
O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação é o tema da 23ª Semana Nacional de Museus promovida pelo Instituto Brasileiro dos Museus que orienta a programação do Museu Parque Histórico de Carambeí (MPHC), que acontecerá entre os dias 13 e 17 de maio.
O MPHC se uniu a centenas de instituições culturais brasileiras e organizou atividades para receber o público durante a semana de evento museal. O objetivo é aprimorar a interação das instituições culturais com a sociedade e incentivar a visitação aos espaços de cultura.
A coordenadora do Setor Educativo e Cultural do MPHC, Ana Caroline Mika, explica que a programação foi elaborada de forma interdisciplinar para envolver tanto o público interno quanto o externo, tornando o evento museológico acessível a todos. “Esse ano os setores Educativo e Cultural, Acervos e Comunicação do Museu se uniram para planejar uma semana repleta de atividades para envolver desde o corpo técnico da instituição, a comunidade acadêmica, a comunidade carambeiense e o público turista”.
Durante essa semana, as visitas programadas para o público escolar, de lazer e técnico contarão com uma mediação especial. “Carambeí através do tempo: comunidades em transformação, é o tema escolhido para conduzir os grupos na visita ao Museu, vamos tratar das mudanças na sociedade carambeiense desde antes da imigração até o presente”, conta Mika.
A oficina de conservação e identificação de fotografias é proposta pelo Setor de Acervos. O objetivo é permitir que os jovens e os funcionários do Museu conheçam o trabalho desenvolvido pela equipe técnica responsável. A historiadora e coordenadora do Setor de Acervos, Karen Barros convida a participar da atividade e a conhecer o trabalho de conservação realizado no Museu,destinado a preservação da memória. “Os participantes, entenderão como se constrói na prática, a preservação do patrimônio e sua importância para fortalecer vínculos com a história”.
Durante a semana museal, serão realizadas oficinasde conservação e identificação de fotografias destinadas aos alunos do Ensino Médio, 15 e 18 anos. O Setor de Acervos do MPHC realizará a oficina para o corpo técnico do MPHC, funcionários dos setores de Comunicação, Educativo e Cultural.
No sábado, às 9h30, terá uma palestra com tema Museu e comunidade: tensões e aproximaçõespara acadêmicos de História, Turismo, Pedagogia e para professores.