O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) divulgou nesta terça-feira (17) a nova edição do Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), com ano-base 2022. O levantamento, que avalia anualmente o desenvolvimento socioeconômico dos 399 municípios do Paraná nas dimensões Renda, Educação e Saúde, destacou Carambeí entre os municípios com melhor desempenho na Renda, com um índice de 0,7438.
Carambeí figura ao lado de municípios como Curitiba, Ortigueira e Quatro Barras, que alcançaram as melhores classificações neste indicador, posicionando-se como referência na região dos Campos Gerais. O avanço no IPDM demonstra os resultados de políticas públicas voltadas à geração de empregos, valorização da economia local e incentivo a novos investimentos.
De acordo com o levantamento, o indicador Renda considera fatores como remuneração do trabalho, número de empregos formais (com carteira assinada) e produção agropecuária. O desempenho positivo é reflexo do crescimento econômico registrado no Estado, que somou 163.206 novos empregos com carteira assinada entre janeiro e outubro de 2022, terceiro melhor resultado do país.
Além disso, o Paraná tem se consolidado como um polo de investimentos privados. Desde 2019, o Estado já atraiu R$ 285 bilhões em investimentos, fortalecendo os municípios e impulsionando o desenvolvimento em todas as regiões.
Educação e Saúde: índices em ascensão no Paraná
O IPDM também evidenciou avanços significativos nas áreas de Educação e Saúde em todo o Estado. O Paraná lidera o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todas as etapas, com destaque para os anos iniciais do ensino fundamental, em que registrou a melhor média do país, com nota 6,7.
Na Saúde, a regionalização dos serviços e os investimentos em Unidades Básicas de Saúde e hospitais resultaram em índices positivos para os municípios paranaenses, sem registros de desempenho considerado baixo.
Reconhecimento do progresso em Carambeí
Os resultados apresentados pelo Ipardes reafirmam o papel de Carambeí como um município em constante evolução socioeconômica, refletindo os esforços em promover melhorias em infraestrutura, renda e qualidade de vida para os cidadãos.
O IPDM utiliza dados oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Educação, Ministério da Saúde e IBGE para compor o índice geral, divulgado com dois anos de defasagem em relação ao período analisado.