A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o início da cobrança da tarifa básica de pedágio nas praças de pedágio do lote 2 de concessão, que corresponde a trechos da BR- e 153/277/369 e PR-092/151/239/407/408/411/508/804/855.
A autorização foi publicada em Diário Oficial nesta terça-feira (12).
A concessionária EPR Litoral Pioneiro, responsável pelo lote, iniciará a cobrança de pedágio em 10 dias contados a partir da autorização, de acordo com a ANTT.
Pela tabela, motocicletas, motonetas e bicicletas motorizadas são isentas da tarifa.
PRAÇA DE PEDÁGIO DE CARAMBEÍ
Carros, caminhonetes e furgões: R$ 11,40
Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão (2 eixos): R$ 22,80
Automóvel e caminhonete com semirreboque (3 eixos): R$ 17,10
Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e ônibus (3 eixos): R$ 34,20
Automóvel e caminhonete com reboque (4 eixos): R$ 22,80
Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque (4 eixos): R$ 45,60
Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque (5 eixos): R$ 57,00
Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque (6 eixos): R$ 68.40
Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque (7 eixos): R$ 79,80
Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque (8 eixos): R$ 91,20
Processo para autorização da cobrança
Segundo a ANTT, a EPR Litoral Pioneira solicitou em 20 de fevereiro a vistoria para atestar a capacidade de operação, reajuste e início da cobrança de pedágio nas praças.
Com o pedido, as Comissões de Acompanhamento e Fiscalização dos Trabalhos Iniciais dos contratos realizaram as vistorias nas rodovias. A vistoria do Lote 2 foi dividida entre o trecho norte, feita entre 21 e 23 de fevereiro, e o trecho sul, de Curitiba ao Porto de Paranaguá, entre 26 e 27 de fevereiro.
Conforme a ANTT, a análise presencial e documental atestou que a concessionária atende ao contrato e ao Plano de Exploração Rodoviária da concessão, por isso foi aprovado o início das operações das praças.
Durante a vistoria, a agência informou que foram verificados itens considerados essenciais para a operação das praças de pedágio, como a integração com o Centro de Controle Operacional (CCO), Sistema de Controle de Velocidade (SCV), Serviço de Inspeção de Tráfego (SIT), entre outros, conforme previsto no contrato e no Plano de Exploração Rodoviária (PER).