A 33ª Münchenfest que acontece e 22 a 24 de novembro (sexta a domingo) e 27 de novembro a 01 de dezembro (quarta a domingo) terá uma ação especial de divulgação na próxima segunda-feira (28). Carros de passeio e motocicletas que forem até o Ginásio Oscar Pereira, no centro de Ponta Grossa, das 17h às 19 horas e permitirem a colocação de um adesivo do evento ganharão um ingresso para a Festa Nacional do Chope Escuro. Será disponibilizado apenas um ingresso por carro e motocicleta adesivado. O motorista poderá escolher em qual data pretende usar o ingresso. Será informado por meio das redes sociais da Münchenfest a data de retirada dos ingressos. Caminhonetes e veículos que não tem acesso ao vidro traseiro não serão adesivados. As motocicletas serão adesivadas nas caixas quadradas e bags. A realização da 33ª Münchenfest é da Drial Eventos e Prefeitura de Ponta Grossa, com produção da IT´s Produções. Quem abre a Festa no dia 22 de novembro (sexta-feira) é a cantora sertaneja Simone Mendes. O dia 23 de novembro (sábado) será reservado para outra estrela do sertanejo. Luan Pereira promete arrastar uma multidão até o Centro de Eventos. Além do cantor sertanejo, o DJ Jiraya Uai completa a grade do dia. Os shows nacionais serão retomados no dia 27 de novembro (quarta-feira) com o rock nacional do Capital Inicial. O fenômeno Ana Castela deve garantir outro dia de Centro de Eventos lotado dentro da Münchenfest. A cantora vai subir ao palco no dia 29 de novembro (sexta-feira). O último final de semana da 33ª Festa Nacional do Chope Escuro terá uma mistura de ritmos. No dia 30 de novembro (sábado) Lauana Prado promete colocar todo mundo para cantar “Escrito nas Estrelas”. Já no dia 01 de dezembro (domingo) o grupo de pagode “Menos é Mais” fecha com chave de ouro a programação. No primeiro domingo da Festa (24/09) e na quinta-feira (28/09) não será cobrada a entrada no Centro de Eventos. Além disso, promoções, principalmente de chope, serão preparadas pelos organizadores. A Münchefest contará ainda com diversas atrações de música alemã e gastronomia típica.
Grave acidente deixa três feridos em colisão frontal no PR
Na noite desta quinta-feira (24), por volta das 20h, um grave acidente foi registrado na PRC-466, Km 249, em Guarapuava, envolvendo um VW Jetta e um caminhão Iveco Tector. A colisão frontal resultou em ferimentos para os ocupantes do carro, enquanto o motorista do caminhão saiu ileso. Segundo informações, o Jetta, com placas de Turvo/PR, era conduzido por um homem de 30 anos, que sofreu ferimentos leves. Dois passageiros estavam com ele: um homem de 34 anos, que sofreu ferimentos médios, e outro passageiro, não identificado, que também teve ferimentos de gravidade média. O motorista do caminhão, de 66 anos, relatou que seguia pela rodovia no sentido Turvo-Guarapuava quando, próximo ao Km 248 + 800 metros, houve o impacto com o Jetta, que vinha no sentido contrário. A Polícia Rodoviária Estadual, representada pela equipe do Cabo Oséias e do Soldado Edalgo, foi acionada para atendimento. Após o acidente, o caminhão foi liberado por estar regular e sem débitos. No entanto, o VW Jetta foi retido no pátio da Polícia Rodoviária devido a irregularidades: o condutor não possuía carteira de habilitação, e o veículo apresentava débitos pendentes.
Frísia sobe duas posições entre as “500 Maiores do Sul”
A Cooperativa Frísia, com sede em Carambeí (PR), subiu duas posições no ranking “500 Maiores do Sul”, promovido pelo Grupo Amanhã em parceria com a consultoria PwC Brasil. A Frísia saiu da 45a para a 43a posição de 2022 para 2023, respectivamente, período de análise do levantamento. O ranking também aponta as maiores companhias no Paraná, e a Frísia também subiu duas posições, de 17o para o 15o. “Este resultado mostra que o nosso trabalho, dos cooperados e colaboradores, está no caminho certo, com planejamento, organização e eficiência. Ano que vem completamos um século de história e números como esse mostram que tradição e inovação podem e devem seguir juntas para o sucesso”, afirma o superintendente da Frísia, Mário Dykstra. Para a definição do ranking, foi desenvolvido o indicador exclusivo chamado de Valor Ponderado de Grandeza (VPG). O índice é baseado em um cálculo que considera o patrimônio líquido (que tem peso de 50% do VPG), receita líquida (40%) e lucro líquido ou prejuízo (10%). Em 2023, a Cooperativa Frísia apresentou faturamento de R$ 6,45 bilhões, com quase 1,1 mil cooperados presentes nos estados do Paraná e do Tocantins.
Perspectivas são boas para a primeira safra de verão no Paraná, afirma o Deral
A safra de inverno 2023/24, que está no término da colheita no Paraná, não deve atingir todo o potencial, em razão das condições climáticas durante o período de desenvolvimento. Mas para a primeira safra de verão 2024/25 as perspectivas são boas até o momento, com possibilidade de recuperar as perdas ocorridas no último ciclo. Os dados fazem parte da Previsão Subjetiva de Safra (PSS), divulgada nesta quinta-feira (24) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). A principal cultura de inverno, que está em fase de colheita, é o trigo. A nova estimativa aponta produção de 2,3 milhões de toneladas. Representa redução de 36% comparativamente ao ano passado, quando foram colhidas 3,6 milhões de toneladas, e 38% em relação ao potencial de 3,7 milhões de toneladas previstos inicialmente. “A cultura foi impactada por geadas, mas principalmente pela seca”, disse o agrônomo Carlos Hugo Godinho, analista das culturas de inverno no Deral. Segundo ele, a geada foi mais decisiva no rebaixamento da qualidade do produto, sobretudo na região Sul do Estado. A área plantada também encolheu, ficando em 1,146 milhão de hectares, 18% a menos que os 1,392 milhão de hectares da safra 22/23. Até agora foram colhidos aproximadamente 87% dessa área, restando lavouras a campo principalmente nas regiões mais ao Sul do Estado. “Os relatos são de que essas áreas tardias, caso não recebam chuvas por muitos dias, tendam a ter boa produtividade”, salientou Godinho. A cevada, outra das lavouras de inverno, tem projeção de produtividade melhor que a do ano passado. Se confirmar, podem ser colhidas 286 mil toneladas, 8% a mais que as 265 mil toneladas do ciclo anterior. No entanto, ficará 15% aquém da projeção inicial de 354 mil toneladas. Por enquanto foram colhidos 45% da área de 77,8 mil hectares. SOJA – O plantio da soja da primeira safra de verão 2024/25 atingiu dois terços dos 5,8 milhões de hectares previstos. A estimativa é que, se houver clima razoável nos próximos 10 dias, a semeadura chegue a 90%, restando apenas áreas em que normalmente a tarefa é feita em períodos mais tardios. De acordo com o analista da cultura no Deral, Edmar Gervásio, a tendência é que se tenha uma boa safra, com colheita superior a 22,4 milhões de toneladas, superando em pelo menos 21% as 18,5 milhões de toneladas do ciclo anterior. “Obviamente tem muitos fatores que ao longo da safra vão influenciar, mas neste momento as condições são muito boas, com chuvas regulares que dão janelas para o plantio”, afirmou. MILHO – O milho já está praticamente todo plantado, cobrindo 95% dos 259 mil hectares previstos para a primeira safra. “Também nessa cultura espera-se uma boa produtividade”, disse Gervásio. A expectativa é que sejam colhidos 2,6 milhões de toneladas, volume 4% superior às 2,5 milhões de toneladas da primeira safra em 2023. Por ser período de entressafra do milho, o produto está bem valorizado no mercado, com os produtores chegando a faturar até R$ 60,00 por saca. FEIJÃO – A estimativa do Deral é que o feijão de primeira safra renda 277 mil toneladas, o que representaria aumento de 73% em relação às 160 mil toneladas do ano passado. Neste momento o plantio ultrapassou 90% da área de 143,6 mil hectares. “Está em boas condições, com exceção das primeiras lavouras, plantadas em agosto, que sofreram com o tempo mais seco em setembro”, afirmou Carlos Hugo Godinho. Em relação aos preços pagos ao produtor, eles superaram R$ 300,00 e agora estão em torno de R$ 250,00 a saca do tipo preto, do qual o Paraná é o principal produtor. A perspectiva é que em um mês o feijão novo já comece a ser colhido. OLERÍCOLAS – A segunda safra de batata paranaense 2023/24 está findando a colheita. Dos 10,5 mil hectares previstos, faltam apenas 78 hectares a serem colhidos na região de Cornélio Procópio, no Norte do Estado. Estima-se que ao final da colheita haverá 289 mil toneladas disponíveis dessa safra, ou 10% a menos que as 320 mil toneladas anteriores. A batata da primeira safra 2024/25 está com 95% da extensão de 16,6 mil hectares já no solo. A estimativa é colher 508,6 mil toneladas. Para o tomate de segunda safra 2023/24 houve pequena redução de área e de produção, que deve ficar em 110 mil toneladas, 3% a menos que as 113,6 mil do ciclo anterior. Já foram colhidos 98% dos 1,7 mil hectares. O tomate de primeira safra 24/25 tem 72% dos 2,5 mil hectares projetados já semeados. “A previsão de colheita é otimista”, salientou o engenheiro agrônomo Paulo Andrade, analista da cultura. Estima-se 170 mil toneladas, 12% acima das 151,7 mil toneladas da safra anterior. Em relação à cebola, a área estimada é de 3,3 mil hectares, voltando ao patamar da safra 22/23, quando se plantou 3,4 mil hectares e se colheu 112 mil toneladas. No ciclo 23/24 foram 2,7 mil hectares para 88,7 mil toneladas. A projeção é que a atual chegue a 129 mil toneladas. Por enquanto foram colhidos 10% da área. “As culturas estão se desenvolvendo bem, até porque o La Niña, se acontecer, vai ser a partir de meados de novembro”, ponderou Paulo Andrade. “A tendência é que não seja tão efetivo a ponto de termos estiagens prolongadas por aqui”. MANDIOCA – A mandioca da safra 2023/24 já está sendo colhida com boas perspectivas. A estimativa é colher 3,6 milhões de toneladas. “É uma cultura com rusticidade importante, pois consegue vencer a seca severa enfrentada no Noroeste, onde a mandioca é mais cultivada”, disse o agrônomo Carlos Hugo Godinho. A nova safra está sendo plantada em cerca de 148 mil hectares, com estimativa de 4,1 milhões de toneladas. “O clima está bom neste momento, com a chuva ajudando tanto no plantio quanto na colheita”, acrescentou Godinho. BOLETIM – O Deral também divulgou o Boletim de Conjuntura Agropecuária, que traz mais informações sobre a safra paranaense, incluindo a produção de tabaco. O documento também registra análise sobre o preço e a oferta de boi gordo no mercado,
Identificado trabalhador que morreu em acidente elétrico em Carambeí
Josmar Zacreska, de 39 anos, natural de Cândido de Abreu-PR, faleceu nesta quinta-feira (24) após sofrer uma descarga elétrica enquanto realizava manutenção em uma rede de alta tensão em Carambeí. Ele trabalhava para uma empresa que presta serviços à Copel e estava atuando na Avenida dos Pioneiros, nas proximidades do Parque Histórico, quando o acidente ocorreu. Equipes de socorro foram acionadas imediatamente e uma ambulância do Centro Municipal de Saúde chegou rapidamente ao local. Zacreska foi levado para receber atendimento médico, mas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos e faleceu poucos minutos após o incidente. As autoridades foram acionadas e a Polícia Civil, juntamente com a Polícia Científica, realizou a perícia no local. O trecho onde o acidente aconteceu é monitorado por câmeras de segurança do sistema Camerite, cujas imagens serão cedidas para auxiliar na investigação. Josmar será velado na Capela da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Parque do Café, nesta sexta-feira (25), até as 16h. Ele deixa familiares e amigos, além de colegas de trabalho, profundamente abalados pela tragédia.
Queda de moto na PR-151 em Carambeí deixa dois jovens com ferimentos leves
Na manhã de quarta-feira (23), por volta das 08h55, um acidente de trânsito do tipo queda de moto foi registrado no km 300+500 da rodovia PR-151, em Carambeí. O sinistro envolveu uma motocicleta Honda CG 160 Titan, com dois ocupantes, ambos jovens. O condutor da moto, de 20 anos, e o passageiro, de 18, trafegavam no sentido crescente da via quando, por motivos ainda não esclarecidos, perderam o controle do veículo, resultando na queda. Ambos sofreram ferimentos leves e foram prontamente atendidos pela ambulância da Concessionária EPR, responsável pelo socorro. Após os primeiros atendimentos no local, os dois foram encaminhados ao Hospital Geral Unimed, em Ponta Grossa. O veículo teve danos de pequena monta e foi liberado sem maiores complicações. A Polícia Rodoviária Estadual também esteve no local para registrar a ocorrência e garantir a segurança no tráfego.
Homem morre após descarga elétrica em Carambeí
Um homem, funcionário de uma empresa que presta serviços para a Copel, morreu nesta quinta-feira (24) após sofrer uma descarga elétrica enquanto realizava manutenção na rede de alta tensão em Carambeí. O acidente ocorreu na Avenida dos Pioneiros, nas proximidades do Parque Histórico. Equipes de socorro foram acionadas rapidamente após o incidente. Uma ambulância do Centro Municipal de Saúde chegou ao local e encaminhou o trabalhador para atendimento médico, mas ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito poucos minutos depois. A Polícia Civil e a Polícia Científica estiveram no local para realizar a perícia e iniciar as investigações. O trecho onde o acidente ocorreu conta com câmeras de segurança do sistema Camerite, cujas imagens serão cedidas para auxiliar as autoridades na apuração dos fatos. Até o momento, os dados da vítima, bem como os detalhes sobre o velório e sepultamento, não foram divulgados.
Paraná decide não incluir cobrança do novo DPVAT no IPVA e licenciamento de 2025
O Governo do Paraná anunciou nesta quinta-feira (24) que não realizará a cobrança do novo Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT) junto ao IPVA e o licenciamento de 2025. A medida foi adotada depois que os questionamentos do governo estadual à Caixa Econômica Federal, responsável por firmar convênios com os estados, não foram completamente sanados. Dessa forma, o Paraná optou por não integrar a cobrança do SPVAT aos tributos estaduais. O SPVAT foi recriado em maio de 2024 pela Lei Federal Complementar nº 207, após a extinção do antigo DPVAT em 2019. Agora, cabe à Caixa Econômica Federal definir a forma para realizar a cobrança do seguro no Paraná. De acordo com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), atualmente são 8.528.604 veículos ativos no Estado. A decisão do Governo do Paraná foi tomada após reunião entre o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o diretor-presidente do Detran/PR, Adriano Furtado. “Optamos por não incluir essa cobrança nas taxas estaduais porque a decisão não foi diretamente comunicada aos contribuintes pelo governo federal, que passariam a ser cobrados pelo novo DPVAT dentro do licenciamento e do IPVA. Além disso, temos a preocupação com o bolso do paranaense que no começo do ano já tem seu orçamento comprometido com outras responsabilidades e a Lei Complementar prevê o pagamento do SPVAT em janeiro”, afirma o governador Ratinho Junior. Segundo o diretor-presidente do Detran/PR, Adriano Furtado, a medida visa minimizar o impacto de mais um encargo sobre os motoristas paranaenses. “Nós fomos procurados pela Caixa Econômica para viabilizar a cobrança e tivemos posição contrária, especialmente porque eles insistem na cobrança do início do ano e o Governo do Paraná faz as cobranças de taxas administrativas de licenciamento no segundo semestre para viabilizar melhores condições ao contribuinte. A nossa decisão quer dar transparência e clareza ao processo e evitar complicações para os motoristas paranaenses”, esclarece Furtado. IPVA MOTOS – Nesta semana, o governador Ratinho Junior também anunciou que o Governo do Estado encaminhará à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei para isentar motocicletas de até 170 cilindradas do pagamento de IPVA a partir de janeiro de 2025. A medida beneficiará mais de 732 mil veículos, representando 77% da frota tributável de motocicletas do estado.
Acidente na PR-151 em Carambeí deixa motorista com ferimentos leves
Na última quarta-feira (23), por volta das 18h50, um acidente do tipo choque foi registrado no km 306+900 da rodovia PR-151, no município de Carambeí. O sinistro envolveu uma caminhonete Fiat Fiorino, com placas de Ponta Grossa. De acordo com informações colhidas no local, o veículo trafegava no sentido crescente da via quando o condutor perdeu o controle e se envolveu na colisão. O motorista, um homem de 29 anos, sofreu ferimentos leves e foi encaminhado para a UPA Santana, em Ponta Grossa, pela ambulância da Concessionária EPR, responsável pelo atendimento emergencial na rodovia. O veículo sofreu apenas danos de pequena monta e, após as verificações de praxe, foi liberado a um responsável no local. A Polícia Rodoviária Estadual atendeu à ocorrência, assegurando o fluxo do tráfego na região enquanto as medidas cabíveis eram tomadas.
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
A Caixa Econômica Federal paga nesta quinta-feira (24) a parcela de outubro do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 5. O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 678,46. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançará 20,73 milhões de famílias, com gasto de R$ 14,03 bilhões. Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos. No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco. Moradores do Rio Grande do Sul, afetados por enchentes de abril a junho, do Amazonas e do Acre, afetados pela seca, receberam o pagamento do Bolsa Família de forma unificada no último dia 18, independentemente do número do NIS. O pagamento unificado também beneficiou 62 municípios do Amazonas, 52 de Rondônia e 22 do Acre afetados pela estiagem e pela vazante dos rios, 45 municípios de São Paulo atingidos por incêndios florestais e oito municípios de Sergipe afetados por fortes chuvas. A partir deste ano, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes). Regra de proteção Cerca de 2,88 milhões de famílias estão na regra de proteção em outubro. Em vigor desde junho do ano passado, essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo. Para essas famílias, o benefício médio ficou em R$ 371,42. Cadastro Desde julho do ano passado, passa a valer a integração dos dados do Bolsa Família com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Com base no cruzamento de informações, cerca de 200 mil famílias foram canceladas do programa neste mês por terem renda acima das regras estabelecidas pelo Bolsa Família. O CNIS conta com mais de 80 bilhões de registros administrativos referentes a renda, vínculos de emprego formal e benefícios previdenciários e assistenciais pagos pelo INSS. Em compensação, outras 400 mil famílias foram incluídas no programa em outubro. A inclusão foi possível por causa da política de busca ativa, baseada na reestruturação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e que se concentra nas pessoas mais vulneráveis que têm direito ao complemento de renda, mas não recebem o benefício.