A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná para o biênio 2025-2027 foi empossada nesta segunda-feira (3), durante uma concorrida e histórica sessão solene especial realizada no Plenário Waldemar Daros. Cerca de 2500 pessoas entre parlamentares, familiares, convidados, servidores e representantes da alta cúpula dos Poderes estaduais e de dezenas de entidades acompanharam o início dos trabalhos sob o comando do novo presidente, deputado Alexandre Curi (PSD). O parlamentar assumiu a presidência dando início aos trabalhos da 3ª e 4ª Sessões Legislativas da 20ª Legislatura, conforme determina o artigo 5º do novo Regimento Interno da Casa. Eleito pela primeira vez em 2002, Curi comandará o parlamento após cinco mandatos consecutivos do deputado Ademar Traiano (PSD) no cargo. Além do presidente Alexandre Curi, a nova composição contará com o deputado Gugu Bueno (PSD) à frente da primeira secretaria e com a deputada Maria Victoria (PP), que permanece no comando da segunda secretaria, formando a Comissão Executiva. Já a deputada Flávia Francischini (União Brasil) assume como primeira vice-presidente, sendo a primeira mulher a ocupar o posto em 170 anos do Legislativo estadual. Completam o grupo o deputado Delegado Jacovós (PL), como segundo vice-presidente, e o deputado Moacyr Fadel (PSD), que se torna o terceiro vice-presidente. A terceira-secretaria ficará sob o comando do deputado Requião Filho (PT), seguido pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que permanece como quarto secretário, e pelo deputado Goura (PDT), que será o quinto secretário. Presidente do parlamento por 10 anos, o deputado Ademar Traiano (PSD) transmitiu o cargo lembrando de grandes avanços conquistados no período e de desafios enfrentados para a melhorar a vida dos paranaenses. “Ao transferir o comando da Assembleia Legislativa ao jovem e competente deputado Alexandre Curi, renovo meus votos de pleno sucesso na condução dos trabalhos legislativos, que é dever constitucional desta Casa. Que a Assembleia continue sendo fator determinante para o desenvolvimento do Paraná: é para isso que trabalhamos e é isso que os paranaenses esperam e merecem”, disse. Traiano citou o elo entre a sua chegada ao Parlamento e posse desta segunda-feira. “Eu era um mero cidadão que veio do interior do Paraná e de pronto fui recebido pelo homem que era a grande força política do Estado, o nosso querido e saudoso ex-presidente dessa casa, Aníbal Khury. E deixo este cargo nas mãos de um jovem de valor, de um jovem promissor, de um jovem de caráter, que herdou do seu avô a lealdade a todos e todas indistintamente. Um jovem que trabalha dia e noite. Um verdadeiro homem público a aberto para acalentar os corações de todos aqueles que chegam até ele”, definiu. Ovacionado em um plenário lotado, o novo presidente ressaltou que nada é mais relevante na sociedade atual do que um Poder Legislativo ágil, moderno, econômico, sustentável e aberto aos cidadãos. “Ao assumir esta presidência, não esqueço minha origem como deputado que luta pelo desenvolvimento dos municípios. O que me trouxe até aqui foi o apoio de milhares de paranaenses e o trabalho diário em prol das cidades que represento. Agora, com essa nova responsabilidade, redobro meu compromisso. Sei que liderar esta Casa exige não apenas dedicação, mas também sensibilidade para compreender as demandas de cada canto do Paraná”, declarou em discurso de posse. (ler mais) O novo chefe do Legislativo citou os avanços do Estado. “Somos a quarta maior economia do Brasil e temos indicadores sociais e ambientais que avançam ano após ano. Mas sabemos que ainda há desafios importantes a enfrentar. Nossa geração tem a responsabilidade de garantir que o progresso continue chegando a cada parte do estado, de honrar o trabalho de quem veio antes de nós e preparar o caminho para quem virá depois”, afirmou. “Os deputados e deputadas que compõem esta Casa trazem consigo a riqueza de nossa pluralidade. Representam cidades pequenas e grandes, regiões distintas, categorias profissionais, bandeiras sociais, segmentos religiosos e tantas outras causas importantes. Minha função como presidente é garantir que todas essas vozes sejam ouvidas, que todos os debates necessários aconteçam e que possamos construir consensos em torno do que é melhor para o estado”, reforçou Curi. Presenças Na solenidade, compuseram a mesa o governador Carlos Massa Ratinho Junior; o vice-governador Darci Piana; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; a presidente eleita do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargadora Lídia Maejima; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri; representando os ex-governadores e deputados federais, o deputado federal Beto Richa; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; o comandante do Cindacta, Regilânio Isaias Aguiar de Melo; o presidente do Tribunal de Contas do Estado Do Paraná, conselheiro Ivens Linhares; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Francisco Zanicotti; o defensor-público geral do Estado do Paraná, Matheus Cavalcanti Munhoz; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Tico Kuzma; e o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega. Destaque no plenário para a ex-governadora Cida Borghetti e os ex-governadores Álvaro Dias, Roberto Requião, João Elísio Ferraz de Campos, Orlando Pessuti e Paulo Pimentel, aplaudido de pé pelos presentes. Atribuição A Mesa Diretora é o órgão colegiado dirigente dos trabalhos legislativos e administrativos da Casa, formada pelo presidente, por três vice-presidentes e cinco secretários. Conforme o Regimento Interno da Assembleia, sua composição observa a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares. A direção da Casa de Leis foi definida em 11 de novembro, quando uma nova eleição manteve os nomes eleitos por unanimidade em agosto, na chapa Fortalecimento e União do Poder Legislativo. O pleito ocorreu após a aprovação de resolução interna anulando a decisão anterior e seguindo o entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR). A nova resolução define que a eleição seja convocada apenas a partir do dia 1º de novembro do segundo ano de cada legislatura. Mesa Diretora Alexandre Curi (presidente) – Mais jovem vereador de Curitiba em 2000, está na Assembleia Legislativa do Paraná desde 2002, acumulando recordes de votações. Foi primeiro-secretário entre 2007 e 2010 e de 2022 a
Zezé Di Camargo & Luciano e Michel Teló vão embalar fim de semana do Verão Maior Paraná
Em alta com os veranistas do Litoral do Paraná, o sertanejo terá mais um fim de semana de gala dentro do Verão Maior Paraná 2024/2025. Com a renomada dupla Zezé Di Camargo e Luciano e o ritmo contagiante do paranaense Michel Teló como atrações principais, o gênero vai tomar conta dos palcos de Matinhos e Pontal do Paraná entre a próxima sexta-feira (7) e domingo (9). Em três dias, serão seis artistas e diferentes vertentes do sertanejo para curtir. Os “filhos de Francisco” estão na estrada desde 1991 e fazem parte da geração que ajudou a catapultar o sertanejo às paradas de sucesso. Com uma lista enorme de hits, como “É o amor”, “No Dia Em Que Eu Saí de Casa”, “Você vai ver” e “Sem medo de ser feliz”, os irmãos continuam mobilizando uma legião de fãs apaixonados Brasil afora, exibindo no repertório um mix de canções do sertanejo raiz e do sertanejo mais moderno. Na plataforma Spotify eles têm mais de 4,5 milhões de ouvintes mensais. No Verão Maior vão comandar o espetáculo – e cantar com o público – no sábado (8), às 22 horas, em Matinhos. A dupla, aliás, encerrou em alto estilo os shows do Verão Maior Paraná de 2024. No dia seguinte, também em Matinhos, caberá a um astro solitário fechar mais uma etapa de diversão no Litoral. Michel Teló, nascido em Medianeira, no Oeste do Paraná, é de uma geração que já encontrou o sertanejo enraizado no mercado musical brasileiro, mas ajudou a elevá-lo ao patamar de preferência nacional. Lançou seu primeiro álbum solo em 2009 e não demorou a virar sensação no mundo todo com o single “Ai se eu te pego”, em 2011 – cujo vídeo oficial já teve mais de 1,2 bilhão de visualizações no YouTube. Com desenvoltura no palco e visitando antigos modões, ele se consolidou como uma das caras no sertanejo. Atualmente, tem mais de 3,3 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Ele estreia no palco de Matinhos às 17 horas de domingo, com canções como “Humilde residência” e “Ei, psiu! Beijo me liga”. Antes disso, nesse mesmo palco, quem dará os primeiros acordes é a dupla João Bosco & Vinícius, a partir das 21 horas de sexta-feira. Os parceiros são responsáveis, em parte, pelo surgimento do termo sertanejo universitário. Foi durante a graduação, tocando para esse público, que suas músicas sertanejas com influência do pop e do rock romperam as barreiras do Mato Grosso do Sul e ganharam os câmpus por todo o país. Criaram nesse período uma sólida base de fãs que mais tarde os impulsionaria ao estrelato. “Chora, me liga”, de 2008, repetida à exaustão até hoje, transformou os amigos de infância em celebridades. “Segunda taça”, “Bloqueia eu” e “Sufoco” são outros de seus hits que não saem da boca do público. No Spotify, os ouvintes mensais da parceria passam de 4,3 milhões. Em Pontal do Paraná, o primeiro show do próximo fim de semana será de Felipe Araújo, que representa a nova geração da música sertaneja. Ele, que também é compositor, vem apostando na aproximação com outros gêneros musicais, como o pagode, o samba e a bachata. Suas músicas são sucesso no streaming. “Atrasadinha”, por exemplo, em parceria com Ferrugem, tem quase 500 milhões de visualizações no YouTube, canal no qual o artista tem mais de 5,3 milhões de inscritos. No Spotify, seus ouvintes mensais são mais de 7 milhões. Irmão do também cantor Cristiano Araújo, que morreu em um trágico acidente de carro em 2015, Felipe se apresenta em Pontal do Paraná, na sexta-feira (7), às 21 horas. Também no Centro de Eventos Marissol, em Pontal, mas no sábado (8), o sertanejo em dose dupla fica por conta de Cezar e Paulinho e Thiago Carvalho. A dupla da velha guarda carrega ainda uma sonoridade que remete à nostalgia, mesmo se rendendo à modernidade da bateria e do teclado – sem deixar a sanfona e o violão de lado. Já o mineiro Thiago Carvalho vem ganhando espaço com o apoio de um ícone do sertanejo, Leonardo. “Arranhando o Ajulezo”, em parceria com Wesley Safadão, é uma de suas obras mais ouvidas, lançada em DVD em 2013. O vídeo da música no YouTube tem mais de 13 milhões de visualizações. O mesmo ocorre com “Beijoqueira”, que conta com a participação de Simone Mendes: são 12 milhões de visualizações naquela plataforma de streaming. Com ele no palco, as baladas românticas não devem faltar para o público paranaense. PELA TELEVISÃO – Para quem não puder acompanhar direto do Litoral do Paraná, os shows de Matinhos terão transmissão em rede nacional pelas emissoras Band, SBT, TV Paraná Turismo e TVCI, além das rádios Band e Nativa FM. O SBT irá transmitir o show de João Bosco e Vinícius, na sexta. No dia seguinte, a TV Band e as rádios Band e Nativa FM levam para todo o País o show da dupla Zezé Di Camargo e Luciano. A TV Paraná Turismo e a TVCI (emissora do Litoral) transmitem os shows em ambos os dias. O objetivo é ampliar o alcance da programação cultural promovida pelo Governo do Paraná para todo Brasil. AGENDA – Este será o quinto de sete finais de semana consecutivos com grandes shows nas praias do Litoral. Até 22 de fevereiro, serão 33 shows gratuitos (sendo 12 com transmissão em rede nacional), envolvendo 28 artistas, duplas sertanejas, bandas e atrações variadas. Confirmando as expectativas, as apresentações do Verão Maior Paraná já foram acompanhadas por mais de 1 milhão de pessoas in loco (no local), batendo o recorde do evento. Esse número foi alcançado no último fim de semana, quando Luan Santana embalou mais de 164 mil pessoas no que também representou ainda o maior público de um show em todas as edições do evento. Os palcos na orla paranaense ainda recebem nesta temporada artistas como Fernando & Sorocaba, Eduardo Costa e Titãs, entre outros. Além da maior quantidade de shows programados, o Verão Maior Paraná desta temporada também conta com uma estrutura ainda mais completa para as
Polícia Militar cumpre mandado judicial em Carambeí
A Polícia Militar do Paraná, por meio do 1° BPM e da 3ª Companhia, realizou na tarde de segunda-feira (3) o cumprimento de um mandado judicial no bairro Boqueirão, em Carambeí. A ação ocorreu por volta das 18h20min e foi conduzida dentro dos protocolos legais. O indivíduo alvo do mandado foi localizado e encaminhado ao Departamento Penitenciário (DEPEN) de Castro para os devidos procedimentos. Segundo a PM, a operação transcorreu sem registro de ilícitos. A Polícia Militar reforça seu compromisso com a segurança da comunidade e destaca a importância do cumprimento de decisões judiciais para a manutenção da ordem pública.
2025 começa quente e com chuvas irregulares: Simepar apresenta raio-x de janeiro
Os paranaenses passaram janeiro de 2025 tentando se refrescar. Em praticamente todo o Estado as temperaturas máximas ficaram dentro ou acima da média histórica para o período. Além disso, a precipitação acumulada ficou abaixo da média no Oeste e no Litoral. Do Norte Pioneiro até a região Oeste do Estado as temperaturas máximas ficaram entre 1,3ºC e 1,8ºC grau acima da média histórica para o mês de janeiro. É o caso de Cascavel, que tem a média de temperatura máxima para janeiro de 29,7ºC, mas em 2025 registrou média de 32,3ºC. Algumas áreas próximas a Guaíra, Cascavel e Assis Chateaubriand tiveram variações maiores, com valores de 2,6ºC a 2,9ºC acima da média para o mês de janeiro. No Litoral a realidade foi diferente. Em Antonina, especificamente, o mês de janeiro terminou 1,5ºC abaixo da média das temperaturas máximas para o período, que é de 31,1ºC. Além disso, essa foi a cidade que teve uma precipitação acumulada mais distante da média para o período em todo o Estado (248 mm a menos). No resto do Estado, as temperaturas máximas ficaram muito próximas do padrão para o mês de janeiro. CHUVAS – Em relação às chuvas, algumas regiões destoaram de 2024, que foi de bastante água. Nos Campos Gerais, a precipitação acumulada foi de 100 mm a 170 mm abaixo da média. Na região Oeste e no Nordeste e Sudeste do Paraná a chuva variou de 20 mm a 100 mm abaixo da média histórica. Porém, com relação a janeiro do ano passado, no Noroeste e Oeste choveu mais. No Litoral, em janeiro 2025, choveu de 60 mm a 240 mm abaixo da média para o período, como é o caso de Antonina, que tem a média de 413 mm de chuva para janeiro e neste período de 2025 registrou apenas 165 mm. Em janeiro de 2024 choveu de 140 mm a quase 300 mm acima da média histórica. “Em janeiro do ano passado nós tivemos um menor escoamento de umidade do Brasil Central para as regiões Sudeste e Sul, que inclusive favoreceu poucos episódios de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), fenômeno conhecido como um corredor de umidade que favorece ocorrência de chuvas intensas por um prazo igual ou superior a 5 dias consecutivos”, disse Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar. Desse modo, segundo ele, o regime de precipitação no Paraná foi de chuva irregular e com baixos acumulados na maioria das regiões, exceto nas regiões Sudeste e litorânea, onde foram registrados elevados acumulados de chuva, devido a episódios pontuais de precipitação volumosa. “No ano passado a circulação marítima se fez muito presente, diferentemente deste ano”, afirmou. SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.
Educação inicia contratação de mais de 70 professores concursados em Castro
A Prefeitura de Castro vai chamar 73 professores aprovados no concurso de 2023, nos próximos dias, para compor a estrutura da Secretaria Municipal de Educação. O anúncio foi feito pelo prefeito Reinaldo Cardoso durante a abertura do 1º Encontro de Professores e Lideranças Educacionais da Rede Municipal de Castro, que reuniu mais de mil funcionários, na manhã desta segunda-feira (03), no auditório de uma igreja da cidade. “Estamos trabalhando em uma gestão de humanidade, com respeito aos servidores e à comunidade escolar”, disse Doutor Reinaldo. Atualmente, a rede conta com 1.023 professores: 115 com carga de 40 horas semanais e 908 com 20 horas. Com o chamamento dos novos servidores, que atuarão nas áreas urbana e rural, o quadro ficará com 1.096 professores. Serão convocados nos próximos dias, por telefone e por Diário Oficial, 65 professores para carga de 20 horas e oito para cumprirem 40 horas semanais. Até então, 109 profissionais desse mesmo concurso haviam sido chamados. Ao todo, a rede municipal tem 1.331 servidores e passará a ter 1.404. Os novos contratados devem começar suas atividades imediatamente após os trâmites burocráticos de efetivação pelo Departamento de Recursos Humanos. Outros compromissos O prefeito também pontuou outros compromissos que estão sendo efetivados e que representam avanços para os funcionários públicos, como o Projeto de Lei que cria o Vale-Alimentação, que deve ser avaliado pelos vereadores na primeira sessão do ano. Ele reiterou que a Prefeitura fará a reposição do piso salarial aos servidores, que vai liberar a alimentação para os profissionais da educação nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil e aumentar a rede de ensino integral no Município. “Queremos valorizar os funcionários. Quando tivermos mais funcionários, vamos diminuir os cargos de confiança. Já diminuímos agora e, ao terminar minha gestão, não quero nenhum cargo comissionado fazendo serviço que deve ser feito por funcionário de carreira”, enfatizou. Encontro O 1º Encontro de Professores e Lideranças Educacionais da Rede Municipal de Castro também foi marcado por emoção, com uma apresentação surpresa de várias professoras da rede municipal. Elas cantaram juntas a canção ‘Conquistando o Impossível’, composição de Jamily. Em seguida, os professores participaram da palestra com o tema ‘Desafios e Práticas para a Alfabetização Matemática para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental’, com a especialista convidada Kátia Stocco Smole. O vice-prefeito Régis Moreno participou do evento e enfatizou a importância da união entre os profissionais “para garantir uma educação individualizada, aluno a aluno”. Cerca de 8 mil crianças estudam na rede municipal. Já a secretária de Educação, Luciane Farias, destacou que “fazer o melhor pela educação é o objetivo de todos” e parabenizou todos os diretores dos 14 Cmeis, 19 escolas municipais e seis escolas do campo eleitos no ano passado e que tomaram posse para a gestão que vai até 2027, durante o evento. “Quero agradecer a confiança depositada em cada líder empossado aqui hoje, em cada trabalho realizado dentro de sala de aula, porque quando fecha a porta, é ali que o professor se revela. É na prática, quando fecha a porta, que a mágica acontece”, disse Luciane. A ex-deputada federal Aline Sleutjes também participou do Encontro e reforçou apoio aos gestores. “Tenho certeza de que através da Luciane, vocês estarão sempre bem representados”, frisou.
Cavalo solto na PR-151 provoca acidente em Carambeí; animal precisou ser sacrificado
Um Volkswagen Virtus colidiu contra um cavalo solto na PR-151, no km 311, em Carambeí, na noite de domingo (02), por volta de 20h45. O veículo seguiu sentido Castro quando ocorreu o impacto. No carro havia um homem de 37 anos, sua esposa, de 35, e o filho do casal, de 9 anos. A equipe da concessionária EPR prestou atendimento às vítimas, que não sofreram danos, e atuou na sinalização da via para evitar novos acidentes. A concessionária também acionou um veterinário, que esteve no local e constatou a necessidade de sacrificar o animal devido à gravidade dos ferimentos.
Mulher morre após ser esfaqueada e queimada pelo próprio filho no PR
Uma mulher foi esfaqueada e queimada pelofilho em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná. O caso teria acontecido após uma discussão. O crime aconteceu no dia 21 de janeiro. No entanto, a mulher morreu neste domingo (2) após ficar internada na Policlínica. A mulher esfaqueada e queimada pelo próprio filho foi identificada como Neusa Muller, de 54 anos. Mulher é esfaqueada após discussão com o filho O suspeito usou uma faca para ferir a mãe e, em seguida, ateou fogo na casa. Após o crime, o homem fugiu. Ele foi localizado e preso pela Polícia Militar (PM). O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil do Paraná (PCPR).
Campanha de mobilização contra dengue nas escolas começa nesta segunda
A campanha Mobilização Nacional nas Escolas: combater o mosquito e promover saúde no território começa nesta segunda-feira (3). Coordenada pelos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde, a proposta é conscientizar sobre a urgência de enfrentar o mosquito Aedes aegypti e de prevenir todas as doenças transmitidas por ele. Em nota, o MEC informou que as atividades serão desenvolvidas ao longo de um período de dez semanas em todas as redes de ensino e também na rede de saúde. “Serão promovidas ações de alinhamento junto aos gestores do Programa Saúde na Escola para mobilização das redes nos territórios”. “O objetivo é sensibilizar todos os estados e municípios que aderiram ao PSE [Programa Saúde na Escola] para a realização de atividades educativas e de aprendizagem integradas às temáticas do programa. Além disso, será disponibilizado um relatório detalhado com o monitoramento das ações registradas nos sistemas do Ministério da Saúde.” A campanha foi dividida em quatro fases. – Preparação: nas primeiras duas semanas, a gestão local do PSE vai planejar as ações na saúde e na educação. Haverá um incentivo para as redes realizarem vistorias nas escolas, a fim de identificar focos de criadouros do Aedes aegypti. – Sensibilização: na terceira e na quarta semana, serão realizadas exposições dialogadas, rodas de conversa e demais atividades educativas para sensibilizar estudantes, professores e funcionários sobre a prevenção da dengue. Também serão distribuídos materiais informativos para conscientização. – Engajamento: entre a quinta e a oitava semana, ocorrerão ações práticas nas escolas, incluindo atividades educativas interativas, como gincanas, teatros e jogos, que buscam envolver os estudantes de maneira lúdica na prevenção da dengue. A campanha será divulgada para a comunidade local por meio de mídias sociais, rádio, jornais e outros. – Avaliação e encerramento: nas duas últimas semanas, serão analisados os dados epidemiológicos de cada Secretaria Municipal de Saúde sobre a notificação de casos de dengue e de focos do mosquito nos territórios de escolas participantes da mobilização. Também serão preparados os relatórios finais, com descrição de todas as atividades realizadas, os resultados obtidos e as lições aprendidas para orientar iniciativas futuras.
Verão Maior Paraná já levou mais de um milhão de público aos shows nacionais
O Litoral do Paraná teve um fim de semana histórico: depois do cantor Luan Santana levar 164 mil pessoas ao delírio nas areias de Matinhos sábado (1.°) os shows do Verão Maior Paraná chegaram ao incrível número de mais de um milhão de pessoas de público, para ser mais exato, 1.111.000. Até agora foram quatro finais de semana de shows nos palcos principais montados em Caiobá e em Pontal do Paraná. Além de Luan Santana, Jota Quest, Péricles, Alexandre Pires, César Menotti & Fabiano, entre outros artistas nacionais, já subiram ao palco e encantaram os fãs. Apenas entre sexta-feira e domingo (31 de janeiro a 3 de fevereiro), 304 mil pessoas passaram pelos palcos. Além do recordista Luan Santana, tiveram as apresentações da banda de pagode Sorriso Maroto, que fez 107 mil pessoas dançarem ao som dos grandes sucessos da carreira, e os sertanejos Bruninho & Davi (12 mil pessoas) e João Neto & Frederico (21 mil pessoas). Luan Santana é uma sensação no verão paranaense: ano passado, o cantor já havia levado 136 mil pessoas na sua primeira participação no Verão Maior Paraná, mas foi superado em números pela cantora Simone Mendes, que levantou 152 mil pessoas, batendo o recorde de público da temporada 2023/2024. Antes do sertanejo, o recorde de público desta temporada estava com Sorriso Maroto, que se apresentou um dia antes do cantor. Vale lembrar que para a temporada 2024/2025, o anúncio oficial das atrações foi inovador e hipnotizou Curitiba: um show com 600 drones iluminou céu de Curitiba com os nomes dos artistas, avisando que haveria uma atração surpresa, que mais tarde seria confirmada como a segunda apresentação de Luan Santana no verão paranaense. O nome do cantor sertanejo foi mantido a sete chaves, embora estivesse na boca do povo entre os palpites. A revelação do nome de Luan aconteceu apenas seis semanas depois do show de drones. ARRASTANDO MULTIDÕES – Os shows do Verão Maior Paraná começaram no dia 10 de janeiro, com as apresentações doJota Quest em Matinhos e Péricles em Pontal do Paraná. O sambista Péricles, subiu ao palco duas vezes: foi a atração do palco montado em Caiobá no dia 11 de janeiro. Desde então, diversos ritmos têm atraído multidões para o Litoral. No samba e no pagode, além do Sorriso Maroto, Alexandre Pires fez 67 mil pessoas cantarem em uma só voz sucessos dos anos 90 da época do Só Para Contrariar e de sua carreira solo. Abanda Sambô, que toca sucessos do rock, pop e internacional no ritmo do samba, não deixou ninguém parado em Pontal do Paraná. Mas é o sertanejo que tem levado o público ao delírio no Verão Maior Paraná 2024/2025. Desde o início dos shows, já passaram pelos palcos as duplas Matheus & Kauan; Guilherme & Santiago; Guilherme & Benuto; João Haroldo & Betinho; além dos cantores Gustavo Miotto e Loubet.
Fevereiro começa com 22,3 mil vagas de emprego nas Agências do Trabalhador do Paraná
As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados iniciam a primeira semana de fevereiro com a oferta de 22.377 vagas de emprego com carteira assinada . Em volume, os destaques são para as regiões de Cascavel (5.060), Grande Curitiba (3.945), Campo Mourão (2.605), Londrina (2.521), Foz do Iguaçu (1.706) e Umuarama (1.535). A maior parte é para alimentador de linha de produção, na indústria, com 6.350 oportunidades. O Paraná encerrou 2024 como segundo estado que mais empregou nessa área. Na sequência, aparecem as de magarefe, com 934 vagas, operador de caixa, com 798, e faxineiro, com 694 oportunidades. Na Grande Curitiba, os destaques são as 324 oportunidades para alimentador de linha de produção, 260 para faxineiro, 209 para operador de caixa e 181 para atendente de lojas e mercados. Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 39 vagas específicas também para diplomados em cursos superiores. Os destaques são para técnico em nutrição e dietética, com 6 vagas; supervisor de teleatendimento, com 6 vagas; auxiliar administrativo, com 3 vagas; e auxiliar de manutenção predial, com 2 vagas. A região de Cascavel conta com o maior volume de postos de trabalho disponíveis em todo o Paraná e também no Interior. São 1.315 vagas para auxiliar de linha de produção, 287 para abatedor, 230 para magarefe, e 202 para servente de obras. Em Campo Mourão, as funções que lideram as ofertas de vagas são alimentador de linha de produção, com 774 vagas, magarefe, com 367, servente de obras, com 83, e abatedor, com 65 oportunidades. Na região de Londrina, há oferta de emprego para as funções de alimentador de linha de produção, com 707 oportunidades, servente de obras, com 125, operador de caixa, com 109, e faxineiro, com 83. No Norte Pioneiro, a região de Jacarezinho tem 1.096 vagas, com destaque para alimentador de linha de produção, com 1.008. Em Foz do Iguaçu, os destaques são para alimentador de linha de produção (610), repositor de mercadorias (110), abatedor (70) e magarefe (70) . Na região de Umuarama, são ofertadas 564 vagas para alimentador de linha de produção, 90 para assistente administrativo, 86 para abatedor e 86 para magarefe. Em Paranaguá, ainda no reflexo do verão, são 345 vagas no geral, sendo 77 para operador de caixa. ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado.