O fenômeno chuva preta vai avançar no Paraná entre a sexta-feira (13) e o sábado (14), de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
A combinação de frente fria, ocorrência de chuva e presença de fumaça pode gerar o fenômeno chuva preta ou chuva negra. O meteorologista do Simepar, Samuel Braun, explica mais detalhes:
“Principalmente entre a sexta-feira (13) e o sábado (14), nós teremos a chegada de uma frente fria ao estado do Paraná. Ou seja, nós teremos o retorno da chuva para boa parte das regiões paranaenses”, diz.
Ainda de acordo com o meteorologista, “a chuva que precipita acaba lavando a atmosfera, transportando todos os poluentes em direção a superfície”. Porém, a presença bastante significativa de fumaça e fuligem no Paraná pode provocar o fenômeno.
A chuva preta faz mal? Segundo o meteorologista, a consequência mais grave que o fenômeno pode causar é a contaminação das águas e dos alimentos que estão ao ar livre. A ação ocorre devido a quantidade de poluentes associados a precipitação.
A chuva preta no Paraná chegará a superfície com uma coloração mais escura devido a grande quantidade de fumaça e fuligem presente na atmosfera.
“A probabilidade maior para a ocorrência desse fenômeno é entre as regiões Sudoeste, Oeste e Noroeste entre a tarde e noite de sexta-feira e a madrugada e a manhã de sábado”, reforça o meteorologista.
O que é chuva preta?
O nome “chuva preta” refere-se à aparência turva das gotículas de água quando carregadas de poluentes (fumaças e fuligens).
Ou seja, o fenômeno é resultado da combinação da fumaça das queimadas com a umidade do ar. Entretanto, é importante reforçar que nem sempre a coloração fica preta.