
A Prefeitura de Carambeí por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Departamento de Vigilância em Saúde -, segue intensificando ações no combate à Dengue no Município. Especificamente no bairro AFCB, nas Vilas Banana e Mangabeira, onde foram identificados casos autóctones, nas ruas Mangabeira e Nogueira.
Já foram realizados pelos agentes de endemias e apoio das Secretarias de meio Ambiente e Obras, mutirão de limpeza com a retirada de entulhos e remoção mecânica de larvas, bem como a aplicação de inseticida com a bomba de nebulização costal nas ruas Mangabeira, Nogueira, Araucária, Salgueiro e Pinus.
De acordo com o boletim divulgado nesta segunda-feira (28), entre os dias 29 de dezembro de 2024 e 28 de abril de 2025, foram notificados 106 casos de dengue em Carambeí. Deste total, 13 foram confirmados como autóctones, ou seja, contraídos dentro do próprio município, enquanto outros 10 casos foram considerados importados, contraídos fora da cidade. Além disso, 74 casos foram descartados após investigação, e nove seguem sob análise. Até o momento, não houve registro de óbitos pela doença no município.
Os agentes de endemias realizam o monitoramento mecânico da área e conscientização da população com o objetivo de eliminar a população do mosquito Aedes Agypt adultos e, consequentemente, frear o aumento de casos de Dengue na região.