
A Polícia Militar Ambiental apreendeu sete aves silvestres que eram mantidas irregularmente em cativeiro. A ação ocorreu no último domingo (21), após uma denúncia anônima recebida por meio do Disque-Denúncia 181 na localidade de Taquaral, em São Mateus do Sul.
Durante a fiscalização, os policiais constataram que os pássaros estavam sendo mantidos sem a autorização exigida pelos órgãos ambientais competentes. Diante da irregularidade, o responsável recebeu um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 3.500,00.
Além da multa administrativa, também foi lavrado um Termo Circunstanciado de Infração Penal para apuração dos crimes ambientais.
Ao todo, foram apreendidas sete aves silvestres, sendo três azulões, um trinca-ferro, um pintassilgo e dois canários-da-terra. Os animais foram recolhidos pela equipe e encaminhados ao Setor de Fauna do Instituto Água e Terra (IAT), em Curitiba, onde receberão os cuidados necessários e passarão pelos procedimentos técnicos para avaliação e possível reintegração à natureza.
A Polícia Ambiental reforça a importância das denúncias anônimas para o combate aos crimes contra a fauna silvestre e lembra que a manutenção de animais nativos em cativeiro depende de autorização e registro junto aos órgãos ambientais competentes.