Uma mulher matou o ex-marido a facadas nesta quarta-feira (22) na cidade de Apucarana, na região centro-norte do Paraná. Ela teve a casa invadida e foi espancada pelo homem, segundo a polícia. Mulher mata ex-marido a facadas em Apucarana O crime aconteceu no bairro Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti, em uma casa na rua São José. Conforme a polícia, o homem teria invadido a casa da ex-esposa e passou a agredir a mulher. A sessão de espancamento durou mais de 20 minutos, segundo relato da vítima aos policiais.
Caminhão-tanque colide com automóvel em Carambeí e causa vazamento de combustível
Na manhã desta quinta-feira (23), uma colisão envolvendo um caminhão-tanque e um automóvel mobilizou o Bombeiro Comunitário e a Defesa Civil de Carambeí, acionados pela concessionária EPR – Litoral Pioneiro. O acidente resultou em vazamento de álcool combustível, demandando uma rápida resposta das equipes para evitar maiores riscos à segurança. Por se tratar de um produto perigoso, foram adotadas medidas de segurança tanto pelo Bombeiro Comunitário quanto pela concessionária EPR. A carreta foi conduzida pela EPR até uma área segura, localizada em um posto de combustível, para controle do incidente. Apesar do susto, o acidente não registrou vítimas, ficando os danos restritos a materiais. A atuação eficiente das equipes evitou que o vazamento causasse impactos ambientais ou riscos à população.
Com ritmo superior a estados mais populosos, Paraná é o 2º que mais contrata no Brasil
O Paraná foi o segundo Estado do Brasil que mais gerou novos empregos em 2023, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Foram 159.913 novos contratos de trabalho ao longo do ano, ficando atrás apenas de São Paulo, que tem uma população total quase quatro vezes maior do que o Paraná. A RAIS é um levantamento que, além dos vínculos celetistas, considera também os contratos de trabalho estatutários, temporários e avulsos, com metodologia distinta do Caged e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como os dados da pesquisa são coletados anualmente, a divulgação dos números acontece, em geral, somente no ano-base seguinte. Logo atrás do Paraná, ficaram a Bahia (155.294), Pernambuco (121.850), Mato Grosso (119.758) e Minas Gerais (109.881). Em todo o Brasil, a variação absoluta de novos contratos de trabalho ao longo do ano foi de 1.915.521 novas contratações. Com o crescimento, o Paraná chegou a 3.621.254 pessoas empregadas ao final do ano de 2023, mantendo a quarta colocação entre os estados com maior estoque de trabalhadores com vínculo formal no Brasil, atrás apenas de São Paulo (15.318.750), Minas Gerais (5.633.160) e Rio de Janeiro (4.339.847). RITMO FORTE – Por conta do forte ritmo de crescimento nas contratações pelas empresas paranaenses, a diferença no número de empregados que os três estados do Sudeste tinham para o Paraná diminuiu ao longo do ano. Isso aconteceu porque o Estado foi o único entre os maiores empregadores do Brasil que viu seu estoque de trabalhadores crescer acima da média nacional. Segundo o levantamento do MTE, o Paraná registrou crescimento de 4,6% no total de pessoas empregadas entre 2022 e 2023, enquanto o aumento médio brasileiro foi de 3,6%. Com isso, o Paraná diminuiu a vantagem que o Rio de Janeiro tinha no número total de empregados em 150.065 contratos. Em relação a Minas Gerais, a diferença entre os estoques de empregados caiu 50.032. O crescimento paranaense no total de empregados também foi o melhor da região Sul do Brasil. Santa Catarina criou 84.920 novos postos de trabalho, o que significa um crescimento de 3,2%, e Rio Grande do Sul registrou 73.587 novos contratos de emprego, com alta de 2,3%. “O aumento na geração de empregos formais é fruto de uma série de políticas consistentes conduzidas pelo Governo do Estado, baseadas em evidências que visam atrair investimentos privados, com impacto positivo na qualidade de vida dos paranaenses, com aumento na renda e nas possibilidades de trabalho”, afirmou o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Jorge Callado. PERFIL – O crescimento nos empregos do Paraná em 2023 aconteceu de forma consistente, em todos os segmentos da economia. A maior alta ficou por conta da construção civil, que registrou aumento de 14,39% no total de contratados, chegando a 157.422 vínculos de trabalho. Na sequência ficaram os setores de serviços (7,88%), administração pública (7,45%), comércio (1,5%), indústria de transformação (1,07%) e agropecuária (0,57%). A RAIS ainda fornece uma série de dados sobre o perfil dos empregados formais do Estado, com detalhamentos por idade, sexo, grau de instrução, remuneração e raça, por exemplo. Segundo o levantamento, 54,19% dos contratos formais de trabalho de 2023 eram com trabalhadoras mulheres, enquanto 45,81% eram relativos a trabalhadores homens. Entre as faixas etárias, o recorte entre 30 e 39 anos é o que tem o maior número de pessoas empregadas, com 954.009 trabalhadores formais, seguido pela faixa de 40 a 49 anos (861.491), de 50 a 59 anos (545.911), de 18 a 24 anos (522.042) e 25 a 29 anos (499.844). Mais da metade dos trabalhadores empregados do Paraná em 2023 tinham ensino médio completo. Eram 1.886.372 pessoas, segundo o levantamento. Na sequência estavam o grupo de pessoas com ensino superior completo (806.795), fundamental incompleto (267.236), fundamental completo (250.086), médio incompleto (232.730) e superior incompleto (165.950). O levantamento também apontou que 355.053 estabelecimentos paranaenses, públicos e privados, informaram ao ministério o quadro de funcionários formais. Isso faz do Paraná o terceiro estado do Brasil com mais empreendimentos, atrás apenas de São Paulo (1.133.007) e Minas Gerais (580.624). Na comparação com o ano anterior, o Paraná registrou um crescimento de 6.024 no número de estabelecimentos, o que significa uma alta de 1,7% ao longo do ano. Os dados completos da pesquisa podem ser conferidos AQUI.
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4
A Caixa Econômica Federal paga nesta quinta-feira (23) a parcela de janeiro do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 4. O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 673,62. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançará 20,48 milhões de famílias, com gasto de R$ 13,8 bilhões. Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos. No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco. Moradores do Rio Grande do Sul, afetados pelas enchentes do ano passado, e de mais cinco estados (Amazonas, Piauí, Rondônia, São Paulo e Sergipe) receberam o pagamento do Bolsa Família de forma unificada no último dia 20, independentemente do número do NIS. O pagamento unificado beneficiou todos os 62 municípios do Amazonas e todos os 52 de Rondônia, afetados pela estiagem e pela vazante dos rios; dez municípios de Sergipe e o município de Picos (PI), com fortes chuvas; e 30 municípios de São Paulo em estado de emergência por causa do aumento dos casos de dengue e das chuvas. Desde o ano passado, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes). Regra de proteção Cerca de 2,5 milhões de famílias estão na regra de proteção em janeiro. Em vigor desde junho de 2023, essa norma permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo. Para essas famílias, o benefício médio ficou em R$ 386,66. Cadastro Desde julho de 2023, passa a valer a integração dos dados do Bolsa Família com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Com base no cruzamento de informações, cerca de 440 mil de famílias foram canceladas do programa neste mês por terem renda acima das regras estabelecidas pelo Bolsa Família. O CNIS conta com mais de 80 bilhões de registros administrativos referentes a renda, vínculos de emprego formal e benefícios previdenciários e assistenciais pagos pelo INSS. Em compensação, outras 110 mil de famílias foram incluídas no programa em dezembro. A inclusão foi possível por causa da política de busca ativa, baseada na reestruturação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e que se concentra nas pessoas mais vulneráveis que têm direito ao complemento de renda, mas não recebem o benefício.
Jovem é apreendido em Carambeí após cumprimento de mandado judicial
Na tarde desta terça-feira (22), por volta das 16h, a Polícia Militar de Carambeí cumpriu um mandado de execução de medida socioeducativa no bairro Novo Horizonte, na Rua Jasmim. O jovem, atualmente com 19 anos, estava foragido após fugir do sistema socioeducativo. Ele era procurado pelo envolvimento em uma tentativa de homicídio, crime cometido quando ainda era menor de idade. Após ser localizado, ele foi detido e encaminhado ao Centro de Socioeducação (Sense) em Ponta Grossa. A operação foi realizada sem alterações, destacando a eficiência da equipe policial no cumprimento da decisão judicial.
Com prorrogação de calendário, contribuinte que não pagou IPVA deve emitir nova guia
Os contribuintes que emitiram as guias do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 e não pagaram antes da prorrogação do calendário de vencimento precisam gerar o documento novamente para aproveitar o desconto de 6% no pagamento à vista. A mudança nas datas anunciadas pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) na segunda-feira (20) é uma medida importante para atender aos contribuintes que enfrentam dificuldades para emitir a guia de pagamento. O proprietário de um veículo de final 1 e 2 que não conseguiu emitir o documento, por exemplo, tem até a próxima sexta-feira (24) para contar com os 6% no valor total do imposto. Para isso, porém, vai precisar da nova guia com a data atualizada. O alerta da Receita Estadual não afeta os donos de veículos que já pagaram o imposto, à vista ou sua primeira parcela, antes da prorrogação. Por outro lado, quem ainda estava com dificuldade para gerar a guia vai precisar fazer uma nova emissão para acessar o benefício. As novas datas adiaram o calendário de pagamento em alguns dias, iniciando a partir de sexta-feira (24) para os veículos com placas terminadas em 1 e 2. Confira o novo cronograma: Finais 1 e 2: 24/01/2025 Finais 3 e 4: 27/01/2025 Finais 5 e 6: 28/01/2025 Finais 7 e 8: 29/01/2025 Finais 9 e 0: 30/01/2025 A prorrogação foi tomada após uma instabilidade afetar os sistemas da Receita Estadual nesta segunda-feira. Assim, para evitar que alguém fosse prejudicado por esse problema técnico e permitir que mais paranaenses aproveitem o desconto de 6% na cota única, optou-se pelo adiamento do calendário. Os novos prazos, porém, não alteram as datas de vencimento das demais parcelas, de fevereiro a maio. Nesse caso, os prazos divulgados anteriormente continuam os mesmos. MEIOS DE PAGAMENTO – A expectativa é de que o Portal do IPVA, principal meio de emissão das guias do imposto, seja normalizado ao longo dos próximos dias. Além dele, os contribuintes podem gerar os documentos de pagamento pelo Portal de Pagamentos de Tributos e pelo aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS. Outra forma de pagar o IPVA 2025 é a partir das instituições bancárias conveniadas com o Governo do Paraná. Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento, Santander e Sicredi oferecem canais de pagamento dentro de seus aplicativos e internet banking. A Receita Estadual e a Sefa reforçam, ainda, que os contribuintes redobrar os cuidados na hora de emitir as guias para evitar cair em golpes. A recomendação é que os proprietários de veículos acessem diretamente os canais oficiais e não cliquem em links enviados por email ou mensagens. Também é aconselhado evitar plataformas de buscas, já que muitos sites falsos se aproveitam de ferramentas de impulsionamento para aparecerem nos primeiros resultados. Ao acessar uma página, é preciso sempre garantir que ela termine com a extensão “.pr.gov.br”.
Prefeitura de Carambeí decreta Luto Oficial pelo falecimento da Diretora de Cultura
A Prefeitura Municipal de Carambeí decretou, nesta quarta-feira, Luto Oficial por um dia em razão do falecimento de Marli Ondina Menarim, Diretora do Departamento de Cultura. Reconhecida por sua dedicação e compromisso com o desenvolvimento cultural do município, Marli deixa um legado que será lembrado por toda a comunidade. Por determinação do decreto assinado pela prefeita Elisangela Pedroso, as bandeiras no Paço Municipal serão hasteadas a meio mastro em sinal de respeito e pesar. Além disso, as atividades administrativas da Prefeitura estarão suspensas, sendo realizadas apenas internamente, conforme decisão de cada Secretaria. Os serviços emergenciais seguirão funcionando normalmente. A medida reflete o reconhecimento da importância de Marli para Carambeí. Em nota, a prefeita destacou a trajetória exemplar da servidora pública: “Marli sempre será lembrada como uma figura essencial para o fortalecimento da cultura em nossa cidade. Sua partida nos deixa um vazio profundo”. O município se une em solidariedade à família, amigos e colegas de trabalho da diretora, prestando-lhe esta última homenagem.
Homem é preso por descumprir medida protetiva no bairro Lajeado, em Carambeí
Na manhã desta quarta-feira(22), a equipe policial foi acionada para atender a uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na Rua Rio Tietê, no bairro Lajeado, em Carambeí. De acordo com as informações registradas, o autor, que possui histórico de transtornos familiares, estava na residência da vítima, violando a ordem judicial em vigor. A vítima relatou aos policiais que o homem, identificado como seu filho, é usuário de substâncias ilícitas e costuma exercer pressão psicológica para obter dinheiro, além de furtar objetos da residência e de um estabelecimento comercial próximo. Em ocasiões anteriores, ele teria causado prejuízos financeiros superiores a R$ 2.500, valor destinado ao tratamento de saúde da vítima. A equipe policial localizou o autor no quarto da casa, efetuou a prisão e o encaminhou para a delegacia local. Segundo os agentes, o homem já havia descumprido a medida protetiva em outras ocasiões e chegou a fugir de abordagens policiais. Para evitar nova evasão, foi necessário o uso de algemas. O caso segue sob investigação, e a vítima foi encaminhada para as medidas de proteção e apoio previstas em lei. As autoridades reforçam a importância de denunciar situações de violência doméstica e buscar suporte nos órgãos competentes.
Falece Marli Menarim, diretora de Cultura de Carambeí
Carambeí perdeu, na noite desta terça-feira (21), uma de suas figuras mais queridas e atuantes, Marli Menarim, diretora de Cultura do município. Seu falecimento foi confirmado por volta das 22h, após período de internação no Hospital Regional de Ponta Grossa, onde estava em estado grave. Marli dedicou sua vida à comunidade de Carambeí, com uma trajetória marcada pelo compromisso com a educação e o bem-estar social. Ela foi diretora da Escola Geralda por muitos anos, além de presidir o Rotary Club local e fundar a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Carambeí, uma iniciativa que impactou inúmeras vidas. Em nota, a prefeita Elisangela Pedroso, que havia solicitado orações pela saúde de Marli mais cedo, lamentou a perda. “Uma pessoa e servidora que dedicou anos de trabalho à nossa comunidade. Que Deus conforte a família e os amigos nesse momento tão difícil”, destacou. A comunidade também manifestou seu pesar nas redes sociais, reforçando o reconhecimento e carinho por Marli. Até o momento, não há informações sobre o velório e sepultamento.
Enfermeiros assumem coordenação de unidades de saúde em Castro
Todas as 23 equipes da Estratégia de Saúde da Família de Castro e outros cinco serviços de atendimento serão coordenadas por enfermeiros concursados da Prefeitura. Os profissionais escolhidos pela Secretaria de Saúde para assumirem os cargos de coordenação já atuam nas unidades de saúde e foram recebidos nesta segunda-feira (21) pelo prefeito Reinaldo Cardoso e pelo secretário de Saúde Matilvani Moreira para formalizar as nomeações. Doutor Reinaldo pediu para todos se apresentarem e reforçou a principal orientação da gestão: “um atendimento com respeito, amor, dedicação e humanidade. É isso o que eu quero de vocês”, disse, destacando que a escolha dos coordenadores prestigia o funcionário público de carreira. “Contem conosco e lembrem-se que vocês são os responsáveis pelo sucesso da Saúde. Quem coordena o atendimento às pessoas é quem vai fazer essa grande mudança. Nós vamos dar todo o apoio que vocês precisam. Que Deus abençoe a todos, nos ilumine e que o povo seja o grande beneficiado de tudo”, disse Reinaldo. Para Matilvani, a escolha dos profissionais da enfermagem para os cargos leva em conta a experiência daqueles que estão, de fato, no dia a dia dos pacientes. O secretário pediu honestidade e comprometimento com o trabalho. “Não retirar direitos de ninguém, mas também não criar privilégio para ninguém. Há alguns [pacientes] que precisam mais e podem menos. Nossos olhos e nosso coração estão voltados para essas pessoas: aquelas que realmente precisam de nós. São muitos e muitos. Vamos encontrar espinhos nessa caminhada, mas nada é mais gratificante do que poder ajudar as pessoas”, afirmou. Enfermeira da UBS da Vila Rosário, Silvana Reisdorfer, agradeceu pela acolhida e destacou a necessidade do exercício da função com carinho. “É muito importante que essa gestão está olhando para nós, que realmente estamos na linha de frente buscando fazer cada vez melhor. Nós somos muito bons e estamos preparados para fazer o melhor para Castro. Saúde necessita de amor pelas pessoas. A enfermagem com amor é a que a gente quer trazer para vocês. Uma enfermagem realmente competente”, pontuou. Castro tem 19 Unidades de Saúde da Família além de outras estruturas: Centro de Especialidades Médicas, Serviço de Atenção Especializada, Centro de Saúde da Mulher, Centro de Atendimento Psicossocial e Ambulatório de Pele. Nas UBS maiores, há mais de uma equipe de Saúde da Família, por isso estão sendo nomeados 28 enfermeiros para os cargos de coordenadores, ao todo.