Os últimos dias do verão estão chegando e o Paraná deve ser atingido por uma onda de calor que vai causar aumento nas temperaturas, de acordo com o Climatempo.
O fenômeno ocorrerá entre os dias 11 e 15 de março e será a terceira onde de calor do ano no Brasil. A empresa de meteorologia explica que o ar quente ganha força no Chaco Paraguaio e no norte da Argentina.
“Uma área de alta pressão nos níveis médios da atmosfera favorece manutenção do ar quente sobre a região, já que este sistema desfavorece a formação de nuvens carregadas, mantendo o ar seco e em gradual aquecimento”, afirma o Climatempo.
Este ar quente e seco deve se deslocar para a região Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo.
O oeste da região Sul, sudoeste do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo devem ser as regiões mais atingidas, com temperaturas 5ºC mais altas que a média.
O mapa abaixo mostra que além da região Oeste, onde a onda de calor será mais presente, todo o Paraná deve ser afetado por altas temperaturas. Os municípios devem registrar máximas em torno dos 30ºC.
Segundo o Climatempo, a Organização Meteorológica Mundial considera que uma onda de calor quando as temperaturas permanecem 5 °C acima da média durante cinco dias consecutivos.
A empresa orienta a população a se proteger quando ocorrer o aumento das temperaturas:
“Mantenha-se hidratado, evitando a exposição prolongada ao sol entre as 10h e as 16h. Busque abrigo em locais com sombra, use roupas leves e frescas e aplique protetor solar regularmente. Esteja atento aos sinais de exaustão e insolação, como tonturas e náuseas, e busque assistência médica se necessário”, diz o Climatempo.