Na manhã desta terça-feira (8), a Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da Delegacia de Carambeí, prendeu em flagrante um homem de 36 anos, acusado de ameaça, injúria e dano contra sua companheira, de 31 anos. Segundo a delegada Renata Batista, a prisão foi realizada após a vítima comparecer à Delegacia e relatar ter sido ameaçada com uma faca. O incidente ocorreu na manhã anterior e, diante da gravidade, a equipe policial agiu rapidamente. Além da prisão, a mulher solicitou medidas protetivas de urgência, para garantir sua segurança. A PCPR ressaltou a importância da colaboração da população com informações que possam auxiliar no andamento das investigações. Denúncias anônimas podem ser feitas pelos números 197 (PCPR) ou 181 (Disque-Denúncia).
Conselho Comunitário de Segurança de Carambeí discute uso de recursos com Promotores de Justiça
Na última terça-feira, 8 de outubro, membros do Conselho Comunitário de Segurança do Município de Carambeí (CONSEG) realizaram uma sessão extraordinária com os Promotores de Justiça da 1ª e 4ª Promotorias da Comarca de Castro. O encontro contou com a presença dos promotores Felipe P. Garcia e Clara de Campos Martins Rodrigues e teve como foco a destinação de recursos provenientes de acordos de não persecução penal e termos de ajustamento de conduta (TAC) firmados pelo Ministério Público. Os valores discutidos poderão ser utilizados para aprimorar a infraestrutura de equipamentos de segurança pública em Carambeí. Além da diretoria do CONSEG, participaram da reunião representantes da Polícia Militar, como o Tenente Bruno Araújo e o Sargento Rafael Muleta, bem como a Delegada Renata de Souza Batista e o Delegado Marcondes Alves Ribeiro, da Polícia Civil. A presidente do CONSEG de Carambeí, Suzana da Silva Kingeski, destacou a importância de estabelecer parcerias com órgãos do Sistema de Justiça. “Essas colaborações são essenciais para fortalecer a segurança pública em nosso município”, afirmou.
Corpo é encontrado em córrego e gera mistério no PR
O corpo de um homem foi encontrado dentro de um córrego e gerou um mistério sobre o que teria acontecido com ele. A suspeita é que o homem tenha se afogado. Corpo encontrado em córrego O caso aconteceu na Rua Raimundo da Mota Azevedo Corrêa, no bairro Ahú. As equipes da Polícia Militar e Civil foram ao local. Eles foram chamados por um funcionário de uma casa que estava cortando grama. O Corpo de Bombeiros foi acionado e o Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) fez a retirada do corpo da água. Próximo ao local onde o homem foi encontrado havia uma garrafa de bebida alcoólica, o que aumentou a suspeita de afogamento. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para perícia.
Indústria paranaense cresceu 5,3% em 12 meses, mais do que o dobro da média nacional
As indústrias instaladas no Paraná cresceram 5,3% entre agosto de 2023 e agosto de 2024, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta terça-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho da produção do setor nos últimos 12 meses no Estado foi mais do que o dobro da média nacional, cuja variação foi de 2,4% no mesmo período. O bom momento da indústria paranaense ao longo do último ano também foi o melhor do Sul do Brasil, empatado com Santa Catarina, cujo segmento também cresceu 5,3%. No Rio Grande do Sul, houve queda de 2% no período ainda afetado pelas fortes chuvas que assolaram a maior parte do estado gaúcho no início de 2024, impactando também a produção industrial. O desempenho do Paraná também superou outros estados que representam parcela relevante da indústria nacional. São Paulo teve alta acumulada de 2,5% em 12 meses, enquanto no Rio de Janeiro a indústria subiu 4,7%. Em Minas Gerais, a variação foi de 2,3%, e na Bahia, de 2,5% Quando o comparativo é feito especificamente entre o desempenho mensal de agosto de 2024 com o mesmo mês do ano passado, a produção industrial paranaense foi 3,7% superior neste ano. Novamente, trata-se do melhor resultado da região Sul, com variações de 3,3% e de -5,2% em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, respectivamente, enquanto a média nacional é de 2,2% neste recorte. No acumulado de 12 meses, o segmento que mais contribuiu para o crescimento industrial estadual foi o ligado à fabricação de coque (combustível sólido) e outros produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis, com alta de 19,6%. As outras variações mais relevantes foram registradas na fabricação de máquinas e aparelhos elétricos (16,4%), produtos de madeira (15,7%), bebidas (13,5%) e móveis (8,4%). Na variação comparativa entre os meses de agosto deste ano com 2023, os crescimentos mais expressivos ocorreram na fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias, com 31% de crescimento, seguido pela fabricação de bebidas (24,9%), máquinas e aparelhos elétricos (11,5%) e produtos de metal (10%). PESQUISA – A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE é um levantamento estatístico que mede o desempenho da indústria brasileira em termos de produção física. Ela coleta dados de empresas representativas do setor industrial em todo o país, abrangendo diferentes segmentos como bens de consumo, intermediários e de capital, avaliando a variação no volume de produção para traçar um panorama da evolução da atividade industrial. As informações mais recentes da PIM sobre o Paraná, Brasil e de outros estados estão disponíveis no Sidra, o banco de dados do IBGE.
Após 12 anos, Carambeí volta a ter representação feminina na Câmara Municipal
Carambeí celebrou um marco importante nas eleições deste domingo, com a eleição de Júlia Spinardi para a Câmara Municipal, encerrando um intervalo de 12 anos sem representação feminina no legislativo. Júlia, enfermeira e residente da região de Catanduvas, na área rural da cidade, conquistou a vaga em sua primeira candidatura, com 2,51% dos votos, somando 333 votos. A última mulher a ocupar uma cadeira no legislativo local foi a atual prefeita, Elisangela Pedroso, eleita como vereadora em 2012, quando obteve 4,12% dos votos (489 votos). A partir de 2025, a cadeira feminina volta a ser preenchida, reforçando a importância da participação feminina na política de Carambeí.
Elisangela é reeleita com a maior votação da história de Carambeí
A cidade de Carambeí viveu um momento histórico nas eleições municipais de ontem, com a reeleição da prefeita Elisangela pelo maior número de votos já registrado no município. A atual gestora, que se destacou durante seu primeiro mandato por uma série de ações voltadas para a infraestrutura, saúde e educação, consolidou seu nome como uma das líderes mais expressivas da história local. Com uma campanha focada em continuidade e progresso, Elisangela conquistou o apoio massivo dos eleitores, obtendo uma votação recorde, superando todas as expectativas. “Este resultado reflete a confiança da população no trabalho que realizamos nos últimos anos. Estou muito grata e motivada para continuar avançando”, declarou a prefeita emocionada após a confirmação de sua vitória. Os números da eleição impressionam: com 7.121 votos, Elisangela ultrapassou a marca anteriormente detida por Osmar Blum em 2012 com 6.775, atingindo um patamar inédito em Carambeí. A adesão popular reflete o impacto positivo das políticas públicas implementadas em seu governo, principalmente nas áreas de saúde, com a ampliação do atendimento médico, e na educação, com a modernização das escolas municipais. Para além dos números, a campanha de Elisangela também se destacou pelo engajamento da população, que se mobilizou em massa nas ruas e nas redes sociais. A prefeita enfrentou uma disputa acirrada com o ex-prefeito Osmar Blum e Jeverson Gomes, mas desde o início das apurações, já demonstrava vantagem, consolidada ao longo da contagem. Agora, com um novo mandato garantido, a expectativa dos moradores de Carambeí é de que a prefeita dê continuidade ao trabalho que a levou à liderança, com novos projetos voltados para o desenvolvimento da cidade. Com esse resultado histórico, Carambeí segue com esperança renovada de mais quatro anos de crescimento e melhorias.
Confronto armado em frente ao CMS de Carambeí termina com suspeito baleado pela polícia
Na noite de domingo, 6, uma equipe policial foi acionada para atender uma ocorrência de lesão corporal no Centro Municipal de Saúde de Carambeí, na Avenida do Ouro. O que parecia ser um atendimento de rotina rapidamente se transformou em um confronto armado. De acordo com relatos, uma briga envolvendo pessoas embriagadas começou em frente ao posto de saúde. Ao tentarem acalmar a situação, os policiais foram ameaçados por um dos envolvidos, que sacou um revólver Taurus e apontou a arma para a equipe. Diante da ameaça, um dos policiais efetuou dois disparos, atingindo o suspeito. A arma do homem foi apreendida. Segundo a polícia, ele possuía registro do revólver, mas não o porte legal da arma. O indivíduo foi detido e encaminhado ao pronto-socorro, onde recebeu atendimento médico sob escolta policial. A ocorrência está sendo investigada pelas autoridades.
Câmara Municipal de Carambeí elege novos vereadores para próximo mandato
A cidade de Carambeí elegeu seus novos representantes para a Câmara Municipal, em uma eleição marcada por uma disputa acirrada e pequenas diferenças de votos entre os candidatos. Joel Sacolinha foi o mais votado, com 551 votos (4,15%), liderando a corrida com uma diferença significativa em relação aos demais concorrentes. Professor Sandro e Cabo Cleverson empataram na segunda posição, com 350 votos cada (2,63%), ficando apenas 1 voto à frente de André Petter, que conquistou 337 votos (2,54%). Júlia Spinardi, com 333 votos (2,51%), ficou apenas 4 votos atrás de André Petter, demonstrando a intensidade da disputa. Ilson Caninana, que obteve 329 votos (2,48%), teve uma diferença de apenas 4 votos em relação a Júlia Spinardi. Já Professor Sérgio, com 315 votos (2,37%), ficou 14 votos atrás de Ilson Caninana. Professor Deleon fechou a lista dos primeiros oito eleitos com 311 votos (2,34%), apenas 4 votos atrás de Professor Sérgio. Nas posições seguintes, Eclaiton Bueno alcançou 299 votos (2,25%), superando por apenas 1 voto Alan Fagundes, que obteve 298 votos (2,24%). Diego Silva encerrou a lista com 261 votos (1,96%), mostrando a diversidade de apoio entre os eleitores de Carambeí. Confira a lista completa dos vereadores eleitos e seus votos: • Joel Sacolinha – 551 votos (4,15%) • Professor Sandro – 350 votos (2,63%) • Cabo Cleverson – 350 votos (2,63%) • André Petter – 337 votos (2,54%) • Júlia Spinardi – 333 votos (2,51%) • Ilson Caninana – 329 votos (2,48%) • Professor Sérgio – 315 votos (2,37%) • Professor Deleon – 311 votos (2,34%) • Eclaiton Bueno – 299 votos (2,25%) • Alan Fagundes – 298 votos (2,24%) • Diego Silva – 261 votos (1,96%) Com a nova composição da Câmara Municipal, os vereadores eleitos terão a missão de legislar e fiscalizar as ações do Executivo, buscando o desenvolvimento de Carambeí e a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos. A pequena diferença de votos entre os eleitos reflete uma eleição extremamente competitiva e a responsabilidade de atender a diversas demandas da população.
Elisangela Pedroso é reeleita prefeita de Carambeí com ampla vantagem nas urnas
Em uma eleição marcada por uma escolha decisiva para os rumos de Carambeí, a atual prefeita Elisangela Pedroso (PL) foi reeleita neste domingo, 6 de outubro de 2024, com 52,64% dos votos válidos. Sua liderança foi reafirmada pelo apoio expressivo da população, que optou por dar continuidade ao seu projeto de gestão. Elisangela enfrentou nas urnas o ex-prefeito Osmar Blum (PSD), que obteve 4.366 votos, e o candidato Jeverson Gomes (PSDB), que ficou com 2.042 votos. A prefeita, que liderou com uma campanha focada na estabilidade e no progresso, consolidou sua posição política ao vencer em praticamente todas as urnas da cidade. Integrante da coligação “Carambeí Quer Ainda Mais”, formada pelos partidos PL, União Brasil, MDB e PDT, Elisangela Pedroso continuará seu trabalho à frente da prefeitura ao lado de seu vice, Dr. Otávio, médico concursado que traz experiência técnica e um olhar voltado para a área da saúde, reforçando as prioridades da gestão para o novo mandato. O resultado desta eleição solidifica a força política de Elisangela, destacando o compromisso da prefeita em dar continuidade ao crescimento econômico e aos avanços estruturais que Carambeí tem vivenciado nos últimos anos. Agora, com mais quatro anos à frente do Executivo municipal, a expectativa é que a prefeita siga implementando políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável, a geração de emprego e a melhoria dos serviços públicos, como saúde e educação. A vitória de Elisangela reflete não apenas a confiança de grande parte do eleitorado, mas também o apoio de diversas lideranças políticas regionais e estaduais, que veem na sua reeleição um passo importante para o fortalecimento da cidade no cenário paranaense. Resultado final da eleição em Carambeí: • Elisangela Pedroso (PL): 52,64% – 7.121 votos • Osmar Blum (PSD): 32,27% – 4.366 votos • Jeverson Gomes (PSDB): 15,04% – 2.042 votos
Não foi votar? Saiba como justificar ausência
Os eleitores que não comparecerem às urnas neste domingo (6) terão até o dia 5 de dezembro (60 dias) para justificar ausência. A justificativa é necessária porque o voto é obrigatório no Brasil para maiores de 18 anos, sendo facultativo para maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos. No dia da eleição, o cidadão pode fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral (disponível para Android ou iOS) ou por meio de pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) no dia do pleito. A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor use preferencialmente o aplicativo para fazer a justificativa. Ao acessar o e-Título, o cidadão deve preencher os dados solicitados e enviar a justificativa, que será direcionada a um juiz eleitoral. O eleitor também deverá pagar a multa estipulada pela ausência nos turnos de votação. Cada turno equivale a R$ 3,51 de multa. A data limite para justificar a ausência no primeiro turno é 5 de dezembro de 2024. Punição Deixar de votar e de justificar nos dois turnos acarreta duas faltas. A partir da terceira ausência sem justificativa, o eleitor é considerado faltoso e pode ter o título cancelado para as próximas eleições. Os eleitores que estão no exterior não votam, portanto, não precisam justificar. A restrição no título cria diversas dificuldades, como ficar impedido de tirar passaporte, fazer matrícula de escolas e universidades públicas e tomar posse em cargo público após prestar concurso.