Na última tarde, um morador de Carambeí perdeu seu iPhone 15 nas proximidades do Atacadão do 1 Real, localizado na Av. das Flores. Segundo relatos e imagens obtidas, o aparelho foi recolhido por uma menina, que estava acompanhada de um homem, após ser encontrado no chão. Embora a ação não configure qualquer ilícito, o dono do celular faz um apelo para que o dispositivo seja devolvido, já que contém arquivos e informações importantes. Uma recompensa está sendo oferecida para quem devolver o aparelho. O proprietário destacou que sua principal intenção é recuperar os dados presentes no telefone, e qualquer pessoa que tenha informações sobre o paradeiro do celular pode entrar em contato pelo número (42) 99803-9372. A comunidade está sendo convidada a colaborar na tentativa de localizar o iPhone, em um gesto de solidariedade e boa-fé.
Filho é preso suspeito de matar a mãe e enterrar corpo no quintal no PR
O corpo de Ivanete Zanardine foi encontrado no terreno da casa onde ela morava. Um dos filhos da mulher foi preso, suspeito de ter matado a própria mãe. Filho mata mãe e enterra no quintal O caso aconteceu na Cidade Industrial de Curitiba. Ivanete estava desaparecida há alguns dias, suas filhas tentaram entrar em contato e não conseguiram falar com a mãe. Ao ir até a casa onde a mulher morava, o namorado de uma das filhas percebeu que uma parte do terreno estava diferente, e ao investigar encontrou o corpo, já em decomposição. As filhas descobriram que as contas bancárias da mãe estavam sendo acessadas. A investigação da polícia levou à prisão do filho de Ivanete, por suspeita de que o homem tenha cometido o crime. O rapaz foi preso após ser pego tentando movimentar o dinheiro que estava na conta da mãe. A polícia segue investigando o caso, a fim de saber se foi mesmo o filho que matou a mãe e se ele teve ajuda de mais alguma pessoa.
Parte do Paraná teve o inverno mais quente em quase três décadas, aponta Simepar
Uma parte considerável do Paraná teve o inverno mais quente em quase três décadas de medição por parte do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Curitiba e as regiões Norte, Norte Pioneiro, Central e Noroeste do Estado quebraram o recorde de temperatura média mais alta para o período. O Instituto começou a mensuração em 1997. A Capital, por exemplo, alcançou temperatura média de 15,9ºC, 0,1ºC a mais do que a média de 2006. No Noroeste, saltou de 20,9ºC (2002) para 21,7º; no Norte/Norte Pioneiro, de 19,3ºC (2023) para 19,7ºC; e na parte central, que tem Guarapuava como referência, passou de 15,3ºC para 15,6ºC. Apenas as regiões Oeste, Sudoeste, Sul e Litoral não bateram as próprias marcas. “Cidades mais urbanizadas, como Curitiba, transformaram-se em ilhas de calor neste inverno. Basicamente porque as massas de ar quente, que normalmente nesta época do ano ficam mais concentradas na área central do País, desceram para o Sul. Soma-se a isso o fato de as massas de ar frio não terem sido persistentes. Ou seja, tivemos dois, três dias com temperaturas mais baixas, mas logo o calor retornava”, explicou o meteorologista Simepar, Reinaldo Kneib. Inverno que, além do calor, foi marcado pelo tempo seco, estiagem e incêndios florestais, o que levou o governador Carlos Massa Ratinho Junior a decretar situação de emergência em todo o Paraná. Cidades como Paranavaí e Cambará ficaram mais de 20 dias sem chuva. A média da umidade relativa do ar mínima chegou a ser inferior a 20% nas regiões Norte, Norte Pioneiro e Noroeste e menor do que 30% nas regiões Central e Sudoeste do Paraná. A expectativa é de que, apenas em setembro, a chuva acumulada seja 38% menor do que a média histórica para o período. Além disso, ficam proibidas as ampliações e a instalação de novos usuários e empreendimentos em áreas de manancial, cujas finalidades de uso não sejam abastecimento público ou dessedentação de animais; e também as ampliações e a instalação de novos usuários e empreendimentos em bacias hidrográficas que já estão no limite máximo outorgável para diluição de efluentes. As medidas, contudo, só entram em vigor a partir aprovação de cada um dos 12 Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do Paraná.
Pinheiro cai em cima de carro e mata homem esmagado no PR
Um homem morreu esmagado por um pinheiro na tarde desta sexta-feira (20) em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A vítima, identificada apenas como Anderson, tinha aproximadamente 40 anos. Homem morre esmagado por árvore durante temporal A tragédia aconteceu na rua Tobias Baptista da Cruz, no bairro Colônia Rio Grande. Conforme foi apurado no local, a vítima era empresária e estava carregando o carro com sequilhos quando foi atingido pela árvoreenorme, que despencou durante o temporal. Testemunhas revelaram que não chovia forte na hora do acidente, mas os ventos eram intensos. De acordo com os relatos, moradores ouviram o estrondo de um raio e logo em seguida a árvore caiu sobre dois veículos – existe a suspeita de que o raio tenha atingido o pinheiro. Equipes de socorristas foram acionadas, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local da tragédia. Queda de árvore deixa ferido Além da vítima da queda do pinheiro, outra pessoa também precisou receber atendimento dos socorristas. Ela sofreu apenas ferimentos leves e foi levada pelos bombeiros até o Hospital São José. A Polícia Militar foi acionada para isolar a área até a chegada da Polícia Científica, que vai apurar as circunstâncias da queda da árvore. A Polícia Civil deve acompanhar o caso para apurar possíveis responsabilidades.
Capotamento é registrado na PR-151 em Carambeí; condutor sai ileso
Na tarde desta sexta-feira (20), um acidente de trânsito do tipo capotamento foi registrado na rodovia PR-151, no acesso à cidade de Carambeí. O veículo envolvido, um VW Gol com placas de Belo Horizonte, era conduzido por um homem de 27 anos, identificado como G.L.C. De acordo com as informações colhidas pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta das 16h53min, no quilômetro 308+800m da rodovia. Felizmente, o condutor não sofreu ferimentos, e o veículo foi liberado no local, já que não foram constatadas pendências administrativas. O capotamento chamou a atenção de motoristas que passavam pela região, mas o trânsito não precisou ser interrompido. As causas do acidente ainda não foram esclarecidas.
Eleições 2024: candidatos não podem ser presos a partir deste sábado
A partir deste sábado (21), os candidatos que disputam as eleições municipais deste ano não poderão ser detidos ou presos, salvo em flagrante delito. Pela norma, postulantes ao cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador ficam impedidos de detenção durante os 15 dias que antecedem o primeiro turno do pleito, que neste ano será realizado no primeiro domingo outubro (dia 6). A regra está prevista no parágrafo 1º do artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). O objetivo da medida é garantir o equilíbrio da disputa eleitoral e prevenir que prisões sejam usadas como manobra para prejudicar o candidato por meio de constrangimento político ou o afastando de sua campanha eleitoral. Caso ocorra qualquer detenção no período, o candidato deverá ser conduzido imediatamente à presença do juiz competente, que verificará a legalidade na detenção. Quando não houver flagrante delito, o juiz deverá relaxar a prisão do candidato. No caso dos eleitores, o prazo que proíbe a prisão é de cinco dias antes do pleito (1º de outubro), a não ser em flagrante delito. Segundo turno A partir 12 de outubro, nos municípios onde houver segundo turno, a ser realizado no dia 27 de outubro, último domingo do mês, o candidato não poderá ser preso ou detido. Novamente, a única exceção é para prisões em flagrante delito. O flagrante ocorre no exato momento em que o agente está cometendo o crime ou, após sua prática, há evidências de que a pessoa presa é, de fato, autora do delito. A Constituição Federal e a Resolução TSE nº 23.734/2024 determinam que, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar, os candidatos poderão disputar o segundo turno, caso nenhum deles tenha sido eleito por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da eleição. Com essa condição da lei eleitoral, dos 5.569 municípios que participarão das eleições 2024, apenas 103 localidades têm a possibilidade de ter uma segunda etapa do pleito para a prefeitura municipal. Eleições 2024 No pleito deste ano, estão em disputa os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em 5.569 municípios. O TSE contabiliza 5.569 vagas para prefeituras, mais 5.569 vagas para vice-prefeituras, além de 58.444 vagas de vereadores nas câmara municipais, que representam o Poder Legislativo da cidade. Em 6 de outubro, disputam as vagas mais de 463,35 mil candidatas e candidatos disputarão cargos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, em 5.569 municípios, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar no pleito deste ano. Por se tratar de eleições municipais, os eleitores que estão no exterior não estão obrigados a votar.
Frísia é uma das maiores organizações do Brasil
A Frísia, com presença nos estados do Paraná e Tocantins, é uma das maiores organizações do Brasil. A cooperativa está na posição 198 de 1.000 empresas ranqueadas na edição especial Valor 1.000, elaborada pelo jornal Valor Econômico. Já na região Sul, a Frísia está alocada na 40a posição. O faturamento da cooperativa em 2023, ano de análise da edição, foi de R$ 6,45 bilhões. Ano passado, a Frísia produziu 334,7 milhões de litros de leite, crescimento de quase 7% sobre o período anterior. A produtividade média diária dos cooperados saltou de 3.342 litros para 3.680 litros. Em relação a grãos, as unidades operacionais do Paraná e Tocantins receberam, em conjunto, mais de um milhão de toneladas, sendo 818.066 toneladas no Paraná e 186.143 toneladas no Tocantins. O caderno especial tem a parceria do Serasa Experian e do Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGVcef). A análise é baseada em dados contábeis e financeiros públicos ou fornecidos pelas empresas para avaliar os diferentes aspectos de negócios. Sobre a Cooperativa Frísia Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e no Tocantins, em 2023 produziu 334,7 milhões de litros de leite, 1 milhão de toneladas de grãos, 73,5 mil toneladas de madeira e 26,6 mil toneladas de carne suína, resultado do trabalho de 1.084 cooperados e 1.272 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros.
Homem é preso em Carambeí por disparo de arma de fogo em via pública durante briga
Na manhã desta sexta-feira (20), a Polícia Civil do Paraná, através da Delegacia de Carambeí, cumpriu mandado de prisão preventiva contra um homem de 28 anos, investigado pelos crimes de lesão corporal, porte ilegal e disparo de arma de fogo. Na tarde do dia 01/09/2024, durante uma briga em área rural de Carambeí, região do Catanduvas, o autor efetuou disparos em via pública, ferindo um homem que transitava na via. A vítima foi socorrida e encaminhada inicialmente ao Centro Municipal de Saúde, sendo posteriormente transferida para o Hospital Regional de Ponta Grossa, onde recebeu alta dias depois. Relatos de testemunhas indicam que, no momento do disparos, havia muitas pessoas nas proximidades, incluindo crianças. Dada a gravidade da situação, o delegado representou pela prisão preventiva do suspeito, bem como pela busca e apreensão domiciliar. Durante as buscas nada de ilícito foi encontrado. Após a prisão, o indivíduo foi encaminhado à Cadeia Pública de Castro, onde permanecerá recluso aguardando a conclusão das investigações. DENÚNCIAS – A Polícia Civil do Paraná solicita a colaboração da população para fornecer informações que ajudem nas investigações de crimes semelhantes.
Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.776 da Mega-Sena, sorteadas nesta quinta-feira (19) no Espaço da Sorte, em São Paulo. Com isso, o prêmio da faixa principal acumulou e está estimado em R$ 6 milhões para o próximo sorteio, no sábado (21). Os números sorteados foram: 05 – 17 – 22 – 37 – 51 – 52 A quina teve 38 apostas ganhadoras e cada uma vai receber R$ 37.686,21. Já a quadra registrou 2.202 ganhadores, com prêmio de R$ 929,07 para cada. As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país, ou pela internet. No caso das lotéricas, os estabelecimentos podem fechar antes das 19h. O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4
A Caixa Econômica Federal paga nesta sexta-feira (20) a parcela de setembro do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 4. O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 684,27. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês, o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 20,71 milhões de famílias, com gasto de R$ 14,14 bilhões. Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até 6 meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos. No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês, escalonado conforme o dígito final do NIS. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco. Moradores do Rio Grande do Sul, afetados por enchentes de abril a junho, do Amazonas e do Acre, afetados pela seca, receberam o pagamento do Bolsa Família de forma unificada na terça-feira (17), independentemente do número do NIS. O pagamento unificado também beneficiou 45 municípios de São Paulo afetados por incêndios florestais, cinco municípios de Roraima que sofrem com a desnutrição do povo Yanomami e a cidade de Pinhão, no Paraná, afetada por fortes chuvas. A partir deste ano, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes). Regra de proteção Cerca de 2,64 milhões de famílias estão na regra de proteção em setembro. Em vigor desde junho do ano passado, essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante ganhe o equivalente a até meio salário mínimo. Para essas famílias, o benefício médio ficou em R$ 372,07.