Bombeiros, policiais civis, militares e científicos que integraram a missão paranaense de apoio ao Rio Grande do Sul foram homenageados nesta terça-feira (16) pela Assembleia Legislativa (Alep), em Curitiba. O Paraná foi o primeiro Estado a enviar ajuda humanitária aos gaúchos, que vivenciaram a maior tragédia climática de sua história. Durante quase dois meses, 158 bombeiros militares, 113 policiais militares, 28 policiais civis, 16 policiais científicos e cinco cães (Hórus, Bruce, Acauã, Eva e Skull) auxiliaram as forças de segurança gaúchas em resgates a pessoas e animais, além de patrulhamento policial para evitar saques em residências alagadas. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), as forças paranaenses resgataram 1.220 pessoas e 552 animais, atuando em diversas frentes por 52 dias em 18 cidades inundadas. O secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, agradeceu a homenagem da Alep às forças de segurança. “Nós somos muito parceiros do Rio Grande do Sul, trabalhamos em conjunto em operações de polícia e de inteligência. Desde o primeiro momento, o governador Ratinho Junior determinou que não medíssemos esforços em mandar efetivo, equipamentos e insumos para apoiá-los”, disse o secretário. “Nosso Estado foi o primeiro a enviar efetivo para lá, com a mobilização de três aeronaves, que ficaram à disposição o tempo que foi necessário, além de embarcações e viaturas para policiamento ostensivo na região, uma vez que estavam ocorrendo saques e outros crimes”, acrescentou. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, também participou da homenagem e ressaltou a força-tarefa realizada pelo Estado em apoio ao Rio Grande do Sul. “Desempenharam um papel crucial no atendimento aos desastres ocorridos. Em momento de grande necessidade, quando as chuvas incessantes trouxeram devastação a tantas comunidades, nossos bombeiros responderam ao chamado com rapidez e determinação”, afirmou o comandante “Foram mais de mil salvamentos de pessoas e mais de 500 animais resgatados, além de ações humanitárias, incluindo a entrega de água e comida, e a busca em áreas isoladas com o uso de cães, demonstrando não apenas a competência técnica, mas também a profunda compaixão que move a nossa corporação”. Além de viaturas, embarcações e donativos, o Paraná enviou três helicópteros, entre eles o Falcão 12, da Polícia Militar, que possui câmera termal, sendo possível identificar focos de calor (para encontrar possíveis vítimas), farol de longo alcance e alto-falante. “Foram 113 policiais militares para auxiliar em situações de busca e, depois, no policiamento ostensivo. Mandamos helicópteros, embarcações, para auxiliar em todas as ações”, explicou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jefferson Silva. Somado ao apoio prestado no local pelas forças de segurança paranaenses e também de outros órgãos estaduais, a solidariedade do povo do Paraná também se fez presente. Quartéis do Corpo de Bombeiros, delegacias e museus receberam doações de donativos para envio ao Rio Grande do Sul. A mobilização envolveu cidadãos voluntários que auxiliaram as unidades dos bombeiros na triagem e organização dos donativos, que totalizaram 13,2 mil toneladas. SITUAÇÃO — Segundo o último boletim emitido pelo Governo do Rio Grande do Sul, de 8 de julho, 478 dos 497 municípios foram afetados pelas fortes chuvas. Mais de 2,3 milhões de pessoas foram atingidas, com 806 feridos, 31 desaparecidos e 182 óbitos.
Dono de bar é esfaqueado durante assalto violento no PR
Um assalto em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na noite da última terça-feira (16) mobilizou a Polícia Militar (PM). O caso aconteceu na Rua Dulcídio Falavinha, no bairro Ana Terra. A vítima, de aproximadamente 60 anos, foi surpreendida por dois homens e uma mulher, que deram voz de assalto enquanto ele trabalhava. Testemunhas afirmam que um quarto suspeito estava do lado de fora fingindo ser um cliente. Os suspeitos anunciaram o assalto e levaram o comerciante para a parte superior do prédio, onde ele mora, e exigiram dinheiro. Além disso, começaram a agredir o homem, que começou uma luta corporal. Assalto em colombo termina com comerciante ferido O proprietário do estabelecimento foi esfaqueado no braço e o suspeito que estava do lado de fora pulou de uma janela, caindo de uma altura de aproximadamente quatro metros. Após o assalto em Colombo, os suspeitos fugiram e levaram o celular do comerciante. As equipes da Polícia Militar (PM), com ajuda de um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) começaram a busca pelos suspeitos, que ainda não foram encontrados. Além disso, o Siate e o Samu prestaram os primeiros atendimentos à vítima. O comerciante foi encaminhado com ferimentos moderados ao Hospital Angelina Caron.
“Não vamos cortar o salário mínimo”, reafirma Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a negar, nesta terça-feira (16), que vá tomar qualquer medida de corte de orçamento público que envolva a redução do salário mínimo para as parcelas mais pobres da população, como aquelas que recebem da Previdência Social. Em entrevista à TV Record, ele destacou que o crescimento da riqueza no país deve ser distribuído de forma equitativa para todos. “Quando alguém fala que eu deveria desvincular o salário mínimo da Previdência Social. O mínimo, já diz, é o mínimo. Não tem nada mais baixo que o mínimo. Então, eu não posso cortar o mínimo, que já é o mais baixo de tudo. Quando você tem que dar aumento do salário mínimo, você faz a reposição inflacionária. Se a inflação foi 3%, você repõe 3%. O crescimento do PIB nos últimos dois anos, a média, a gente dá de aumento do salário mínimo. Então, se durante dois anos o PIB crescer 6%, a gente além da inflação dá 6% de aumento. O que é humanamente justo, socialmente justo. Lula também destacou os números atuais da economia, que estão acima das expectativas dos agentes de mercado, e voltou a criticar a taxa de juros do Banco Central. “Não tem um único número que diga que o Brasil tem qualquer problema. A gente está crescendo mais do que a previsão do mercado. O mercado previa 0,8%, nós crescemos 3%. O mercado previa a inflação descontrolada, a inflação está totalmente controlada. A única coisa que não está controlada é a taxa de juros”, afirmou. O presidente ainda exaltou a geração de empregos, o crescimento da massa salarial, e reafirmou o compromisso de isentar o Imposto de Renda quem ganha salário de até R$ 5 mil por mês. “Geramos 2,5 milhões de empregos em um ano e sete meses. A massa salarial cresceu 11,7%. O salário mínimo é reajustado duas vezes acima da inflação. Isenção do imposto de renda para quem ganha dois salários mínimos e eu pretendo chegar a R$ 5 mil de desconto do imposto de renda. Tiramos 24 milhões de pessoas da fome. Então, nós estamos vivendo um momento sensacional”, celebrou. Meta fiscal Lula foi perguntado se o governo pretende modificar a meta de déficit zero nas contas públicas, em 2024, para cumprir as regras do arcabouço fiscal, ao que ele respondeu que o mais importante é que a economia cresça com sustentabilidade fiscal. “Esse país é muito grande. Muito poderoso. O que é pequeno é a cabeça dos dirigentes, de alguns especuladores. Porque esse país não tem nenhum problema. Se o déficit é zero, se é 0,1, o que é importante é que o país esteja crescendo. O que é importante é que a economia esteja crescendo. O que é importante é que o emprego esteja crescendo. O salário está crescendo. Nós vamos fazer o que for necessário para cumprir o arcabouço fiscal. Nós vamos criar um país com estabilidade jurídica. Nós vamos criar um país com estabilidade fiscal, com estabilidade econômica, com estabilidade social. Esse país terá previsibilidade”, afirmou. Na próxima semana, o Ministério da Fazenda deverá anunciar bloqueios no orçamento para cumprir a meta de resultado primário, segundo anunciou o titular da pasta, Fernando Haddad. Violência política O presidente também comentou sobre a violência política no mundo, ao repercutir, novamente, o atentado sofrido pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que é candidato ao cargo nas eleições norte-americanas deste ano. Para Lula, o mundo vive uma era onde as pessoas não se respeitam e não respeitam a força do argumento. “É abominável qualquer tipo de violência. Não é só com o ex-presidente Donald Trump. É a morte de um prefeito em uma cidadezinha no interior. É a morte de um vereador em uma cidadezinha no interior. Então, é preciso que a gente volte a ter tolerância. O que temos hoje é a derrota do argumento, o argumento vale muito pouco. O que vale hoje é mentira, o que vale é fake news. Porque quando você está dizendo a verdade, você tem que argumentar. Quando você está contando uma mentira, não tem que argumentar. Essa a diferença que está fazendo hoje falta na sociedade brasileira. A volta do argumento para os debates políticos. Está faltando um pouco de compreensão dos problemas do mundo”. Na mesma linha, o presidente defendeu a urgência de uma regulação sobre as grandes empresas de tecnologia, que controlam as plataformas de redes sociais. “Não é possível que as empresas continuem ganhando dinheiro disseminando mentiras, fazendo provocação, campanha contra vacina, sem levar em conta nenhum compromisso com a verdade. Eu sou favorável a que a gente dê uma regulação, porque essas empresas não pagam nada. Ganham bilhões de publicidade. Têm muito lucro com a disseminação do ódio no mundo inteiro”, disse.
Mega-sena acumula novamente e prêmio chega a R$ 47 milhões
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.749 da Mega-Sena, sorteadas nesta terça-feira (16) no Espaço da Sorte, em São Paulo. Com isso, o prêmio da faixa principal para o próximo sorteio, na quinta-feira (18), está estimado em R$ 47 milhões. Os números sorteados foram 08 – 25 – 27 – 38 – 43 – 44. A quina teve 43 apostas ganhadoras, e cada uma vai receber R$ 58.239,89. Já a quadra registrou 3.843 apostas vencedoras, e cada ganhador receberá um prêmio de R$ 930,93 As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país, ou pela internet. No caso das lotéricas, os estabelecimentos podem fechar antes das 19h. O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.
FGTS tem lucro recorde de R$ 23,4 bilhões em 2023
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) teve, em 2023, lucro recorde de R$ 23,4 bilhões, quase o dobro dos R$ 12,1 bilhões registrados no ano passado. O Conselho Curador do Fundo aprovou nesta terça-feira (16) o balanço do FGTS no ano passado. No próximo dia 6, o Conselho Curador reúne-se novamente para definir a parcela do lucro a ser repartida entre os trabalhadores. Em 2023 e 2022, 99% do lucro foi distribuído aos cotistas. Em 2021, 96% do resultado positivo foi partilhado. Do lucro total, R$ 16,8 bilhões decorrem do lucro recorrente do FGTS, resultante de aplicações do fundo em títulos públicos e em investimentos em habitação, saneamento, infraestrutura e saúde. Os R$ 6,6 restantes decorrem da restruturação do fundo que financia a reconstrução do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. O acordo foi assinado em agosto do ano passado para dar prosseguimento às obras na região portuária, que se estendem desde 2010. A Caixa Econômica Federal tem até 31 de agosto para creditar a parcela dos lucros do FGTS repartida entre os cotistas. O dinheiro é distribuído proporcionalmente ao saldo em cada conta em nome do trabalhador em 31 de dezembro do ano anterior. Pela legislação, o FGTS rende 3% ao ano mais a taxa referencial (TR). Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o Fundo deverá ter correção mínima pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mas a correção não é retroativa sobre o estoque das contas e só vale a partir da publicação do resultado do julgamento. Se o resultado da distribuição do lucro por trabalhador e do rendimento de 3% ao ano mais a TR ficar menor que a inflação, o Conselho Curador é obrigado a definir uma forma de compensação para que a correção alcance o IPCA. O rendimento definitivo do FGTS em 2023 só será conhecido após a distribuição dos lucros. Como consultar o saldo O trabalhador pode verificar o saldo do FGTS por meio do aplicativo FGTS, disponível para os telefones com sistema Android e iOS. Quem não puder fazer a consulta pela internet deve ir a qualquer agência da Caixa pedir o extrato no balcão de atendimento. O banco também envia o extrato do FGTS em papel a cada dois meses, no endereço cadastrado. Quem mudou de residência deve procurar uma agência da Caixa ou ligar para o número 0800-726-0101 e informar o novo endereço.
Veja a previsão do tempo para Carambeí nesta quarta-feira
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira, 17 de julho de 2024, na cidade de Carambeí (PR). A temperatura máxima será de 21°C e a temperatura mínima será de 10°C. Aproveite o dia, mas esteja preparado para as condições do tempo. *Este conteúdo foi produzido por inteligência artificial com base nos dados divulgados pela Climatempo, serviço de informações meteorológicas.
Placas de proibição de trânsito na estrada do Catanduvas geram confusão
Moradores e visitantes da Estrada do Catanduvas, na zona rural de Carambeí, foram surpreendidos com a recente instalação de placas de sinalização que proíbem o trânsito de veículos automotores na região. A medida causou confusão e indignação entre os populares que dependem da via para acessar suas propriedades e se deslocar pela área rural. Diversas placas foram colocadas ao longo da principal estrada que dá acesso às chácaras, criando um impasse para os moradores que utilizam a via diariamente. A proibição inesperada pegou muitos de surpresa, gerando questionamentos sobre a necessidade e a justificativa para tal ação. A reportagem do portal Carambeí News entrou em contato com a Secretaria de Obras, que informou que a instalação foi efetuada por uma empresa prestadora de serviços e que será realizada a alteração nesta quarta-feira. Segundo a secretaria, houve um erro na sinalização e as placas não refletem a verdadeira intenção no local. A expectativa é que a correção da sinalização traga alívio e resolva o impasse, garantindo a acessibilidade na área rural de Carambeí.
Secretaria da Saúde confirma mais 13.049 casos e 23 óbitos por dengue no Paraná
A Secretaria estadual da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça-feira (16) o novo boletim semanal da dengue. O Paraná registrou mais 13.049 casos da doença e 23 óbitos. Ao todo, desde o início deste período epidemiológico, em julho de 2023, o Estado contabiliza 923.997 notificações, 578.706 casos e 549 mortes em decorrência da dengue. Os 23 novos óbitos ocorreram entre 10 de novembro de 2023 e 25 de junho deste ano. São 10 homens e 13 mulheres com idades entre 13 e 93 anos. As mortes foram registradas em Curitiba, Ponta Grossa, Enéas Marques, Francisco Beltrão (2), Marmeleiro (2), Cascavel (4), Diamante do Sul, Ivaté, Mariluz, São Jorge do Patrocínio, São Carlos do Ivaí, Apucarana (2), Sapopema, Maripá, Toledo (2) e Kaloré. A Regional de Saúde de Londrina possui mais casos confirmados em números absolutos, com 76.615 diagnósticos, seguida pelas regionais de Cascavel, com 67.205, e de Francisco Beltrão, com 60.847. Os três municípios que mais contabilizam casos são Londrina (39.295), Cascavel (32.207) e Maringá (23.041). Em relação aos óbitos, a Regional de Saúde de Londrina registra o maior número, com o falecimento de 95 pessoas. Depois vêm as regionais de Cascavel, com 80 mortes, e de Francisco Beltrão, com 76. OUTRAS DOENÇAS – Chikungunya e zika também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e as informações sobre essas doenças constam no mesmo documento. Neste período houve o registro de 23 novos casos de chikungunya, somando 212 confirmações e 1.895 notificações da doença no Estado. Não há casos confirmados de zika vírus, mas o boletim registra 144 notificações no Paraná. Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste link.
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 21 milhões
As seis dezenas do concurso 2.749 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo. O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 21 milhões. Caso apenas um ganhador leve o prêmio da faixa principal e aplique todo o valor na poupança, receberá mais de R$ 124,4 mil no primeiro mês. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
Governo do Estado vai entregar quatro grandes obras rodoviárias no começo de 2025
Quatro grandes obras rodoviárias do Governo do Paraná vão ser concluídas até o primeiro semestre de 2025, resolvendo gargalos históricos em regiões estratégicas do Paraná. Elas fazem parte de um pacote bilionário de obras em andamento com recursos do Tesouro e que projetam o crescimento do Paraná nos próximos anos. O Estado já terminou 2023 com o maior crescimento da atividade econômica do Brasil. Em Londrina, no Norte, o Governo do Estado executa o Viaduto da PUC. Além da construção da estrutura do viaduto, a obra prevê a elevação das pistas da rodovia federal, que é duplicada no trecho, e uma passagem inferior com pistas duplas ligadas a duas rotatórias e às novas marginais, permitindo a entrada e saída na rodovia, assim como a ligação entre as vias municipais de acesso, separando o tráfego local do tráfego de longa distância. O investimento é de R$ 31 milhões, já estando concluídos 35,40% da obra, de acordo com a medição mais recente, de maio. Na região Central a obra mais emblemática é a pavimentação entre Pitanga e Mato Rico. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) já atingiu a marca de 74,75% de execução da pavimentação da PR-239. A obra prevê 43,15 quilômetros de pista com duas faixas de 3,5 metros de largura e acostamentos externos de 2,6 metros, conectando de vez Mato Rico ao asfalto – era um dos três municípios sem conexão por pavimento no Paraná. Até agora, 30 quilômetros da rodovia já receberam a pavimentação, composta por camadas de base e sub-base de materiais compactados, e a capa asfáltica, que é a camada de acabamento. Estes serviços continuam avançando no restante do trecho. O investimento é de R$ 89 milhões. Além de Mato Rico, o Governo do Paraná também já começou a resolver a pavimentação de Doutor Ulysses, outro gargalo histórico. O governador Carlos Massa Ratinho Junior já assinou a ordem de serviço da pavimentação na Região Metropolitana de Curitiba. Serão asfaltados 11,95 quilômetros na saída do município em direção a Cerro Azul, dando mais segurança e agilidade aos motoristas que trafegam no trecho. Também na RMC outra obra emblemática está na reta final. A duplicação da PR-092, conhecida como Rodovia dos Minérios, entre Curitiba e Almirante Tamandaré, está com 100% de mobilização das frentes de trabalho e 81,08% concluída. O investimento é de R$ 112 milhões. A obra começa um pouco antes do viaduto do Contorno Norte de Curitiba (PR-418) e segue por 4,74 quilômetros até o perímetro urbano de Almirante Tamandaré. A pista central é executada em pavimento rígido de concreto, e as vias marginais, em ambos os lados, são de pavimento flexível asfáltico. As pistas contam com sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal e sinalização vertical, além de dispositivos de segurança viária. A obra conta também com 10 pontes em cinco localidades e quatro viadutos em dois pontos, ou seja, são estruturas paralelas, não interligadas, cada uma atendendo um sentido de tráfego da rodovia. Estão incluídos no projeto, ainda, a implantação de ciclovia e passeios, uma passarela para pedestres, melhorias ambientais, iluminação viária e serviços complementares. O Estado também está muito perto de concluir o Contorno Norte de Castro, nos Campos Gerais, numa das principais bacias leiteiras do Paraná. Castro ainda é um dos 33 municípios paranaenses com Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) superior a R$ 1 bilhão. O investimento é de R$ 113 milhões. Com extensão de 15,60 quilômetros de pista nova de pavimento asfáltico, o contorno, denominado PR-429, terá duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada e acostamentos externos de 2,5 metros em ambos os lados, além de uma nova ponte e um novo viaduto. A ponte, sobre o Rio Iapó, possui extensão de 320 metros, com largura de 14 metros distribuídos em duas pistas de rolamento com 3,60 metros cada, além de acostamentos externos e barreiras New Jersey. A obra se conecta a outra concluída em 2021 na mesma região. Foram pavimentados 2,6 quilômetros e construído um viaduto no entroncamento da PR-090 com a PR-340. A obra também contou com sistema de drenagem e implementação de iluminação com LED