A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da venda de lotes de sete produtos da marca Dori, devido à suspeita de contaminação pela bactéria salmonella. A decisão foi oficializada no Diário Oficial da União, na última terça-feira (20). Dori recolhe produtos sob risco de salmonella A Dori informou que já iniciou o recolhimento voluntário dos produtos, que foram fabricados na unidade de Rolândia (PR) entre 21 de junho e 10 de julho de 2024. A empresa também orientou pontos de venda e varejistas a interromperem imediatamente a comercialização desses lotes. Além disso, a Dori comunicou que o processo de descontaminação, limpeza e higienização da fábrica afetada foi concluído. A empresa solicita que os consumidores evitem o consumo dos produtos e entrem em contato com o serviço de atendimento ao cliente para mais informações. Orientações ao consumidor Os clientes podem obter esclarecimentos sobre o recolhimento dos produtos pelos seguintes canais: A Dori garantiu que todos os demais produtos da marca, incluindo os de outros lotes e datas de validade, são seguros para o consumo. Riscos da salmonella A salmonella é uma bactéria que pode causar intoxicação alimentar em humanos, sendo transmitida principalmente pela ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais infectados.
Carambeí recebe desafio de Futsal da AMCG neste sábado
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) promove neste sábado (24), na cidade de Carambeí, mais uma edição do Desafio de Fusal. Nesta etapa, a competição inclui as categorias sub-7, sub-9 e sub-11 masculino, reunindo equipes de Castro, Carambeí, Imbaú, Reserva, Palmeira e Ipiranga. Todos os 18 jogos serão realizados no Ginásio de Esportes Serp. O assessor da AMCG Esportes, Marcos Vinícius de Rocco, reforçou a importância da competição para a revelação de novos talentos e o incentivo entre os jovens. “O Desafio de Futsal da AMCG é um campeonato consolidado nos Campos Gerais. Ele traz a oportunidades para atletas tanto na questão esportiva, quanto na formação cidadã. Parabenizamos o município de Carambeí pela organização e agradecemos por sediar o evento. Esperamos uma grande competição. Os Desafios de Futsal da AMCG são disputados em quatro etapas, sendo dois diferentes blocos de categorias. As equipes serão classificadas ao fim de cada etapa, com premiação em troféus e medalhas para as equipes campeãs e vices, além de prêmio para os atletas destaque. O campeão geral dos Desafios de Futsal será a equipe que somar o maior número de pontos entre todas as etapas. Quem somos A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um órgão de representação municipal e microrregional, sendo constituída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. É composta por 19 municípios da Região dos Campos Gerais, sendo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania. A AMCG tem como principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa, buscando o fortalecimento dos municípios, defendendo os seus interesses, visando o desenvolvimento econômico e social.
Mega-Sena não tem acertador; prêmio acumula e vai a R$ 33 milhões
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.765 da Mega-Sena, sorteadas nessa quinta-feira (22) em São Paulo. O prêmio para o próximo concurso, no sábado (24), será de R$ 33 milhões. Foram sorteadas as dezenas 08 – 12 – 34- 39 – 43 – 47 A quina teve 66 apostas ganhadoras e cada uma vai receber R$ 35.663,33. Os 3.707 ganhadores da quadra terão o prêmio individual de R$ 907,07. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. Para apostar pela internet, é preciso fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5,00.
Colisão traseira na PR-151 deixa motorista ferido
Na manhã desta quinta-feira, 22 de agosto, por volta das 08h40, um acidente do tipo colisão traseira foi registrado na PR 151, no quilômetro 293, próximo ao entroncamento com a PR 340, em Castro/PR. O sinistro envolveu uma picape GM S10, com placas de Curiúva, e um caminhão Volvo FH 460, com placas de Piracicaba/SP. De acordo com informações colhidas no local, a picape seguia em direção a Carambeí quando colidiu na traseira do semirreboque do caminhão. O motorista da S10, um homem de 34 anos, sofreu ferimentos moderados e foi encaminhado à UPA de Castro para atendimento médico. Já o condutor do caminhão, de 44 anos, não sofreu ferimentos e prestou declaração no local do acidente. Ambos os veículos envolvidos tiveram danos materiais, e o trânsito na região ficou parcialmente interrompido até a remoção dos veículos. A Polícia Rodoviária Estadual atendeu a ocorrência e irá investigar as causas do acidente.
Alerta de vendaval prevê rajadas de até 60 km/h no Paraná
Um alerta de vendaval atinge mais de 100 cidades do Paraná nesta sexta-feira (23), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Conforme o alerta amarelo do Inmet, os ventos estão variando entre 40 km/h e 60 km/h nesta sexta-feira. Ao todo, 106 cidades do Paraná estão sob risco de vendaval. Apesar do alerta de vendaval, há baixo risco de queda de galhos de árvores. Em caso de rajadas de vento, não é recomendado se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Entre as regiões sob risco de ventos fortes, estão Norte Pioneiro Paranaense, Metropolitana de Curitiba, Norte Central, Centro Oriental e Sudeste. De acordo com o Inmet, a população deve evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda durante o período de alerta. O aviso é válido até às 16h desta sexta-feira.
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
A Caixa Econômica Federal paga nesta sexta-feira (23) a parcela de agosto do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 5. O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 681,09. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 20,76 milhões de famílias, com gasto de R$ 14,12 bilhões. Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos. No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco. A partir deste ano, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família. O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).
Veja a previsão do tempo para Carambeí nesta sexta-feira
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira, 23 de agosto de 2024, na cidade de Carambeí (PR). A temperatura máxima será de 28°C e a temperatura mínima será de 14°C. Aproveite o dia, mas esteja preparado para as condições do tempo. *Este conteúdo foi produzido por inteligência artificial com base nos dados divulgados pela Climatempo, serviço de informações meteorológicas.
Fusca furtado em Carambeí é encontrado incendiado em Ponta Grossa
Um Fusca vermelho, com placas ADE 4389, foi furtado na madrugada desta quinta-feira (22) na cidade de Carambeí, e encontrado horas depois incendiado em Ponta Grossa. O veículo foi localizado ao lado do Cemitério São Sebastião, na tarde do mesmo dia, já em chamas. De acordo com informações da polícia, o proprietário do Fusca havia estacionado o carro por volta da 1h da manhã na Rua das Emeraldas, esquina com a Avenida do Ouro, no Centro de Carambeí. Ao acordar, por volta das 7h45, percebeu que o veículo não estava mais no local onde havia sido deixado. Equipes de segurança foram acionadas e iniciaram as buscas. No início da tarde, o Fusca foi encontrado em Ponta Grossa, já em chamas. O Corpo de Bombeiros foi chamado para conter o incêndio, enquanto a polícia começou a investigar as circunstâncias do furto e do incêndio do veículo. As autoridades continuam trabalhando no caso para identificar os responsáveis e entender a motivação por trás do crime.
Temporal e rajadas de vento de 100 km/h atingem o Paraná; veja áreas em risco
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu nesta quinta-feira (22) um alerta laranja para temporal com rajadas de ventos de até 100 km/h para o Paraná. Conforme o Inmet, o aviso começa a valer a partir das 18h desta quinta e durar até às 10h de sexta-feira (23). Além disso, há um alerta de vendaval para algumas regiões do estado. Segundo o instituto, as rajadas de vento vem acompanhada de uma forte chuva, ambas podem provocar estragos em plantações, corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos. Há também risco de queda de granizo. Veja quais regiões estão em alerta de temporal e rajadas de vento Ainda de acordo com o Inmet, os municípios do sudoeste, oeste e centro-sul paranaense serão os afetados pelas tempestades e os ventos fortes. O aviso vale também para a região serrana, noroeste, central, Grande Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, além do oeste e sul de Santa Catarina.
Agroleite 2024 atinge marca de R$ 520 milhões em negócios
O Agroleite 2024- Horizontes em Sintonia, realizado entre os dias 06 e 09 de agosto em Castro-PR, atingiu a marca de R$ 520 milhões em negócios concretizados no evento. Os números foram contabilizados pela organização durante a última semana junto aos patrocinadores, empresas expositoras, cooperativas de crédito e bancos. Willem Bouwman, presidente da Castrolanda, menciona que a projeção era o evento gerar no mínimo R$ 200 milhões em negócios, número que acompanhava as movimentações que os bancos realizaram nos eventos anteriores e eram a base do valor divulgado anualmente. “Esse ano, após o término da edição, além das instituições financeiras, conversamos também com os expositores e chegamos a esse número global que ultrapassa os R$ 500 milhões, com a possibilidade ainda de outros contratos serem gerados pós-feira e o valor de negócios crescer ainda mais”, destaca o presidente. Bouwman relata que é uma grande satisfação para a Castrolanda ver que o propósito do Agroleite de gerar negócios está sendo cumprido durante e pós feira através das relações comerciais estabelecidas no evento, um dos principais benefícios de expor no evento. “A cooperativa é agente promotor do Agroleite, mas sempre friso que ele é resultado de uma somatória de esforços em prol da cadeia do leite. Para fazer um evento deste nível os parceiros são imprescindíveis e saber que o investimento retorna a eles nos impulsiona a oferecer um evento melhor a cada edição”, completa. O diretor da Iamax Cogent – patrocinadora diamante e expositora, Paulo Kessler, comenta que a empresa recebeu clientes acima do esperado no stand, com movimento de pessoas do Brasil inteiro. “Tínhamos uma expectativa de vendas alta, mas superamos e isso foi muito gratificante. Somos patrocinadores diamante, um investimento que se paga porque a visibilidade é muito grande e em negócios superou as nossas expectativas”, frisa o diretor. Levantamento da Polícia Militar aponta que os horizontes de 150 mil pessoas foram sintonizados durante o Agroleite 2024. O dia de maior movimento no evento foi a quarta-feira, dia 07, em que o Castrolanda Expo Center, recinto de exposições da cooperativa, recebeu 45 mil pessoas. O número superou as expectativas da organização que esperava cerca de 120 mil pessoas durante os quatro dias de programação. O gerente do Agroleite e do Castrolanda Expo Center, Gustavo Viganó, relata que a Castrolanda vem investindo de forma consistente no parque para aumentar o espaço de exposição e poder atender cada vez mais expositores, bem como em infraestrutura para promover comodidade aos visitantes. “Todos esses investimentos refletem no interesse das empresas em expor no Agroleite e das pessoas em visitar e conhecer o evento. Além de termos sido agraciados com dias de sol, contávamos com uma programação técnica, que ia desde 330 empresas expositoras com diversas soluções e serviços para otimizar a atividade pecuária, palestras de alto nível acontecendo simultaneamente em três plenárias, julgamentos na Arena. Eram muitas oportunidades disponíveis em 300 mil m² de área”, destaca Viganó. Grande destaque da edição foi o lançamento e assinatura de memorando de entendimento entre a Castrolanda e o Governo do Estado do Paraná para a criação do Parque Tecnológico Agroleite, do qual o Castrolanda Expo Center será o centro de um ecossistema de inovação voltado a cadeia do leite. O diretor executivo da Castrolanda, Seung Lee, explica que a cooperativa está dando os primeiros passos para a formalização do parque junto aos governos estadual e municipal, em parceria com diversas entidades. “Queremos atrair universidades, centros de pesquisa, laboratórios, empresas e startups para criar um ambiente favorável à inovação e soluções tecnológicas para a cadeia do leite”, comenta Lee. Atualmente o Castrolanda Expo Center conta com bases comerciais de 35 empresas. As últimas três casas foram inauguradas no primeiro dia do Agroleite 2024 e sediarão de forma permanente o Grupo Calpar, Sistema FAEP e Phibro Saúde Animal. “Esse ano foi especial para a gente, estamos com a casa, uma casa muito bonita. Estamos bem instalados, conseguimos receber bem nossos amigos, clientes e fornecedores. Temos um pé fixo dentro do Agroleite, somos patrocinadores diamante e isso muito nos honra, participar e ter esse espaço”, diz Paulo Bertolini, diretor comercial do Grupo Calpar. A próxima edição do Agroleite acontecerá em agosto de 2025, quando o evento completará 25 anos. A comercialização das áreas de exposição deve iniciar ainda em 2024, com preferência aos expositores que participaram das edições anteriores. Todas as informações são divulgadas no site www.agroleitecastrolanda.com.br e nas redes sociais @agroleitecastrolanda. Parceria e patrocinadores Diamante: O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Castro e Governo do Estado do Paraná. Na cota diamante o Agroleite 2024 recebe a assinatura de Bouwman- Livestock & Agriculture, Cogent Brasil, Coonagro, Grupo Calpar, Hipra, Inpasa, Lely, MSD Saúde Animal, Nutron, Ourofino Saúde Animal, Pro Tork Agriculture, Sicredi, Tetra Pak, e Vence Tudo.