A educação gamificada e o uso das plataformas pedagógicas como métodos essenciais ao apoio da aprendizagem dos estudantes e na mensuração do desempenho escolar foram alguns destaques apresentados pela Secretaria Estadual da Educação (SEED) no Connect Week, um dos principais eventos nacionais de fomento à inovação e tecnologia, realizado em Curitiba. Cerca de 15 mil pessoas passaram pelo espaço da Seed no stand do Governo, entre terça a sexta-feira (18 a 21). No espaço, 12 técnicos da Educação, além de palestrantes se revezaram para atender ao público.
Para demonstrar o forte impacto que a aliança entre tecnologia e aprendizagem tem exercido no processo educacional dos alunos da rede estadual, a Secretaria da Educação apresentou algumas das principais tecnologias implementadas nas escolas, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer algumas das experiências e materiais que têm transformado a vivência e o aprendizado tecnológico dos estudantes.
Foi demonstrado o funcionamento das plataformas Matific (de ensino de Matemática), Leia Paraná (que fomenta o gosto pela leitura e desenvolve competências leitoras), Redação Paraná (apoio aos estudantes no desenvolvimento da escrita) e Inglês Paraná (criado para favorecer o processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa). Quem passou pelo estande pôde testar seus próprios conhecimentos, por meio da realização dos quizzes e testes disponíveis. Este ano, somente pela plataforma Matific, mais de 24 milhões de atividades foram realizadas por estudantes da rede estadual de todo o Paraná.