O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou na noite desta terça-feira (3), junto com a primeira-dama, Luciana Saito Massa, da inauguração da nova sede administrativa da Ademicon, no bairro Batel, em Curitiba. Durante o evento, ele exaltou os benefícios econômicos e o potencial de geração de empregos a partir do crescimento de empresas paranaenses. “A Ademicon é uma empresa paranaense que se transformou em uma das maiores do Brasil na área de consórcios e créditos, inclusive expandindo suas atividades para outros países”, disse Ratinho Junior. “É muito bom ver empresas criadas no nosso Estado ganhando valor e força econômica, porque isso gera mais empregos e renda para as famílias paranaenses”. Ao falar para o público de funcionários e parceiros da empresa de todo o País, o governador também ressaltou a grande participação feminina na força de trabalho estadual. “Aqui vemos muitas mulheres trabalhando e isso simboliza o que está acontecendo em todo o Paraná, que é o Estado do Sul que mais cria oportunidades de emprego para as mulheres e os jovens”, concluiu. Criada em 1991 como uma administradora de consórcios de imóveis, a Ademicon ampliou seu ramo de atividade com a oferta de crédito e consórcios de veículos e serviços. Atualmente, a empresa possui 199 unidades distribuídas por todo o Brasil, onde trabalham cerca de 7 mil funcionários. De janeiro a julho deste ano, registrou R$ 13,9 bilhões em vendas aos seus mais de 295 mil clientes. Em julho, a empresa alcançou novo recorde consecutivo de vendas em 33 anos, chegando a R$ 2,6 bilhões em créditos comercializados, um crescimento de 69% em relação ao ano anterior. “Estamos muito gratos pelo novo recorde da companhia, cujos números são fruto do trabalho do nosso time e comprovam que o consórcio ainda tem grande potencial de crescimento, sendo cada vez mais adquirido pelos brasileiros”, explicou a CEO da Ademicon, Tatiana Reichmann. A nova sede da Ademicon é na verdade a reestruturação do antigo espaço onde a empresa funciona há 18 anos, agora mais amplo e completamente renovado. “Hoje, somos 7 mil pessoas espalhadas por todo o Brasil, mas aqui é a nossa sede e nossa raiz. O Paraná nos acolheu em todos os sentidos, com mão de obra, produtos, tecnologia, com incentivo para crescermos, o que nos deixou mais fortes, tanto que foi aqui no Estado onde assumimos pela primeira vez a maior participação de mercado no ramo de consórcios.”, afirmou Tatiana.
Veja a previsão do tempo para Carambeí nesta quarta-feira
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira, 04 de agosto de 2024, na cidade de Carambeí (PR). A temperatura máxima será de 30°C e a temperatura mínima será de 15°C. Aproveite o dia, mas esteja preparado para as condições do tempo. *Este conteúdo foi produzido por inteligência artificial com base nos dados divulgados pela Climatempo, serviço de informações meteorológicas.
Polícia Civil de Carambeí prende jovem por descumprimento de medidas protetivas e ameaça a ex-companheira
Na tarde desta terça-feira (03), a Polícia Civil do Paraná, por meio da Delegacia de Carambeí, prendeu um jovem de 22 anos acusado de descumprir medidas protetivas, dano qualificado, violação de domicílio e ameaça. A vítima, sua ex-companheira, também de 22 anos, havia obtido as medidas protetivas após o término do relacionamento, mas o indiciado, insatisfeito com a separação, ignorou as restrições e cometeu os crimes em 27 de agosto de 2024. A delegada responsável pelo caso, Renata Batista, explicou que a prisão preventiva foi necessária devido à gravidade das ações do acusado, visando proteger a integridade física e psicológica da vítima. Após a detenção, o indiciado foi levado para a Cadeia Pública de Castro, onde permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil do Paraná reforça o pedido à população para que colabore com as investigações, fornecendo informações sobre crimes semelhantes. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelos números 197 (PCPR) e 181 (Disque-Denúncia), ou diretamente à equipe de investigação.
Homicídios e roubos caem no Paraná mais do que a média nacional em 2024
O Paraná teve reduções expressivas – acima da média nacional – no registro de diversos crimes que envolvem vítimas e em outras ocorrências criminais entre janeiro e julho de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados constam no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, e que reúne informações de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Nos primeiros sete meses deste ano, houve 942 homicídios dolosos no Paraná, que são aqueles cometidos com a intenção de matar. O número representa uma queda de 9,77% em relação aos 1.044 registrados no mesmo intervalo de tempo de 2023 no Estado. Em nível geral, o Brasil também teve queda nos homicídios dolosos, porém com menor intensidade, passando de 21.843 entre janeiro e julho de 2023 para 20.732 no mesmo período deste ano, o que representa uma variação negativa de 5,09%. Em relação às tentativas de homicídio, a queda do indicador em nível estadual foi ainda mais expressiva, de 14,17%, passando de 642 no ano passado para 551 em 2024. A redução segue uma tendência oposta à nacional, cujas ocorrências aumentaram de 21.417 para 23.175 no recorte de sete meses, uma alta de 8,21% entre os dois anos. O indicador que teve a maior queda proporcional entre os crimes com vítimas no Paraná foram os latrocínios – que são os roubos seguidos de morte. Eles passaram de 34 nos sete primeiros meses de 2023 para 21 neste ano, 38,24% a menos. No Brasil, a queda foi menor, de 13,56% (de 612 para 529). Também houve diminuição acima da média nacional no Estado nos estupros, com uma queda de 8,21%, passando de 4.410 nos sete primeiros meses de 2023 para 4.048 vítimas entre janeiro e julho de 2024. No País, o índice foi reduzido em 6,52% (de 47.701 em 2023 para 44.590 em 2024). Por fim, enquanto no Paraná as mortes registradas no trânsito caíram 6,18% (de 696 para 653), no somatório nacional ela aumentou 11,10% entre os dois anos (de 13.200 para 14.665). OUTROS CRIMES – A atuação das forças policiais paranaenses também se refletiu em melhoras acima da média em indicadores relacionados a outros crimes segmentados pelo Sinesp. É o caso dos furtos de veículos, cujos registros somaram 6.519 de janeiro a julho de 2024, 14,56% a menos do que o mesmo período do ano passado. No Brasil, estas ocorrências foram de 129.722 e 122.695 para este período em 2023 e 2024, respectivamente, o que significa uma redução de 5,42%. No caso dos roubos de veículos, que diferem dos furtos devido ao uso de violência ou ameaça pelos criminosos, novamente o Paraná tem vantagem em relação ao cenário nacional. No Estado, a queda foi de 29,86% (de 1.976 para 1.386), enquanto no País ela caiu 10,10% (de 79.065 para 71.079).
Governador lança projeto de conscientização para combater violência contra a mulher
Com o objetivo de aumentar as ações de conscientização masculina no combate à violência contra a mulher no Paraná, o governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou nesta terça-feira (3) o projeto De Homem para Homem. A medida prevê uma série de palestras e ações educativas em órgãos públicos, empresas e instituições de ensino com o objetivo de evitar crimes contra mulheres. As palestras serão ministradas por delegados e policiais militares e tratarão dos direitos das mulheres, das tipificações penais dos crimes contra mulheres e do papel fundamental que os homens têm no engajamento de discussões como estas. De acordo com Ratinho Junior, a ideia é promover uma mudança cultural e conscientizar que nenhum homem pode se comportar como se fosse dono de uma mulher. “Queremos acabar com a figura do ‘machão de cozinha’, que acha que tem a posse da mulher. O homem tem que entender que não pode cometer qualquer tipo de violência ou abuso contra a mulher, seja físico, sexual, psicológico ou emocional. E quem cometer qualquer crime vai ser punido com rigor”, disse. As ações integram a Operação Mulher Segura, da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), que já trabalha para reprimir crimes contra mulheres e realiza ações de suporte às vítimas. No entanto, o objetivo “De Homem para Homem” se soma a estas ações, intensificando medidas de prevenção das ocorrências e conscientização daqueles que, em geral, são os potenciais autores dos crimes. “O Mulher Segura já atua com muita eficiência para fortalecer a rede de proteção das vítimas de crimes contra as mulheres, mas percebemos a necessidade de engajar mais os homens nestas ações”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. De acordo com a Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponde, a iniciativa é fundamental para se integrar a todas as demais ações já realizadas pelo Governo do Estado. “Temos uma série de medidas que têm as mulheres como foco, que estão nos ajudando a evoluir muito nesta questão, mas é uma discussão que precisa envolver toda a sociedade, por isso este projeto que foca na conscientização masculina é tão importante”, disse. AÇÕES – A ideia é de que as palestras reúnam apenas homens, para que os participantes possam se sentir à vontade para tirar qualquer dúvida com os palestrantes e que o assunto possa ser discutido sem tabus. As ações também apresentam vídeos com depoimentos de parentes de vítimas e condenados pelo crime de feminicídio, com o objetivo de mostrar o impacto da violência contra a mulher nas famílias e na sociedade em geral. O programa vai atuar tanto na conscientização interna de órgãos do Estado, como em empresas, sindicatos, instituições de ensino e cooperativas. “Estamos buscando parcerias principalmente em ambientes em que culturalmente predomina o público masculino, como clubes de futebol, grupos de motociclistas, maçonaria, entre outros”, disse o coordenador de Planejamento Estratégico e Grupos Vulneráveis da Secretaria de Segurança Pública, Leonardo Bueno Carneiro. Um ciclo inicial de 38 encontros para mais de 3 mil pessoas já foi realizado durante o mês de agosto. Com o lançamento oficial do projeto, a expectativa é de que as ações se espalhem por várias cidades do Estado, em diferentes órgãos e empresas. “Vimos que, desta maneira, estamos conseguindo trazer essa discussão para as rodas de conversa dos homens. Com parcerias que estamos alinhando, vamos levar este modelo para vários ambientes e impactar muito mais pessoas”, explicou o coordenador.
PG será sede de encontro de carros antigos no domingo
Ponta Grossa será mais uma vez a sede do Encontro de Autos Antigos. Em sua sexta edição o evento terá início às 10 horas do próximo domingo (08) no Mercenários Gastro Bar. A programação seguirá até às 19 horas. A partir das 14 horas se apresentam no Encontro às bandas Blues na Estrada e Valvox. De acordo com a organização haverá almoço. O churrasco será comercializado R$ 70 (adulto) e R$ 35 (criança). Além disso, lanches estarão sendo vendidos durante todo o evento e chope artesanal pilsen, ipa e de vinho. Para as crianças um parque inflável estará montado. O local também será pet friendly. O ingresso solidário custa R$ 15, mais um quilo de alimento. Em exposição clássicos que marcaram gerações como Kombis, Fuscas e Opalas. Mavericks e Dodges também poderão ser apreciados pelo público. Não será cobrado para ter o veículo em exposição. Completam as atrações do evento Autopeças Campos Gerais (peças autos antigas), Zimc Boulevard (moda), John Barber Barbearia (produtos e cortes no local) e Drinkeria The House. O Encontro de Autos Antigos tem apoio da Rede Massa, Em PG é assim, DP Assessoria, Avalanche Fast Beer, Jovem PAN, Gelo Forte, JEX Locações de Equipamentos para Construção Civil e HiperSeg. A realização é de Xuxa Som e Luz, Costela de Chão e Mercenários Gastrobar.
Estado repassou quase R$ 1 bilhão aos municípios em agosto; veja o valor por região
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda, repassou cerca de R$ 916,8 milhões aos municípios do Estado no mês de agosto. Desse total, R$ 800,2 milhões foram oriundos do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo que representa cerca de 25% das receitas totais paranaenses. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 contribuiu com R$ 98,8 milhões. O Fundo de Exportação correspondeu a outros R$ 16,2 milhões e os royalties do petróleo fecham a conta com mais R$ 1,52 milhão. Esses recursos, provenientes de transferências constitucionais, integram as receitas públicas correntes e podem ser destinados pelas prefeituras a áreas essenciais como saúde, educação, segurança pública e transporte. As transferências de recursos são efetuadas conforme o Índice de Participação dos Municípios (IPM), que segue regras constitucionais e é calculado anualmente com base em critérios estabelecidos por leis estaduais. Cada ajuste no índice é aplicado no ano seguinte à alteração. Os valores destinados a cada um dos municípios, assim como seu detalhamento, podem ser acessados pelo Portal da Transparência.
Pagamento de licenciamento de veículos com placas finais 3, 4 e 5 começa em setembro
O prazo para pagamento do Certificado de Licenciamento de Veículo (CRLV-e) 2024 para carros com placas de final 3, 4 e 5 começa neste mês de setembro. A taxa no valor de R$ 90,94 é única para todos os veículos do Paraná. O documento é obrigatório para circulação e a quitação pode ser feita via pix, nos caixas eletrônicos ou pelo internet banking dos bancos arrecadadores credenciados. O calendário de licenciamento vence de acordo com os números finais das placas, iniciando em agosto e finalizando em novembro. Veículos com placas de finais 1 e 2 tivera o licenciamento quitado em agosto; placas que terminam com 3, 4 e 5, em setembro; com final 6, 7 e 8, em outubro; e com final 9 e zero, vence em novembro. Confira AQUI o calendário detalhado. DIGITAL – O CRLV não é mais emitido em papel-moeda desde 1° de janeiro de 2021, seguindo a Deliberação 180/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 30 de dezembro de 2019. Ele está disponível apenas em versão digital (CRLV-e). É possível emiti-lo pelo portal do Detran-PR, em formato PDF e impresso, ou pelos aplicativos Carteira Digital de Trânsito e Detran Inteligente. O CRLV é emitido até três dias após a quitação dos débitos do veículo, se houver. O Detran-PR não envia a carta de aviso aos proprietários. LEGISLAÇÃO – Caso seja flagrado circulando com um veículo que não esteja devidamente licenciado, o motorista comete uma infração de trânsito gravíssima. O Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê aplicação de multa de R$ 293,47, acúmulo de 7 pontos na CNH e apreensão do veículo.
Estudante é flagrado com faca em escola de Carambeí e ameaça colega
Na tarde desta segunda-feira (02), um incidente envolvendo um menor de idade chamou a atenção em uma escola localizada na Rua das Azaleias, em Carambeí. A equipe policial foi acionada após um aluno ser flagrado com uma faca em sua mochila, em posse da qual teria ameaçado outro colega de classe. A situação gerou preocupação entre os funcionários e os demais estudantes, que imediatamente informaram a direção da escola. A polícia chegou ao local por volta das 15h24 e, após a apreensão da faca, encaminhou o menor, junto com seus responsáveis legais, até a Delegacia. As partes envolvidas foram ouvidas, e as medidas cabíveis estão sendo tomadas para garantir a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos.
Veja a previsão do tempo para Carambeí nesta terça-feira
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira, 3 de setembro de 2024, na cidade de Carambeí (PR). A temperatura máxima será de 29°C e a temperatura mínima será de 14°C. Aproveite o dia, mas esteja preparado para as condições do tempo. *Este conteúdo foi produzido por inteligência artificial com base nos dados divulgados pela Climatempo, serviço de informações meteorológicas.