Prefeitos e prefeitas que atuam nos Campos Gerais estarão presentes na Assembleia Geral da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) nesta quarta-feira (18). Reunindo gestores de todas as regiões do estado, o evento com foco na pauta municipalista será realizado em Curitiba e terá a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Também participarão do encontro secretários e deputados estaduais e federais.
O presidente da AMP, secretário-geral da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, convocou gestores de todo o Paraná. “A participação dos prefeitos e prefeitas neste encontro é fundamental devido à presença do governador Ratinho Junior, que é um grande municipalista e tem ajudado muito as prefeituras do Estado. Da mesma forma, os deputados estaduais e federais têm cumprido um importante papel de apoio aos municípios e à AMP, que tem ocupado grande espaço e protagonismo no movimento municipalista brasileiro”, avaliou.
O atual presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle, exaltou a iniciativa da AMP e também falou sobre a proximidade da região junto ao Estado. “Sem dúvidas é uma excelente oportunidade para os prefeitos. O governador Ratinho Junior sempre foi um importante parceiro de todos os municípios. Tenho certeza que será uma reunião muito produtiva tanto para os gestores que encerram seus mandatos, quanto para aqueles que assumem no próximo ano, ou que darão continuidade. São ações como essa que contribuem para o crescimento de todo o Paraná”, disse Abimael.
Parceria e diálogo
A presidente eleita da AMCG e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, também estará presente na reunião. “Ter essa abertura de diálogo junto ao governador é algo fundamental para todos os municípios. O Estado sempre nos deu o suporte necessário, seja através da destinação de investimentos ou da execução de projetos voltados ao desenvolvimento social. Acreditamos muito nessa parceria e queremos fortalecer ainda mais essa relação tão forte que já existe com os Campos Gerais. Quem ganhará com isso é a população. Parabenizo a AMP por todas as ações já realizadas em defesa do municipalismo e também o nosso governador, por estar sempre atento às nossas demandas”, destacou.
De acordo com a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, o destaque que os municípios da região estão obtendo ano após ano também é fruto dessa parceria. “É de extrema importância que todos os municípios tenham essa proximidade, trabalhando dentro do respeito e, principalmente, do diálogo. Os Campos Gerais têm se destacado a nível de Paraná em muitos aspectos e está sendo bem visto pelo Governo do Estado, pelos secretários. Todo município depende dessas parcerias, também junto ao Governo Federal, para o desenvolvimento”, afirmou.
Novos gestores
O prefeito eleito de Jaguariaíva e presidente eleito do Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais (CimSamu), Juca Sloboda, acredita que a presença dos novos gestores no evento representará um ganho significativo. “Será um momento especial para os prefeitos que estão assumindo seus mandatos. Já fui prefeito em outras oportunidades, mas sempre há pautas novas e importantes para se discutir, como é o caso da Reforma Tributária, por exemplo. Estou muito feliz em poder participar da reunião, junto com gestores de todo o Paraná. Agora temos uma responsabilidade ainda maior à frente do CimSamu. Tudo que for possível extrair dessa reunião com o Governador Ratinho Junior será importante para planejar os próximos anos”, avaliou.
Para o prefeito eleito de Sengés, Gerson Nunes, a receptividade junto ao Estado é primordial para assegurar novo projetos. “É uma honra participar da Assembleia Geral da AMP ao lado do nosso governador Ratinho Junior e de tantos outros prefeitos do Paraná. Esse encontro é uma oportunidade para fortalecermos ainda mais o diálogo entre os municípios e o Governo do Estado, especialmente para Sengés e toda a região dos Campos Gerais. A proximidade com as lideranças estaduais nos proporciona um diálogo aberto e todo o apoio necessário para viabilizarmos projetos que transformam a vida das pessoas”, concluiu.