O Nota Paraná atingiu, em fevereiro, a segunda maior marca de notas fiscais emitidas em sua história na devolução de créditos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) aos participantes do programa – 72,8 milhões de documentos fiscais foram emitidos em novembro de 2024, gerando quase R$ 30 milhões em créditos para os consumidores De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), o maior volume ocorreu em março do ano passado, quando foram contabilizadas 73,7 milhões de notas. No total, serão distribuídos R$ 29.933.930,60 entre pessoas físicas e entidades no Paraná. Deste montante, R$ 26.692.839,98 serão repassados a cerca de 12 milhões de consumidores que solicitaram CPF na nota, enquanto R$ 3.241.090,62 beneficiarão instituições sociais. O cálculo do valor devolvido leva em consideração o faturamento das empresas, o volume de compras e o recolhimento do imposto. Os valores estarão disponíveis até o fim da tarde de segunda-feira (10). Para acessá-los, os consumidores podem utilizar o site ou o aplicativo do Nota Paraná, disponível para Android e iOS, e transferir o saldo para suas contas bancárias cadastradas. COMO PARTICIPAR – Para participar do Nota Paraná basta se cadastrar no site oficial do programa. O processo é simples e rápido: clique em “cadastre-se” e preencha os dados pessoais, como CPF, data de nascimento, nome completo, CEP e endereço. Após o cadastro, uma senha pessoal será criada para acesso ao sistema.
Homem mata vizinho e esfaqueia ex-mulher por ciúmes no PR
Na manhã deste domingo (9), um homem matou o vizinho e esfaqueou a ex-mulher em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O crime, ocorrido no bairro Campo Alto, teria sido motivado por ciúmes. O suspeito fugiu e não tinha sido encontrado até a publicação desta matéria. Homem invade casa e mata vizinho a facadas O suspeito, de 29 anos, teria invadido primeiro a casa de um vizinho, um jovem de 19 anos. Ele deu várias facadas no rapaz e, em seguida, foi até a casa da ex-companheira. A jovem de 24 anos também foi atacada com golpes de faca. Vizinhos ouviram os pedidos de socorro e chamaram a polícia, mas o autor conseguiu fugir antes da chegada da viatura. Jovem morreu e mulher segue hospitalizada O jovem chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu dentro da ambulância. A ex-mulher do agressor foi encaminhada a um hospital em estado grave. A principal suspeita é que a motivação do crime pode estar ligada a uma questão passional, já que o suspeito monitorava a ex-companheira mesmo após o término do relacionamento. A Polícia Civil investiga o caso e ainda não descarta outras hipóteses para o crime. Polícia busca por foragido O suspeito fugiu após o crime e segue sendo procurado pelas autoridades. Equipes da Polícia Civil realizam diligências para localizar o agressor e esclarecer todos os detalhes do caso.
Governo do Paraná incentiva municípios para a adesão ao Programa Saúde na Escola
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), alerta os municípios sobre a importância de efetivarem a adesão ao ciclo 2025/2026 do Programa Saúde na Escola (PSE), com objetivo de desenvolver ações de promoção da saúde e de prevenção a doenças e agravos para estudantes de escolas da rede pública de ensino. Os gestores municipais podem se inscrever até 21 de março de 2025 por meio da plataforma e-Gestor APS, no módulo do PSE. Entre as temáticas desenvolvidas no programa estão a prevenção e combate das violências e dos acidentes, promoção da cultura de paz e direitos humanos, a saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST, a alimentação saudável e prevenção da obesidade, o cuidado em saúde mental e verificação da situação vacinal. A Divisão de Promoção da Alimentação Saudável e Atividade Física (DVPAF), da Sesa, auxilia nesse processo de adesão junto às 22 Regionais de Saúde e aos 399 municípios paranaenses, além de prestar apoio técnico-administrativo contínuo na implementação do PSE, contribuindo com a formação de gestores, disseminação de materiais de apoio e monitoramento e avaliação. Até agora, 141 municípios tiveram a adesão concluída no sistema para este novo ciclo. O Saúde na Escola é um programa federal, pautado em estratégias de integração permanente da Saúde e Educação para estudantes de todas as fases da educação básica, desde a pré-escola até ao ensino médio, e Educação para Jovens e Adultos (EJA). A articulação entre escola e a Atenção Primária à Saúde (APS) é a base do Programa Saúde na Escola. “O PSE contribuiu para a promoção da saúde dos estudantes nos municípios do Paraná. O desempenho escolar dos alunos está diretamente ligado à saúde. Uma criança saudável certamente terá um aproveitamento escolar muito melhor”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. PROCESSO – Desde 2013, com a universalização do PSE, todos os municípios do país estão aptos a participar do programa. Os gestores municipais de saúde e educação devem mapear a rede instalada da APS e das escolas no município e definir de forma conjunta quais escolas serão pactuadas ao ciclo 2025/2026. Escolas sob as gestões municipais, estaduais e federal (se houver), incluindo escolas indígenas, rurais, quilombolas e em assentamentos, devem ser envolvidas nesse processo. Todos os tipos de equipes da APS, devidamente cadastradas e atualizadas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), estão aptas a planejar e desenvolver ações articuladas com as equipes das escolas pactuadas por meio do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M) INCENTIVO – O Ministério da Saúde repassa anualmente aos municípios que aderem ao PSE um incentivo financeiro de custeio para execução das ações. O recurso é repassado no primeiro ano, definido a partir do número de alunos matriculados nas escolas pactuadas e, no segundo ano, a partir do cumprimento das metas estabelecidas no documento orientador do ciclo vigente. O Paraná deu início ao programa em 2008, com 11 municípios participantes. No último ciclo 2023/2024 o Paraná pactuou 396 municípios, representando 99% dos municípios paranaenses aderidos ao PSE. O objetivo para este ciclo 2025/2026 é aumentar a cobertura para 100% dos municípios paranaenses.
Com oferta em todas as regiões, Agências do Trabalhador batem recorde com 23,7 mil vagas
As Agências do Trabalhador e postos avançados do Paraná têm 23.787 vagas de empregos com carteira assinada disponíveis, o maior número de oportunidades do ano. A maior parte das vagas ofertadas nesta semana é para alimentador de linha de produção, na indústria, com 6.586 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de magarefe, com 963 vagas, operador de caixa, com 832, e faxineiro, com 725. A região de Cascavel concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis, com 5.062 oportunidades. São ofertadas 1.326 vagas para alimentador de linha de produção, 276 para abatedor, 255 para magarefe e 199 para ajudante de motorista. A região da Grande Curitiba tem 4.625 oportunidades. São 363 vagas para alimentador de linha de produção, 279 para faxineiro, 229 para operador de caixa e 179 para atendentes de lojas e mercados, entre várias outras. Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta, além das vagas tradicionais, 26 oportunidades para profissionais com ensino superior e técnico em diversas áreas, com destaque para as funções de técnico em vendas, com 2 vagas, auxiliar contábil, com 2 vagas, professor de inglês, com 2 vagas, e auxiliar de desenvolvimento infantil, também com 2 vagas. As outras regiões do Estado também têm oportunidades de emprego. Londrina (2.617), Campo Mourão (2.399), Foz do Iguaçu (2.038), Pato Branco (1.670), Maringá (1.523), Umuarama (1.392) e Jacarezinho (1.020) reúnem mais de mil vagas cada. Em Londrina, as funções que lideram as ofertas são auxiliar de linha de produção, com 661 vagas, operador de caixa, com 661, servente de obras, com 109, e costureiro na confecção em série, com 101 oportunidades. Na região de Foz do Iguaçu, os destaques são para alimentador de linha de produção (730), repositor de mercadorias (98), abatedor (70) e magarefe (70). Em Pato Branco, há oferta de emprego para alimentador de linha de produção, com 539 vagas, faxineiro, com 135, magarefe, com 88, e operador de caixa, com 32. Em Maringá, Umuarama e Jacarezinho, a indústria é a principal porta de entrada, com alimentador de linha de produção liderando as ofertas. ATENDIMENTO – Os interessados em ocupar as vagas devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. Confira as vagas por Regional da Agência do Trabalhador AQUI .
Mega-Sena acumula novamente e prêmio está estimado em R$ 47 milhões
O concurso 2.826 da Mega-Sena, realizado neste sábado (8), não teve nenhum acertador das seis dezenas. O prêmio acumulou e está estimado em R$ 47 milhões para o próximo sorteio. Os números sorteados foram: 06 – 10 – 20 – 54 – 58 – 60 A quina teve 63 apostas vencedoras, que irão receber R$ 58.626,58 cada. Outras 4.803 apostas tiveram quatro acertos e faturaram R$ 1.098,56. Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de terça-feira (11), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5.
119 mil fãs de Zezé Di Camargo & Luciano cantam junto com a dupla em Matinhos
Na noite deste sábado (8), as areias de Matinhos foram palco de uma celebração emocionante, onde 119 mil pessoas se reuniram para prestigiar a apresentação de Zezé Di Camargo & Luciano no Verão Maior Paraná. A dupla, conhecida também como “Os filhos de Francisco”, encantou o público com seus sucessos que atravessam gerações. Desde o início do show, os irmãos demonstraram o carinho pelo Estado, puxando as estrofes de “Bicho do Paraná”, composição de João Lopes, seguidos de imediato pela plateia. “A estrutura do Verão Maior Paraná é a maior do Brasil. E engraçado que a gente fala em verão e pensa no Nordeste, Rio de Janeiro. E aqui com uma grade pesada de shows. Hoje em termos shows, eu posso dizer que é o maior verão do país”, aponta Zezé Di Camargo. Mesmo na estrada desde 1991, Luciano não escondeu a emoção em tocar pela segunda vez no Verão Maior Paraná. “Tocamos no ano passado, estar aqui de volta é um sinal que o pessoal gostou e quer mais. Estamos acompanhando os shows e estou amando. A estrutura está ainda melhor do que no ano passado e as pessoas vêm de vários lugares porque sentem a segurança no Verão Maior Paraná”, destacou. O público, por sua vez, não conteve a emoção. Grasiano Costa viajou de Goioerê, a mais de 600 quilômetros do Litoral, só para assistir à dupla. “Eu vim da roça e escuto Zezé e Luciano desde que eu tinha sete anos. O amor é grande e até tenho uma tatuagem para a dupla. Já vim no ano passado e quando vi que eles iam vir novamente achei que não era possível. É bom demais!”, disse entusiasmado. Os sertanejos se apresentaram no Verão Maior Paraná na última temporada reunindo 83 mil fãs. Outro emocionado na plateia foi Cleilson Alfeu, que veio de Toledo para relembrar um momento da infância. “Eu tinha 13 anos quando Zezé Di Camargo & Luciano me chamaram no palco, em um show em Umuarama, para cantar com eles. Desde então, vou em todos os shows que eu posso. Estava curtindo a praia, quando vi a placa anunciando, parei o carro para ver quando era e tô aqui. Vai que eles me chamam novamente?”, brinca. “Meu pai era muito fã da dupla e, ouvir eles, faz eu lembrar do meu pai”, emociona-se. Um amor de três décadas. É o tempo da devoção da professora Suzete Carneiro a Zezé Di Camargo & Luciano. “Saí às 3 horas da manhã de casa e nem dormi. Há 30 anos, fui a um show deles, mas me fizeram entrar em uma fila para tirar uma foto. Não sabia se era com o Zezé ou com o Luciano. Foi o Luciano. Tenho até hoje essa foto”, lembra a fã que veio de Piraí do Sul. Enquanto isso, em Pontal do Paraná, outra dupla sertaneja também atraiu uma multidão de fãs. Cezar e Paulinho e Thiago Carvalho animaram 27 mil pessoas no palco do Verão Maior Paraná. DOMINGO – Para encerrar o quinto fim de semana de shows do Verão Maior Paraná, o paranaense Michel Teló subirá ao palco de Matinhos neste domingo (9), a partir das 17h, no Centro de Eventos Marissol. A agenda de shows ainda tem, até 22 de fevereiro, Titãs, Fernando & Sorocaba, Clayton & Romário, Eduardo Costa, Rio Negro & Solimões, George Henrique & Rodrigo, Rick & Renner.
Paraná começa 2025 com 66% de aumento na abertura de novas empresas
O ano de 2025 iniciou aquecido no Paraná, com o aumento de 66% no saldo de empresas em janeiro em relação ao mesmo período de 2024. Em janeiro de 2025, o saldo foi de 19.225 empresas, enquanto no primeiro mês do ano passado foram 11.586. O aumento foi puxado por mais registros de microempreendedores individuais (MEIs), empresas limitadas, sociedades anônimas fechadas, cooperativas e consórcios. Além disso, o Paraná voltou a aparecer entre os líderes nacionais na velocidade de abertura de empresas, com apenas 8h55 em janeiro. Os dados estão no relatório de abertura e fechamento de empresas divulgado pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar) nesta sexta-feira (7). Em janeiro de 2024 foram registrados 16.251 MEIs, 2.781 empresas limitadas, 35 sociedades anônimas fechadas, sete cooperativas e nenhum consórcio. Já neste ano, os números aumentaram para 31.411 MEIs, 43 sociedades anônimas fechadas, 10 cooperativas e sete consórcios. O número de empresas abertas em janeiro deste ano foi 48% maior do que em janeiro passado. Foram 40.021 empresas em 2025, enquanto em 2024 foram 27.025. Atualmente, o Paraná soma 1.778.208 empresas, sendo 1.698.334 matrizes e 79.874 filiais. O saldo de empresas é calculado entre as aberturas e baixas de registros no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Em janeiro de 2025 foram 20.796 baixas. “Os dados mostram que a economia do Paraná vai de vento em popa, com o empreendedor acreditando no Estado, que está reduzindo burocracias e a Junta Comercial está sendo ágil no processo de registro de empresas”, diz o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni. DESCOMPLICA PARANÁ – Em janeiro de 2025, 3.724 empresas obtiveram o selo do Baixo Risco, sendo 56% (2.077) na abertura e 44% (1.647) em alterações. Ou seja, duas em cada 10 empresas abertas no Paraná foram beneficiadas com o selo de Baixo Risco. O selo é previsto no Decreto nº 3.434/2023, de 14 de setembro de 2023, que regulamenta a Lei da Liberdade Econômica no Paraná, classificando as empresas como de baixo risco e as dispensando da emissão de alvarás de funcionamento e licenciamentos no caso de 771 atividades econômicas. A dispensa se aplica no caso de alvarás e licenciamentos do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Defesa Agropecuária. No primeiro ano de vigência do decreto nº 3.434/2023, 31.605 empresas foram beneficiadas (excluindo-se as MEIs). Desse total, 57% dos selos foram emitidos pela Jucepar em aberturas de empresas e 43% em alterações. Curitiba (9.297), Maringá (2.636), Londrina (1.806), São José dos Pinhais (1.030) e Cascavel (963) foram as cidades que mais tiveram empresas beneficiadas pelo selo de Baixo Risco desde o início da vigência do decreto, em 31 de janeiro de 2024. AGILIDADE – O Paraná subiu novamente no ranking de tempo de abertura de empresas no Brasil, passando do 7º para o 2º lugar, atrás apenas de Sergipe. O Paraná obteve o tempo médio de 8 horas e 55 minutos no período, movimentando 7.182 processos. O estado sergipano, por outro lado, movimentou apenas 600 processos com tempo de 7 horas e 4 minutos – 12 vezes menos do que o volume paranaense. No Brasil, o tempo médio de abertura de empresas no mês foi de 24 horas, com o movimento de 84.330 processos. Estados próximos do Paraná levam até mais tempo: São Paulo (32 horas), Minas Gerais (31 horas), Rio de Janeiro (29 horas) e Santa Catarina (23 horas) O tempo total de abertura de empresas leva em consideração o tempo na etapa de viabilidade, na validação cadastral que os órgãos efetuam e na efetivação do registro, com a obtenção do CNPJ. Não são considerados os tempos de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças para o funcionamento do negócio. Confira os relatórios AQUI e AQUI .
João Bosco & Vinícius levam sertanejo para 36 mil pessoas nas areias de Matinhos
A chuva até tentou, mas não afastou o público do quinto fim de semana de shows do Verão Maior Paraná. Mesmo com as pancadas de chuva que aconteceram na sexta-feira (7) no Litoral, João Bosco & Vinícius reuniram 36 mil pessoas nas areias de Matinhos. A dupla, que marca história do sertanejo universitário, trouxe um repertório recheado de sucessos, como “Chora, Me Liga”, “Sufoco”, “Bloqueia Eu” e “Segunda Taça”, fazendo o público cantar junto do início ao fim. “O Paraná foi o primeiro Estado, depois do nosso de origem, o Mato Grosso do Sul, a abraçar o nosso trabalho, então é sempre bom poder voltar, ainda mais neste evento que a gente sabe que é um dos mais esperados da região”, disse João Bosco. Vinícius, por sua vez, disse que a dupla tem acompanhado o Verão Maior. “A gente sempre dá uma pesquisadinha, viu algumas transmissões de shows, a estrutura está linda como sempre”, disse. É a segunda vez que os sertanejos se apresentam no Verão Maior Paraná. A primeira vez foi em 2023. No meio da multidão em Matinhos, a fã Maritana Bevilaqua de Souza, de 52 anos, foi uma das primeiras a chegar, ainda de dia, enquanto o show estava marcado para as 22 horas. “Faz dez anos que acompanho a dupla e não perco um show, não tinha como ficar de fora, sou fã de carteirinha. Essa estrutura montada foi a melhor coisa que fizeram aqui na praia”, celebra. Quem também aproveitou foi o casal Fabio Fontana e Ana Generali que, além de João Bosco & Vinícius, já curtiram Alexandre Pires e César Menotti & Fabiano no palco do Verão Maior Paraná. “Estamos aproveitando esses shows que são para toda a família. O pessoal está vindo porque está muito bacana”, disse Fabio. Já Ana, ressaltou a segurança durante os shows. “É só vir, está tudo organizado, a Polícia aqui é amiga, os bombeiros são amigos”, ressaltou. Além dos grandes artistas, os turistas de São José dos Pinhais dizem que têm acompanhado as apresentações da banda da Polícia Militar. “É muito bom ver nossa Polícia tão bem representada”, diz Fabio. A banda da PM mais uma vez foi a responsável pelo show de abertura em Matinhos nesta sexta-feira. PONTAL DO PARANÁ – Enquanto Matinhos vibrava ao som de João Bosco & Vinícius, Felipe Araújo comandava a festa no palco de Pontal do Paraná, onde também reuniu 18 mil pessoas. Com hits como “Atrasadinha”, “Espaçosa Demais” e “Amor da Sua Cama”, o cantor contagiou o público, que aproveitou a noite ao máximo. PROGRAMAÇÃO – O Verão Maior Paraná segue com mais atrações de peso. Neste sábado (8), Zezé Di Camargo & Luciano prometem um show repleto de nostalgia e grandes sucessos em Matinhos. Já em Pontal do Paraná, será a vez de Cezar & Paulinho e Thiago Carvalho animarem o público. No domingo (9), o cantor paranaense Michel Teló, natural de Medianeira, encerra o fim de semana com seu repertório de sucessos, incluindo “Ai Se Eu Te Pego” e “Humilde Residência”. Serviço: Sábado, 8 de fevereiro Matinhos – 22h: Zezé Di Camargo e Luciano Pontal do Paraná – 22h: Cezar e Paulinho e Thiago Carvalho Domingo, 9 de fevereiro Matinhos – 17h: Michel Teló
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 39 milhões neste sábado (8)
A Mega-Sena sorteia neste sábado (8) prêmio acumulado em R$ 39 milhões. As seis dezenas do concurso serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, em São Paulo. O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
Polícia Militar executa mandado judicial em operação em Carambeí
Na manhã de quinta-feira (06), por volta das 11h, equipes da Polícia Militar de Carambeí cumpriram um mandado judicial na Estrada do Areião. A operação envolveu o trabalho conjunto de diversas unidades, que atuaram de forma coordenada para garantir o fiel cumprimento da medida judicial. Durante a ação, um indivíduo foi localizado e encaminhado para a Delegacia de Polícia de Castro, onde serão adotadas as providências legais cabíveis. A corporação ressaltou a importância da eficácia e do comprometimento de suas equipes para a manutenção da ordem e da segurança na região. A Polícia Militar reafirma seu compromisso com a população, enfatizando que cada ação realizada reflete o trabalho incansável e a dedicação de seus profissionais em prol da sociedade.