Os resgates de pessoas e animais seguem de forma ininterrupta, dia e noite no Rio Grande do Sul. São diversas pessoas envolvidas desde o salvamento, direcionamento e o acolhimento das famílias.
Familiares e amigos de Carambeí, Ponta Grossa, Castro e demais regiões desceram para o estado gaúcho na última semana com a missão de colaborar com o resgate de famílias, idosos e animais. Também com a distribuição de alimentos e água as famílias ilhadas. Os voluntários retornam as casas nesta segunda-feira (13).
O Rio Grande do Sul vem sofrendo com os temporais desde o início do mês de maio. Além dos mortos, há 132 desaparecidos e 806 pessoas feridas.
A Defesa Civil soma 2.115.703 afetados, sendo 81.200 em abrigos e 538.743 desalojadas, que recebem abrigo nas casas de familiares ou amigos. Ao todo, 447 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema.
Com as chuvas intensas que voltaram a cair em diversos municípios do Rio Grande do Sul na noite de sábado (11), inclusive na capital, Porto Alegre, a Defesa Civil gaúcha emite novos alertas para que a população busque por áreas seguras.