Com brincadeiras organizadas pelo Setor Educativo e Cultural, para atender ao público que busca por lazer durante o período das férias escolares, o mês de janeiro tornou-se um período de muita diversão no Museu Parque Histórico de Carambeí (MPHC). As Férias no Parque é uma ação educativa com atividades recreativas e acontecerá entre os dias 14 e 26 de janeiro, das 10h às 16h. Este evento destaca o Museu como um ambiente vibrante, promovendo a interação entre diferentes gerações. “Por meio de jogos e atividades lúdicas, pais têm a oportunidade de ensinar aos filhos, enquanto avós compartilham suas experiências com os netos, trazendo vida e movimento às nossas alas museais”, explica Felipe Lomba, historiador do Setor Educativo e Cultural e responsável pela organização desta edição do evento. A essência das Férias no Parque consiste no resgate das tradições, que ao longo dos anos foram modificas. A equipe do Museu se inspira na primeira edição realizada em 2016, revivendo momentos que marcaram a infância na Colônia. A ideia de apresentar ao público as brincadeiras que garantiram a alegria entre gerações na Colônia Carambeí surgiu após um visitante perguntar ao historiador sobre a preservação dos bens imateriais, que não são tangíveis. “Assim como a música ganha vida ao ser tocada e o teatro ao ser encenado, as brincadeiras só existem quando alguém se envolve. É possível discutir a diversão de uma corrida de saco ou a adrenalina de um cabo de guerra, mas enquanto não houver pessoas realmente brincando, serão apenas sacos sem vida e cordas paradas”, explica Lomba, que se deixou inspirar por essa reflexão para organizar o evento. Após pesquisar em registros fotográficos do acervo do Museu e realizar uma entrevista com uma integrante da comunidade, Felipe percebeu que asbrincadeiras não apenas marcaram a infância das crianças, mas também a vida de muitos adultos. “Enxerguei em nossas tradicionais Férias no Parque a chance de reviver a essência da infância em Carambeí, indo além de simples entretenimento para as famílias”, relata. As Férias no Parque são parte do calendário cultural do Museu. O ingresso para visitar as alas museais também garante a participação nas atividades, sem necessidade de inscrição prévia, sendo obrigatório que menores de idade estejam acompanhados por um adulto responsável. Na ala museal Casa da Memória, localizada na entrada do Museu, haverá um espaço recreativo destinado a crianças de até 12 anos. O jardim que compõe a área infantil será decorado e contará com: blocos de montar, pazinhas, moldes e baldes de areia, giz e área para desenhar, pescaria com ímã e peixes de tecido, bichos de pelúcia, jogo de dominó, kubb (xadrez viking), bolhas de sabão, bambolê, jogo de argolas e jogo da velha. As brincadeiras antigas serão organizadas na ala museal Vila Histórica, um espaço expositivo que reproduz o primeiro núcleo social da Colônia Carambeí. Um circuito de competições será montado, oferecendo atividades realizadas entre os imigrantes e descendentes de holandês, como: stelten lopen (perna de pau), zakslaan (briga com travesseiros), zaklopen (corrida de saco), touwtrekken (cabo de guerra), bowling (boliche), hinkelen (amarelinha), springtouw (corda para pular), snoephappen (pega doce), sjoelen (jogo de bilhar holandês) e schaken (xadrez). “Não tornaremos a Vila Histórica um parque de diversões, mas um espaço de preservação e compartilhamento de aspectos da cultura colonial que vão além de bens materiais”, comenta Lomba. O Museu Parque Histórico de Carambeí está aberto para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h. O ingresso para visitar as alas museais custa R$ 30,00 e a meia-entrada é R$ 15,00. Grupos são atendidos mediante agendamento prévio pelo WhatsApp 42 98533-4639.
Estudantes da rede Estadual de Carambeí receberão kit escolar em 2025
Enquanto muitas famílias começam o ano preocupadas com a compra de material escolar, o Governo do Paraná promove um alívio significativo para o orçamento doméstico a partir de 2025: a distribuição gratuita de kits escolares para todos os alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, inédita no Estado, será conduzida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e beneficiará mais de 910 mil estudantes, com um investimento superior a R$ 43 milhões. Os kits serão enviados diretamente às escolas, sendo entregues aos alunos a partir do início das aulas, em 5 de fevereiro. A proposta abrange alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das escolas indígenas que oferecem o Ensino Fundamental I, que são de responsabilidade do Estado. Vale ressaltar que os kits destinados ao Fundamental I não serão destinados às escolas municipais, uma vez que estas não são geridas pelo Governo do Estado. “Nosso objetivo é garantir que todos os alunos tenham acesso ao que precisam para aprender, independentemente de onde estejam. Essa medida não apenas alivia os pais de um custo significativo, mas também promove equidade no acesso à educação”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. Ele destacou ainda que a iniciativa é uma forma de incluir e valorizar os estudantes das redes urbanas e rurais, nivelando as condições de aprendizado desde o primeiro dia letivo. Cada kit foi planejado para atender às necessidades pedagógicas específicas de cada etapa escolar. Alunos do Fundamental II receberão itens como cadernos universitários, régua e lápis de cor. Já os estudantes do Ensino Médio e EJA terão materiais que incluem cadernos universitários, canetas esferográficas e réguas. Nas escolas indígenas do Fundamental I, os kits foram adaptados para estimular a criatividade, com itens como giz de cera, canetinhas hidrográficas e tesoura sem ponta. “O Paraná é referência nacional em educação, e esta é mais uma prova do nosso compromisso com as famílias e os estudantes da rede pública. Para muitas famílias, especialmente as com vários filhos, a compra do material escolar é um peso significativo no orçamento. Entregando os kits, damos um suporte essencial e garantimos que todos os alunos comecem o ano com igualdade de condições”, completou o secretário Roni Miranda. Confira a composição e distribuição dos kits: Ensino Fundamental I (apenas para escolas indígenas): 7.773 kits contendo itens como cadernos, lápis de cor, giz de cera, tesoura sem ponta e canetinhas hidrográficas, voltados para estimular a criatividade e o desenvolvimento motor dos alunos. Ensino Fundamental II: 550.000 kits equipados com materiais como cadernos universitários, régua, transferidor, esquadros e lápis de cor, essenciais para atividades acadêmicas mais avançadas. Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA): 352.206 kits com cadernos universitários, canetas esferográficas, réguas e lápis grafite, garantindo suporte adequado às demandas dessa etapa escolar.
Mega-Sena não tem ganhador; prêmio acumula e vai a R$ 16 milhões
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.813 da Mega-Sena que foram sorteadas na noite desta quinta-feira (9) no Espaço da Sorte, em São Paulo. O prêmio da faixa principal acumulou e está estimado em R$ 16 milhões. Os números sorteados foram: 10 – 21- 32- 38 – 51 – 58 A quina teve 26 apostas ganhadoras e cada uma vai receber R$ 82.554,02. Já a quadra registrou 2.312 apostas vencedoras, com prêmio de R$ 1.326,25 para cada. O concurso 2.814 será realizado no próximo sábado (11). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.
Carambeí recebe radar de velocidade na PR-151
A cidade de Carambeí, foi contemplada com a instalação de um radar de velocidade no km 306 da PR-151, sentido Oeste. O equipamento faz parte do projeto da EPR Litoral Pioneiro, responsável por instalar 28 dispositivos em rodovias sob sua concessão, abrangendo 12 municípios e totalizando 605 quilômetros de vias. Além de Carambeí, a PR-151 conta com outros quatro municípios contemplados: • Jaguariaíva: km 195 (sentidos Leste e Oeste). • Piraí do Sul: km 259 (sentido Oeste). • Castro: km 296 (sentido Oeste) e km 297 (sentido Leste). • Ponta Grossa: km 313 (sentido Oeste). Atualmente, os radares encontram-se em fase de testes e ainda não estão multando. Os motoristas que trafegam pela região já podem observar a sinalização que informa a presença dos dispositivos, garantindo transparência e segurança no trânsito. Segundo a concessionária, os radares têm como principal objetivo reforçar a segurança nas rodovias e promover o respeito aos limites de velocidade, fatores essenciais para a redução de acidentes. “A instalação dos radares é um marco importante para a trafegabilidade e segurança dos usuários. É fundamental que todos respeitem os limites estabelecidos para evitar acidentes”, afirma Marcos Moreira, diretor-presidente da EPR Litoral Pioneiro. Investimento e gestão A concessionária prevê investir R$ 5 milhões por ano na manutenção e operação dos radares. Apesar de ser responsável pela instalação e funcionamento dos dispositivos, a emissão de multas será realizada pelas Polícias Rodoviária Estadual e Federal. A data de início da operação dos radares será anunciada em breve, e Carambeí se destaca como uma das cidades que passarão a contar com a tecnologia para um trânsito mais seguro.
Com 5º melhor resultado de exportações em 2024, Paraná tem superávit de US$ 3,7 bilhões
O Paraná terminou o ano de 2024 com um saldo comercial internacional positivo de US$ 3,7 bilhões, obtendo o maior superávit financeiro da região Sul do Brasil no mercado mundial. O valor é o resultado de uma receita de US$ 23,3 bilhões obtida com exportações de produtos paranaenses e da aquisição de US$ 19,6 bilhões em produtos de outros países. Foi o quinto melhor resultado do País no período e o segundo melhor da série histórica recente, atrás apenas de 2023. As informações foram levantadas pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) a partir de dados disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e disponibilizadas em um relatório . Nas exportações, os principais destaques foram a soja em grão, a carne de frango in natura, o farelo de soja e o açúcar bruto, que geraram receitas de US$ 5,3 bilhões, US$ 3,9 bilhões, US$ 1,5 bilhão e US$ 1,3 bilhão, respectivamente. Juntos, esses quatro produtos responderam por 51% do total das vendas paranaenses para o Exterior em 2024. No complexo alimentar, o Paraná também vendeu US$ 404 milhões em carne suína in natura, US$ 326 milhões em café e US$ 124 milhões de carne bovina in natura. O Paraná ainda exportou em grande escala automóveis, com aumento de 22,3% em relação a 2023, chegando a US$ 666 milhões, madeira compensada ou contraplacada, com 20,7%, e cereais. O maior mercado consumidor dos produtos estaduais foi novamente a China, que representou US$ 5,8 bilhões em receitas para as empresas instaladas no Estado no último ano. Depois, aparecem os Estados Unidos, com US$ 1,6 bilhão, seguidos pela vizinha Argentina (US$ 1,2 bilhão) e o México (US$ 1 bilhão). Paraguai, Chile, Emirados Árabes Unidos, Peru, Holanda e Irã completam o top 10. No sentido oposto, os adubos e fertilizantes representaram a maior fatia das importações, com US$ 2,2 bilhões, influenciada diretamente pela grande e crescente demanda do setor agropecuário paranaense. O agronegócio, ao lado da indústria, também foi o responsável por grande parte dos outros produtos mais importados, como os óleos e combustíveis (US$ 1,6 bilhão), os produtos químicos orgânicos (US$ 1,2 bilhão) e as autopeças (US$ 1,2 bilhão). Os maiores fornecedores de mercadorias ao Paraná foram a China, com vendas de US$ 4,6 bilhões, a Rússia (US$ 2,1 bilhões), os Estados Unidos (US$ 1,5 bilhão) e a Argentina (US$ 1,4 bilhão), demonstrando um equilíbrio na balança comercial. Segundo o presidente do Ipardes, Jorge Callado, ao exportar mais do que importa, o Estado contribui para a geração de mais reservas cambiais em moeda estrangeira, ajudando o Brasil a manter uma economia estável frente ao mercado internacional. “Nos últimos meses, o Banco Central realizou várias operações de venda de dólares, objetivando controlar a desvalorização do real, e o Paraná, com seus saldos comerciais positivos, contribui para que o País tenha reservas cambiais suficientes para essas ações”, avalia.
Castro: Obra da nova sede da Secretaria de Saúde ainda levará mais quatro meses para ficar pronta
A obra da nova Secretaria Municipal de Saúde de Castro deve ficar pronta em abril deste ano, com atraso de pelo menos 15 meses, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano Edmir Reinaldo Kirchof. A previsão foi feita após uma vistoria no local da construção nesta semana. “Até o momento, 76,43% da obra está concluída”, informa. O prédio com 1,3 mil m² na Vila Rio Branco vai custar R$ 5,6 milhões em recursos do Município. O prefeito Reinaldo Cardoso visitou o local e conferiu de perto a situação. “O piso ainda está no concreto bruto, não há portas, nem forro e as tubulações de ar estão à mostra no teto. As paredes não receberam pintura e o local ainda é um canteiro de uma obra em andamento. Por toda parte há materiais de construção, vigas e andaimes. Já era para estar tudo pronto, mas infelizmente o cronograma está bem atrasado”, relata. “Agora vamos acompanhar de perto o trabalho da construtora pra garantir que seja finalizada o quanto antes”. Régis Moreno, vice-prefeito, também acompanhou a vistoria e lamenta a situação. “Apesar de a gestão anterior ter feito até um evento no local, dando a entender que estava inaugurando a obra, inclusive com uma placa instalada numa das paredes, ainda falta muita coisa para que o prédio possa receber a estrutura da Secretaria”, indica. Atrasos A construção iniciou na gestão anterior, em 03 de janeirode 2023, e a previsão contratual era de que fosse concluída em 12 meses, com investimento de aproximadamente R$ 4,8 milhões. No entanto, segundo Edmir, a empresa ACR Administradora, vencedora do processo licitatório, não cumpriu os prazos e teve o contrato rescindido. Em dezembro de 2023, a Prefeitura chamou a Primordial Construção Civil, segunda colocada no processo licitatório, para assumir os trabalhos e, após uma análiseque identificou deficiências orçamentárias e estruturais que precisavam de correções, incluindo o reforço estrutural da laje do auditório, a Prefeitura formalizou um aditivo de mais aproximadamente R$ 747 mil para que a empresa pudesse terminar a obra. O novo prazo para conclusão era de mais 12 meses, ou seja, a Secretaria deveria estar pronta agora, em janeiro de 2025.
Confira quem foram os ganhadores da Campanha de Natal em Castro
Uma consumidora da Joalheria Lino Lopes foi a sortuda contemplada com a moto zero km, prêmio final da campanha ‘Castro, apaixone-se essa terra’ realizada durante todo o ano de 2024: Luana da Silva Oliveira vai receber o veículo nos próximos dias, além de outros 30 consumidores que também ganharam vales-compras de R$ 500 cada na etapa de Natal da campanha. O sorteio pela loteria federal do último dia 04 encerra a ação do ano passado e marca também o reinício da campanha de 2025. A campanha da Associação Comercial e Empresarial de Castro (Acecastro) em parceria com o Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Castro e região (Secom-PR) é dividida em várias etapas que vão acontecer novamente a partir de agora. Ao todo, 80 consumidores foram premiados com vales-compras de R$ 500, totalizando R$ 40 mil, nas ações de Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Week e Natal. Cerca de 5 mil outros consumidores também ganharam prêmios instantâneos na raspinha virtual premiada, com produtos da grife ‘Castro, apaixone-se por esta terra’, como canecas, almofadas e jogos educativos. “A campanha toda foi um sucesso, com a adesão de mais de 50 empresas que já estão animadas para retomar as ações para incentivar o consumo na cidade. Desde o começo os castrenses participaram, mas na reta final, nas ações de Black Friday e de Natal, o número de cupons cadastrados aumentou bastante, o que mostra o entusiasmo das pessoas após verem os resultados”, comenta KascianoMorais, presidente do Sindicato. “Foi um ano espetacular para nosso comércio. Os consumidores perceberam que nossa cidade está muito bem servida em todos os segmentos e que comprar aqui compensa. Acreditamos que neste ano teremos ainda mais empresas envolvidas nas ações”, comenta Ricardo Cardoso Filho, presidente da Acecastro. Participam da promoção empresas de segmentos bastante variados, desde o comércio tradicional de roupas, calçados, acessórios e eletrônicos, até cooperativas de crédito, concessionárias de veículos, supermercados, casa agropecuária, lojas de materiais de construção, tintas, ferramentas, móveis, panificadora, restaurante, agência de turismo e autoescola. Veja quem são os ganhadores: Moto zero km LUANA DA SILVA OLIVEIRA / LINO LOPES Vales-compras de R$ 500 THAIS STOCKLER / TOZETTO CRISTHIANE SANTIAGO DE MOURA / RIZOLAR SILVANA PINHEIRO GOMES / TOZETTO CLOVIS CARNEIRO LOBO / RIZOLAR MILENA GALBARDI BUENO / SERENA EDER DOUGLAS DOS SANTOS / TOZETTO ISAURA DOS SANTOS DAMASCENO / IAPÓ JULIANA CONCEICAO KANUNFRE / TOZETTO ARTHUR GUENTER ZARSKI / RIZOLAR FERNANDA APARECIDA RIBEIRO RODRIGUES / TOZETTO ANAIR APARECIDA DONATO SOUZA / TOZETTO CLEYTON SILVA MARA / APPELDORN MACIELITON MONTEIRO DA SILVA / RIZOLAR IGOR EDUARDO IANSEN / TOZETTO WANDERSON FONSECA DE LIMA / TOP MASTER MARILIZ TULIO / IAPÓ ALINE APARECIDA MACHADO DE SOUSA / IAPÓ CARLOS ALBERTO CARNEIRO DOS PASSOS / TOZETTO ADRIANE DO ROCIO DE ALMEIDA / IAPÓ RAFAELA DOS SANTOS / IAPÓ JOSE PEDRO DA LUZ MOREIRA / GE LOCAÇÕES RODRIGO IWANCZUK / TOP MASTER ISAIR FRANCISCO LOURENCE / TOZETTO BENEDITO LOPES / TUPI DAYANE DE OLIVEIRA DOS SANTOS / TOZETTO DIONARA GELATI / TOZETTO GISELE FERNANDA DA SILVA / TOZETTO INGRITI BEATRIZ DA CUNHA MOREIRA / AG AUTO MEC VALENTIM MESQUITA / CASTROFRIO BRUNA AP DOS SANTOS / IAPÓ
Lago do Boqueirão se torna novo ponto de lazer em Carambeí
O Lago do Boqueirão, em Carambeí, está em fase final de revitalização, com os últimos ajustes sendo realizados, como jardinagem e pintura. A obra, que transformou o local em um espaço moderno e acolhedor, já conquistou os moradores dos bairros Boqueirão, Campo Belo e Lajeado que têm utilizado a área para diversas atividades. Durante esta semana, elogios não faltaram. Famílias aproveitam para momentos de descanso e lazer, enquanto crianças andam de bicicleta e moradores adotam o espaço como rota para caminhadas e corridas. A iluminação pública e o paisagismo tornaram o ambiente mais seguro e agradável, tanto de dia quanto à noite. O projeto de revitalização inclui a construção de uma calçada para práticas esportivas, plantio de grama e árvores, além da instalação de bancos ao longo do lago. Também houve melhorias ambientais, como a drenagem do lago, garantindo a preservação do espaço. O novo Lago do Boqueirão é agora um ponto de encontro que promete fortalecer o convívio social e promover qualidade de vida, marcando um novo capítulo na infraestrutura e lazer da cidade de Carambeí.
Alerta de tempestade com perigo potencial atinge cidades do Paraná
Um novo alerta amarelo de tempestade com grau de severidade de perigo potencial atinge cidades do Paraná, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quarta-feira (8). Alerta amarelo de tempestade no Paraná Não foi descartado o risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. O Inmet orienta a população a tomar precauções durante a tempestade: Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Dólar cai para R$ 6,10 e fecha no menor valor desde dezembro
Num dia de bom humor externo, o dólar caiu pela segunda vez seguida e acumula queda de mais de 1% em 2025. A bolsa de valores subiu quase 1% e recuperou os 121 mil pontos. O dólar comercial encerrou esta terça-feira (7) vendido a R$ 6,104, com recuo de R$ 0,007 (-0,12%). A cotação operou em forte queda durante quase todo o dia, chegando a R$ 6,05 por volta das 13h. À tarde, voltou a rondar a estabilidade, até fechar em pequena baixa. A cotação chegou ao menor valor de fechamento desde 21 de dezembro. A moeda norte-americana acumula queda de 1,23% em 2025. O mercado de ações teve mais um dia de recuperação. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 121.163 pontos, com alta de 0,95%. O indicador chegou a subir 1,41% às 12h30, mas desacelerou durante a tarde, seguindo o mercado internacional. Pela manhã, o dólar continuou a cair na expectativa de que o governo do presidente eleito Donald Trump poderá moderar o tarifaço a produtos de outros países, medida prometida durante a campanha eleitoral. No entanto, o mau-humor voltou ao mercado externo durante a tarde, após Trump conceder uma entrevista em que reafirmou as intenções de anexar a Groenlândia e o Canal do Panamá. No mercado interno, os investidores aproveitaram a queda acentuada do dólar durante a manhã para comprar moeda norte-americana durante a tarde. Isso contribuiu para que a divisa voltasse à estabilidade perto do fim da sessão. * Com informações da Reuters