
A Polícia Militar Ambiental do Paraná realizou, no último final de semana, duas apreensões de caminhões transportando ilegalmente toras de pinheiro araucária, espécie nativa da região sul e ameaçada de extinção. As ações ocorreram nos municípios de Reserva do Iguaçu e Lapa, durante fiscalizações de rotina.
No primeiro caso, um caminhão foi interceptado em Reserva do Iguaçu com uma carga de 33 toras da espécie. Já no segundo flagrante, em Lapa, os policiais encontraram outras 24 toras sendo transportadas. Em ambas as situações, os condutores não apresentaram o Documento de Origem Florestal (DOF), licença obrigatória para o transporte e armazenamento de produtos florestais nativos.

Ao todo, foram apreendidos 33,87 metros cúbicos de madeira nativa. Os caminhões utilizados no transporte também foram recolhidos. Além disso, os responsáveis receberam autuação ambiental no valor de R$ 7.500,00 e tiveram termos circunstanciados lavrados na esfera criminal.
As ações demonstram o empenho da Polícia Militar Ambiental no combate aos crimes ambientais e na proteção da biodiversidade paranaense.