O 4º Circuito Gastronômico dos Campos Gerais, com apoio do Governo do Estado e organizado pela Instância de Governança Regional (IGR) AdeTur Campos Gerais, tem movimentado o turismo nos municípios de Porto Amazonas, Ponta Grossa, Imbaú, Tibagi, Sengés, Palmeira, Carambeí e Arapoti. Com o objetivo de promover a culinária local e atrair turistas, o evento, que ocorre até 16 de novembro, reúne 25 empreendimentos que oferecem pratos típicos, doces e bebidas regionais. O evento busca não apenas destacar a gastronomia local, mas também fortalecer o turismo regional, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer pontos turísticos dos Campos Gerais. Cada estabelecimento participante concorre a um prêmio, baseado na avaliação do público, o que incentiva a qualidade tanto nos pratos quanto no atendimento. A diversidade gastronômica é um dos pontos fortes, com iguarias como Alcatra no Espeto, Pão no Bafo e tortas holandesas, que refletem a mistura de tradições e inovações culturais da região. Para a Secretaria Estadual do Turismo, o evento é uma oportunidade de valorizar a cultura paranaense e promover o Estado como destino turístico. Em Carambeí, por exemplo, conhecida por sua tradição holandesa, a participação no circuito fortalece o reconhecimento do município como um destino gastronômico, além de movimentar o turismo local, em linha com os esforços da prefeita reeleita para inovar e transformar a cidade.
Acidente na PR-151 em Carambeí deixa criança com ferimentos leves
No último sábado (12), um acidente na PR-151, no trecho entre Carambeí e Castro, resultou em ferimentos leves para uma criança de três anos. O veículo, um GM/Corsa com placas de Castro, transitava no sentido decrescente da via quando colidiu contra uma canaleta no quilômetro 331+700 metros da rodovia. A condutora do carro, de 28 anos, não sofreu ferimentos, mas a criança, que era passageira, foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Castro para receber cuidados médicos. Conforme o relato das autoridades rodoviárias que atenderam a ocorrência, o acidente causou danos materiais ao veículo, mas sem consequências graves para os ocupantes.
Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 35 milhões
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.785 da Mega-Sena, sorteadas na noite desta sexta-feira (11), no Espaço da Sorte, em São Paulo. Com isso, o prêmio da faixa principal acumulou e está estimado em R$ 35 milhões para o próximo sorteio. As dezenas sorteadas foram: 20 – 27 – 48 – 50 – 57 – 59. A quina teve 39 apostas ganhadoras e cada uma vai receber 86.257,83. Já a quadra registrou 3.176 ganhadores, com prêmio de R$ 1.513,15 para cada. O sorteio do concurso 2.786 será realizado na próxima quarta-feira (16). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
Festa do dia das crianças reúne centenas de pessoas no Paço Municipal de Carambeí
Neste sábado, o Paço Municipal de Carambeí se transformou em um grande centro de entretenimento em comemoração ao Dia das Crianças. O evento, realizado na área externa, atraiu centenas de famílias, oferecendo uma programação variada com atividades lúdicas e culturais. Entre os destaques, o espetáculo circense arrancou aplausos e sorrisos da plateia, enquanto as apresentações de teatro e dança envolveram os presentes em momentos de magia e arte. No outro lado, m amplo parque inflável foi a sensação do dia, permitindo que as crianças explorassem diferentes brinquedos com segurança e muita diversão. Além disso, os passeios de trenzinho e mini fuscas deram um toque especial à festa, permitindo que os pequenos fizessem mini aventuras pela área do evento. Durante toda a tarde, pipoca e algodão doce foram distribuídos gratuitamente, garantindo que ninguém ficasse sem um mimo durante a celebração. A festa do Dia das Crianças no Paço Municipal reforça o compromisso da prefeitura em oferecer eventos acessíveis e de qualidade para a população, proporcionando momentos de lazer e integração para todas as idades. Com essa grande celebração, o município demonstrou mais uma vez seu cuidado em fomentar o bem-estar da comunidade, especialmente das crianças, promovendo um ambiente acolhedor e cheio de alegria.
Acidente em Carambeí deixa motorista com ferimentos leves
Na manhã de sexta-feira (11), um acidente de trânsito foi registrado na PR-151, próximo ao acesso ao município de Carambeí. O veículo, um Renault Sandero com placas de São Paulo, seguia pela rodovia no sentido crescente quando, ao atingir o quilômetro 306+850 metros, envolveu-se em um choque. A condutora do automóvel, uma mulher de 25 anos, sofreu ferimentos leves e foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Paula, em Ponta Grossa. O veículo sofreu danos leves e, por falta de um responsável no local, foi recolhido ao pátio do Posto da Polícia Rodoviária Estadual (PPRv) de Ponta Grossa. As autoridades continuam investigando as circunstâncias do acidente.
Capotamento na PR-151 deixa condutor com ferimentos leves em Carambeí
Na manhã desta sexta-feira (11), por volta das 8h20, um automóvel Renault Clio capotou na rodovia PR-151, no trecho próximo ao entroncamento com a PR-340, que dá acesso ao município de Carambeí. O condutor do veículo, um homem de 28 anos, sofreu ferimentos leves e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPS) de Carambeí. O acidente ocorreu no quilômetro 305 da rodovia, onde o veículo transitava no sentido crescente da via. De acordo com informações colhidas no local, o carro capotou, resultando em danos de média monta. O veículo foi recolhido ao pátio do Batalhão de Polícia Rodoviária em Ponta Grossa, já que não havia um responsável presente no local para realizar a retirada. As autoridades continuam monitorando as condições da rodovia, que é um dos principais acessos à cidade de Carambeí, buscando medidas para evitar novos acidentes.
Incêndio em empresa no Catanduvas mobiliza Corpo de Bombeiros
Na manhã deste sábado (12), um incêndio de grandes proporções atingiu uma empresa situada na estrada do Catanduvas, km 4, em Carambeí. O incidente ocorreu por volta das 08h14min, mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros da cidade. Até o momento, ainda não foram divulgadas informações sobre a causa do incêndio, nem sobre a extensão dos danos ou a existência de vítimas. As autoridades seguem no local e novas atualizações devem ser fornecidas conforme o controle da situação.
Decisão sobre horário de verão será na terça-feira, diz ministro
O Ministério de Minas e Energia vai decidir na terça-feira (15) sobre adoção do horário de verão no Brasil ainda este ano. O ministro Alexandre Silveira vai se reunir com a equipe técnica no prédio da pasta em Brasília para definir a questão. Diante da urgência da decisão, Silveira reduziu em uma semana o período de férias e retornará ao trabalho na próxima segunda-feira (14). “O resumo da ópera é que se houver risco energético, não interessa outro assunto a não ser fazer o horário de verão”, afirmou Silveira nesta sexta-feira (11), em Roma, após participar como palestrante do último painel II Fórum Internacional Esfera. “Se não houver risco energético, aí é um custo-benefício que terei a tranquilidade, a serenidade e a coragem de decidir a favor do Brasil e a favor do Brasil nem sempre quer dizer que vai economizar meio por cento, um por cento na conta de energia, porque qual impacto nos outros setores? Isso tem que ser um equilíbrio. Ainda bem que a política de diálogo voltou. Com essa política a gente tem tranquilidade e com muita profundidade chegar a um momento em que a gente possa mostrar com clareza qual o melhor caminho a seguir”, acrescentou o ministro, ressaltando que “não tem como não ser esta semana, porque não daria tempo de aproveitar a melhor janela que é novembro, se não for tomada a decisão, esta semana”. De acordo com Silveira, a reunião foi marcada para terça-feira por causa da “imprescindibilidade de ser agora” e, para isso, é preciso que seja de imediato para permitir que os setores que serão impactados se preparem, embora, segundo ele, o cuidado que teve de conversar com os setores muito importantes para que se planejam. “Se tem algo que não se pode abrir em uma política pública com essa dimensão, é a questão da previsibilidade. A importância maior do horário de verão e tem muita importância é entre 15 de outubro e 30 de novembro. Até 15 de dezembro tem uma importância vigorosa, não que ele não tenha depois, mas vai diminuindo a curva da importância dele”, disse. Silveira destacou que o horário de verão é uma política pública aplicada mundialmente e não deve ser tratado como uma questão ideológica. “Primeiro quero registrar que o horário de verão é uma política pública que não é nacional. É implementada em vários países e em especial em países desenvolvidos. É uma política pública que não deve ser tratada como uma questão ideológica e ela foi tratada pelo governo anterior assim, simplesmente extirpando ela em 2019”, observou. Crise hídrica O ministro acrescentou que as usinas hídricas e hidrelétricas, quando não são, como é o caso de Belo Monte, localizada no Rio Xingu, no Pará, que não conseguiu licenciamento para fazê-la com reservatório, elas dependem naturalmente das questões pluviométricas. Os números indicam que a crise hídrica atual é grave. Usina Hidrelétrica de Belo Monte – Foto: Bruno Batista/ VPR “O Cemaden [Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais] apurou que desde 1950, quando ele mede a questão pluviométrica no Brasil, nós vivemos a pior crise hídrica dos últimos 73 anos, o que nos levou, se nós não tivéssemos feito medidas preventivas, como diminuir a vazão de Jupiá e Porto Primavera, corajosas que tomamos durante o ano, preservando 11% de água doce nos nossos reservatórios, hoje nós teríamos problema energético no Brasil. Não temos, temos tranquilidade para este período, mas temos que nos equilibrar entre segurança e modicidade tarifária e temos que preparar também o planejamento para 2026”, comentou. Eleição O ministro Alexandre Silveira disse ainda que, caso seja adotado pelo governo, o horário de verão não vai impactar o segundo turno da eleição, marcado para o dia 27 deste mês. “Se ele for decretado, não pega a eleição, porque tem que ter no mínimo 20 dias para que setores extremamente importantes se planejem, como o setor aéreo por causa das conexões internacionais e outros setores também como segurança pública”. Ele que tudo está sendo analisado com todo o cuidado e serenidade. “Imagine a responsabilidade de uma decisão como essa de um ministro de estado. Se ele o faz sem necessidade está naturalmente tomando uma medida que tem transversalidade e tem custo em alguns setores da economia, apesar de que para outros é benéfico, mas em alguns da economia muito contundentes. Se ele não faz, e dá um problema, a responsabilidade é do ministro. Um problema energético não é um problema é um problemaço”, explicou sobre a complexidade da decisão. O ministro lembrou que o presidente Lula já disse em entrevista que essa decisão não é política e delegou a condução dela ao seu ministro de estado. “O farei, com a coragem de quem tem que decidir. O farei muito ancorado em bases técnicas e em sensibilidade política e social, para que a gente defendendo, como eu defendo o horário de verão como política pública, só use mão dessa política pública se ela for imprescindível para assegurar energia para o Brasil e diminuir os custos que não impactem mais negativamente e faça economia para o consumidor”, completou. ONS Em reunião ordinária de outubro do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) na quarta-feira (9), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou as projeções para o período de outubro de 2024 a março de 2025. Rio de Janeiro (RJ) 19/09/2024 – Edifício sede e logotipo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que recomenda adoção do horário de verão. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Os números apontam incertezas com relação ao início e condições do período úmido, ainda que alguns modelos indicarem maior nível de precipitação a partir da segunda quinzena deste mês. “Com a estiagem severa dos últimos meses, as próximas chuvas precisam, num primeiro momento, permitir que o solo recupere sua umidade para que, posteriormente, seja observada a elevação dos níveis das vazões”, informou a ONS em nota. Conforme os dados dos dois cenários dos estudos prospectivos, as projeções de Energia Natural Afluente no Sistema Interligado Nacional (SIN) no horizonte de outubro/24
Mega-Sena sorteia nesta sexta-feira prêmio acumulado em R$ 25 milhões
As seis dezenas do concurso 2.785 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo. O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 25 milhões. Por causa do feriado de 12 de outubro, o sorteio que seria realizado neste sábado foi antecipado para esta sexta-feira (11). Por se tratar de um concurso com final cinco, o prêmio recebe um adicional das arrecadações dos cinco concursos anteriores, conforme regra da modalidade. Caso apenas um apostador leve o prêmio principal e aplique na poupança, receberá R$ 143 mil de rendimento no primeiro mês. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
Secretaria da Educação estabelece novos critérios para uso de celular nas escolas
A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), por meio da Diretoria de Planejamento e Gestão Escolar e da Diretoria de Educação, publicou nesta quinta-feira (10) uma Instrução Normativa conjunta estabelecendo critérios para o uso de aparelhos celulares e outros equipamentos eletrônicos em sala de aula nas instituições da rede pública estadual de educação básica do Estado. “Precisamos deixar claro que somos entusiastas do uso da tecnologia em sala de aula para melhorar o acesso dos nossos alunos a conteúdos variados e para personalizar a experiência de aprendizagem, atendendo às diferentes necessidades deles. O objetivo deste documento é estabelecer regras claras e como forma de orientação aos pais, professores e equipes pedagógicas das nossas mais de 2 mil escolas em todo o Paraná”, destaca o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda O documento é baseado nas diretrizes da própria Secretaria e também na legislação em vigor: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei Federal n.º 8.069 de 13 de julho de 1990 e a Lei Estadual n.º 18.118, de 2 de junho de 2014, que trata justamente da proibição do uso de aparelhos/equipamentos eletrônicos em salas de aula para fins não pedagógicos no Estado do Paraná. A Seed também considerou o Referencial para a elaboração do Regimento Escolar da Educação Básica e o Regimento Escolar de cada instituição de ensino; o impacto negativo que o uso inadequado de celulares pode causar na concentração e no desempenho acadêmico dos estudantes; e a importância do uso consciente da tecnologia como ferramenta pedagógica, sempre que orientado pelos docentes e em benefício do processo de aprendizagem; a necessidade de disciplinar o uso de dispositivos móveis no ambiente escolar, de forma a garantir a qualidade do ensino e o bom aproveitamento das aulas, explica a diretora de Planejamento e Gestão Escolar, Graziele Andriola. “Podemos destacar como pontos primordiais da Instrução Normativa, por exemplo, a proibição do uso de celulares para fins pessoais, como redes sociais, chamadas, mensagens ou jogos durante o horário das aulas e que se isso acontecer, essa atitude poderá resultar em ações disciplinares previstas no Regimento Escolar da escola”, diz o o diretor de Educação, Anderfábio Oliveira dos Santos. “Lembrando sempre que o uso será condicionado à autorização prévia do professor responsável pela turma; e que cabe às instituições de ensino prever em seus Projetos Político-Pedagógicos o desenvolvimento de ações de conscientização sobre o uso responsável de tecnologias”, acrescenta. Ainda de acordo com a Instrução Normativa, caso as ações, previstas no documento não sejam efetivas, a instituição de ensino poderá implementar, com anuência do Conselho Escolar, ações restritivas, como o uso de caixas coletoras na entrada da sala de aula, onde os estudantes depositarão os aparelhos durante as aulas, recolhendo-os no final do período. “Além disso, os estudantes devem ser orientados a manter seus celulares desligados ou em modo silencioso, dentro da sua mochila ou similar, durante o período de aula, conforme prevê a Instrução”, afirma Anderfábio Oliveira dos Santos. Diz a Instrução, que, em caso de descumprimento das normas por parte dos estudantes, a instituição poderá adotar medidas disciplinares, como advertência verbal, num primeiro momento, registro na ficha individual do estudante, convocação dos pais ou responsáveis para reunião com a equipe pedagógica, com registro em Ata em caso de reincidência; notificação aos pais ou responsáveis, pela equipe diretiva, para que compareçam à instituição, assinando termo de ciência em relação à conduta do estudante no descumprimento de normas disciplinares, estando assim este aluno sujeito às sanções previstas no Regimento Escolar.