Um carro teve uma pane em cima de um cruzamento com uma linha férrea e causou o maior desespero, já que um trem se aproximava. Câmeras de segurança filmaram toda a ação impressionante. Trem quase arrasta carro O caso aconteceu na Avenida Monteiro Lobato, no Jardim Carvalho, em Ponta Grossa. Uma caminhonete Fiat Toro teve uma pane e acabou parando exatamente sobre a linha de trem. O problema é que a locomotiva estava se aproximando. Câmeras de segurança registraram o momento em que o carro estava parado e o trem se aproximava. Um grupo de homens chegou rapidamente e conseguiu empurrar o veículo, evitando o acidente por um triz. Uma motorista que estava no carro atrás da Fiat Toro gravou o momento desesperador, ao ver a locomotiva se aproximando enquanto a caminhonete ainda estava sobre os trilhos. Os homens conseguiram retirar a caminhonete da linha segundos antes do trem passar por ali. Certamente o acidente teria causado grandes danos.
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 10 milhões
As seis dezenas do concurso 2.778 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo. O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 10 milhões. Caso apenas um apostador leve o prêmio e aplique o valor na poupança, receberá mais de R$ 57 mil de rendimento no primeiro mês. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
Primavera: Secretaria da Saúde orienta sobre alergias ocasionadas pela nova estação
Coceira, obstrução nasal, espirro e a coriza são os sintomas mais comuns quando chega a primavera. As chamadas alergias sazonais podem ser desencadeadas por pólens ou o desabrochar das flores, mas requerem um cuidado especial a fim de evitar crises respiratórias. Entre as pessoas afetadas, os que mais sofrem são crianças e idosos, além daqueles que têm doenças crônicas, como asma, rinite e sinusite. A umidade excessiva e o clima muito seco também são fatores que potencializam os problemas respiratórios de quem convive com as alergias. No Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná o tratamento pode ser iniciado na Atenção Primária, nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios. Após a primeira avaliação, o usuário pode ser encaminhado, se for necessário, para a Atenção Especializada, para atendimento com um especialista, como, por exemplo, alergologista, pneumologista ou dermatologista. De acordo com o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), do Ministério da Saúde, de janeiro até agosto deste ano houve, no Paraná, 56.065 atendimentos nas Unidades de Saúde para o tratamento de algum tipo de alergia ou reação alérgica, 6.045 a mais do que em 2023, que registrou 50.020 atendimentos no mesmo período, e 78.142 no ano todo. De acordo com Acácia Nasr, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, medidas simples podem ser adicionadas à rotina, contribuindo para a qualidade do ambiente. Ela orienta as pessoas que são mais suscetíveis aos fatores externos sobre alguns cuidados para amenizar os sintomas, como manter a casa sempre limpa e longe de poeira e ácaros, com uma rotina de higienização e lugar arejado; usar sabão neutro para lavar roupas e lençóis; deixar o sol entrar em casa; conservar as roupas bem higienizadas; garantir hidratação adequada dando preferência ao consumo de água. Segundo Acácia, para o diagnóstico da alergia a Sesa reforça a importância de se considerar a história clínica do indivíduo. Ela deve informar ao especialista sobre as condições ambientais que a rodeiam (residência, trabalho, contato com animais), os fatores desencadeantes de sintomas, antecedentes familiares de alergia, entre outros. Os cuidados para o tratamento das alergias incluem medidas de controle ambiental e medicação para o controle dos sintomas, sob orientação de um profissional de saúde. “A reação ocorre quando há o contato com o agente alérgeno. Essas medidas reforçam que alguns cuidados básicos trazem mais conforto às pessoas que sofrem mais com alergias nesta época. Crises graves podem ser desencadeadas por isso ficar atendo é importante”, alertou.
Acidente entre carro e motocicleta é registrado por câmeras de segurança na Avenida das Flores
Um acidente envolvendo um Ford Fiesta e uma motocicleta foi registrado na tarde desta terça-feira (24) na Avenida das Flores. Imagens de câmeras de segurança capturaram o momento em que o carro, ao acessar a outra rua colidiu com a motocicleta que transitava pela avenida. O acidente aconteceu por volta das 18h40 e mobilizou equipes de socorro. O motociclista foi atendido no local pela equipe do Centro Municipal de Saúde (CMS) e, em seguida, encaminhado para a unidade para receber atendimento médico. A Polícia Militar e o DetranSede foram acionados para prestar suporte e registrar o boletim de ocorrência. As causas do acidente serão investigadas.
Criança morde homem para fugir de tentativa de estupro no PR
Uma criança, de 12 anos, sofreu uma tentativa de abuso sexual. Para escapar, a menina mordeu o suspeito que foi preso horas depois. Criança morde suspeito de tentativa de estupro O caso aconteceu no último sábado (21), em Mandirituba, cidade da região metropolitana de Curitiba. Segundo o secretário de segurança pública, Renato Guimarães Bueno, a criança foi abordada próximo a casa dela, na região rural do município. Na sequência, o suspeito forçou a menina a entrar no carro e a levou para São José dos Pinhais. Após a tentativa de abuso sexual, a vítima mordeu o braço do homem e fugiu pedindo por socorro. Uma testemunha ligou para a Guarda Municipal que atendeu a ocorrência. Suspeito preso horas depois Horas depois, durante patrulhamento pela região, a Guarda Municipal localizou o suspeito. O homem ainda tentou fugir para um matagal, mas não teve sucesso na fuga. Na abordagem, os guardas constataram a marca de mordida no braço do homem. A vítima foi encaminhada ao hospital para exames médicos. O homem suspeito agora deve responder por tentativa de estupro de vulnerável e cárcere privado.
Copel se prepara para estação úmida com obras, manutenção da rede e reforço de equipes
Com R$ 2,1 bilhões em investimentos em obras, ampliação dos serviços de manutenção e reforço de equipes, a Copel se prepara para atender a população paranaense na chegada de uma nova estação úmida. No Paraná e em todo Sul e Sudeste do Brasil, o período compreendido entre outubro e abril do ano seguinte é marcado por aumento na incidência de temporais com raios e ventos fortes. Para fortalecer a rede e garantir energia de qualidade, a Copel está investindo na construção de 20 novas subestações e na duplicação da capacidade de fornecimento de energia de outras 80 existentes, além de linhas para conectá-las. “A implementação de novas subestações e linhas é essencial porque elas ampliam a capacidade da rede para distribuir energia à população. Se uma fonte de fornecimento é afetada por um temporal, outra pode ser utilizada para fornecer energia a uma região”, explica o superintendente de Engenharia de Expansão da Copel, Edison Ribeiro da Silva. Ainda em 2024, serão colocadas em operação quatro unidades: Morangueira, em Maringá; São Miguel, no município homônimo; Barão de Capanema, no Sudoeste; e Piraí do Sul, no Centro-Sul. Todas essas subestações operam em 138 mil volts. Além delas, a companhia colocou em operação, recentemente, a nova subestação Petrópolis, em Francisco Beltrão, também de 138 mil volts. MANUTENÇÃO DA REDE – Paralelamente, a Copel intensificou os serviços de manutenção preventiva para fortalecer a rede elétrica e evitar desligamentos. Somente nos primeiros nove meses do ano, as equipes da companhia fizeram poda de 18.018 árvores em todo o Paraná e, também, de 1,5 milhão de metros quadrados de vegetação próxima à rede elétrica. Esses serviços ajudam a minimizar o impacto de temporais ao prevenirem a queda de galhos e árvores sobre a rede elétrica, uma das principais causas de desligamentos em dias de ventos fortes. A companhia também já instalou cerca de 400 religadores automáticos nas redes de energia em todo o Estado. Esses equipamentos possuem tecnologia para, em caso de um desligamento, isolar o trecho afetado e religar os demais consumidores, deixando desligado o menor número possível de clientes até que os reparos sejam concluídos.
Agências do Trabalhador iniciam a semana com 23,2 mil vagas no Paraná
As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 23.241 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 6.237 oportunidades. Na sequência, aparecem as de operador de caixa, com 793 vagas, magarefe, com 774, e faxineiro, com 771 oportunidades. A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (6.770). São 1.162 vagas para alimentador de linha de produção, 336 para repositor de mercadorias, 329 para auxiliar nos serviços de alimentação, e 322 para operador de caixa. Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 77 vagas para profissionais com ensino superior e técnico em diversas áreas, com destaque para as funções de assistente administrativo (formação em administração ou áreas afins) com 25 vagas; técnico de telefonia (curso técnico em eletrônica, mecatrônica, mecânica, telecomunicações ou processamento de dados ) com 10 vagas; professor estagiário (curso de pedagogia) com 5 vagas; e auxiliar contábil (curso de contabilidade e inglês intermediário) com 03 vagas. A Região de Cascavel aparece em seguida (4.506), com 1.156 oportunidades para alimentador de linha de produção, 414 para abatedor, 242 para magarefe e 183 para servente de obras. ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.
Conserto emergencial na Rua Bromélias interrompe abastecimento no Jardim Bela Vista
Um conserto emergencial na rede de água da Rua Bromélias causou a interrupção temporária do abastecimento no bairro Jardim Bela Vista, nesta segunda-feira. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) anunciou que o reparo deve ser finalizado até as 11h30, com o fornecimento de água sendo restabelecido gradualmente a partir das 12h30, podendo ocorrer antes. Clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar podem ficar desabastecidos temporariamente. A Sanepar lembra que, conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter um reservatório com capacidade mínima para atender a demanda de água por 24 horas, ou seja, no mínimo 500 litros. A empresa solicita que a população faça o uso racional da água durante este período, evitando desperdícios. O Serviço de Atendimento ao Cliente da Sanepar está disponível pelo telefone 0800 200 0115, 24 horas por dia. Mais informações podem ser acessadas pelo site oficial: www.sanepar.com.br.
Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 10 milhões
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.777 da Mega-Sena, sorteadas neste sábado (21) no Espaço da Sorte, em São Paulo. Com isso, o prêmio da faixa principal acumulou e está estimado em R$ 10 milhões para o próximo sorteio, na terça-feira (24). Os números sorteados foram: 02 – 13 – 21 – 38 – 42 – 52 A quina teve 40 apostas ganhadoras e cada uma vai receber R$ 49.417,01. Já a quadra registrou 2.658 ganhadores, com prêmio de R$ 1.062,38 para cada. As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país, ou pela internet. No caso das lotéricas, os estabelecimentos podem fechar antes das 19h. O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.
Adolescentes são flagrados com drogas e tentam fugir durante abordagem policial em Carambeí
Durante patrulhamento de rotina na Rua Faveira, em Carambeí, na tarde do último sábado (21), uma equipe da Polícia Militar avistou dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação da viatura, um deles descartou uma sacola e tentou fugir, pulando o muro de um condomínio nas proximidades, enquanto o outro foi abordado e detido. Após localizar o segundo suspeito dentro do condomínio, os policiais revistaram a sacola descartada, onde encontraram uma quantidade de maconha. Ambos os indivíduos, menores de idade, foram encaminhados à delegacia local para que a situação fosse avaliada pela autoridade competente. A ocorrência reforça o trabalho das autoridades no combate ao tráfico e ao uso de drogas na região, além de destacar a importância do patrulhamento preventivo na Rua Faveira e demais áreas do centro de Carambeí.