
O frio chega ao Paraná com alguns municípios já registrando temperaturas próximas de 0º. O clima é um convite aos turistas amantes das temperaturas mais baixas, que podem aproveitar inúmeras atrações ligadas à cultura e tradições paranaenses desta época.
Pensando nisso, o Viaje Paraná, órgão de promoção do turismo no Estado, separou uma série de eventos, festivais e programações que vão aquecer os turistas. Muito fazem parte no calendário institucional da Secretaria do Turismo (Setu-PR), que divulga gratuitamente eventos ligados a diversas recortes do setor.
A ação faz parte da campanha de inverno lançada pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo e Viaje Paraná. O objetivo é chamar a atenção para os diversos produtos e atrativos do Paraná, como pousadas confortáveis, acolhedoras e charmosas, vinícolas premiadas, cervejarias, opções de descanso em meio à natureza.
ARRAIÁS E FESTAS JUNINAS – Foz do Iguaçu tem a sua tradicional sua Festa Maína. O evento acontece desde de 2007 e já é típica do município, com suas semelhanças às tradicionais festas juninas e julinas, porém, realizada em maio. A programação é organizada pela Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, entre os dias 23 e 25 de maio. Haverá shows, quadrilha, danças típicas, sinhazinha, pescaria e uma grande praça de alimentação com comidas típicas. O artesanato também estará presente, com artistas que prestigiam o evento e expõem e vendem seus produtos.
Curitiba recebera a festa de São João, no Parque Barigui. O evento, que segundo a organização será a maior festa junina da história da Capital, acontece entre os dias 19 a 22 de junho, durante o feriado prolongado de Corpus Christi. A programação vai contar com gastronomia, atrações nacionais, cultura local e diversão a um público estimado em 30 mil pessoas. Os ingressos já estão à venda.
Em Cascavel, no Oeste, acontecem duas festas juninas organizadas pelas comunidades religiosas locais. Entre os dias 13 e 15 de junho, turistas e moradores locais podem curtir a programação da Paróquia Santo Antônio, com música, barraquinhas e churrasco. Além dela, acontece a 47ª Festa de São João Batista, entre os dias 20 e 22 de junho, na Paróquia São João Batista.
No Sudoeste do Paraná, o município de São João realiza mais uma edição de sua festa junina. A atração é a maior Fogueira de São João do Brasil, segundo os organizadores. Com entrada franca, o evento acontece entre os dias 19 a 21 de junho. São atrações shows musicais, apresentações culturais, comidas típicas, brincadeiras e a tradicional fogueira gigante, que já é marca registrada do município.
Em Goioerê (Oeste) o Arraiá das Candeias movimenta o fim de semana de 24 e 25 de maio. Organizado pela Paróquia Nossa Senhora das Candeias, o município se torna palco de uma festa animada, com atrações musicais, apresentações culturais e gastronomia. Campo Mourão, no Noroeste, promove a 14ª edição do Louvor Junino, no dia 14 de junho.
Ibiporã, no Norte, celebra a sua 47ª Festa Junina municipal entre os dias 7 a 15 de junho. No Litoral, Pontal do Paraná promove mais uma edição do seu Arraiá Caiçara, de 26 a 29 de junho, novamente com o Centro de Eventos do Balneário Marissol como palco, reunindo música, dança, culinária e atividades culturais envolvendo escolas, projetos sociais e a comunidade local.