Uma confusão em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inácio Martins, nos Campos Gerais do Paraná, terminou com um médico preso na tarde deste domingo (1°). De acordo com a Polícia Militar (PM), a equipe foi acionada para atender um desentendimento entre um paciente e um médico. Ao chegar no local, o paciente informou que foi questionado pelo médico se ele teria maconha para fornecer. Ainda segundo relato da vítima, logo em seguida, o profissional foi grosseiro e cutucou a sua barriga fortemente com os dedos. O paciente e sua mãe resolveram sair do consultório e o médico foi atrás, agarrou a vítima pelo braço e rasgou a camisa do paciente. Além disso, o médico subiu em cima do carro da vítima, causando danos no capô do veículo. Médico morde policial em UPA No momento em que a PM chegou na UPA de Inácio Martins, a equipe encontrou o médico, que estava com o estado mental alterado. Ao ser abordado, o médico ofendeu um agente militar, com frases como: “índio inútil, cotista, você não é nada além de um substituto, seu gente do norte sem vergonha, vou enfiar uma flecha na tua cara”. A PM deu voz de prisão ao médico, que começou a ofender outro policial e partiu para cima da equipe com chutes e socos. De acordo com o relatório da PM, foi necessário uso de força moderada para conter o médico. Durante a tentativa de algemá-lo, o médico mordeu o braço de um dos agentes. O paciente, sua mãe e um dos PM tiveram ferimentos e todos os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Irati para as providências necessárias. TEXTO / FONTE: Massa.com
De faxineiro a eletromecânico: Agências do Trabalhador têm 21,7 mil vagas disponíveis
As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 21.725 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 5.305 oportunidades. Na sequência, aparecem as de operador de caixa, com 1.006 vagas, faxineiro, com 925, e abatedor, com 713 oportunidades. A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (5.696). São 581 vagas para alimentador de linha de produção, 449 para faxineiro, 334 para operador de telemarketing ativo e receptivo, e 304 para operador de caixa. Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 73 vagas para profissionais com ensino superior e técnico em diversas áreas, com destaque para as funções de enfermeiro (curso superior em enfermagem com Coren ativo), com 10 vagas; vigia (com curso de vigia), também com 10 vagas; eletromecânico de manutenção de elevadores (cursando técnico em manutenção de elevadores ou superior em elétrica, mecatrônica e automação industrial), com 08 vagas; e cuidador de idosos (curso de cuidador de idosos ou técnico em enfermagem), com 05 vagas. A região de Cascavel aparece em seguida (4.424), com 1.134 oportunidades para alimentador de linha de produção, 427 para abatedor, 187 para operador de caixa e 134 para servente de obras. Nas demais regionais do Interior são destaques Londrina (2.443), Campo Mourão (1.755), Foz do Iguaçu (1.577) e Pato Branco (1.462). Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são alimentador de linha de produção, com 559 vagas, servente de obras, com 123, operador de caixa, com 110, e faxineiro, com 77 oportunidades. Na região de Campo Mourão, há oferta de emprego para as funções de alimentador de linha de produção, com 599 oportunidades, magarefe, com 236, abatedor, com 65, e servente de obras, com 62. Em Foz do Iguaçu, os destaques são para alimentador de linha de produção (578), repositor de mercadorias (118), operador de caixa (85) e abatedor (84). Na região de Pato Branco, são ofertadas 384 vagas para alimentador de linha de produção, 82 para magarefe, 76 para faxineiro e 67 para operador de caixa. ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.
Advogado de 26 anos é vítima de acidente no PR
O homem que morreu em um acidente na Avenida das Torres, em Curitiba, foi identificado. Gregório Portugal de Oliveira Furquim, de 26 anos, era advogado e dava aulas em uma universidade da capital paranaense. O caso aconteceu na madrugada deste sábado (30), na Avenida das Torres, no bairro Jardim das Américas. De acordo com testemunhas, o Chevrolet Onix, que a vítima dirigia, bateu em uma Renault Duster. Na sequência, o veículo do advogado bateu em um poste. Com o impacto do acidente na Avenida das Torres, o carro foi partido ao meio e ficou em dois pedaços. Gregório não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Morte em acidente na Avenida das Torres Gregório se formou em 2022 na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Atualmente, ele era mestrando, trabalhava em um escritório de advocacia e dava aulas na PUC-PR.
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 76 milhões
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.802 da Mega-Sena, realizado neste sábado (30), no Espaço da Sorte, em São Paulo. Com isso, o prêmio acumulou e vai para R$ 76 milhões no próximo sorteio, na terça-feira (3). Os números sorteados foram 17 – 21 – 26 – 28 – 32 – 60. A quina teve 36 apostas vencedoras que vão receber, cada uma, R$ 120.206,97. Os 4.510 acertadores da quadra terão o prêmio individual de R$ 1.370,74. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. Para fazer a aposta pela internet, é necessário fazer um cadastro, ter mais de 18 anos e preencher o número do cartão de crédito. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5.
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 67 milhões
As seis dezenas do concurso 2.802 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo. O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 67 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
Carambeí recebe capacitação sobre Sífilis Congênita
Nesta semana, equipe da Linha de Cuidado à Saúde da Criança esteve no município de Carambeí tratando sobre o tema junto aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). “Profissionais participaram atentos aos dados repassados, no final houve troca de experiências e a equipe da APS já deixou a sugestão do próximo tema a ser abordado”, destacou a enfermeira do CimSaúde, Eduarda Bueno. Conforme a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa, estas capacitações fazem parte da estratégia do Programa de Estado de Qualificação dos Consórcios de Saúde, o Qualicis. “Entendemos essa necessidade de educação permanente. Além de capacitar as equipes, garantimos uma aproximação com os profissionais de saúde dos municípios”, avalia. A sífilis congênita, doença transmitida da mãe com sífilis não tratada ou tratada de forma inadequada para o filho durante a gestação, acomete diversos riscos. Conforme a médica pediatra, Izabela Z. Pallú, ela está associada a risco significativo de abortos, partos prematuros, natimortos e mortes neonatal, além de complicações da doença como malformações do feto, surdez, cegueira, alterações ósseas, deficiência mental. “O risco total do feto ser contaminado é cerca de 60-80%, e a probabilidade aumenta na segunda metade da gestação”, aponta. Conforme a médica, o acompanhamento das mães e dos bebês é essencial para que os tratamentos sejam efetivos. A prevenção da sífilis congênita é realizada por meio de pré-natal adequado e com qualidade. No CimSaúde, o atendimento da Linha de Cuidado é multiprofissional, além da enfermagem e pediatria, há acompanhamento de nutricionista e psicólogo. Aumento dos casos Os Estados Unidos registraram um aumento de mais de 500% nos casos desde 2010. No Brasil, os números também são alarmantes. Conforme dados do último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde sobre a sífilis, somente em 2021, foram identificados 27.019 casos.
Capotamento na PR-151 deixa duas pessoas feridas
Na madrugada deste sábado (30), um capotamento foi registrado no Km 349+600 da PR-151, entre Ponta Grossa e Palmeira. O acidente envolveu uma caminhonete GM S10, com placas de Palmeira/PR, que seguia no sentido Ponta Grossa a Palmeira. De acordo com informações da Polícia Militar Rodoviária, o veículo era conduzido por V.H.C., um homem de 37 anos e policial militar, que sofreu ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital São Camilo. A passageira, identificada como J.A.G.V., de 26 anos, teve ferimentos moderados e foi levada ao Hospital Regional pelos socorristas do SAMU. A equipe da PRv Ponta Grossa atendeu a ocorrência e informou que o veículo não apresentava pendências e foi liberado no local. O acidente mobilizou ambulâncias e equipes de resgate, que prestaram atendimento às vítimas. As circunstâncias do capotamento ainda serão investigadas.
Atropelamento deixa mulher gravemente ferida na PR-151 em Carambeí
Na noite de quinta-feira (28), um atropelamento grave foi registrado no Km 311+800m da PR-151, em Carambeí. O acidente ocorreu por volta das 22h e envolveu um veículo Renault Captur, com placas de Carambeí, conduzido por um homem de 59 anos, que não se feriu. A vítima, uma mulher ainda não identificada, com idade aproximada de 50 anos, atravessava a rodovia quando foi atingida. Ela sofreu ferimentos graves e recebeu atendimento no local pelas equipes da Concessionária EPR e do SAMU. Na sequência, foi encaminhada ao Hospital Regional de Ponta Grossa para os cuidados médicos. De acordo com informações preliminares, o veículo trafegava no sentido Ponta Grossa-Carambeí no momento do acidente. As circunstâncias do atropelamento ainda serão investigadas pelas autoridades competentes.
Educação prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) anunciou nesta sexta-feira (29) a prorrogação do prazo para matrículas e rematrículas da rede estadual de ensino. Inicialmente previsto para encerrar em 29 de novembro, o período foi estendido até o dia 6 de dezembro. A medida visa atender famílias que ainda não conseguiram regularizar a situação e garantir o acesso à educação para o ano letivo de 2025. De acordo com o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, a extensão é uma forma de assegurar que nenhum estudante fique sem vaga. “A educação é um direito fundamental, e queremos garantir que todas as famílias tenham tempo suficiente para realizar o processo com tranquilidade. O sistema continuará funcionando de maneira prática e acessível, priorizando a agilidade e a segurança das informações”, afirmou. O procedimento de matrícula e rematrícula é feito exclusivamente online, por meio da Área do Aluno, no site oficial da Seed-PR. Estudantes maiores de 18 anos ou responsáveis legais podem confirmar a vaga, solicitar mudanças de escola ou optar por cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Após a solicitação, o resultado será enviado por e-mail, contendo informações sobre a alocação do estudante. FACILIDADES E SUPORTE – Fernanda Evangelista, chefe do Departamento de Governança de Dados da Seed-PR, afirma que a prorrogação do prazo é uma oportunidade importante para que nenhuma família fique de fora do processo educacional. “Ampliamos o período para que todos possam concluir as etapas necessárias. Quem já faz parte da rede tem vaga garantida, mas é essencial confirmar ou ajustar as informações no sistema. Nosso objetivo é proporcionar um processo eficiente e inclusivo”, destacou. Famílias que enfrentarem dificuldades no acesso à internet podem procurar apoio nas escolas estaduais ou nos Núcleos Regionais de Educação. Além disso, a documentação necessária, como RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar, pode ser anexada digitalmente ou apresentada presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025. MAIS OPORTUNIDADES – Entre as novidades da rede estadual para 2025 está a possibilidade de estudantes do Ensino Médio optarem por cursos técnicos concomitantes. A rede estadual oferece cerca de 300 opções em escolas técnicas, ampliando as oportunidades de formação. A secretaria reforça que garantir a matrícula ou rematrícula dentro do prazo é essencial para assegurar a continuidade dos estudos e o acesso a uma educação pública de qualidade. Para mais informações, acesse o site oficial da Secretaria ou procure o Núcleo Regional de Educação da sua região.
Capotamento na PR-151 em Carambeí deixa jovem com ferimentos leves
Um capotamento foi registrado na noite de quinta-feira (28) na rodovia PR-151, no Km 314+500m, em Carambeí. O acidente envolveu um veículo GM/Astra com placas de Ibaiti/PR, que seguia no sentido Carambeí – Ponta Grossa. O condutor do carro, um jovem de 25 anos, sofreu ferimentos leves. Ele foi atendido pelas equipes de socorro da Concessionária EPR e encaminhado à UPA Santa Paula, em Ponta Grossa. De acordo com informações colhidas no local, o capotamento aconteceu por volta das 20h10min. O veículo foi removido ao pátio do Posto Policial Rodoviário de Ponta Grossa, que registrou a ocorrência. As causas do acidente não foram divulgadas.