Um acidente de trânsito registrado na tarde de sábado (14), na rodovia PRC-373, entre Ponta Grossa e Carambeí resultou em duas pessoas com ferimentos leves. O sinistro ocorreu por volta das 14h00, no trecho entre o entroncamento com a BR-376 e a PR-151, no km 165+600m. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), uma caminhonete Fiat Strada seguia pela rodovia quando o motorista perdeu o controle e colidiu contra um barranco. O condutor, um homem de 37 anos, e a passageira, uma mulher de 29 anos, foram socorridos no local e encaminhados para o hospital Unimed de Ponta Grossa pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ambos sofreram apenas ferimentos leves. O veículo envolvido no acidente sofreu danos de média monta, mas foi liberado no local pela equipe da PRE, uma vez que não havia pendências relacionadas ao carro. A equipe da PRE de Ponta Grossa esteve presente no local para realizar os procedimentos necessários, utilizando a viatura 14705. O acidente não chegou a interromper o tráfego na rodovia. As causas do acidente estão sendo investigadas.
Caminhão sai de pista na PR-151, entre Castro e Carambeí
Na tarde do último sábado (14), por volta das 14h30, um caminhão Scania T112, acoplado a um semirreboque Randon, se envolveu em um acidente na rodovia PR-151, no trecho entre Castro e Carambeí, no Paraná. O veículo, com placas de Ponta Grossa, saiu da pista no Km 295+100 da rodovia. A motorista, uma mulher de 63 anos, não sofreu ferimentos, e os danos ao caminhão foram considerados mínimos. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, o caminhão seguia no sentido Castro-Carambeí quando ocorreu o incidente. O atendimento à ocorrência foi realizado pela equipe da 5ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). A rodovia PR-151 é conhecida pelo intenso tráfego de veículos pesados, sendo um importante corredor para o escoamento de produtos na região dos Campos Gerais. Mesmo sem feridos ou grandes danos, o caso serve como alerta para os cuidados necessários ao trafegar por esse trecho.
Começam as obras de duplicação da rodovia que liga Ponta Grossa a Palmeira
O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou neste sábado (14) do evento que marca o início das obras de duplicação da PR-151, entre Ponta Grossa (BR-376) e Palmeira (interseção com a PR-438), nos Campos Gerais. Serão duplicados 5,8 quilômetros da rodovia, com investimento de R$ 160 milhões da concessionária CCR. O montante faz parte do acordo firmado pela concessionária com o Governo do Estado, o Ministério Público Federal (MPF) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) para liquidação das obras do antigo Anel de Integração. Antes disso, em outro acordo com o Estado, a CCR já havia concretizado diversas obras, entre elas viadutos em Ponta Grossa, Campo Largo e Piraí do Sul, duplicações em Imbaú e Ortigueira, e o acesso a Castro. “Essa é uma obra esperada há muito tempo por se tratar de um entrocamento entre duas cidades importantes. A duplicação vai ajudar o polo industrial da região que atrai muitos investimentos de empresas que geram emprego no Estado, e que precisam ter uma logística boa e segura”, salientou o governador. A duplicação da PR-151 tem como objetivo eliminar pontos críticos de acidentes e gargalos logísticos, melhorando os níveis de serviço, a segurança e o conforto para os usuários da rodovia. A obra contará com 700 metros de marginais, sete trechos elevados para garantir um fluxo constante de tráfego, recuperação de um viaduto e alargamento de outros dois, além de correção de uma curva. Toda a execução será em pavimento asfáltico. O início das obras foi celebrado pelos comerciantes da região. “A duplicação vai desafogar o trânsito e trará um movimento com mais segurança. A nossa expectativa é de ampliar o faturamento, graças a essa obra”, disse Reinaldo Mazurechen, dono de um comércio em frente a um dos trechos duplicados. Um dos benefícios da obra será o acesso ao aeroporto, que movimenta cerca de 1,6 mil pessoas todos os meses.
Acidente na PR-151 deixa motorista ferido após colisão com caminhão que fugiu do local
Na madrugada deste sábado (14), por volta das 05h10min, um acidente envolvendo um Fiat Palio, com placas de Castro/PR, foi registrado na PR 151, no quilômetro 287, no entroncamento com a PR 340, próximo ao acesso a Castro. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o veículo transitava pela rodovia quando colidiu lateralmente com um caminhão, cujo motorista fugiu do local sem prestar socorro. O condutor do Fiat Palio, um homem de 29 anos, sofreu ferimentos e foi socorrido, sendo encaminhado para atendimento hospitalar. O caminhão envolvido na colisão ainda não foi identificado. O acidente causou danos materiais no carro, e as autoridades seguem investigando o ocorrido. A polícia também pede que qualquer informação sobre o paradeiro do caminhão seja repassada para ajudar nas investigações. A PR 151 é um dos principais trechos da região, e acidentes nesse local têm sido motivo de preocupação para as autoridades e motoristas.
Jovem é atacado a pauladas e morre um dia após aniversário no PR
Eduardo Ferreira Garcia, jovem atacado a pauladas nesta quarta-feira (11), morreu um dia após seu aniversário de 24 anos. O caso aconteceu em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. Testemunhas encontraram Eduardo Ferreira Garciacaído na rua José Pedro Moreira, no bairro Ronda. Ele estava com lesões no rosto e no crânio após um grupo de pessoas baterem nele com pedaços de madeira. Na sequência, equipes de socorro foram ao local para atender a vítima. Os agentes do Samu encaminharam o rapaz ao Hospital Universitário Regional (HU-UEPG). Jovem morre um dia após aniversário no Paraná De acordo com dados do Serviço Funerário Municipal, o jovem havia completado 24 anos no dia 10 de setembro. Já no HU-UEPG, as equipes médicas internaram o rapaz. Entretanto, o jovem não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Ainda conforme o Serviço Funerário Municipal, Eduardo Ferreira Garciatrabalhava como pintor. Não se sabe a motivação e autoria do crime.
Paraná com risco de chuva forte e vendaval
Parte do Paraná está sob alerta laranja de tempestade nesta sexta-feira (13), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão do tempo para hoje indica que as regiões oeste e sudoeste do estado devem enfrentar chuva e ventos fortes. Alerta laranja: tempestade atinge o Paraná De acordo com o Inmet, estão previstas tempestades no Paraná que podem trazer rajadas de vento entre 60 e 100 quilômetros por hora. O acumulado de chuva pode chegar a 100 milímetros ao longo de todo o dia. A previsão para domingo é de frio, com os termômetros marcando entre 11°C e 13°C, média que deve se manter ao longo de praticamente toda a próxima semana.
Exportação de mel pelos portos do Paraná cresce 376%
Os portos paranaenses exportaram 3.847 toneladas de mel entre os meses de janeiro a julho de 2024, representando um crescimento de 376% em comparação ao mesmo período do ano passado (808 toneladas). O aumento está muito acima da média nacional. Dados do governo federal disponibilizados no Comex/Stat, mostraram um crescimento brasileiro de 26%, passando de 16.823 toneladas, em 2023, para 21.144 toneladas este ano. “A apicultura é uma atividade extrativista sustentável, que beneficia a fauna e a flora, e pode gerar diversos produtos, entre eles o mel, que é o mais rentável. Os Estados Unidos e o Canadá são os principais destinos tanto no Paraná quanto no Brasil”, comentou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. Após a pandemia, o consumo de mel nos Estados Unidos vem sendo retomado aos poucos. Por outro lado, o grande fornecedor da commodity no mundo, a China, está enfrentando problemas de adulteração, o que impacta na qualidade da carga. Por ser um produto nutricional e medicinal, o mel adulterado não serve para consumo. “O Porto de Paranaguá é o segundo maior porto a movimentar mel para exportação no Brasil, perdendo apenas para o Porto do Rio de Janeiro. A commodity é exportada em tambores, que são despachados em contêineres dry”, explicou o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira. Segundo a Secretaria estadual da Agricultura, no Paraná, assim como em todo território brasileiro, desenvolve-se a exploração econômica e racional da abelha do gênero Apis e espécie Apis mellifera. PRODUÇÃO NO PARANÁ – A exportação de mel natural produzido no Paraná – não só pelos portos locais – cresceu 113% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023. Foram 2.191 toneladas em 2024, contra 1.026 toneladas de janeiro a junho do ano passado. O crescimento do volume também foi acompanhado pelo aumento na receita, com US$ 5,5 milhões nos primeiros seis meses deste ano, 77% a mais que os US$ 3,1 milhões de 2023. O levantamento é do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O Paraná foi o quarto maior exportador de mel do País no período de janeiro a junho. O Piauí aparece em primeiro lugar, com US$ 14,4 milhões e 5.920 toneladas; Minas Gerais em segundo, com US$ 7,7 milhões e 2.918 toneladas vendidas ao Exterior; e Santa Catarina, na terceira posição, vendeu US$ 6,3 milhões e 2.522 toneladas.
Veja a previsão do tempo para Carambeí nesta sexta-feira
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira, 13 de setembro de 2024, na cidade de Carambeí (PR).A temperatura máxima será de 31ºC e a temperatura mínima será de 18°C. Aproveite o dia, mas esteja preparado para as condições do tempo. *Este conteúdo foi produzido por inteligência artificial com base nos dados divulgados pela Climatempo, serviço de informações meteorológicas.
Comércio varejista cresce 12% de janeiro a julho no Paraná, acima da média nacional
O volume de vendas no comércio varejista ampliado cresceu 12% no Paraná nos primeiros sete meses do ano, acima da média nacional, de 7,2%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento leva em conta todos os segmentos comerciais, incluindo venda de materiais de construção, veículos e autopeças. As vendas no setor aumentaram 5,4% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, e 0,2% em relação ao mês anterior, ambos acima da média brasileira, que cresceu 4,7% e 0,1%, respectivamente. Já no acumulado de 12 meses, entre agosto de 2023 e julho de 2024, o avanço paranaense foi de 3,2%. O Estado também se destacou nas vendas no atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, com aumento de 15,6% em julho em relação a junho deste ano, segundo melhor resultado do País no período, atrás apenas do Distrito Federal (19,2%). Em todo o Brasil, o crescimento foi de 0,6% nesse segmento. As vendas de materiais de construção também tiveram avanço relevante em julho. Na comparação com julho de 2024, o crescimento foi de 19,2% – 8,2% acima da média nacional e também o segundo melhor resultado do País. A alta no acumulado do ano chegou a 13,3%, quase quatro vezes mais que a média nacional (3,4%) e também o segundo maior volume do País, atrás da Bahia (20,9%). E no acumulado de 12 meses, as vendas paranaenses subiram 8,7%, contra 1,9% da média nacional. O comércio de veículos, motocicletas, partes e peças é outro destaque no Paraná, com crescimento de 29% em julho em comparação ao mesmo mês do ano passado. Nos primeiros sete meses, o avanço foi de 18% e, no acumulado de 12 meses, 13,9%. As vendas paranaenses nesse segmento tiveram desempenho superior às nacionais em todos os períodos analisados pelo IBGE. Já na análise do varejo, excluindo os três segmentos detalhados acima, o Paraná avançou 0,5% em comparação a junho; 2,6% em relação a julho do ano passado; 3,8% entre janeiro e julho em relação a igual período do ano anterior e 2,8% no acumulado de 12 meses.
Chuva preta no Paraná: fenômeno avança com frente fria
O fenômeno chuva preta vai avançar no Paraná entre a sexta-feira (13) e o sábado (14), de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A combinação de frente fria, ocorrência de chuva e presença de fumaça pode gerar o fenômeno chuva preta ou chuva negra. O meteorologista do Simepar, Samuel Braun, explica mais detalhes: “Principalmente entre a sexta-feira (13) e o sábado (14), nós teremos a chegada de uma frente fria ao estado do Paraná. Ou seja, nós teremos o retorno da chuva para boa parte das regiões paranaenses”, diz. Ainda de acordo com o meteorologista, “a chuva que precipita acaba lavando a atmosfera, transportando todos os poluentes em direção a superfície”. Porém, a presença bastante significativa de fumaça e fuligem no Paraná pode provocar o fenômeno. A chuva preta faz mal? Segundo o meteorologista, a consequência mais grave que o fenômeno pode causar é a contaminação das águas e dos alimentos que estão ao ar livre. A ação ocorre devido a quantidade de poluentes associados a precipitação. A chuva preta no Paraná chegará a superfície com uma coloração mais escura devido a grande quantidade de fumaça e fuligem presente na atmosfera. “A probabilidade maior para a ocorrência desse fenômeno é entre as regiões Sudoeste, Oeste e Noroeste entre a tarde e noite de sexta-feira e a madrugada e a manhã de sábado”, reforça o meteorologista. O que é chuva preta? O nome “chuva preta” refere-se à aparência turva das gotículas de água quando carregadas de poluentes (fumaças e fuligens). Ou seja, o fenômeno é resultado da combinação da fumaça das queimadas com a umidade do ar. Entretanto, é importante reforçar que nem sempre a coloração fica preta.