Um problema na rede do Sistema Financeiro Nacional provocou instabilidades no Pix no início da tarde desta sexta-feira (7). O sistema de transferências instantâneas ficou fora do ar em alguns bancos e para alguns usuários. Segundo o Banco Central (BC), a situação está sendo normalizada ao longo da tarde. Em nota, o BC – responsável por administrar o Pix – informou que o problema não atingiu os sistemas do órgão, mas afetou a rede do Sistema Financeiro Nacional, que interliga as instituições financeiras ao Banco Central. “Os sistemas do BC funcionam normalmente. Alguns participantes enfrentaram dificuldades de acesso aos sistemas do BC por conta de problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional. Os planos de contingência de rede foram acionados. A situação já está retornando à normalidade”, informou o BC em nota. Reclamações Segundo o site Down Detector, que monitora em tempo real reclamações sobre empresas, as queixas sobre instabilidades no Pix começaram pouco depois das 12h30. O pico foi registrado às 13h17, com 1.519 reclamações apenas naquele minuto. Em seguida, o volume de queixas caiu e estava em 172 às 14h17. Normalmente, o Down Detector registra uma reclamação por minuto em relação ao Pix. Ainda de acordo com o Down Detector, os clientes das seguintes instituições tiveram problemas com o Pix: Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Nubank, Bradesco, Inter, C6 Bank, Santander e Sicoob, entre outros.
Paraná inicia 2025 com 68 transplantes, o maior número dos últimos 14 anos para janeiro
O ano de 2025 mal começou e o Paraná já registrou 68 transplantes de órgãos. Esse é o maior número de procedimentos realizados no mês de janeiro desde 2011, quando contabilizou nove procedimentos. Desde então, a média dos últimos 14 anos foi de 44,14 para esse período. De acordo com o Sistema Estadual de Transplantes do Estado (SET), no mês passado houve 44 transplantes de rim, 21 de fígado e um de coração, além de dois duplos – um de pâncreas e rim e outro de fígado e rim. Também foram transplantadas 82 córneas. O primeiro realizado em 2025 foi de rim, no dia 1º de janeiro, em Curitiba. O receptor foi um homem de 53 anos. Os números refletem o compromisso do Governo do Estado com a população, oferecendo uma nova chance de vida aos pacientes em estado crítico, além da manutenção de uma rede eficiente de doação, captação, transporte de órgãos e conscientização. O Estado conta com uma estrutura robusta para realização dos procedimentos. São 34 equipes transplantadoras de órgãos, 72 equipes transplantadoras de tecidos (córneas, valvas cardíacas, musculoesqueléticos, pele e medula óssea), cinco laboratórios de histocompatibilidade, três laboratórios de sorologia e três bancos de tecidos, sendo dois de tecidos oculares e um de multitecidos (córneas, valvas cardíacas, musculoesquelético e pele). “Começamos a ter registro efetivo das atividades em 2011 e, desde então, estamos evoluindo. O sucesso dos transplantes depende, acima de tudo, da solidariedade dos doadores e de suas famílias. Cada transplante é um testemunho da generosidade de pessoas que dizem sim à doação. A conversa com os familiares sobre a intenção em ser um doador pode ser decisiva”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a eficiência logística foi crucial para o sucesso dos procedimentos. O governo estadual disponibiliza infraestrutura aérea e terrestre para o transporte de órgãos, incluindo 22 veículos próprios do SET e 12 aeronaves para transporte emergencial. Atualmente, 4.107 pessoas aguardam na fila de espera por um transplante no Paraná, sendo 3.652 ativas e 455 semi-ativas, ou seja, que o receptor potencial está temporariamente inapto para o transplante. A maior demanda é por transplante de rim, com 1.937 pacientes ativos e 268 semi-ativos, seguido por transplante de córneas (1.476 ativos e 107 semi-ativos) e fígado (179 ativos e 70 semi-ativos) MAIS ESTRUTURA – Em setembro de 2024, o Estado entregou 18 novos veículos para o Sistema Estadual de Transplantes do Estado (SET), maior renovação da frota da história do órgão. Na ocasião também foi anunciada a aquisição de duas aeronaves para a Casa Militar, que ajudam no transporte de órgãos no Estado. O investimento da Secretaria de Estado da Saúde nos novos veículos foi R$ 1,9 milhão, destinados às quatro Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) do Estado. Nove veículos ficaram em Curitiba, onde está a sede da Central Estadual de Transplantes, e o restante distribuído entre as Organizações de Londrina (Norte), Maringá (Noroeste) e Cascavel (Oeste). Para a coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes (SET/PR), Juliana Ribeiro Giugni, o sucesso do resultado se deve ao trabalho e dedicação das equipes envolvidas nesse processo. “Os resultados positivos são mais do que números, representam esperança e nova vida para as pessoas na lista de espera para transplante”, reforça.
Castro: Abertas inscrições para estudantes que precisam de auxílio-transporte
Estudantes de ensino técnico, profissionalizante ou superior que precisam se deslocar da área rural até a cidade ou de Castro até Ponta Grossa já podem se inscrever no processo de seleção que vai destinar 100 benefícios de R$ 450 como auxílio-transporte pela Prefeitura. O edital de chamamento público foi divulgado nesta sexta-feira (07) em Diário Oficial e também está disponível neste link, com as instruções sobre como realizar a inscrição, que vai até dia 10 de março. O auxílio é previsto por Lei Municipal e foi ampliado neste ano. Até 2024, o valor de R$ 350 era concedido a 80 estudantes. No novo edital, são 100 beneficiários e o valor aumentou para R$ 450 mensais. O benefício vale para estudantes na modalidade presencial ou semipresencial que moram no município e que precisam cumprir alguns critérios, como: ter renda familiar bruta mensal de até três salários-mínimos e estar cadastrado no Cadastro Único. Além disso, quem conseguir o benefício precisa comprovar periodicamente que está realmente indo às aulas, com pelo menos 75% de frequência. “Esse benefício assegura o acesso de estudantes aos cursos que ainda não existem no município. É uma forma de inclusão, de incentivar e estimular nossos jovens para que construam uma carreira acadêmica e profissional. Esse conhecimento depois retorna para cá, abre portas e traz desenvolvimento”, afirma Günter Lesnau, secretário da Família e Desenvolvimento Social. Inscrições A Comissão de Seleção e Acompanhamento do auxílio-transporte faz a inscrição dos candidatos na Secretaria Municipal de Educação, das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, até dia 10 de março. A Secretaria fica na rua Marechal Deodoro, 348, Vila Rio Branco. Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição e um termo de ciência e responsabilidade, além de apresentar documentos como: – Cópia de RG/CIN e CPF – Comprovante de renda dos membros da família ou declaração constando o valor total da renda bruta familiar – Comprovante de residência – Cópia da Certidão de Nascimento de crianças e adolescentes do grupo familiar – Comprovante de Deficiência Física com laudo médico e exames – Foto 3×4 – Folha resumo do Cadastro Único atualizado – Comprovante em caso de recebimento de benefícios, como o BPC ou Bolsa-Família – Comprovante de escolaridade dos integrantes do grupo familiar que frequentam a escola – Comprovante de matrícula no curso declarado pelo estudante Próximas etapas Depois das inscrições, a Comissão fará a análise dos perfis concorrentes até dia 14 de março, quando o resultado preliminar de habilitação será divulgado. A Comissão avaliará os inscritos seguindo uma tabela de pontuação e, em casos de empate, terá preferência o beneficiário com maior idade. O próximo critério de desempate será renda e, por fim, se necessário, haverá sorteio. Nos dias 17 e 18 de março os interessados podem interpor recursos, que serão avaliados até dia 20 de março. A divulgação da classificação dos candidatos habilitados será dia 24 do mesmo mês e em seguida, de 25 a 31 de março, os estudantes devem apresentar extrato bancário de uma conta-salário para que a habilitação final do processo aconteça em 1º de abril.
Felipe Araújo, Michel Teló e duplas sertanejas tomam conta dos palcos do Verão Maior
Em um fim de semana de muito sertanejo, do raiz ao universitário, a dupla Zezé Di Camargo & Luciano, principal atração da próxima leva de shows, estará muito bem acompanhada no Litoral do Paraná. Ao todo, seis artistas do gênero vão se dividir entre os palcos de Matinhos e Pontal do Paraná, entre sexta-feira (7) e domingo (9). A expectativa é de areias lotadas para aumentar ainda mais o recorde de público de uma edição do Verão Maior Paraná – até então, mais de 1 milhão de pessoasjá acompanhou de perto as apresentações na orla paranaense. Com show programado para o sábado, às 22 horas, em Matinhos, a incansável dupla Zezé Di Camargo & Luciano deve contar com um grande coro dos fãs. Músicas como “É o amor”, “Você vai ver” e “No dia em que eu saí de casa” costumam fazer o público cantar junto. O repertório dos “filhos de Francisco” mescla sertanejos mais clássicos com os mais modernos, representando bem a evolução do gênero. A dupla, que está na estrada desde 1991, encerrou em alto estilo os shows da edição passada do Verão Maior Paraná, com 83 mil pessoas na praia. Atualmente, eles ainda mobilizam mais de 4,5 milhões de ouvintes mensais na plataforma de streaming musical Spotify. É uma apresentação para ouvir, cantar e dançar com os irmãos Mirosmar e Welson. O baile sertanejo no palco principal de Matinhos, no entanto, começa um dia antes. Nesta sexta-feira (7), às 21 horas, João Bosco & Vinícius abrem os trabalhos do quinto fim de semana de músicas no Litoral. A dupla é uma das pioneiras do sertanejo universitário e tem na bagagem hits como “Chora, me liga”, que transformou a parceria em febre nacional, além de outras canções como “Segunda taça”, “Bloqueia eu” e “Sufoco”. No Spotify, os ouvintes mensais da parceria passam de 4,3 milhões. Matinhos ainda terá uma atração extra no domingo, às 17 horas. E mantendo o mesmo nível das anteriores. Michel Teló, paranaense de Medianeira, no Oeste do estado, fecha os três dias de música no Litoral. Ele, que virou sensação mundial em 2011, com “Ai se eu te pego” – música com mais de 1,2 bilhão de visualizações no YouTube –, segue arrastando multidões por onde passa. Com carisma e sem esquecer o sertanejo raiz, ele estreia no Verão Maior Paraná com canções como “Humilde residência” e “Ei, psiu! Beijo me liga”. Em Pontal do Paraná, o primeiro show do fim de semana fica por conta de Felipe Araújo, jovem artista que representa a nova geração da música sertaneja. Compositor, ele vem apostando na aproximação com outros gêneros musicais, como pagode, samba e bachata. Suas músicas são sucesso nos canais de streaming. “Atrasadinha”, em parceria com Ferrugem, tem quase 500 milhões de visualizações no YouTube, canal no qual o artista tem mais de 5,3 milhões de inscritos. Felipe Araújo tem mais de 7 milhões de ouvintes mensais no Spotify, um número bastante expressivo. Ele se apresenta às 21 horas, no Centro de Eventos Marissol. No mesmo lugar, no dia seguinte, a partir das 22 horas, o sertanejo vai agitar o público em dose dupla. Cezar e Paulinho e Thiago Carvalho serão os artistas da noite. A dupla da velha guarda carrega uma sonoridade que remete à nostalgia, mesmo se rendendo à modernidade da bateria e do teclado – sem deixar a sanfona e o violão de lado. Uma mistura que promete bons momentos para todas as idades. Já o mineiro Thiago Carvalho, com suas baladas românticas e sertanejo moderno, vem ganhando espaço no cenário musical brasileiro. “Arranhando o Ajulezo”, em parceria com Wesley Safadão, é uma de suas obras mais ouvidas. O vídeo da música no YouTube tem mais de 13 milhões de visualizações. O mesmo sucesso se repete com “Beijoqueira”, junto com Simone Mendes: 12 milhões de visualizações. SHOWS NACIONAIS – Ao todo, 33 shows de músicos e bandas de renome nacional agitam a programação nas praias ao longo de sete fins de semana, até o dia 22 de fevereiro, envolvendo diferentes estilos, como o sertanejo, samba e pop rock. Ainda vão passar pelos palcos do Verão Maior artistas como Fernando & Sorocaba, Eduardo Costa, Titãs, entre outros. Além da maior quantidade de shows programados, o Verão Maior Paraná desta temporada também conta com uma estrutura ainda mais completa para as apresentações, com ampliação do número de telões ao longo da praia e um espaço PcD. Os eventos contam ainda com esquema especial de segurança, tanto nas áreas dos shows, quanto no entorno, para garantir que as famílias possam curtir as atrações com tranquilidade. Serviço: Sexta-feira, 7 de fevereiro Matinhos – 21h: João Bosco & Vinícius Pontal do Paraná – 21h: Felipe Araújo Sábado, 8 de fevereiro Matinhos – 22h: Zezé Di Camargo & Luciano Pontal do Paraná – 22h: Cezar e Paulinho e Thiago Carvalho Domingo, 9 de fevereiro Matinhos – 17h: Michel Teló VERÃO MAIOR PARANÁ – A programação completa do Verão Maior Paraná está disponível no site exclusivo do Governo do Estado, pr.gov.br/verao. Ao todo, serão 33 shows nacionais gratuitos nas praias do Litoral paranaense e na região Noroeste, além de uma grande agenda esportiva e de lazer.
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 39 milhões
O concurso 2.825 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (6), não teve nenhum acertador das seis dezenas. O prêmio acumulou e está estimado em R$ 39 milhões para o próximo sorteio. Os números sorteados foram: 04 – 38 – 50 – 54 – 58 – 59. A quina teve 36 apostas vencedoras, que irão receber R$ 79.229,03 cada. Outras 2.464 apostas tiveram quatro acertos e faturaram R$ 1.653,66. Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de sábado (8), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5.
Igreja Matriz de Carambeí recebe novo pároco com celebração lotada de fiéis
A noite desta quinta-feira (6) foi marcada por emoção e fé na Igreja Matriz de Carambeí, que ficou completamente lotada para a missa de posse do Pe. Jorge Casimirski como novo Pároco e a apresentação do Pe. Marcelo do Carmo como Vigário Paroquial. Fiéis, autoridades e lideranças religiosas participaram desse momento especial, que representa o início de uma nova fase para a paróquia. Entre os presentes, a Prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, e o vice-prefeito, Dr. Otávio, acompanharam a cerimônia, reforçando o apoio da administração municipal às iniciativas da Igreja na comunidade. “Foi uma celebração inesquecível, com a igreja repleta de fiéis, demonstrando a força da nossa fé e da nossa união como cidade. Que essa nova caminhada do Pe. Jorge e do Pe. Marcelo seja repleta de bênçãos”, destacou a prefeita. Durante a missa, Pe. Jorge Casimirski agradeceu a recepção calorosa da comunidade e reafirmou seu compromisso com a evangelização e o fortalecimento da espiritualidade dos fiéis. Já Pe. Marcelo do Carmo destacou sua alegria em integrar a paróquia e sua disposição para contribuir com os trabalhos pastorais. A posse dos novos líderes religiosos trouxe um clima de renovação e esperança, unindo ainda mais os fiéis e consolidando o papel fundamental da Igreja na vida da população de Carambeí.
Sementes Batavo, da Cooperativa Frísia, realiza 6ª edição da Noite da Soja
A Sementes Batavo, marca da Cooperativa Frísia, promove no dia 18 de fevereiro a 6ª edição da Noite da Soja, evento técnico que já se tornou tradição no setor. Realizado no Pavilhão de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí (PR), o encontro reunirá cerca de 500 agricultores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de clientes e cooperados. O evento será ainda mais especial por ocorrer durante o ano do centenário da Cooperativa. As inscrições já estão abertas. Durante a programação, os participantes poderão conhecer os principais cultivares da marca para a safra 2025/2026, sendo 10 lançamentos. O evento terá a participação dos principais obtentores de genética, que apresentarão cultivares desenvolvidas para altas produtividades, respondendo às tecnologias empregadas na região, além de maior tolerância a condições adversas de clima. “Esse é um modelo que faz sucesso desde a primeira edição. Reunimos cooperados, produtores e clientes que estão diretamente envolvidos com sementes de soja, um público direcionado que produz e consome as nossas sementes e toma decisões estratégicas em todas as safras, com o objetivo de obter o melhor da lavoura”, destaca o gerente de Negócios Sementes da Frísia, João Victor Rodrigues da Silva. Uma das atrações deste ano será a palestra do doutor Rogério Coimbra, professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e referência nacional em sementes. Ele abordará boas práticas de produção, reforçando a importância da qualidade das sementes para o sucesso da lavoura. João Victor explica que a Noite da Soja trará as principais cultivares produzidas pela Batavo. “Temos um portfólio completo para atender às diferentes necessidades do agricultor, incluindo cultivares de alto teto produtivo, assim como opções tolerantes a diversidades climáticas, adaptadas do sul do Rio Grande do Sul ao sul de Minas Gerais”, afirma. Os participantes também terão a oportunidade de observar cada cultivar a campo e conhecer mais sobre suas características por meio dos obtentores de genética, interagir com as principais empresas de biotecnologia do mercado e soluções para o tratamento industrial de sementes. Com mais de 50 anos de inovação, a Sementes Batavo – conhecida como a “semente do plantio direto”, devido à sua origem – está presente nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e, recentemente, Tocantins. Seu lema reflete seu compromisso com a excelência: “Plante qualidade, colha sucesso!”. Serviço Noite da Soja 📅 Data: 18 de fevereiro – 17h30 📍 Local: Pavilhão de Exposições Frísia – Parque Histórico de Carambeí (PR) Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/noite-da-soja—sementes-batavo/2795233
Programa Nota Paraná entrega prêmio de R$ 1.000 para consumidores de 50 cidades
Consumidores de 50 municípios paranaenses foram premiados com R$ 1.000 no sorteio do Nota Paraná nesta quinta-feira (06). Foram 100 prêmios nesse valor entregues pelo programa de conscientização fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (veja lista abaixo). Outros 15 mil participantes receberam prêmios de R$ 50. Entre os sorteados com R$ 1.000, a Região Metropolitana de Curitiba lidera a lista com o maior número de ganhadores. Foram 33 consumidores que pediram o CPF nas notas fiscais e receberam o prêmio intermediário do programa. Em seguida, aparecem as regiões Oeste (12) e Norte (11). O Norte do Paraná, inclusive, foi o grande sortudo desta edição do Nota Paraná. O prêmio de R$ 1 milhão foi para a cidade de Londrina, enquanto o ganhador do sorteio dos R$ 50 mil é do município de Cambé. O prêmio de R$ 100 mil foi para uma moradora de Maringá, no Noroeste. PARANÁ PAY – Outros 8 mil contribuintes foram premiados com R$ 100 por meio do Paraná Pay, que tem como objetivo fomentar o setor de turismo. Para participar, é necessário estar cadastrado no Nota Paraná e aceitar os termos de uso do Paraná Pay, disponíveis no site ou no aplicativo (Android e iOS). PRÓXIMO SORTEIO – O próximo sorteio do Nota Paraná acontece em 6 de março e retoma a dinâmica dos prêmios regulares, ou seja, com valores entre R$ 50 e R$ 100 mil. Ao todo, serão premiados 35.102 bilhetes. Já o próximo prêmio de R$ 1 milhão será entregue no mês de maio, conforme determina a nova regulamentação do programa. De acordo com as novas regras, o valor milionário é entregue apenas quatro vezes ao ano, nos meses de fevereiro, maio, agosto e dezembro. COMO PARTICIPAR – Participar do Programa Nota Paraná é simples: ao efetuar compras nos estabelecimentos comerciais do Estado, os consumidores cadastrados devem solicitar a inclusão do CPF na nota fiscal. Essa prática possibilita acumular créditos, os quais podem ser transferidos para a conta bancária do participante ou utilizados para abater valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Cada nota fiscal com CPF inserido gera bilhetes para concorrer nos sorteios mensais. Para se cadastrar, basta acessar o site do Nota Paraná, clicar na opção “cadastre-se” e preencher a ficha com os dados pessoais, como CPF, data de nascimento, nome completo, CEP e endereço para criação da senha pessoal. AS CIDADES – Os ganhadores são das cidades de Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Balsa Nova, Barbosa Ferraz, Cafelândia, Cambé, Campo Largo, Cascavel, Castro, Colombo, Curitiba, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Figueira, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Londrina, Mangueirinha, Maringá, Morretes, Nova Aurora, Nova Cantu, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Porecatu, Prudentópolis, Rio Azul, Salgado Filho, Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Izabel do Oeste, Santo Inácio, São José das Palmeiras, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, Sapopema, Sengés, Toledo, Umuarama e Uraí.
Inaugurada no Boqueirão: Nova escola municipal transforma a educação em Carambeí
O dia 6 de fevereiro de 2025 ficará marcado na história da educação de Carambeí. A comunidade do bairro Boqueirão e das regiões vizinhas celebrou, com emoção e orgulho, a inauguração da nova sede da Escola Municipal Tônia Joanna Harms. Mais do que um prédio moderno, essa conquista simboliza um futuro de oportunidades para centenas de crianças e famílias que sonhavam com a escola própria, mais estruturada e acessível. A nova unidade escolar, com 3.228,08m² de área construída, foi projetada para oferecer um ambiente seguro, inclusivo e adequado para o aprendizado. A estrutura impressiona: são 12 amplas salas de aula, biblioteca, laboratório, refeitório, cozinha completa, banheiros acessíveis, pátio espaçoso e uma quadra de esportes coberta. Além disso, a escola conta com piso tátil, garantindo acessibilidade e inclusão para todos os alunos. Com capacidade para atender cerca de 600 crianças, a nova sede beneficiará não apenas os moradores do Boqueirão, mas também famílias das localidades de Campo Belo, Lageado, Vila Mariane, Santa Rosa e Cassandoca, garantindo ensino de qualidade mais próximo das comunidades. EMOÇÃO – A cerimônia de inauguração foi marcada por discursos emocionantes de autoridades, educadores e membros da comunidade. Pais e alunos acompanharam de perto cada momento, ansiosos para conhecer as novas instalações. “Essa escola é um presente para nossas crianças. Um espaço lindo, seguro e preparado para dar a elas um ensino de qualidade. É um momento de gratidão e felicidade para toda a comunidade”, destacou um dos moradores presentes no evento. A inauguração da Escola Municipal Tônia Joanna Harms reforça o compromisso da gestão com a educação. “Mais do que infraestrutura, essa conquista representa investimento no futuro das crianças e jovens do município. O novo espaço possibilita um ensino mais dinâmico e inclusivo, criando um ambiente onde o conhecimento pode florescer e transformar vidas.” reforçou Elisangela Pedroso, prefeita de Carambeí. O evento contou com a presença de diversas autoridades, reforçando a importância desse investimento para o município. PRESENÇA – Estiveram presentes os deputados estadual Romanelli (PSD), o deputado federal Aliel Machado (PV), além dos vereadores Eclaiton Bueno, Ilson Caninana, Sandro, Joel Sacolinha, Deleon Betim, Alan Fagundes, Diego Silva e Cleverson Oliveira e demais lideranças que apoiam o desenvolvimento da educação em Carambeí.
Com avanço no trecho estaiado, obras da Ponte de Guaratuba chegam a 38,8% de execução
As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, chegaram a 38,8% de execução. Os dados são do boletim do mês de janeiro. Nesse período, um dos destaques foi a finalização da concretagem dos blocos dos mastros principais (estacas e blocos de coroamento) do trecho estaiado. De acordo com o relatório, segue em andamento a chamada mesoestrutura (pilares), com a armação, montagem de forma e concretagem, que é realizada em três etapas, as quais totalizam 12,6 metros de altura. Após a mesoestrutura, será iniciada a superestrutura do trecho estaiado, que envolve as vigas e a laje onde passarão os carros. O Consórcio Nova Ponte também iniciou a implantação de uma grua fixa em um dos principais apoios da ponte para a execução do trecho estaiado. A grua, posicionada no bloco de coroamento, funcionará como “guindaste”, que vai auxiliar no transporte de tudo o que é necessário para a construção, tanto da parte central como do tabuleiro da ponte. Segundo a engenheira do DER/PR e fiscal da obra, Larissa Vieira, o ritmo segue intenso e dentro dos prazos programados. “Iniciamos 2025 com o mesmo propósito de qualidade, eficiência e segurança durante todas as etapas da construção da Ponte de Guaratuba. O nosso objetivo é cumprir a execução sempre dentro do cronograma estipulado para chegar ao objetivo de entrega da obra, em 2026. Essa é uma das maiores obras do Estado do Paraná”, destaca. AVANÇO – Em janeiro, o traçado da ponte começou a ficar “visível”. As atividades focaram na execução das estacas do trecho pré-moldado, envolvendo cravação, escavação e concretagem; fabricação e lançamento das vigas longarinas pré-moldadas e a execução das travessas do trecho pré-moldado. Para a infraestrutura da ponte, até o momento, foram 36 estacas concluídas, sendo 16 do trecho estaiado e 20 do trecho pré-moldado. Ao total, são 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado. Também houve execução das travessas que receberão as vigas longarinas, com sete já finalizadas. Já na superestrutura aconteceu a continuidade da fabricação das vigas longarinas pré-moldadas, chegando ao final do mês com o acumulado de 55 estruturas fabricadas. Em Guaratuba, ocorreu a continuidade nos serviços de contenções, com a execução do solo grampeado e estaca raiz no morro do lado de Caieiras. No lado de Matinhos, continua a implementação da alça de acesso a Cabaraquara com atividades de terraplenagem.