Na última tarde de quarta-feira (28), a Polícia Civil de Carambeí realizou uma operação bem-sucedida que resultou na condução de um suspeito de crimes de furto ocorridos na cidade. Com apoio do Sistema de Monitoramento ‘Camerite’, a Polícia identificou todo trajeto do suspeito.
Com a adesão da população de Carambeí no projeto #eucolaboro, a Camerite vem auxiliando as Forças de Segurança para a prevenção e solução de ocorrências.
As investigações conduzidas pela equipe policial indicam que o suspeito é responsável por dois furtos ocorridos recentemente na cidade.
As Imagens de segurança do estacionamento foram cruciais para a identificação do indivíduo. Também, as imagens da Camerite revelaram todo o trajeto do veículo, entre a entrada da cidade, avenida dos Pioneiros, e demais locais.
O segundo furto ocorreu em 01/02/2024, quando o mesmo suspeito, utilizando o mesmo modus operandi, desta vez levou consigo um notebook que estava no interior de um veículo estacionado em um posto de combustível local.
Durante o interrogatório, o autor confessou a delegada Renata Batista, o furto de um notebook e indicou o local onde o objeto estava em Prudentópolis. A equipe policial prontamente se deslocou até a cidade vizinha e recuperou o objeto, que será devolvido à vítima.
A delegada destacou a importância das imagens de segurança espalhadas pela cidade e nos estabelecimentos comerciais, ressaltando que essas imagens foram cruciais para a identificação do suspeito, além de impedir a consumação de novos delitos.
O responsável pelo projeto em Carambeí registrou que a eficiência do projeto está diretamente ligada ao engajamento da população.
“Quanto mais pessoas participarem, maior será a segurança na cidade. Temos casos de cidades onde houve 80% de redução na criminalidade após a implantação do sistema Camerite.” concluiu.