A Caixa Econômica Federal paga nesta quinta-feira (20) a parcela de fevereiro do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 4. O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 671,81. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançará 20,55 milhões de famílias, com gasto de R$ 13,81 bilhões. Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos. No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco. Os beneficiários de 623 cidades receberam o pagamento na segunda (17), independentemente do NIS. A medida beneficiou moradores do Rio Grande do Sul, afetados por enchentes de abril a junho, e de mais seis estados, afetados por chuvas ou por estiagens. Além de todos os 497 municípios gaúchos e 62 do Amazonas, o pagamento unificado ocorreu em 16 cidades do Paraná, 14 do Sergipe, dez do Mato Grosso, nove de São Paulo, sete de Minas Gerais, seis da Bahia e duas do Piauí. Desde o ano passado, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes). Regra de proteção Cerca de 2,92 milhões de famílias estão na regra de proteção em fevereiro. Em vigor desde junho de 2023, essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo. Para essas famílias, o benefício médio ficou em R$ 367,63. Cadastro Desde julho de 2023, passa a valer a integração dos dados do Bolsa Família com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Com base no cruzamento de informações, cerca de 31 mil de famílias foram canceladas do programa neste mês por terem renda acima das regras estabelecidas pelo Bolsa Família. O CNIS conta com mais de 80 bilhões de registros administrativos referentes a renda, vínculos de emprego formal e benefícios previdenciários e assistenciais pagos pelo INSS. Em compensação, outras 101 mil de famílias foram incluídas no programa em fevereiro. A inclusão foi possível por causa da política de busca ativa, baseada na reestruturação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e que se concentra nas pessoas mais vulneráveis que têm direito ao complemento de renda, mas não recebem o benefício.
Segunda parcela do IPVA 2025 para veículos com finais de placa 1 e 2 vence nesta quinta
Encerra nesta quinta-feira (20) o prazo para que proprietários de veículos com final de placa 1 e 2 paguem a segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025. A data também marca o reinício do calendário de pagamentos, que vai seguir até a próxima semana para os demais motoristas. Segundo dados da Receita Estadual, cerca de 71% dos contribuintes paranaenses optaram pelo parcelamento do imposto neste ano. Isso significa, em números absolutos, que mais de 2,8 milhões de veículos dividiram o total do IPVA 2025 em cinco cotas. Para esta segunda parcela, as datas de vencimento variam entre 20 e 26 de fevereiro, a depender do final da placa. Finais 1 e 2: 20/02 Finais 3 e 4: 21/02 Finais 5 e 6: 24/02 Finais 7 e 8: 25/02 Finais 9 e 0: 26/02 À VISTA – Desde o último 30 de janeiro, os proprietários de veículos não têm mais a opção de fazer o pagamento do IPVA 2025 em cota única — ou seja, sem a possibilidade de aproveitar o desconto de 6% oferecido a quem fizesse a quitação do imposto à vista. Segundo a Receita Estadual, 1.108.499 veículos aproveitaram o benefício em janeiro e já estão em dia com o IPVA. Isso representa 27,46% dos mais de 4 milhões de veículos tributados em todo o Estado do Paraná. COMO PAGAR – As guias do IPVA no Paraná não são mais enviadas pelos correios aos endereços dos contribuintes. Assim, para fazer o pagamento, os proprietários devem acessar o Portal do IPVA ou o Portal de Pagamentos de Tributos para gerar as guias. Outra possibilidade é o uso do aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS. A recomendação é de que o contribuinte acesse diretamente os canais oficiais, evitando clicar em links enviados por e-mail ou mensagens. Também é aconselhado evitar plataformas de buscas, já que muitos sites falsos se aproveitam de ferramentas de impulsionamento para aparecerem nos primeiros resultados. Ao acessar uma página, o ideal é sempre garantir que ele termine com a extensão “.pr.gov.br”. Outra dica importante é sempre conferir o destinatário do pagamento, seja pela guia quanto no pagamento via Pix. No caso, a informação que deve constar é sempre “Governo do Paraná Secretaria de Estado da Fazenda”.
Suspeito de matar criança de 2 anos é linchado por multidão enfurecida
Um homem, suspeito de ter assassinado uma criança de 2 anos, foi linchado por uma multidão enfurecida, que invadiu uma viatura da polícia e retirou o homem de dentro para matá-lo. Imagens da ação foram gravadas e compartilhadas nas redes sociais. Homem morto por multidão em Pernambuco O caso aconteceu no início da noite da última terça-feira (18), em Tabira, no Sertão de Pernambuco. Um casal foi preso, suspeito da morte de Arthur Ramos Nascimento, de 2 anos. Giselda da Silva Andrade e Antônio Lopes cuidavam de Arthur durante a ausência da mãe e foram presos em uma zona rural de Carnaíba. Durante a chegada na delegacia, a viatura em que Antônio estava foi cercada por uma multidão e o homem foi arrancado do interior do veículo. Ele foi linchado pela multidão e ficou em estado grave. O homem foi atendido pelo socorro, porém, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Nas redes sociais viralizaram vídeos que mostram o momento em que as pessoas em fúria tiram o homem da viatura e iniciam as agressões. A Polícia Civil vai investigar o linchamento e identificar quem participou da ação. Giselda da Silva Andrade, que também foi presa pelo assassinato de Arthur, foi levada à delegacia onde prestará depoimento. Assassinato de Arthur Arthur Ramos Nascimento foi morto no último domingo (16), em Tabira, no Sertão de Pernambuco. O menino chegou a ser levado a um hospital na região, com várias lesões no corpo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O caso repercutiu e segue sendo investigado pela polícia.
Após investimentos, Paraná atinge em 2024 a menor taxa de homicídios da história
O Paraná registrou a menor taxa de homicídios da história em 2024, de acordo com os dados do Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria de Estado de Segurança Pública, divulgados nesta quarta-feira (19). Foram 1.663 homicídios dolosos entre janeiro e dezembro, o que representa uma taxa de 14,06 homicídios por 100 mil habitantes. Tanto em números absolutos, quanto proporcionais, os índices são os menores desde o início da série histórica, iniciada em 2007. O número representa uma queda de 9,4% em relação a 2023, quando foram registrados 1.837 assassinatos no Paraná. Naquele ano, a taxa de homicídios foi de 15,63 mortes por 100 mil habitantes. Segundo o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, os dados reforçam a eficácia das políticas de segurança pública em andamento no Estado e a importância dos investimentos feitos nas forças de segurança do Paraná ao longo dos últimos anos, como a contratação de novos policiais, aquisição de armamentos, viaturas e helicópteros. “Tivemos reduções em todos os indicadores de criminalidade, especialmente dos homicídios, em que houve uma redução muito significativa nos números, assim como dos latrocínios, que são crimes que incomodam muito a sociedade e as forças de segurança pública. Obviamente vamos continuar trabalhando para reduzir ainda mais os números ao longo do ano de 2025, mas os dados divulgados são muito positivos, o que nos deixa satisfeitos com o trabalho feito pelas polícias”, disse o secretário. A análise histórica dos dados mostra uma queda progressiva nos homicídios dolosos em todo o Estado ao longo dos anos. Desde 2018, por exemplo, quando foram registrados 1.955 casos, com uma taxa de 17,23 mortes por 100 mil habitantes, a queda é de 14,9% no número total de homicídios. Em um recorte mais abrangente a queda é ainda mais drástica. Na comparação com 2010, por exemplo, a taxa atual de homicídios caiu pela metade. Na época, foram registrados 3.276 homicídios dolosos em todo o Estado, com uma taxa de 30,4 mortes por 100 mil habitantes. O recorde anterior tinha sido alcançado em 2019, quando foram registrados 1.780 assassinatos no Paraná, a uma taxa de 15,57 mortes por 100 mil habitantes. Nesta comparação, a queda no número absoluto de homicídios foi de 6,5%, mesmo com aumento populacional de quase 400 mil moradores no Estado no período. “Essa redução na criminalidade é resultado de um amplo planejamento do Governo do Estado e integração entre as polícias Civil e Militar, que trabalham juntas a partir da análise estatística dos dados, além de prisões e operações especiais em todo o Estado”, complementou o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach. “Estamos atuando com muita força policial nas regiões onde havia o maior número de homicídios e os resultados estão aparecendo. Além disso, tivemos um amplo investimento tanto na contratação de mais policiais quanto de novos equipamentos, o que ajuda a reforçar o atendimento ao cidadão”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva. CIDADES – Das 399 cidades do Paraná, 138 não registraram homicídios dolosos ao longo de 2024, como Rio Negro, Realeza, Planalto, Assaí, Mallet, Ribeirão Claro, Jardim Alegre, Barbosa Ferraz, Agudos do Sul, entre outras. Isso quer dizer que uma em cada três cidades passou os doze meses do ano sem assassinatos. Em números absolutos, são quatro cidades a mais sem homicídios do que foi registrado em 2023. Em outras 99 cidades houve apenas um homicídio ao longo do ano e em 103 cidades foram registrados de 2 a 5 homicídios dolosos em 2024. Apenas 31 municípios paranaenses registraram de 6 a 10 homicídios em 2024, o que representa 7,7% das cidades do Estado, e outros 28 municípios tiveram mais de 10 ocorrências de homicídio, o que representa 7% de todo o Paraná. LATROCÍNIOS – O Estado também registrou queda no total de latrocínios, que são os roubos seguidos de morte. Em 2024, foram 46 casos, o que significa uma queda de 9,8% em relação a 2023, quando foram registrados 51 latrocínios. Em um recorte histórico maior, o total de latrocínios no Paraná caiu pela metade entre 2018 e 2024. Há seis anos, eram 94 latrocínios. INVESTIMENTOS – Ano após ano, o Governo do Estado tem aumentado os repasses para segurança pública, fortalecendo o combate à criminalidade e oferecendo mais qualidade no trabalho dos servidores, resultando na prestação de um serviço cada vez melhor para a população. O orçamento da pasta saiu de R$ 2,5 bilhões em 2019 para R$ 6,5 bilhões em 2024. Somente em 2024, foram entregues 360 veículos, entre viaturas, lanchas, caminhões e ambulâncias para as forças de segurança pública estaduais, além da destinação de cerca de R$ 117 milhões para compra de helicópteros e blindados para a Polícia Militar. Já em 2025, o Governo do Estado anunciou concurso para contratação de dois mil policiais militares e 600 bombeiros militares, previsto ainda para este ano. A Sesp também irá comprar 93 cães para reforçar a atuação das forças policiais, sobretudo na detecção de drogas e explosivos, fiscalizações de veículos em estradas, salvamentos de vítimas de desastres e busca de pessoas desaparecidas. A pasta também já contratou e prevê entregar em breve mais 440 viaturas para as forças de segurança, 53 camionetes de grande porte para missões especiais, 1.900 armas portáteis (carabinas e fuzis), 5.200 pistolas 9mm para as polícias Militar, Penal e Científica, 200 motocicletas e 1.400 tasers (dispositivo incapacitante de choque) para todas as polícias.
Grupo Muffato lança primeira unidade em Castro
Nesta quarta-feira (19) será lançado, oficialmente, o Max Atacadista Castro, na região dos Campos Gerais paranaenses. O projeto será apresentado na avenida Vicente Fiorillo, onde está sendo iniciada a obra, com a presença do prefeito Reinaldo Cardoso, às 15h30. O primeiro empreendimento do Grupo Muffato na cidade e vai operar com a bandeira de atacarejo Max, que permite ao consumidor comprar mais produtos pagando menos, por meio da oferta do preço de atacado direto ao consumidor. Os investimentos iniciais somam aproximadamente R$ 50 milhões de reais e devem resultar na geração de 250 empregos diretos, além das oportunidades indiretas geradas pela ativação de toda a cadeia fornecedora. Interessados em trabalhar no novo atacarejo já podem fazer seu cadastro pela plataforma grupomuffatovagas.gupy.io ou diretamente na Agência do Trabalhador da cidade. Com 13 mil metros quadrados de área construída e estacionamento coberto, o Max Castro traz para a cidade a proposta de proporcionar economia, tanto para famílias quanto para transformadores e comerciantes. Além disso, o empreendimento deve agregar comodidades do Muffato Malls, com espaços disponíveis para outros comerciantes oferecerem produtos e serviços de lotérica, farmácia, moda, beleza, cafeteria, sorveteria, entre outros. A previsão é que o atacarejo entre em funcionamento ainda neste semestre, para atender uma microrregião importante dos Campos Gerais paranaenses, conhecida nacionalmente pela produção de leite e derivados. O posicionamento da loja na avenida Vicente Fiorillo é favorecido pela ligação entre o contorno sul e o centro da cidade, com facilitação do acesso pelas duas regiões. De acordo com Ederson Muffato, diretor do Grupo Muffato, “a chegada a Castro marca um momento importante na expansão da rede, ampliando nossa atuação nos Campos Gerais. Ficamos felizes com esse projeto, que é uma demanda da própria cidade, com os moradores nos recebendo muito bem desde o início. Castro é um polo econômico importantíssimo e se coloca como ponto estratégico para o Max”. O prefeito Reinaldo Cardoso reforça a importância dosinvestimentos e da geração de empregos: “Estamos abrindo nosso Município para os investimentos que movimentam a economia e criam novas oportunidades de emprego. Nossa expectativa é fomentar uma rede de fornecedores ligados ao setor alimentar, no campo e na indústria”.
Idoso morre em colisão entre carro e colheitadeira na região
Um homem de 84 anos morreu em um grave acidente registrado na manhã desta quarta-feira (19) no km 214 da PR-090, em Ventania, nos Campos Gerais. O veículo Fiat Stilo, com placas de Marília/SP, colidiu frontalmente contra uma colheitadeira de grãos (New Holland CR 8.90) que transitava pela rodovia, desprovida de acostamento. Com o impacto, o rodado frontal da máquina agrícola se desprendeu e o carro foi arremessado para fora da pista. O condutor do Stilo não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Já o motorista da colheitadeira, de 32 anos, saiu ileso. Equipes da Polícia Militar Rodoviária (PMPR), Polícia Civil, Instituto Médico Legal (IML) e Polícia Científica de Ponta Grossa estiveram no local para os procedimentos de praxe. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML, e a remoção dos veículos foi realizada ao longo da manhã.
Mulher foge de casa após sofrer ameaças de morte em Carambeí
Na manhã desta quarta-feira (19), uma mulher foi resgatada pela Polícia Militar após relatar ter sido vítima de agressões e ameaças de morte no bairro Jardim Brasília, em Carambeí. Segundo o boletim de ocorrência, o suspeito é seu próprio esposo, que teria tentado atacá-la com uma faca na noite anterior. A vítima contou que, diante da agressividade do marido, conseguiu fugir, mas foi perseguida e, por medo, passou a noite no quintal da residência. Na manhã seguinte, ao ser novamente ameaçada, saiu correndo e pediu ajuda em um posto de combustível, onde acionou a equipe policial. Após diligências, a Polícia Militar localizou e prendeu o suspeito, encaminhando-o, junto com a vítima, à Delegacia de Castro para as providências cabíveis. O Boletim de Ocorrência Unificado (BOU) segue em andamento. A Polícia Militar reforça a importância de denunciar casos de violência doméstica, garantindo que vítimas possam receber apoio e proteção.
Temperaturas acima da média elevam consumo de água em várias regiões do Paraná
As alterações climáticas que têm afetado o planeta afetam os setores de serviços de uma forma geral e especial o fornecimento de água. O calor intenso favorece um maior consumo de água, com a repetição de banhos, mais usos da água para limpeza das casas, calçadas, carros e, principalmente, o uso de piscinas domésticas. A precipitação de chuvas de forma rápida e intensa, elevações de temperatura acima das médias históricas, com sensação térmica elevada, modificou a operação do sistema de abastecimento de água em várias cidades do Paraná. Apesar dos investimentos frequentes e constantes na ampliação e na manutenção dos sistemas de abastecimento de água de todo Paraná, houve regiões em que os picos de elevação de consumo interferiram na operacionalização dos sistemas, provocando desequilíbrio entre a produção e a demanda de água. Ainda assim, na maior parte do Estado, os sistemas de produção e distribuição de água estão com operando dentro da normalidade. Em algumas cidades do Estado, o consumo subiu mais de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Na Lapa, Região Metropolitana de Curitiba, o volume de água produzida aumentou 33%. “Isso equivale a dizer que o consumo foi como se em um dia a população da cidade aumentasse repentinamente em 5,5 mil pessoas”, destaca o gerente-geral, Fábio Basso. Em Curitiba, por exemplo, nos dias em que as temperaturas superaram os 30°, o aumento de consumo registrado foi cerca de 10% maior. Isto significa que em um único dia, o volume de água entregue pela Sanepar nas casas dos curitibanos foi de 105 milhões de litros por dia a mais que o normalmente distribuído. “Isto provoca um grande impacto na capacidade de produção e nos equipamentos de bombeamento de água que trabalham no limite da capacidade operacional”, completa Basso. A quantidade a mais de água distribuída seria suficiente para enfileirar 10.500 caminhões-pipa, com capacidade de 10m³, o que representa uma distância de mais 100 quilômetros. Na região Noroeste, onde cidades como Paranavaí, Umuarama e Maringá, onde as temperaturas ficaram entre 35° e 37°, o aumento do consumo de água ficou, em média, 11% maior. Na região de Londrina (Norte) o consumo cresceu na última semana acima dos 20% em relação à média do ano passado. “Com a temperatura acima da média e com a sensação térmica elevada, há uma relação de consumo maior que pode variar de 2 a 5% para cada grau de temperatura, isto acima dos 30 graus”, explica o gerente-geral de Londrina, Gil Gameiro. Ele diz ainda que além deste fator, a temperatura, principalmente à noite, e perdurando por vários dias, traz consequências aos sistemas de abastecimento de água. “Mesmo trabalhando initerruptamente, os sistemas perdem os níveis de reservação, ficando críticos, o que impacta na manutenção da pressão nas redes de distribuição de água e que pode afetar o abastecimento em algumas regiões das cidades, especialmente, nas áreas mais altas e distantes”, acrescenta. INVESTIMENTOS CONSTANTES – Nos últimos cinco anos, a Sanepar tem investidos pesadamente na ampliação do sistema de abastecimento de água. Na Região Metropolitana de Curitiba mais de 30 empreendimentos foram incorporados aos sistemas, nos últimos quatros ano. A previsão de investimento é de R$ 11,8 bilhões para os sistemas de água e esgoto em todo Paraná, no ciclo 2025 – 2029. FAÇA A SUA PARTE – A população também pode ajudar a manter a regularidade do sistema, adotando hábitos de consumo inteligentes em sua rotina de uso da água tratada. E, mesmo nas atividades essenciais, buscar horários alternativos para realizá-las, sempre que possível, evitando a sobrecarga no sistema.Algumas dicas que podem ser seguidas: – Não utilizar água potável para diminuir a poeira das calçadas, nem varrer resíduos. – Não usar a água tratada para lavagem de veículos. – Não desperdiçar enchendo e esvaziando piscinas. – Reduzir o número de lavagens de roupa, acumulando peças e usando a capacidade máxima da máquina de lavar. – A água de lavagem e enxágue de roupas deve ser aproveitada para outras atividades, como lavagem de pisos, calçados, tapetes. – Os banhos devem ser rápidos: apenas cinco minutos de chuveiro consomem de 70 a 100 litros de água, dependendo do modelo do aparelho. – É preciso redobrar os cuidados com a hidratação: água tratada deve ser priorizada para consumo humano e de animais domésticos, na alimentação e na higiene. – Ao lavar a louça, feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo. – Feche a torneira também enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba: torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. – Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga. – Nas caixas de descargas acopladas, coloque dentro uma garrafa PET de 1,5 ou 2 litros fechada, com água ou areia. Com isso, a cada descarga, há uma economia de 1,5 l ou 2l. – Ao identificar qualquer possível vazamento de água na rede da Sanepar, entre em contato direta e primeiramente com a Companhia.
Mega-Sena acumula novamente e prêmio está estimado em R$ 105 milhões
O concurso 2.830 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (18), não teve nenhum acertador das seis dezenas. O prêmio acumulou e está estimado em R$ 105 milhões para o próximo sorteio. Os números sorteados foram: 01 – 28 – 34 – 36 – 51 – 52. Essa foi a décima vez seguida que o prêmio principal da Mega-Sena não tem vencedor. A quina teve 55 apostas vencedoras, que irão receber R$ 99.629,63 cada. Outras 5.431 apostas tiveram quatro acertos e faturaram R$ 1.441,36. Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de quinta-feira (20), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5.
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3
A Caixa Econômica Federal paga nesta quarta-feira (19) a parcela de fevereiro do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 3. O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 671,81. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançará 20,55 milhões de famílias, com gasto de R$ 13,81 bilhões. Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos. No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco. Os beneficiários de 623 cidades receberam o pagamento na segunda (17), independentemente do NIS. A medida beneficiou moradores do Rio Grande do Sul, afetados por enchentes de abril a junho, e de mais seis estados, afetados por chuvas ou por estiagens. Além de todos os 497 municípios gaúchos e 62 do Amazonas, o pagamento unificado ocorreu em 16 cidades do Paraná, 14 do Sergipe, dez do Mato Grosso, nove de São Paulo, sete de Minas Gerais, seis da Bahia e duas do Piauí. Desde o ano passado, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes). Regra de proteção Cerca de 2,92 milhões de famílias estão na regra de proteção em fevereiro. Em vigor desde junho de 2023, essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo. Para essas famílias, o benefício médio ficou em R$ 367,63. Cadastro Desde julho de 2023, passa a valer a integração dos dados do Bolsa Família com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Com base no cruzamento de informações, cerca de 31 mil de famílias foram canceladas do programa neste mês por terem renda acima das regras estabelecidas pelo Bolsa Família. O CNIS conta com mais de 80 bilhões de registros administrativos referentes a renda, vínculos de emprego formal e benefícios previdenciários e assistenciais pagos pelo INSS. Em compensação, outras 101 mil de famílias foram incluídas no programa em fevereiro. A inclusão foi possível por causa da política de busca ativa, baseada na reestruturação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e que se concentra nas pessoas mais vulneráveis que têm direito ao complemento de renda, mas não recebem o benefício.