Carambeí teve neste domingo (17), mais uma edição da “Cavalgada Resgatando a Tradição” e contou pela primeira vez com trajeto na área urbana onde a comunidade poderá acompanhar. São cerca de 500 pessoas entre cavaleiros e amazonas de toda região dos Campos Gerais que foram acompanhados com carros de boi.
O evento contou com Café e Almoço com pratos típicos dos Tropeiros.
O coordenador da cavalgada “Resgatando a Tradição”, Rodinei Marcondes Carneiro, explica a mudança do trajeto para a área central é apresentar para as novas gerações um pouco da história dos Tropeirismo.
“Queremos manter viva a tradição e mostrar como se movimentavam as tropas, que integraram um importante ciclo econômico do Brasil que tinha na região dos Campos Gerais um dos trechos do Caminho das Tropas, Viamão (RG) à Sorocaba (SP). A cavalgada acompanhada de carros de boi é inédita aqui em Carambeí, a nossa intenção é deixar esses meios de transporte da época em exposição, no sábado 16 de março”, conta Rodinei.
O percurso pela área urbana, saiu da Cabanhã Horne em direção à Avenida dos Pioneiros, e seguiu pela Rua Tibagi até a Capela Nossa Senhora Aparecida.
Retornou pela Avenida dos Pioneiros onde desceu a rua da Campina momento que se juntou com os carros de boi e retornou ao ponto de partida pela Rua dos Topázios, Rua do Ouro. Também, passou pelo viaduto rumo ao Boqueirão, na Cabanha Horne.