
No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Carambeí participaram de uma capacitação promovida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). O treinamento faz parte de um planejamento para iniciar o atendimento especializado no município.
De acordo com a secretária de Saúde, Maira Holleben, atualmente, os pacientes são encaminhados para consultas com neuropediatras pelo consórcio, mas a intenção é implementar um serviço local. “Estamos realizando protocolo para iniciar o atendimento no município”, afirmou.
O projeto piloto do CimSaúde já está em funcionamento em Arapoti e se expande para outras cidades, como Piraí do Sul, Telêmaco Borba e Ponta Grossa. “Nosso objetivo é garantir um atendimento especializado e multiprofissional às pessoas com TEA”, destacou a diretora do consórcio, Pâmella Costa.
Segundo a secretária, a primeira fase do projeto envolveu a capacitação dos profissionais das UBS, mas a intenção é estender o treinamento para as equipes do Posto Central de Saúde. “O acolhimento não deve ser focado apenas no paciente com TEA, mas também em suas famílias, que muitas vezes enfrentam dificuldades no processo de diagnóstico e acompanhamento”, ressaltou Maira.
Pâmella Costa enfatizou que a qualificação dos profissionais é essencial para aprimorar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). “É necessário que os profissionais estejam preparados para oferecer um suporte adequado às pessoas com transtorno do espectro autista”, concluiu.