Desde 1913, uma tradição acontece na cidade de Castro: a celebração do Dia de Reis. O evento completa 112 anos agora e percorre casas, igrejas e o Serviço de Acolhimento para Idosos São Vicente de Paulo. Neste ano, a Caravana será composta por 39 integrantes, divididos entre coralistas, músicos e os três Reis Magos: Baltasar (interpretado por Marcos Renê Marques), Melquior (JauriMatoski) e Gaspar (José Miguel dos Santos).
A celebração tem início no dia domingo (5), às 9 horas, na Igreja Matriz de Sant’Ana. No período da tarde, a concentração acontece a partir das 16 horas na Casa da Cultura Emília Erichsen e, na sequência, passa por uma residência, pelo Serviço de Acolhimento e outra residência. Às 19 horas, a caravana estará na Igreja São Judas Tadeu, às 20 horas, na Igreja da Terra Nova, e finaliza em mais uma casa. Na segunda (6), a concentração ocorre na Casa da Cultura Emília Erichsen, às 18 horas, seguindo para a Igreja Santa Rita e por mais quatro residências.
A tradição teve início em 1913, sob o comando de Deolindo Correia e era chamada de “Folia de Reis”, quando um grupo de apenas 12 homens percorria casas celebrando o nascimento de Jesus. Com o tempo, a celebração foi crescendo e sofrendo modificações. A partir de 1990, as mulheres puderam participar e, em 1992, o evento passou a receber apoio da Prefeitura e integrar o calendário cultural e turístico do Município.
Segundo a servidora da Casa da Cultura Nilceia Maria Zens, a celebração é uma das manifestações culturais mais tradicionais do Município e é composta por muita oração e energia positiva. “Eu espero que tenha uma grande participação dos jovens, pois eles são o futuro dessa tradição que não pode morrer. É preciso manter essa tradição tão linda que celebra e relembra o nascimento do menino Jesus”, explica.