A Cooperativa Frísia, com sede em Carambeí (PR), subiu duas posições no ranking “500 Maiores do Sul”, promovido pelo Grupo Amanhã em parceria com a consultoria PwC Brasil. A Frísia saiu da 45a para a 43a posição de 2022 para 2023, respectivamente, período de análise do levantamento.
O ranking também aponta as maiores companhias no Paraná, e a Frísia também subiu duas posições, de 17o para o 15o. “Este resultado mostra que o nosso trabalho, dos cooperados e colaboradores, está no caminho certo, com planejamento, organização e eficiência. Ano que vem completamos um século de história e números como esse mostram que tradição e inovação podem e devem seguir juntas para o sucesso”, afirma o superintendente da Frísia, Mário Dykstra.
Para a definição do ranking, foi desenvolvido o indicador exclusivo chamado de Valor Ponderado de Grandeza (VPG). O índice é baseado em um cálculo que considera o patrimônio líquido (que tem peso de 50% do VPG), receita líquida (40%) e lucro líquido ou prejuízo (10%).
Em 2023, a Cooperativa Frísia apresentou faturamento de R$ 6,45 bilhões, com quase 1,1 mil cooperados presentes nos estados do Paraná e do Tocantins.