O Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), entidade vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, divulgou nesta terça-feira (11) o Índice Ipardes de Preços Regional Alimentos e Bebidas (IPR – Alimentos e Bebidas) do Estado do Paraná. O resultado apresentado registrou variação positiva de 0,75% em janeiro, ficando 0,08% acima do observado em dezembro de 2024 e 0,36% abaixo em relação a janeiro de 2024. A influência principal no número mostrado é proveniente do café, que isoladamente foi responsável por 0,72% da variação mensal. No mês, o café teve um aumento de 10,23%. O tomate subiu 14,66% e a maçã, 3,04%. Apesar do percentual de tomate ter sido maior, o café pesa mais no índice. Isso porque a contribuição em pontos porcentuais corresponde à influência ponderada de cada um dos itens no resultado agregado do IPR. A baixa oferta no mercado interno foi um dos principais fatores para os reajustes nesses produtos. Como causas das restrições de volume estão a aproximação do fim da safra do tomate; as questões climáticas que prejudicaram a produção do café e os estoques reduzidos de maçã em um período de início de colheita. “Por outro lado, os preços da batata-inglesa, do pernil suíno e do feijão-preto recuaram -16,83%, -6,67% e -5,01%, respectivamente. O aumento da oferta desses produtos ajudou a reduzir os seus preços”, explicou o diretor de Estatística do Ipardes, Marcelo Antonio. Esse movimento deveu-se à oferta crescente tanto da batata quanto do feijão oriunda de boa produtividade de suas safras. REGIÕES – Além da análise estadual, o Ipardes apresenta números regionalizados. A entidade observou variação positiva de 1,07% em Londrina, 0,87% em Ponta Grossa e 0,66% em Cascavel. As demais regiões apresentaram aumentos de menor intensidade: 0,79% em Foz do Iguaçu, de 0,65% em Curitiba, e de 0,45% em Maringá. O tomate liderou esta variação positiva em Foz do Iguaçu (20,57%), em Londrina (19,34%), em Maringá (18,76%), e em Cascavel (10,25%). Por outro lado, o café foi o protagonista em Ponta Grossa (13,08%) e em Curitiba (10,03%). NOS ÚLTIMOS 12 MESES – Além de verificar mês a mês, o Ipardes faz um levantamento com os números registrados nos últimos 12 meses. No acumulado desde fevereiro de 2024, o aumento mais acentuado é também no café (58,95%) e, em percentual menor, na laranja-pera (35,36%) e no alho (32,14%). De forma regionalizada e tomando-se por base os últimos 12 meses, o café registrou reajustes de 67,69% em Londrina, de 65,22% em Foz do Iguaçu, de 65,08% em Ponta Grossa, de 60,33% em Cascavel, de 59,29% em Curitiba e de 38,06% em Maringá. No entanto, ficaram mais baratos na mesa do consumidor no mesmo período batata-inglesa, cebola e tomate com decréscimos de -62,80%, -36,88% e -29,14% nesse período, respectivamente. Essas reduções em batata-inglesa puderam ser verificadas em todas as regiões do Estado. O alimento teve queda de 67,36% em Curitiba, 65,44% em Maringá, 64,15% em Ponta Grossa, 64,02% em Londrina, 61,24% em Cascavel e de 52,99% em Foz do Iguaçu. ÍNDICE – O Ipardes divulga mensalmente a variação do Índice de Preços Regional – Alimentos e Bebidas, a partir da análise de 35 itens em seis municípios. Os preços para o cálculo são extraídos de aproximadamente 382 mil registros das Notas Fiscais ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) emitidas por 366 estabelecimentos comerciais dos municípios onde é feita a coleta e disponibilizadas pela Receita Estadual do Paraná, respeitando os critérios de sigilo fiscal.
Mega-Sena acumula novamente e prêmio está estimado em R$ 53 milhões
O concurso 2.827 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (11), não teve nenhum acertador das seis dezenas. O prêmio acumulou e está estimado em R$ 53 milhões para o próximo sorteio. Os números sorteados foram: 01 – 11 – 13 – 27 – 45 – 59 Esta é a sétima vez seguida que o prêmio principal da Mega-Sena não tem vencedor. A quina teve 116 apostas vencedoras, que irão receber R$ 29.262,50 cada. Outras 7.322 apostas tiveram quatro acertos e faturaram R$ 662,27. Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de quinta-feira (13), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5.
Trabalhador morre em capotamento de trator na PR-151
Um homem de 33 anos morreu na tarde desta terça-feira (11) após um acidente enquanto realizava serviços de manutenção às margens da PR-151, no trecho entre Castro e Piraí do Sul. Segundo o Posto Policial Rodoviário de Piraí do Sul, a vítima, identificada como H. N. S., operava um trator MAHINDRA/6075 Novo quando, ao desviar de uma placa de marco quilométrico no km 282, perdeu o controle do veículo, que capotou e caiu sobre ele. Equipes do SAMU e do SIATE foram acionadas e tentaram prestar socorro, mas o trabalhador não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O caso será investigado para apurar as circunstâncias do acidente.
Castro realiza estudos técnicos para fazer nova licitação do transporte coletivo
A Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) apresentou, na manhã desta terça (11), dados coletados junto aos usuários de ônibus urbano de Castro para o prefeito, Reinaldo Cardoso, e para o vice-prefeito, Régis Moreno. Estes dados foram utilizados para embasar a reestruturação do transporte coletivo urbano do Município e resultará na realização de uma licitação para contratação de nova concessionária. “Com a pesquisa junto aos usuários, foram identificadas questões relativas à qualidade dos veículos, à frequência dos ônibus que não atende à demanda dos usuários, à necessidade de novos itinerários e à readequação da antiga rodoviária em um Terminal Urbano”, conta Luiz Henrique Fragomeni, supervisor técnico dos trabalhos externos da Funpar. O secretário de Desenvolvimento Urbano Edmir Kirchof explica que, além dos dados coletados, a Funpar também trouxe questões que precisam ser decididas pela Prefeitura, como, por exemplo, se o pagamento será por quilômetro rodado ou por passageiro. “Esses questionamentos e as decisões tomadas influenciarão no futuro do transporte coletivo urbano do Município”. Kirchof também explica que a antiga rodoviária precisará passar por uma série de obras para que possa sediar o Terminal Urbano. “A Prefeitura precisa fazer todas as adaptações necessárias para que o terminal possa receber todos as linhas do transporte coletivo urbano e, também, canaletas no entorno para o transporte metropolitano, mas a grande preocupação é com a acessibilidade e o fato dos pedestres precisarem transitar entre os ônibus”. Fragomeni destaca a necessidade da continuidade na realização de estudos. “Nos próximos dias vamos ter uma reunião para começar a analisar o equilíbrio tarifário, que é de extrema importância no sistema. É preciso observarmos o índice de passageiros por quilômetro na tentativa de encontrar uma tarifa mais justa do que a existente”.
Nova sede do CREAS fortalece rede de proteção social em Carambeí
Na manhã da última sexta-feira, 7 de fevereiro, foi realizada a inauguração da nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O evento contou com a presença de importantes autoridades, incluindo a deputada federal Leandre Dal Ponte, a secretária municipal de Assistência Social Johanna Macedo, a prefeita Elisangela Pedroso e, de forma destacada, o vice-prefeito Otávio, que reforçou o compromisso da administração municipal com as políticas de assistência social. O novo espaço, com 238,40 metros quadrados, foi projetado de acordo com os padrões do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, garantindo condições adequadas para a prestação de serviços especializados à população. O investimento total da obra atingiu R$ 822 mil, sendo que mais de R$ 530 mil foram viabilizados por meio de emenda parlamentar da deputada Leandre Dal Ponte, enquanto o restante foi custeado com a contrapartida do município. As autoridades presentes ressaltaram a importância da integração entre os níveis federal e municipal para o desenvolvimento de projetos que promovam a inclusão social e o bem-estar dos cidadãos. Com a nova sede do CREAS, a cidade dá um passo decisivo rumo à melhoria da qualidade dos serviços prestados e ao atendimento mais humanizado e eficaz às famílias e indivíduos que necessitam de apoio.
Eduardo Costa, Clayton & Romário e Rionegro & Solimões vão agitar o Litoral
O sexto e penúltimo fim de semana de shows gratuitos do Verão Maior Paraná 2024/2025, no Litoral do Estado, vai contar com muita música sertaneja. Eduardo Costa é a atração principal, cantando tanto em Matinhos quanto em Pontal do Paraná. A programação inclui ainda as duplas Clayton & Romário e Rionegro & Solimões. Nos primeiros cinco fins de semana, com mais de 20 artistas, bandas e duplas em ação nos palcos, o público já superou a casa de 1,4 milhão de pessoas nas areias paranaenses para assistir aos shows gratuitos. O mineiro Eduardo Costa vai participar da temporada com duas apresentações. A primeira será em Pontal do Paraná, às 21 horas, na próxima sexta-feira (14). Com um repertório extenso, o cantor, que iniciou a carreira solo em 2000, vai agitar o público com canções como “Amor de Violeiro”, que tem mais de 23 milhões de visualizações no Youtube – canal em que ele conta com mais de 7,8 milhões de inscritos. Com timbre rouco e forte, ele tem um estilo variado, já que tem influência em sua carreira tanto de duplas tradicionais, como João Mineiro & Marciano, Milionário & José Rico e Chitãozinho & Xororó, quanto do country norte-americano. Aposta em baladas românticas e na sofrência que marcam o gênero, trazendo uma sonoridade que combina o sertanejo clássico, com direito a sanfona e viola caipira, com arranjos mais modernos. No Spotify, Eduardo Costa tem mais de 3,3 milhões de ouvintes mensais. Além de “Amor de Violeiro”, estão entre as mais ouvidas “Ainda tô aí”, “Vestido de Seda” e “Um degrau na escada”. Tudo isso estará também no palco principal de Matinhos, no dia seguinte, sábado (15), a partir das 22 horas. Quem vai abrir os trabalhos na sexta-feira (14), às 21 horas, em Matinhos, é a dupla Clayton & Romário, que ganhou projeção nacional durante a pandemia de Covid-19, e hoje faz enorme sucesso como parte da nova geração do sertanejo – tanto que o número de ouvintes mensais no Spotify supera a impressionante marca de 8,2 milhões.Nessa mesma plataforma, a música “Namorando ou não” já foi tocada mais de 171 milhões de vezes. “Aproveita” também se destaca, tendo sido ouvida em mais de 88 milhões de ocasiões. Os irmãos goianos, mas com coração mineiro, têm forte influência do sertanejo raiz, mostrando um repertório bastante dominado pela sofrência e pelo romantismo – com letras que falam sobre desilusões amorosas, traição e saudade. Com canções mais intimistas e outras mais agitadas, eles prometem esquentar a noite dos veranistas paranaenses. Já no Centro de Eventos Marissol, o sábado (15) será com os mineiros Rionegro & Solimões, que estão juntos na estrada como profissionais desde os anos oitenta. A apresentação começa às 22 horas. Com tanto tempo de carreira, os amigos José Divino Neves e Luiz Felizardo acumularam um longo e variado cardápio musical, partindo do sertanejo raiz e chegando com propriedade ao ritmo mais moderno, influenciado pelo pop. O repertório tem modão, músicas românticas, mas também há produções mais animadas, que prometem transformar Pontal do Paraná em uma grande festa do sertanejo. É o caso de “Cowboy Chora”, hit com mais de 79 milhões de visualizações no Youtube, e “Fivela com Fivela”, que passou de 59 milhões na mesma plataforma de streaming. A participação do público é praticamente certa com músicas com muita energia e batida contagiante, como “Bate o Pé”, “Na Sola da Bota”, e “A Gente se Entrega”. TRANSMISSÃO NACIONAL – Mesmo quem não estiver no Litoral vai poder acompanhar pela televisão os shows de Matinhos, que serão transmitidos em rede nacional pelas emissoras Band, SBT, TV Paraná Turismo e TVCI, além das rádios Band e Nativa FM. O SBT vai transmitir o show de Clayton & Romário, na sexta. No sábado, a TV Band e as rádios Band e Nativa FM apresentam a todo o Brasil o show de Eduardo Costa. A TV Paraná Turismo e a TVCI (emissora do Litoral) transmitem os shows em ambos os dias. O objetivo é ampliar o alcance da programação cultural promovida pelo Governo do Paraná ao país inteiro. SHOWS NACIONAIS – Ao todo, 33 shows de músicos e bandas de renome nacional agitam a programação nas praias ao longo de sete fins de semana, até o dia 22 de fevereiro, envolvendo diferentes estilos, como o sertanejo, samba e pop rock. Ainda vão passar pelos palcos do Verão Maior: Fernando & Sorocaba, Titãs, George Henrique & Rodrigo, Rick & Renner. Além da maior quantidade de shows programados, o Verão Maior Paraná desta temporada também conta com uma estrutura ainda mais completa para as apresentações, com ampliação do número de telões ao longo da praia e um espaço PcD. Os eventos contam ainda com esquema especial de segurança, tanto nas áreas dos shows, quanto no entorno, para garantir que as famílias possam curtir as atrações com tranquilidade. Serviço: Sexta-feira, 14 de fevereiro Matinhos – 21h: Clayton & Romário Pontal do Paraná – 21h: Eduardo Costa Sábado, 15 de fevereiro Matinhos – 22h: Eduardo Costa Pontal do Paraná – 22h: Rionegro & Solimões VERÃO MAIOR PARANÁ – A programação completa do Verão Maior Paraná está disponível no site exclusivo do Governo do Estado, o pr.gov.br/verao. Ao todo, serão 33 shows nacionais gratuitos nas praias do Litoral paranaense e na região Noroeste, além de uma grande agenda esportiva e de lazer.
Acima da média nacional, indústria do Paraná cresce 4,2% em 2024
A produção industrial do Paraná fechou 2024 com crescimento de 4,2% de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), do Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE), divulgada nesta terça-feira (11). O desempenho foi superior à média nacional registrada pelo instituto, que foi de aumento de 3,1%. O Paraná ainda teve o segundo melhor desempenho do Sul do Brasil, atrás de Santa Catarina (7,7%) e à frente do Rio Grande do Sul (0,6%). Em relação aos demais estados brasileiros, o resultado da indústria paranaense foi melhor do que os principais polos industriais do Brasil, como São Paulo (3,1%), Minas Gerais (2,5%) e Rio de Janeiro (0,1%). Na comparação de dezembro de 2024 com o mesmo mês do ano anterior, o aumento paranaense também ficou acima da média nacional. Neste recorte, o Paraná registrou alta de 2,5%, enquanto o Brasil teve crescimento médio de 1,6%. Outros estados como São Paulo (-1,5%), Minas Gerais (-1,8%), Goiás (-2,8%) e Rio de Janeiro (-5,1%) registraram queda nesta mesma comparação. O resultado é importante pela capacidade que o setor industrial tem de induzir o desenvolvimento econômico, com contratações com médias salariais altas e de longo prazo. Por causa desta política, o Estado foi o segundo que mais gerou empregos industriais ao longo do ano no Brasil, segundo o Caged, com 31 mil vagas criadas. SETORES – O bom resultado foi puxado pela liderança paranaense na produção em vários setores-chave. A indústria de bebidas do Paraná, por exemplo, cresceu 9,9% em 2024, com uma diferença expressiva para o segundo colocado nacional, que foi o Ceará, com alta de 6,5%. Na média nacional, o subsetor teve aumento de 1,2%. O resultado é reflexo de uma política de atração de investimentos privados que impulsionou a atividade no Estado, como o aporte de R$ 1,5 bilhão da Heineken na expansão da sua planta e no investimento de R$ 1,6 bilhão da Maltaria Campos Gerais, ambos em Ponta Grossa. Desde 2020, empresas do setor da cerveja investiram cerca de R$ 5 bilhões não apenas para a fabricação da bebida no Estado, mas também de outros insumos usados no processo, desde o malte até as garrafas. O Paraná também foi líder nacional no crescimento de produção de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com alta de 36,4%, o triplo do crescimento nacional, que foi de 12,2%. Ainda teve o maior crescimento nos subsetores industriais de produtos de madeira (12,4%) e de móveis (12,7%). Os dados completos da Pesquisa Industrial Mensal Regional estão no sistema Sidra, o banco de dados do IBGE.
Pai mata filha baleada durante briga entre adolescentes no PR
Uma adolescente morta em tiroteio neste fim de semana chocou a cidade de Cornélio Procópio, no Paraná. Conforme foi revelado pela polícia, o pai teria matado a filha durante uma discussão com outras pessoas. Ana Clara Vitória Roque, de 15 anos, foi atingida por um tiro fatal durante uma troca de tiros envolvendo seu pai e dois homens. O caso ocorreu na Rua Luís Negri, próximo à casa da avó da vítima. Tiroteio acaba em tragédia com morte de adolescente Segundo relatos, Ana Clara estava acompanhada do irmão, de 12 anos, e de uma amiga quando o confronto começou. O pai da vítima afirmou em depoimento que dois homens foram até sua residência, momento em que houve o tiroteio. Infelizmente, os únicos atingidos foram as crianças que estavam na calçada. Ana Clara morreu ainda no local do confronto. O irmão dela, de 12 anos, foi atingido por um tiro de raspão no braço. Outra adolescente de 15 anos que chegou ao local acompanhada dos outros dois homens também ficou ferida – ela levou um tiro no peito e foi levada ao hospital. Polícia Civil investiga o caso A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar as causas do tiroteio. Familiares da vítima afirmam que a amiga de Ana Clara a perseguia, o que levou ao envolvimento dos pais e, consequentemente, ao confronto armado. Ana Clara Vitória Roque foi sepultada neste domingo (9) no Cemitério Municipal de Cornélio Procópio. O pai suspeito de matar a filha foi preso em flagrante e levado para a delegacia para prestar esclarecimentos.
Venda de veículos automotores sobe 6% em janeiro em comparação a 2024
A quantidade de veículos automotores (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) vendida em janeiro de 2025 no país foi de 171,2 mil unidades, 6% acima do registrado no mesmo mês do ano passado. Esse é o terceiro ano consecutivo de aumento das vendas no mês de janeiro, atingindo níveis pré-pandemia de covid-19. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (10), são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A produção de veículos automotores também cresceu, chegou a 175,5 mil unidades, 15,1% superior à de janeiro de 2024. De acordo com a entidade, o aumento na produção está relacionado às exportações que, em janeiro, totalizaram 28,7 mil unidades, um salto de 52,3% sobre o mesmo mês do ano passado. Já as importações chegaram a 39,3 mil unidades, 24,8% acima do registrado em janeiro de 2024. A participação das vendas dos importados tem aumentado em janeiro: 14,3% em 2022 e 2023; 19,5%, em 2024; e 23%, em 2025. Aumento de custos Segundo o presidente da Anfavea, Márcio de Lima e Leite, a taxa de juros elevada, assim como a alta no preço do dólar, ocorrida no final de 2024, terão impacto nos custos de produção dos veículos no país. Ele ressalvou, no entanto, que o repasse da elevação dos custos ao consumidor final dependerá da estratégia comercial de cada fabricante. “Sem dúvida, as empresas tiveram um aumento de custos de produção nesses últimos dois meses. Tivemos aumento do preço em si impactado por juros, impactado por câmbio. É uma indústria que teve um aumento de custo na sua produção. Mas se isso vai ser repassado, aí cada montadora, cada fabricante, cada marca tem a sua estratégia de mercado”, destacou.
Lexa desabafa sobre morte da filha: “Sonhei tantas coisas lindas”
Em homenagem à Sofia, filha que morreu três dias após o parto prematuro, Lexa publicou um texto nas redes sociais. A bebê faleceu na última quarta-feira (5). De acordo com a cantora, os dias de internação foram os mais difíceis de sua vida. Lexa foi internada no dia 21 de janeiro em decorrência de uma pré-eclâmpsia com síndrome de Help. “Vivi os dias mais difíceis da minha vida. Eu senti cada chutinho, eu conversei com a barriga, eu idealizei e sonhei tantas coisas lindas pra gente… Foram 25 semanas e 4 dias de uma gestação muito desejada!”, escreveu Lexa. Além disso, Lexa revelou que, um dia antes do nascimento e quatro dias antes da morte da bebê, os movimentos dentro da barriga a acalmaram. “Lembro da última noite grávida, eu não conseguia dormir e você mexeu a noite toda. Você sabia me acalmar como ninguém”, relatou. “”Eu rezei tanto e implorei tanto para que tudo desse certo, eu cantei pra barriga, fiz playlist de parto”. O parto de Lexa precisou acontecer antes do tempo completo de gestação por conta de complicações de saúde tanto da cantora como de Sofia. Em decorrência da pré-eclâmpsia, o fígado e rins da artista começaram a falhar. “Mais um dia e eu não estaria aqui pra contar nem a minha história e nem a dela”, desabafou. “Agora, estou buscando um rumo na minha vida. Uma parte de mim se foi”. Por fim, Lexa agradeceu às orações de seus fãs e seguidores e afirmou ter fé nos planos de Deus. “Eu não tenho forças nem para andar, parecia que a cada pá de terra no seu enterro era como se a minha vida e os meus sonhos estivessem indo junto”, concluiu. “Mas eu creio nos teus planos, Senhor”.