As equipes de Carambeí e Castro venceram a 2ª etapa do Desafio de Futsal da AMCG. A competição realizada no último fim de semana, no município de Ivaí, reuniu atletas nas categorias Sub-13 e Sub-15 masculino. Além dos dois times citados acima, também participaram os municípios de Ipiranga, Palmeira, Ivaí e Porto Amazonas. No Sub-13, o título foi conquistado por Carambeí. O destaque da categoria foi o atleta do município campeão, Matheus Fellipe Rodrigues. Fechando o pódium, Ipiranga ficou com o vice-campeonato, enquanto Castro terminou em terceiro. Na sequência, Palmeira (4º lugar); Ivaí (5º lugar); e Porto Amazonas (6º Lugar) fecham a classificação. Já no Sub-15, o título ficou com Castro. O município também garantiu o prêmio de destaque da categoria, que foi entregue para o atleta Lucas Ferreira. Fechando a tabela, tivemos Porto Amazonas (2º lugar); Ivaí (3º lugar); e Carambeí (4º lugar). Próximos desafios O cronograma dos Desafios de Futsal segue até o mês de setembro deste ano. Conforme o calendário divulgado previamente, a fase inicial da terceira etapa ocorrerá em Imbaú, no dia 4 de agosto, para as categorias Sub-7; Sub-9; e Sub-11 masculino.
Convenções partidárias devem definir caminho para as eleições em Carambeí
Carambeí está prestes a entrar em uma fase decisiva de sua política local, com três importantes convenções partidárias que definirão os candidatos à prefeitura nas próximas eleições. Os eventos contarão com a presença de figuras proeminentes da política municipal, e suas decisões influenciarão o futuro da cidade. A primeira convenção é do ex-prefeito Osmar Blum Chinato (PSD), que será realizada na próxima sexta-feira (26), no Plenário da Câmara Municipal de Carambeí, a partir das 18h30, após, acontece as convenções dos partidos Solidariedade, Progressistas, Republicanos, PSB e PSD, que o apoiam. Já a convenção da atual prefeita e pré-candidata à reeleição, Elisangela Pedroso (PL), acontece no sábado (27), a partir das 13h30 no Plenário da Câmara Municipal, em seguida acontece as convenções dos partidos MDB, PDT, PL e União Brasil. No sábado (3), a candidatura a ser oficializada é do atual vice-prefeito Jeverson Gomes da Silva (PSDB), que acontece na Câmara Municipal, também, com os partidos PSDB, Podemos e PRD que o apoiam. Perspectivas As convenções partidárias são momentos cruciais para definir não apenas aos pré-candidatos, mas também as diretrizes e prioridades que cada grupo político pretende seguir. A disputa promete ser acirrada, com cada pré-candidato apresentando suas propostas e visões para o futuro de Carambeí. A cidade, portanto, está atenta às movimentações políticas que definirão o rumo de sua administração nos próximos anos. Conclusão Com três pré-candidatos fortes e suas respectivas coligações, Carambeí se prepara para uma eleição marcada por debates intensos e propostas variadas. As convenções partidárias que ocorrerão nas próximas semanas serão fundamentais para definir o cenário eleitoral e oferecer aos eleitores uma visão clara das opções disponíveis para liderar a cidade.
Cerca de um milhão de estudantes da rede estadual volta às aulas nesta quarta
Os 2.104 colégios da rede estadual de ensino estão preparados para recepcionar o cerca de 1 milhão estudantes que volta às aulas nesta quarta-feira (24). Depois do recesso escolar, que estendeu-se entre os dias 08 e 23 de julho, o segundo semestre letivo começa com merenda ainda mais saudável, recepção aos intercambistas recém-chegados do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo e novas tecnologias pedagógicas para fortalecer o aprendizado. “Entendemos que uma série de ações implementadas na rede estadual no primeiro semestre letivo, algumas delas pela primeira vez, impactaram de forma positiva e importante a rotina dos estudantes. Por esse motivo, daremos continuidade às boas iniciativas já executadas e implementaremos outras, com novidades, principalmente em termos de aprendizado”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. Reforçando o compromisso com a oferta de uma alimentação escolar cada vez mais saudável, neste segundo semestre de 2024, a rede estadual de ensino do Paraná dará seguimento à oferta de arroz e feijão orgânicos nas refeições dos alunos. A iniciativa, que estreou este ano no cardápio da rede, visa não apenas a promoção de hábitos alimentares saudáveis, mas também o apoio à agricultura familiar e sustentável. “No primeiro semestre, foram destinados R$ 37 milhões para a aquisição de alimentos de pequenos agricultores, dentro de um total de R$ 265 milhões investidos em todos os tipos de alimentos ofertados”, explica Miranda. Além do arroz e feijão orgânicos, no próximo semestre a alimentação escolar seguirá baseada em práticas cada vez mais saudáveis. A utilização de manteiga em vez de margarina, barrinhas e sucos de frutas sem açúcar, adoçados naturalmente com suco de maçã, são exemplos de mudanças que já estão em prática. GANHANDO O MUNDO – Recém-chegados ao Paraná, vindos diretamente da Nova Zelândia, Inglaterra, Canadá e Austrália, 950 alunos que participaram do Ganhando o Mundo no primeiro semestre de 2024, voltam à rotina em suas escolas de origem. Distribuídos por todas as regiões do Estado, os intercambistas passam a atuar, a partir do segundo semestre, como embaixadores do programa em seus colégios, compartilhando com suas comunidades escolares as experiências adquiridas no período de intercâmbio. “Os recém-chegados, agora com a visão ampliada do mundo, trazem consigo novas perspectivas, conhecimentos e experiências que podem enriquecer significativamente o ambiente educacional”, diz o secretário estadual da Educação. Entre as propostas aos novos embaixadores está a sugestão de soluções para a melhoria do clima escolar, atuação como aluno monitor, acompanhamento de colegas que necessitam de suporte escolar e formação de novos líderes entre pares. “O embaixador não apenas desperta o interesse de outros estudantes pelo intercâmbio, mas também promove a valorização da diversidade e o fortalecimento dos laços culturais dentro da escola. Assim ele contribui para a criação de uma comunidade escolar mais inclusiva, dinâmica e globalmente conectada”, reforça Miranda. IINTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO ALIADA – Com capacidade de personalizar o aprendizado e adaptar os conteúdos às necessidades individuais dos alunos, a Inteligência Artificial vem sendo amplamente utilizada como ferramenta aliada à educação em escolas e entidades educacionais ao redor do globo. Ferramentas como tutores virtuais e plataformas de aprendizado adaptativo são integradas ao currículo escolar. A educação da rede estadual não fica de fora deste movimento. Com recursos que possibilitam aos professores a criação de material didático 100% autoral, a plataforma Desafio Paraná também esteve entre os destaques da Educação no primeiro semestre, demonstrando que as atividades a serem realizadas pelos alunos podem ser não somente dinâmicas como personalizadas. Uma delas, a Quizzis IA, que estreou neste ano na rede de ensino, possibilita ao professor elaborar testes com diversas questões relativas a qualquer tema abordado em sala, por meio de Inteligência Artificial. Outra novidade foi a plataforma Khan Migo, extensão da ferramenta Khan Academy, já utilizada na rede de ensino. Em fase piloto na rede estadual de ensino, a ferramenta lança mão da Inteligência Artificial como “professor auxiliar” na resolução dos exercícios matemáticos propostos no aplicativo. Para o segundo semestre, a expectativa é que ambas as plataformas sejam definitivamente incorporadas à rotina nas escolas. “O que temos observado é que, por meio da implementação da IA como ferramenta auxiliar à educação, importantes enriquecimentos do processo educacional podem ser alcançados, por meio do suporte individualizado, resposta de dúvidas em tempo real e adaptação de estratégias de ensino às necessidades específicas de cada aluno”, afirma Roni Miranda. “A incorporação definitiva dessas tecnologias pode promover um ensino mais personalizado e eficaz, permitindo que os alunos avancem no seu próprio ritmo e recebam suporte imediato conforme necessário”, diz o secretário. “Além disso, os professores terão ferramentas mais sofisticadas para acompanhar o progresso dos alunos, identificar áreas de dificuldade e adaptar suas abordagens pedagógicas, resultando em um processo educacional mais rico e inclusivo”.
Engavetamento na PR-151 em Carambeí resulta em ferimentos leves
Na manhã desta terça-feira, 23, um engavetamento na Rodovia PR-151, próximo ao km 306+480m, no trecho de acesso a Carambeí e o entroncamento com a PR-340, resultou em ferimentos leves em duas pessoas. O acidente ocorreu por volta das 7h30min e envolveu quatro veículos: uma Scania R440, um semirreboque SR/Facchini, uma VW Kombi e um Mercedes-Benz 1513. De acordo com o Posto Policial Rodoviário de Ponta Grossa, o sinistro foi registrado como um acidente do tipo complexo. O condutor da Scania R440, de 64 anos, e o condutor do Mercedes-Benz 1513, de 41 anos, saíram ilesos do acidente. No entanto, o condutor da VW Kombi, de 37 anos, e o passageiro do mesmo veículo, de 46 anos, sofreram ferimentos leves e foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Paula, no município de Ponta Grossa. Ambos receberam os primeiros socorros no local antes de serem transportados para a unidade de saúde. Conforme os dados colhidos no local, os veículos trafegavam no sentido Carambeí – Castro quando se envolveram no engavetamento. O atendimento ao acidente se estendeu até as 10h50min, causando interrupções no trânsito da região. As autoridades investigam as causas do acidente e reforçam a necessidade de atenção redobrada dos motoristas no trecho.
Com início do trecho estaiado, Ponte de Guaratuba chega a 11% de conclusão
A construção da Ponte de Guaratuba chegou a 11,12% de conclusão de acordo com o relatório mensal e está dentro do cronograma estipulado pelo Governo do Estado. A principal novidade no estágio da obra, que é emblemática no Paraná, é o início dos trabalhos de fundação da parte estaiada da estrutura pelo Consórcio Nova Ponte, contratado via licitação para a execução do empreendimento. Diferentemente do restante da estrutura, que utiliza vigas e colunas de concreto e aço pré-fabricadas, o trecho estaiado da ponte é composto por cabos de aço de alta resistência que são ancorados por torres para suportar parte do peso da pista. Ele é necessário para garantir a livre navegação das embarcações que circulam diariamente pela baía de Guaratuba. Até o momento, nove das 64 estacas de concreto que servirão de base para os 1.244 metros de extensão da ponte já foram instaladas e outras oito estão em processo de instalação. Seis das estacas instaladas fazem parte do trecho pré-moldado, enquanto as outras três integram a parte estaiada da ponte. A expectativa é de que 50 estacas sejam instaladas até o fim de 2024. As escavações são executadas com apoio marítimo de duas balsas operacionais. Cada estaca possui de 180 a 220 centímetros de diâmetro e de 20 a 50 metros de comprimento, chegando a pesar 470 toneladas. Há praticamente 300 funcionários trabalhando na produção das peças e do concreto usado na fundação e em outras frentes de trabalho. A expectativa é de que até 600 pessoas atuem simultaneamente durante o auge da construção. DESAFIADOR – Segundo a engenheira fiscal da obra pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Larissa Vieira, o trecho estaiado é um momento desafiador da obra devido às características dos materiais utilizados e das condições da região. “Nesse ponto existem mais dificuldades porque as estacas usadas na fundação são maiores e há uma influência mais forte das marés e das condições climáticas”, explica. A estrutura estaiada contará com duas torres, nas quais os estais serão ancorados para dar sustentação à pista. As torres serão sustentadas por oito estacas com diâmetros de 2,20 metros e até 50 metros de profundidade. “Essa estrutura permite a execução de vãos maiores, com menos pilares, o que também possibilita um vão-livre de navegação para as embarcações que vão circular pela baía”, acrescenta a engenheira. A escolha arquitetônica do projeto tem como objetivo criar um vão-livre de 160 metros sob a ponte, o que permitirá um canal de navegação para embarcações com 17 metros de altura e 90 metros de largura, sem a necessidade de içamento da estrutura, como ocorre em outras pontes. Com isso, não haverá prejuízo para o tráfego marítimo na região da baía de Guaratuba. Outro benefício significativo é a capacidade de suportar condições climáticas adversas, já que as pontes estaiadas são projetadas para resistir a ventos fortes e outras intempéries. A manutenção também tende a ser mais simples e barata, pois os cabos podem ser substituídos sem a necessidade de desmontar grandes partes da estrutura. Por fim, o design diferenciado do modelo serve como um atrativo turístico próprio como ocorre em outras cidades. A ponte Vasco da Gama, na cidade de Lisboa, em Portugal é uma das mais emblemáticas deste tipo no mundo. Outros exemplos em nível nacional são as pontes Octávio Frias de Oliveira, na cidade de São Paulo, e a Anita Garibaldi, em Laguna, Santa Catarina.
Elisangela Pedroso revela Dr. Octávio como pretenso candidato a vice-prefeito
A prefeita Elisangela Pedroso (PL) deu um importante passo em sua busca pela reeleição ao anunciar, nesta segunda-feira, o nome de Dr. Octávio Costa Filho como pretenso candidato a vice-prefeito. O anúncio foi feito em um evento no escritório político da prefeita, localizado na Avenida do Ouro, centro de Carambeí. A decisão de Elisangela de escolher Dr. Octávio, um renomado médico concursado, foi respaldada pelas sondagens internas que indicam seu forte apoio popular. “Estamos atendendo a um clamor da população que vê em Dr. Octávio uma figura de confiança e competência. Respeitamos essa vontade e acreditamos que ele contribuirá decisivamente para nossa chapa”, afirmou Elisangela. Dr. Octávio expressou sua gratidão pela confiança e reafirmou seu compromisso com a continuidade do projeto de Elisangela. “Carambeí é minha casa, e sou profundamente grato ao saudoso ex-prefeito Alci Pedroso, que me deu a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento desta cidade”, disse Dr. Otávio. Além do anúncio do pré-candidato a vice, Elisangela também revelou Luiz Carlos Pestana, ex-secretário de Obras, como coordenador geral de campanha. Pestana, com sua vasta experiência na administração pública e conhecimento dos desafios locais, será responsável por articular e otimizar a estratégia eleitoral. Em sua fala, destacou: “Nosso objetivo é unir forças para consolidar o nome da prefeita e garantir que o trabalho realizado ao longo dos últimos três anos e meio seja reconhecido e valorizado pela população.” A chapa de Elisangela Pedroso conta com o apoio do PDT, União Brasil e MDB, ampliando sua base de sustentação e preparando o terreno para as convenções partidárias que ocorrerão no próximo sábado, dia 27.
Lutador de jiu-jítsu morre após ser esfaqueado durante briga
O lutador de jiu-jítsu de Maringá, Gustavo Henrique Martins, de 32 anos, morreu após ser esfaqueado. O prisão do autor do crime aconteceu nesta segunda-feira (22). De acordo com a Polícia Civil do Paraná (PCPR) está tratando o crime como latrocínio. Os agentes encontraram o suspeito, de 50 anos, dentro de uma casa na região do Parque das Laranjeiras. O homem confessou o crime na delegacia e alegou legítima defesa. “Não tive a intensão de matar ele. Ele me agarrou pelo pescoço e me jogo no chão. Aí eu dei duas ‘chuchadinhas’ com uma faca de cozinha e ele acabou morrendo”, disse o suspeito. O lutador de jiu-jítsu de Maringá se envolveu em uma briga no final da noite deste sábado (20). De acordo com a polícia, ele sofreu golpes de faca e morreu no Hospital Universitário neste domingo (21). A equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu o rapaz. De acordo com a polícia, ele foi ao hospital em estado grave e morreu horas depois. Além de lutador de jiu-jítsu, o homem trabalhava como chapeiro em uma casa de lanches na Avenida Alziro Zarur.
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 61 milhões
As seis dezenas do concurso 2.752 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo. O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 61 milhões. Caso apenas um ganhador leve o prêmio da faixa principal e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 357 mil de rendimento no primeiro mês. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5. Timemania Ainda na terça-feira (23), a Timemania acumulada pode pagar R$ 10,3 milhões pelo concurso 2.121. A modalidade é um produto de prognóstico específico no qual o apostador escolhe dez dezenas entre 80 e um Time do Coração, entre 80 times. São sorteadas sete dezenas e um Time do Coração. Ganham as apostas que acertarem de três a sete números ou o Time do Coração. A aposta custa R$ 3,50.
Veja a previsão do tempo para Carambeí nesta terça-feira
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira, 23 de julho de 2024, na cidade de Carambeí (PR). A temperatura máxima será de 23°C e a temperatura mínima será de 9°C. Aproveite o dia, mas esteja preparado para as condições do tempo. *Este conteúdo foi produzido por inteligência artificial com base nos dados divulgados pela Climatempo, serviço de informações meteorológicas.
Cooperados da Frísia recebem certificação para produção de milho sustentável
A sustentabilidade, que é um dos valores da Cooperativa Frísia, se tornou uma exigência do mercado, que a aplica na fabricação de produtos para o consumo humano. Assim, oito cooperados receberam a certificação FSA (Farm Sustainability Assessment ou Avaliação de Sustentabilidade Agrícola, em português), estando aptos a produzir milho waxy de forma sustentável. A analista da Frísia, Priscila Azevedo, explica que um cliente da cooperativa exigiu a certificação dos cooperados para todo o milho fornecido à empresa. “Ela usa o milho waxy para a produção de outros produtos, como emulsificante, por exemplo, ingrediente usado na fabricação de xampu, pasta de dente ou mesmo alimentação infantil”, conta. Os cooperados receberam a certificação em Tibagi (PR), em maio, em um evento realizado pela cooperativa. Na ocasião, foram entregues troféus em reconhecimento ao compromisso com a produção sustentável de milho. Para a obtenção do certificado, conta Priscila, eles passaram por um checklistcompleto. Na avaliação, é feita a revisão documental e de procedimentos, entrevistas com colaboradores e stakeholders, avaliações das práticas agronômicas, de sustentabilidade e sociais. Também é analisada a infraestrutura, como área para higienização, distanciamento do local de abastecimento, entre outros. Programa Fazenda Sustentável Frísia A cooperativa, pelo Programa Fazenda Sustentável Frísia, realiza um diagnóstico inicial, um plano de ação e mentorias para implementar as melhorias propostas. A certificação é dividida nos níveis Bronze, Prata e Ouro. Dos oito cooperados, dois deles conquistaram o nível Prata e o restante, Bronze. “Pelo Fazenda Sustentável, é feita uma auditoria para criar um diagnóstico com o intuito de conhecer o potencial do cooperado para a certificação. Ele faz as mudanças necessárias na propriedade para, assim, subir de nível”, destaca a analista. O Fazenda Sustentável Frísia oferece serviços para melhorar a gestão das propriedades rurais, incentivando boas práticas ambientais e trabalhistas. A equipe orienta os cooperados na adaptação de suas propriedades para obter selos e certificações de sustentabilidade, aumentando a competitividade no mercado.