excelência da raça. No manejo, fomos nos adaptando e fazendo de forma bastante eficaz. Já na nutrição, temos o trabalho do nutricionista da Frísia e um médico-veterinário, que trabalha forte em qualidade de leite e criação de novilhas”, conta Miranda. Ele defende que o principal na criação é a capacidade produtiva do animal, e não somente o fenótipo. O especialista em Nutrição da Cooperativa Frísia, Fernando Solano, é responsável por fazer a formulação da dieta dos animais. Ele conta que a gestão da propriedade é muito organizada, fazendo o “básico bem feito”. “No dia a dia da fazenda, eles estão em cima, qualquer coisa que sai um pouco do padrão já nos acionam. Eles dão muito valor aos processos, e envolvem nós, da assistência técnica, junto com os funcionários deles. Lá, há uma constância”, afirma Solano. Essa forma de trabalhar, que leva em consideração o tripé manejo, nutrição e genética, foi reconhecida, por sete vezes, no programa “Qualidade do Leite Começa Aqui!”, da empresa Dsm-Firmenich, detentora da marca Tortuga, de suplementos nutricionais. O prêmio reconhece os pecuaristas que produzem leite com excelência, e o Sítio do Urso foi o vencedor nas categorias “Qualidade” e “Qualidade e Quantidade”, que contemplam as raças holandesa, jersey e mestiças. “Ganhar uma vez, ok. Mas o Francisco ganhou sete anos. Ele tem uma estabilidade, um padrão de qualidade de leite muito linear. Muitas vezes, o produtor oscila, tem um desafio diferente, uma época um calor mais intenso, por isso ele acaba oscilando. Porém, o Francisco não, ele é muito estável e sempre apresenta um bom resultado”, reforça Solano. O especialista da Frísia explica que a propriedade conta com uma ração específica, desenvolvida pela Rações Batavo, para uma nutrição de precisão. Feito em casa A questão reprodutiva dos animais também é de alto padrão, com uma taxa na propriedade de crescimento na casa dos 15% ao ano. A reprodução é 100% por Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), ou seja, ocorrendo com o rebanho de forma sincronizada. “Nós não compramos vaca fora, todo o nosso crescimento é interno”, conta. Além da questão leiteira, Francisco faz um cruzamento entre jersey e angus para pecuária de corte, o que proporciona um acabamento de carcaça muito bom, com uma carne marmorizada. Nesse sistema, ele utiliza a Unidade de Engorda de Bovinos Frísia, entregando os animais com 135 quilos para a terminação ocorrer na unidade. “A criação leiteira é uma atividade que demanda um forte investimento. Continuamos investindo e não nos arrependemos. O fato de termos enxergado isso, e termos coragem de fazer esse investimento, é que nos coloca na posição que estamos hoje. Temos o pé no chão e fazemos as coisas com muito zelo e capricho”, conclui Miranda.
Guilherme & Santiago, Gustavo Mioto e Sambô agitam as praias do Paraná
Após um primeiro final de semana com shows lotados e que atraíram 300 mil pessoas, a programação do Verão Maior Paraná continua nesta sexta-feira e sábado (17 e 18) com muito sertanejo e a mistura do samba com diversos estilos musicais. Serão quatro shows no segundo de sete finais de semana repletos de muita música para moradores, turistas e veranistas do Litoral do Estado. O cantor Gustavo Mioto, de apenas 27 anos, é quem abre a agenda em Matinhos, na sexta, a partir das 21h30. O público vai poder cantar junto sucessos como “Eu Gosto Assim”, “Anti Amor” e “Solteiro Não Trai”, com expectativa de arrastar multidões para o palco montado em Caiobá. Uma das principais revelações do sertanejo atual, Mioto conta com uma base forte de ouvintes, com cerca de 12 milhões mensais apenas em uma plataforma de streaming. Já no Centro de Eventos Marissol, em Pontal do Paraná, também a partir das 21h, a dupla Guilherme & Santiago é quem abre o segundo final de semana de shows. Sucesso do sertanejo desde a década de 1990 e considerados uma das melhores duplas do gênero do Brasil, os irmãos goianos acumulam milhões de ouvintes nas plataformas digitais e prometem um show regado a hits como “Meia Noite e Meia”, “Casa Amarela” e “E Daí?”. No sábado, eles voltam ao palco do Verão Maior Paraná, desta vez em Matinhos, às 22h. Para quem estiver em Pontal do Paraná no sábado, será possível curtir a apresentação do grupo Sambô, às 22h. Formada no interior de São Paulo, a banda está em atividade desde 2003, sendo reconhecida por misturar em seu repertório hinos do samba, como “Não Deixe o Samba Morrer” e “Retalhos de Cetim”, com releituras de grandes sucessos internacionais, como “Sunday Bloody Sunday”, do U2, e “I Feel Good”, de James Brown. DE CASA – Para quem não puder acompanhar direto do Litoral do Paraná, os shows de Matinhos terão transmissão em rede nacional pelas emissoras Band, SBT, TV Paraná Turismo e TVCI, além das rádios Band e Nativa FM. O SBT irá transmitir o show de Gustavo Mioto na sexta, enquanto que a TV Band e as rádios Band e Nativa FM transmitem a apresentação de Guilherme & Santiago no sábado. A TV Paraná Turismo e a TVCI (emissora do Litoral paranaense) transmitem os shows em ambos os dias. O objetivo é ampliar o alcance da programação cultural promovida pelo Governo do Paraná para todo Brasil. AGENDA – Este será o segundo de sete finais de semana seguidos com grandes shows nas praias do Litoral. Ao todo, até 22 de fevereiro, serão 33 shows gratuitos (sendo 12 com transmissão em rede nacional) com 28 artistas, bandas e atrações diferentes. A expectativa é de que mais de 1 milhão de pessoas acompanhem as apresentações do Verão Maior Paraná. Nas semanas seguintes, os palcos ainda recebem artistas como Alexandre Pires, Sorriso Maroto, Luan Santana, Zezé di Camargo & Luciano, Michel Teló, Fernando & Sorocaba, Titãs e outras atrações. Serviço: Sexta-feira, 17 de janeiro Matinhos – 21h30 – Gustavo Mioto Pontal do Paraná – 21h – Guilherme & Santiago Sábado, 18 de janeiro Matinhos – 22h Guilherme & Santiago Pontal do Paraná – 22h – Sambô
Copel amplia sistema automatizado que restabelece a energia em segundos
O investimento na automatização da infraestrutura elétrica está transformando a qualidade do fornecimento de energia no Paraná. A Copel tem instalado, em sua rede de distribuição de energia, sistemas de reconfiguração automática para recomposição em desligamentos acidentais. Para 2025, serão instalados 2.600 novos religadores automatizados na rede elétrica. A ação integra um plano de R$ 2,5 bilhões em investimentos para melhoria e reforços no sistema de distribuição da Copel neste ano. Esses sistemas são formados por dispositivos automatizados que atuam em caso de um desligamento e conseguem restabelecer o fornecimento de energia em poucos segundos. Em uma amostra avaliada em locais que já dispõem desses sistemas, o fornecimento de energia foi restabelecido em 86% dos casos de forma automática e rápida, antes do envio de uma equipe ao local. “Estamos empenhados em unir o que há de mais moderno em soluções de automação de redes, pesquisa e inovação para levar energia de melhor qualidade ao consumidor”, explica o superintendente de Operação de Distribuição da Copel, Francis Alencar Prado. “Os números têm mostrado que os investimentos em tecnologia proporcionam grandes retornos e permitem que tenhamos uma rede cada vez mais robusta e confiável, reduzindo as faltas de energia para o nosso cliente. Esse é o foco do nosso trabalho”, complementa. Com o intuito de reduzir o impacto de um eventual desligamento, os equipamentos atuam para identificar e isolar o local de origem do problema na rede elétrica. Por exemplo, quando uma árvore cai sobre a rede ou um veículo bate em um poste, o sistema atua para que apenas a região mais próxima do evento siga isolada até o reparo. Isso garante a segurança do entorno e o restabelecimento do fornecimento para os demais clientes atendidos por este mesmo circuito. AUTOMAÇÃO E ENERGIA DE QUALIDADE – Atualmente, a Copel conta com 1.279 sistemas de reconfiguração automática instalados em todo o Paraná. Eles atendem aproximadamente 2,37 milhões de ligações da Copel no Estado, ou seja, 46% do total de clientes. Esse percentual aumentará ao longo dos próximos meses, com a instalação dos 2,6 mil novos religadores automatizados, que são os principais equipamentos presentes nos sistemas, ao permitir a redução da frequência e duração dos desligamentos para o cliente da Copel. Isso se dá de forma autônoma ou, ainda, por meio da operação remota a partir do Centro Integrado de Operação da companhia, em Curitiba. “Serviços que demandariam o envio de uma equipe para inspecionar a rede agora podem ser solucionados em poucos segundos, com segurança e eficiência”, reforça Prado.
Homem é preso por violência doméstica no bairro Boqueirão, em Carambeí
Na madrugada desta quinta-feira (16), a Polícia Militar de Carambeí foi acionada para atender a uma ocorrência de violência doméstica no bairro Boqueirão. Segundo o boletim de ocorrência, ao chegar ao local, a equipe policial encontrou a vítima, que relatou ter sido agredida fisicamente e ameaçada de morte pelo companheiro. De acordo com a vítima, o homem chegou em casa embriagado e iniciou uma discussão, que culminou em agressões físicas com tapas. Temendo pela própria segurança, a mulher decidiu representar contra o autor, que recebeu voz de prisão no local. O agressor e a vítima foram encaminhados à delegacia de Castro, onde o caso será analisado pela autoridade competente. A Polícia Militar reforça a importância de denunciar casos de violência doméstica para que as medidas cabíveis possam ser tomadas e novas situações de risco sejam evitadas.
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 38 milhões
As seis dezenas do concurso 2.816 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo. O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 38 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
Lanchonete é alvo de furto durante a madrugada em Carambeí
Na madrugada desta quinta-feira (16), por volta das 1h50, uma lanchonete localizada na Avenida do Ouro, em Carambeí, foi alvo de um furto. A ação criminosa, que durou cerca de cinco minutos, foi flagrada pelas câmeras de segurança da Camerite. De acordo com as imagens, o suspeito usou uma ferramenta para abrir a porta do estacionamento com facilidade. Em seguida, quebrou o vidro da porta principal e entrou no local. Após furtar alguns objetos, o indivíduo saiu carregando os itens nos ombros e seguiu em direção à Praça Cívica, fechando a porta como se nada tivesse ocorrido. A polícia já está com as imagens em mãos e realiza diligências para identificar e localizar o autor do crime.
Contas em dia: com R$ 6,3 bilhões, Paraná terá maior valor para investimentos em 10 anos
O investimento previsto para 2025 será o maior dos últimos 10 anos em todo o Paraná. Os mais de R$ 6,3 bilhões descritos na Lei Orçamentária Anual (LOA) representam o maior valor já aplicado pelo Estado desde 2015, considerando inclusive a inflação do período. Na prática, isso significa um aumento mais do que expressivo em obras e melhorias em diversas cidades paranaenses ao longo dos próximos meses. Nominalmente, a cifra já era a maior de todos os tempos no Estado, com um aumento de cerca de 60% em comparação a 2024. Contudo, esse salto também aparece em termos reais. Assim, o investimento previsto para 2025 supera o do ano anterior em 53% e em 26,2% o ano de 2015 em valores reais. De acordo com o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, essa evolução é justificada principalmente pela boa gestão e pela saúde fiscal que o Paraná conquistou ao longo dos últimos anos. “O Estado fez o dever de casa, colocou as contas em dia e agora tem uma situação confortável de arrecadação e organização fiscal que permite investir mais e mais”, explica. “Isso permite ao Paraná devolver esses avanços de forma prática para o cidadão, entregando melhorias que impactam em sua qualidade de vida”. O secretário pontua a inédita Capag A+ como um exemplo de reconhecimento desse esforço que se traduz agora nesta cifra recorde. A classificação concedida pela Secretaria do Tesouro Nacional no ano passado avalia a capacidade de pagamento do Paraná como uma das melhores de todo o Brasil, levando em conta critérios como sua liquidez (que mensura justamente a capacidade do Estado de cumprir suas obrigações financeiras e de pagamento), sua poupança corrente e seu endividamento. “O Paraná tem hoje uma dívida negativa, o que significa que tem capacidade de pagar toda a sua dívida de longo prazo à vista e ainda sobraria um caixa robusto para novos investimentos”, explica Ortigara. “Tanto que nem vamos aderir ao programa de socorro do governo federal aos estados mais endividados”. As medidas sancionadas em âmbito federal incluem uma flexibilização do pagamento das dívidas dos Estados, negociando-as com desconto nos juros e parcelamento em até 30 anos. Esse reconhecimento do Tesouro Nacional com a Capag A e que se reflete no investimento recorde de R$ 6,3 bilhões está atrelado também à boa gestão dos recursos públicos. O diretor-geral da Secretaria da Fazenda, Luiz Paulo Budal, lista algumas ações adotadas ao longo dos últimos anos que contribuíram para esse cenário positivo, como um maior controle de gastos, otimização de processos e o aperfeiçoamento nas formas de arrecadação e controle. Houve também uma contenção dos gastos com pessoal, assim como nas despesas correntes, que foram limitadas com base na variação da receita corrente líquida a partir do Decreto Nº 5.919/2024. “No dia a dia, a gestão do recurso público é como na nossa casa: cortando despesa e fazendo a boa gestão da receita. E tudo isso nos trouxe a esse bom momento que temos agora”, afirma Budal. INVESTIMENTOS VARIADOS – E são várias as frentes em que esse investimento deve alcançar a população ao longo de 2025. Como relembra Norberto Ortigara, o Estado já vinha investindo continuamente na segurança pública ao longo dos últimos anos e, para o novo ano, pretende ampliar esse cuidado com a contratação de novos policiais e bombeiros, além da compra de veículos e equipamentos para as tropas. “Isso sem falar de saúde e educação, que também são prioridades nos investimentos”, aponta o secretário. “E, nisso, falamos não apenas na construção de escolas e hospitais, mas também na melhoria das estruturas já existentes e de materiais para serem usados por profissionais de todo o Estado”. Contudo, é na infraestrutura que está boa parte do foco desse orçamento recorde para investimento. Dos R$ 6,3 bilhões descritos na LOA, R$ 2,1 bilhões serão destinados apenas para melhorias em rodovias, asfaltamento e construção de novas vias, incluindo estradas rurais. Para Ortigara, o investimento em infraestrutura é a forma mais duradoura e eficiente de fazer essa entrega à sociedade. “Ao duplicar uma rodovia, por exemplo, o cidadão ganha em segurança e em menos tempo de deslocamento. Ganha também o produtor rural com o melhor escoamento da produção agropecuária e até quem faz o transporte”, aponta o secretário. “São melhorias que estimulam toda a economia dessas regiões e de todo o Estado. É o investimento que ajuda o Paraná a superar velhos gargalos”. O secretário cita que são mais de 35 trechos de rodovias estaduais que deverão receber algum tipo de obra ao longo dos próximos anos, incluindo estradas bastante conhecidas dos motoristas paranaenses. É o caso da PR-412 entre Matinhos e Praia de Leste, no Litoral; a PR-170 entre Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, na região Sudoeste; e a PR-239 entre Assis Chateaubriand e Toledo, na região Oeste. Segundo Ortigara, são obras que já estão com os recursos garantidos para serem executadas. “E, havendo capacidade operacional e ritmo, o Estado aplica mais R$ 5 bilhões ou R$ 6 bilhões da poupança que fez ao longo do tempo”, complementa. Tudo isso porque, para ele, as obras são o maior legado que o Governo Estadual pode deixar para o Paraná e o objetivo é justamente deixar essa marca. “Precisamos atuar naquilo que realmente importa, que é impactar positivamente a vida da população. Não podemos perder o trem da História e estamos comprometidos em não deixar essa oportunidade passar”, conclui.
Caixa inicia hoje calendário de aditamento do Novo Fies
A Caixa Econômica Federal iniciou hoje (15) o calendário de aditamentos [alterações] contratuais do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Novo Fies) referente ao primeiro semestre de 2025. O prazo vai até o dia 31 de maio. Cerca de 133 mil estudantes estão aptos a realizar as manutenções contratuais obrigatórias. As alterações devem ser feitas pelo portal SifesWeb ou por meio do aplicativo FIES CAIXA. Entre as alterações figuram renovação semestral, suspensão temporária, transferência de curso ou de instituição e encerramento antecipado. Para a efetivação, os estudantes devem estar em dia com as obrigações financeiras. Pelas regras do Fies, os contratos entre os alunos e a Caixa Econômica Federal devem ser alterados semestralmente. A renovação é iniciada pela faculdade e deve ser validada, posteriormente, pelo estudante. Financiamento “Todos os estudantes que possuem contrato de financiamento do Novo Fies em fase de utilização e que já tenham realizado os aditamentos dos semestres anteriores, ou tenham efetivado o contrato no segundo semestre de 2024, devem realizar o aditamento no primeiro semestre 2025”, informou a Caixa. Em caso de dúvida, os estudantes devem procurar as instituições de ensino superior. O aplicativo FIES CAIXA pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e iOS. No aplicativo é possível consultar dados do contrato, emitir boletos em aberto, realizar aditamento de renovação, realizar solicitação de suspensão temporária e visualizar parcelas. Os serviços também estão disponíveis no site SifesWeb.
Jovem é encontrada morta com tiro na cabeça no Paraná
Uma jovem morreu em Cascavel, no Oeste do Paraná. Aline de Mello Canhet, de 27 anos, foi encontrada sem vida com um tiro na cabeça nesta terça-feira (14). De acordo com a Polícia Militar (PM), a jovem foi encontrada morta dentro de uma residência. O corpo da vítima estava em cima de um sofá. Jovem morre em Cascavel Ainda conforme a PM, a mulher possivelmente foi baleada do lado de fora da casa, próximo a um depósito de reciclagem. O ex-companheiro da vítima é o principal suspeito do crime — mas, até o momento, o homem não foi localizado. A Polícia Civil investiga o caso, que está sendo tratado como feminicídio.
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 38 milhões
O concurso 2.815 da Mega-Sena não teve acertador nesta terça-feira (14). O prêmio acumulou, estimado em R$ 38 milhões. Os números sorteados foram: 05 – 20 – 28 – 38 – 50 – 53. No total, 38 apostas acertaram cinco dezenas e vão receber R$ 75.919,13. Mais 3.288 apostas tiveram quatro acertos e faturaram R$ 1.253,44. Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h de quinta-feira (16).