As condições climáticas ajudaram e o plantio de soja pôde evoluir na última semana ultrapassando 1,3 milhão (22%) dos 5,8 milhões de hectares previstos para a safra 2024/25. A semeadura é mais adiantada no Núcleo Regional de Toledo, que tem pelo menos 85% dos 493 mil hectares previstos já plantados. A região de Campo Mourão congrega a maior área de produção, com 714 mil hectares. Ali o plantio já se estendeu por 40% da extensão. A informação sobre o plantio faz parte do Boletim de Conjuntura Agropecuáriareferente à semana de 27 de setembro a 3 de outubro, preparado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Os analistas do Deral apontam que 78% da lavoura está em germinação e 22% em desenvolvimento vegetativo. Em razão das boas condições observadas em campo, a previsão de colheita de 22,4 milhões nesta safra está mantida. FEIJÃO – O boletim registra, também, que os produtores paranaenses de feijão preto receberam uma média de R$ 306,88 por saca em setembro. Representa aumento de 30% em relação aos R$ 236,83 de agosto e de 36% comparativamente aos R$ 225,43 recebidos em setembro do ano passado. O valor em alta motivou uma aposta maior dos produtores na primeira safra, que tem área estimada em 138,5 mil hectares. Mais da metade já está semeada. Com condições climáticas favoráveis, a produção pode chegar a 266,8 mil toneladas, uma oferta 66% superior às 160 mil toneladas colhidas entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024. GRAMA – Os gramados geraram renda bruta de R$ 158,3 milhões em 17,7 milhões de metros quadrados no Paraná. Isso representa 63,4% dos R$ 249,6 milhões de Valor Bruto da Produção (VBP) da floricultura em 2023. A produção é maior no Núcleo Regional de Maringá, com 30,1% do total, e Curitiba, com 29,3%. Entre os municípios, a maior produção de gramados concentra-se em São José dos Pinhais, com 3,9 milhões de metros quadrados e valor de R$ 34,4 milhões no ano passado. Marialva, no Noroeste, é o segundo com 3,6 milhões de metros quadrados e R$ 32,4 milhões em valores. Os dois municípios respondem por 42,2% do total cultivado no Estado.
Termina nesta quinta a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV
Termina nesta quinta-feira (3) a veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Hoje também é o último dia para a realização de comícios e para o uso de aparelhos de som, com exceção do comício de encerramento da campanha. As regras estão previstas na Lei das Eleições, no Código Eleitoral e na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019, que regula a propaganda eleitoral. Os debates no rádio e na televisão também se encerram nesta quinta. No entanto, de acordo com o Artigo 46 da Resolução 23.610/19, eles podem ser estendidos até as 7h do dia 4 de outubro, no caso do 1º turno. Serviço ao eleitorado A partir desta quinta, o TSE poderá adotar algumas medidas em relação ao andamento do pleito. De hoje até 5 de outubro, o Tribunal poderá requisitar a emissoras de rádio e televisão até dez minutos diários de sua programação para divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado. Esse tempo pode ser utilizado uma única vez ou em dias alternados, sendo possível ceder parte dele para o uso de tribunal regional eleitoral. Além disso, até a próxima segunda-feira (7), juízas e juízes eleitorais ou o presidente da mesa receptora de votos poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitoras e eleitores que sofram violência moral ou física em sua liberdade de votar ou pelo fato de já terem votado. *Com informações do TSE
Sem Lei Seca, Estado reforça policiamento nas eleições municipais de domingo
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) vai coordenar a Operação Eleições 2024 do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR). Todas as forças de segurança terão representantes no local no próximo domingo (6), dia das eleições municipais, a fim de manter a ordem pública e combater crimes durante as eleições. “Queremos que a eleição aconteça sem intercorrências. Teremos reforço policial em todas as regiões do Estado para garantir uma votação tranquila”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira. A principal atuação das forças será no combate aos crimes eleitorais em cartórios eleitorais, locais de votação ou de apuração, vias públicas e estações de transporte. Informações sobre a atuação policial serão inseridas na Plataforma Córtex, ferramenta que agrega os dados relacionados à operação. Além dos agentes da segurança pública e viaturas nas ruas e em locais de votação, aeronaves estarão de prontidão. Todo o plano da Operação Eleições 2024 foi elaborado de forma conjunta entre a Sesp, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e demais secretarias estaduais. Em nível nacional, toda a atividade será coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília. LEI SECA – A Sesp revogou a decisão de proibir a venda e consumo de bebidas alcóolicas nas eleições municipais de domingo. Com isso, a venda e consumo de bebidas estão autorizados em todo no Paraná na disputa do primeiro turno do pleito. Ao revogar a proibição, o secretário estadual de Segurança Pública afirmou que o policiamento vai ser reforçado nas proximidades de estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas. Bem como daqueles onde, independente das eleições, não pode haver consumo, como é o caso dos postos de combustíveis.
Estado vai convocar mais 1.100 professores aprovados em concurso público
Mais 1.100 professores e pedagogos aprovados no último concurso público da Secretaria de Estado da Educação (Seed) deverão ser convocados a partir da próxima semana para apresentar os documentos necessários para a nomeação no Quadro Próprio do Magistério do Paraná. O anúncio foi feito quarta-feira (2) pelo secretário da Educação, Roni Miranda. A lista com os novos convocados deverá ser publicada nos próximos dias no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela execução do concurso público. Na página, também é possível consultar o edital completo, demais etapas do processo seletivo e orientações sobre o processo de nomeação. Os profissionais vão se juntar a outros 2.301 já convocados e nomeados neste ano, totalizando 3.401 novos professores e pedagogos contratados para atuar em colégios da rede estadual de ensino de todo o Paraná. Os primeiros 1.195 começaram a tomar posse em janeiro, enquanto outros 1.106 tiveram os seus decretos de nomeação assinados em maio. Os convocados fazem parte dos candidatos mais bem classificados no concurso público realizado pela Seed em junho de 2023, que, segundo o secretário da Educação, teve como objetivo ampliar a disponibilidade de docentes nas mais de duas mil escolas estaduais paranaenses. Ele lembrou que o processo seletivo anterior havia acontecido há uma década, em 2013. “Esta era uma grande demanda de professores que já atuavam na rede por meio do PSS [Processo Seletivo Simplificado], e cujos aprovados terão estabilidade e uma perspectiva de crescimento na sua carreira de docência”, comentou Miranda. Os professores vão lecionar as disciplinas de Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Sociologia e Química. As vagas a serem ocupadas são para carga horária de 20 horas, mas os candidatos aprovados em dois cargos – sejam os dois em docência ou um para professor docente e outro para professor pedagogo – poderão exercer carga horária de 40 horas semanais. PSS – Além dos novos professores concursados, o Governo do Estado também continua contratando professores por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS), cujas provas mais recentes foram aplicadas no último domingo (29) em diversas cidades do Paraná. O edital valerá para o ano letivo de 2025, podendo ser prorrogado até 2026, prevendo o preenchimento de até 30 mil vagas ao longo do período de vigência. As vagas são para cargas horárias de até 40 horas semanais, cuja remuneração pode chegar a R$ 6.158,04, incluindo gratificação e vale-transporte. Também há vagas para Professor de Apoio à Comunicação Alternativa (PAC) e Professor de Apoio Educacional Especializado (PAEE).
Caminhão colide com viaduto e derrama carga de mamão na PR-151
Na manhã desta quarta-feira (02), por volta das 07h30, um caminhão trator Scania, com placas de Ermo/SC, se envolveu em um acidente na rodovia PR-151, no KM 318+900m, próximo ao acesso para Carambeí e o entroncamento com a PRC 373, em Ponta Grossa. O veículo colidiu contra a defensa de concreto de um viaduto, causando o derramamento de sua carga de mamão na margem da via. O condutor, F.L.F., de 31 anos, sofreu apenas ferimentos leves e foi atendido pela ambulância da concessionária EPR, sendo liberado no local. O caminhão sofreu danos de média monta, mas os veículos não apresentaram pendências e foram liberados para o responsável.
Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 45 milhões
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.781 da Mega-Sena, sorteadas nesta terça-feira (1º) no Espaço da Sorte, em São Paulo. Com isso, o prêmio da faixa principal acumulou e está estimado em R$ 45 milhões para o próximo sorteio, na quinta-feira (3). Os números sorteados foram: 10 – 31 – 35 – 45 – 50 – 55. A quina teve 51 apostas ganhadoras e cada uma vai receber R$ 59.449,24. Já a quadra registrou 3.673 ganhadores, com prêmio de R$ 1.179,22 para cada. As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país, ou pela internet. No caso das lotéricas, os estabelecimentos podem fechar antes das 19h. O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.
Caminhoneiro embriagado é preso após realizar manobras perigosas na região
Na noite de ontem (1°), um caminhoneiro foi preso em flagrante por Policiais Civis em Piraí do Sul após realizar manobras perigosas em zigue-zague pelas ruas centrais da cidade. O homem, de 36 anos, dirigia um caminhão caçamba e acabou colidindo com uma van nas proximidades da nova rodoviária, o que motivou a denúncia. Após uma perseguição tática, os policiais conseguiram abordar o veículo na Avenida Gumercindo Sguario, no bairro Itiberê. Durante a abordagem, os agentes constataram sinais evidentes de embriaguez, que foram confirmados pelo teste do etilômetro, que registrou 1,16 mg/L de álcool no sangue — mais que o triplo do limite permitido para autuação. Além disso, foi identificado que o motorista estava com a habilitação vencida há mais de 30 dias e, durante a prisão, desacatou a equipe policial. Questionado sobre o que havia ingerido, o homem respondeu ironicamente: “Tomei Chocomilk”. Ele foi conduzido à Delegacia de Piraí do Sul e, posteriormente, transferido para a Unidade Penitenciária de Castro.
Pelo 9º mês consecutivo, tempo de abertura de empresa no Paraná fica abaixo de 10h
Novas empresas no Paraná levaram em média 9 horas e 57 minutos para concluírem sua abertura no mês de setembro, conforme dados divulgados pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar) , a partir dos números da Redesim, do governo federal. Com isso, o Estado se manteve como o segundo mais rápido do País. Ao todo, o Paraná recebeu 6.115 solicitações de registros. Primeiro colocado no ranking do tempo de abertura, com 5 horas e 56 minutos, Sergipe recebeu 497 processos – número 12,3 vezes menor do que os pedidos no Paraná. Em terceiro ficou o Espírito Santo, com tempo de abertura em 10 horas e 21 minutos, com um total de 1.451 registros. No Brasil, o tempo médio de abertura de empresas foi de 24 horas, com o movimento de 69.150 processos. Setembro é o nono mês consecutivo com a marca de 8 ou 9 horas no Paraná, levando a Jucepar sempre ao topo do ranking nacional. Em janeiro de 2019, por exemplo, esse tempo era de 8 dias e 18 horas no Paraná. O presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, destaca o resultado positivo no tempo como catalisador para o ambiente de negócios. “O desempenho do Paraná na abertura de novas empresas reflete o compromisso do Estado com a desburocratização e a eficiência nos serviços. Manter um tempo médio abaixo de 10 horas pelo nono mês consecutivo é um avanço significativo para o ambiente de negócios, e estamos trabalhando continuamente para reduzir ainda mais esse prazo, garantindo que o empreendedorismo siga em expansão no Paraná”, diz. O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o tempo na etapa de viabilidade, na validação cadastral que os órgãos efetuam e na efetivação do registro, com a obtenção do CNPJ. Nesse cálculo não são considerados os tempos de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças para o funcionamento do negócio. AÇÕES – Nos últimos anos, o governo paranaense tem adotado uma série de ações que tornam mais rápido os serviços que o empreendedor precisa para abrir, reenquadrar e fechar empresas. Atualmente, todos os processos são digitais no Estado, o que o torna pioneiro na adoção de um sistema informatizado. O Empresa Fácil é um sistema online para abertura, alteração cadastral e encerramento de inscrição de empresas junto ao Cadastro Municipal, integrado à RedeSiM, que é de âmbito federal, estadual e municipal. Em paralelo, existe à disposição dos empresários o Descomplica Paraná, um programa que desburocratiza o processo de abertura de empresas e emissão de licenças e alvarás. Em 31 de janeiro deste ano começou a vigorar o Decreto nº 3.434 – mais conhecido como Decreto do Baixo Risco, que dispensa 771 atividades de licenciamentos nos órgãos públicos por serem considerados de baixo risco. Cerca de 17 mil empresas já foram beneficiadas pelo Selo do Baixo Risco no Paraná.
Elisangela revela negociações para a vinda de hipermercado em Carambeí
Durante entrevista em uma emissora de rádio, a prefeita de Carambeí e candidata à reeleição, Elisangela Pedroso (PL), revelou as negociações para a vinda de uma rede atacadista de hipermercado na cidade. A prefeita contou que desde 2022 houve a busca por empresários do setor e conversas com várias redes, que chegaram a fechar uma parceria para a construção com um grande atacado, no entanto, o proprietário da área desistiu do negócio quando estavam para fazer o anúncio, em junho deste ano. “Nós sabemos que existe um anseio da população em relação a um hipermercado ou atacadista e apesar de ser um negócio estritamente comercial, a população carambeiense tem crescido exponencialmente com a vinda de novas indústrias. E, prevendo esse crescimento, estamos preparando os serviços públicos, sobretudo, com o mini hospital, para atender essa nova demanda. E quando a cidade cresce, a necessidade de mais opções comerciais cresce também, e, nós, enquanto poder público temos que incentivar essas instalações que geram também emprego, renda e receita”, disse. Sobre o futuro das negociações, Elisangela afirmou que a Prefeitura segue na busca por áreas que possam atender as necessidades dos empresários. “Eles não desistiram de Carambeí e nós não desistimos do projeto do hipermercado. Vamos auxiliá-los para que encontrem a área e em breve possamos anunciar a construção deste empreendimento que prevê investimentos de mais de R$ 12 milhões de reais”, contou.
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 40 milhões
As seis dezenas do concurso 2.781 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo. O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 40 milhões. Caso apenas um apostador leve o prêmio principal e aplique na poupança, receberá um rendimento de R$ 928 mil no primeiro mês. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.